menu
Partilhar

O que significa quando um gato fica com o rabo para cima?

 
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 30 maio 2022
O que significa quando um gato fica com o rabo para cima?

Ver fichas de  Gatos

São muitos os sons que os gatos emitem e seus significados, mas os felinos utilizam principalmente a linguagem corporal para se comunicar conosco, com outros animais e com o ambiente. Graças a seu corpo, posturas e expressões faciais, nossos felinos transmitem seu humor e percepções sobre o ambiente.

Para te ajudar a interpretar melhor a linguagem corporal dos gatos, neste artigo do PeritoAnimal te contamos o que significa quando um gato fica com o rabo para cima. Se você compreender melhor suas posturas e expressões, poderá entender a personalidade do gatinho, melhorar sua comunicação e reforçar o vínculo com o felino. Por isso, vamos juntos descobrir mais sobre esses animais fascinantes!

O significado quando um gato abana o rabo

O rabo dos gatos é um membro que os ajudam a se expressar, principalmente com os demais felinos, mas também com os humanos e os demais animais. Em resumo, um gato utiliza sua cauda para se relacionar com seu entorno constantemente. Mas, por que o gato movimenta o rabo quando recebe um carinho? Por que movimentam a cauda quando estão deitados? Por que movimentam a cauda quando falamos com eles?

As diferentes posições da cauda de um gato revelam muito sobre sua percepção do ambiente, suas emoções e tudo aquilo que tenta comunicar e transmitir. Um gato com a cauda levantada expressa algo totalmente diferente de um felino que mostra a cauda presa ao corpo ou eriçada por exemplo.

O que significa quando um gato fica com o rabo para cima? - O significado quando um gato abana o rabo

Cada indivíduo é único

Os felinos possuem uma personalidade especial, diferente das demais espécies, mas esta pode variar muito dependendo do indivíduo. Devido às experiências vividas, o período de socialização, e outros fatores, como por exemplo a genética, cada gato pode adotar diferentes posturas, expressões e sons para captar a atenção de seus tutores, se expressar e comunicar com o entorno. Por isso, é impossível escrever um manual preciso de "como entender os gatos", já que cada indivíduo é único.

Por ser único, cada felino pode ter seu próprio "dicionário de comportamento felino", então, para compreender bem seu gato você necessitará de tempo diariamente para brincar e compartilhar momentos de qualidade com ele, que te ajudarão a conhecer sua personalidade, observar seu comportamento concreto e interpretar sua linguagem corporal. Mesmo assim, de forma generalizada você pode começar descobrindo a linguagem e a comunicação dos gatos, que te ajudará a interpretar o comportamento do felino no seu cotidiano e saber reconhecer seus diferentes estados de humor.

Continue lendo este artigo para descobrir o que significa quando um gato fica com o rabo para cima.

O gato com o rabo para cima como sinal de bem-estar

Geralmente, o rabo para cima de um gato é interpretado como uma postura positiva na linguagem corporal dos felinos, que indica um estado de felicidade, relaxamento e/ou bem-estar. No entanto, pode expressar diferentes emoções segundo a forma específica que a cauda se encontra quando está levantada. Para entender exatamente o que significa quando um gato tem a cauda levantada, devemos prestar atenção em outros "sinais" que seu corpo nos transmite. Abaixo, resumimos os principais significados da cauda levantada nos gatos.

  • Gato com o rabo para cima e tremendo: se o seu gato tem a cauda levantada e tremendo, significa que sua presença lhe gera alegria. Provavelmente, você vê isso acontecer quando chega depois do trabalho, por exemplo. Desta forma, teu felino tenta te comunicar que está feliz por te ver e poder estar em sua companhia.
  • Rabo levantado apontando para cima ("esticada"): um gato com o rabo apontando para cima está experimentando um momento de tranquilidade e se mostra amável. É muito positivo que seu gato tenha esse padrão de posição da cauda quando você chega, já que significa que se sente relaxado e seguro com sua presença e no ambiente.
  • Rabo para cima e ligeiramente para frente (sobre as costas): ao levantar seu rabo desta maneira, os gatos deixam expostas suas glândulas anais. Não devemos interpretar como uma conduta sexualizada; se trata de um gesto amigável, que convida a interagir. No "mundo felino", os gatos fazem esse gesto não somente para se "apresentar" como também para demonstrar confiança e cumplicidade com os outros indivíduos da sua comunidade. Por isso, quando percebe que o gato levanta a cauda quando você faz carinho e a joga para a frente sob as costas, pode interpretar que é um sinal que teu gatinho gosta do seu carinho e se sente cômodo e feliz na sua companhia.
O que significa quando um gato fica com o rabo para cima? - O gato com o rabo para cima como sinal de bem-estar

O gato com o rabo para cima como um ponto de interrogação

Em algumas ocasiões, a cauda levantada do gato pode ser interpretada como um sinal de interrogação, indicando que o felino não está totalmente seguro a respeito de algo no seu entorno. Não significa uma emoção positiva ou negativa, mas um estado de ânimo no qual o gato está intrigado com algum estímulo. Existem duas "caudas intrigadas" nos gatos, como vemos a seguir:

  • Calda levantada em ângulo: este padrão pode acontecer quando o gato percebe um estímulo novo no seu ambiente e não sabe exatamente como reagir a ele. Por exemplo, quando algum animal ou pessoa desconhecida entra pela primeira vez em sua casa. Nesses casos, é importante que neste primeiro contato seja num ambiente acolhedor em que o felino se sinta "convidado" a exercer sua curiosidade e explorar esta nova presença no seu tempo.
  • Cauda para cima com um gancho na ponta: esta é literalmente a cauda "sinal de interrogação" nos gatos. Esta é uma postura reservada ou tímida, mas não ameaçadora ou raivosa. O gatinho simplesmente não está totalmente seguro com algo em seu ambiente e adota uma postura conciliadora.
O que significa quando um gato fica com o rabo para cima? - O gato com o rabo para cima como um ponto de interrogação

Rabo para cima e eriçado: um sinal de raiva nos gatos

Se o gato está com o rabo levantado e inchado (arrepiado), com os pelos grossos e eriçados, você deve prestar atenção porque provavelmente o gato deve estar com muita raiva e se sente tão assustado que pode chegar a ser agressivo se o seu espaço não for respeitado. Nesses casos, você também poderá observar outros sinais de raiva ou medo em sua linguagem corporal, como as orelhas para trás ou de lado, a coluna estendida e as pupilas muito dilatadas.

Por outro lado, se o gatinho tem a cauda levantada e muito ondulada ou com espasmos, também pode ser interpretada como um sinal negativo. O gato pode adotar essa postura para expressar que começa a sentir-se com raiva ou simplesmente deseja ficar sozinho e não ser incomodado naquele momento. Assim, é melhor se distanciar por um tempo e esperar que o gatinho esteja mais receptivo para brincar e interagir contigo.

Entretanto, se percebe que o gato está muito assustado ou agressivo, te aconselhamos a levá-lo a um veterinário especializado para averiguar seu estado de saúde e descartar outras doenças que também podem interferir no seu comportamento. Para descartar qualquer causa orgânica, poderá realizar uma consulta com um veterinário especializado em etologia felina para te ajudar a identificar a causa deste comportamento anormal e estabelecer um tratamento conforme as necessidades específicas do seu gatinho.

O que significa quando um gato fica com o rabo para cima? - Rabo para cima e eriçado: um sinal de raiva nos gatos

Agora que você já sabe por que o gato fica com o rabo para cima, não perca o vídeo a seguir em que explicamos os significados das posições de um gato dormindo:

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que significa quando um gato fica com o rabo para cima?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que significa quando um gato fica com o rabo para cima?
1 de 5
O que significa quando um gato fica com o rabo para cima?

Voltar ao topo da página