Partilhar

Gato miando - 11 sons de gato e seus significados

 
Por Aline Nunes. 13 setembro 2018
Gato miando - 11 sons de gato e seus significados

Ver fichas de  Gatos

Muitos cuidadores afirmam que os seus gatos "só falta conversarem", mostrando como são expressivos os seus lindos gatinhos. De algum modo eles têm razão... Ainda que os gatos não necessitem falar, pois, eles têm formas variadas de comunicação, é impressionante a habilidade de vocalização que os felinos domésticos desenvolveram. Embora usem principalmente a linguagem corporal para se expressar, eles emitem distintos sons que, dependendo do contexto, podem ter diferentes significados.

Você pode ter certeza que o seu amigo peludo está "falando" com você o tempo todo, através dos seus sons, posturas corporais ou expressões faciais. Se quer aprender a entender melhor, convidamos você a continuar lendo este novo artigo do PeritoAnimal para descobrir os 11 sons de gato e seus significados.

Também lhe pode interessar: Nomes para gatos e significados

Sons de gato - quantos existem?

Essa é uma pergunta difícil de responder, mesmo para os mais experientes em etologia felina. Atualmente, estima-se que os gatos podem emitir mais de 100 vocalizações diferentes. No entanto, 11 sons aparecem como os mais utilizados pelos felinos na sua comunicação diária. Por isso, optamos por focar nosso artigo nos possíveis significados desses 11 sons principais do gato.

Antes de começar, é importante destacar que cada felino é um indivíduo único e singular, portanto, cada família pode ter o seu próprio "dicionário de sons de gato". Ou seja, cada gato pode usar sons diferentes para conseguir o que quer ou para comunicar as suas emoções, pensamentos e humores a outros membros do seu entorno.

Gato miando - 11 sons de gato e seus significados - Sons de gato - quantos existem?

1. Miado: o Miau de todos os dias

O miado é o som mais comum do gato e, também, o que ele usa diretamente para chamar a atenção dos seus tutores. Não existe um significado único para o "Miau" (o típico som de gato miando) dos nossos gatinhos, já que as possibilidades de sentidos são muito amplas. No entanto, podemos interpretar o que o nosso gato quer expressar prestando atenção ao tom, frequência e intensidade do seu miado, além de observar a sua postura corporal. Em geral, quanto mais intenso o miado de um gato, mais urgente ou importante é a mensagem que quer transmitir.

Por exemplo, se o seu gatinho mantém o padrão de miado por um tempo prolongado e está localizado perto do seu comedor, é provável que ele esteja pedindo comida para satisfazer a sua fome. Se ele começar a miar perto de uma porta ou janela, pode estar pedindo para sair de casa. Por outro lado, um gato estressado ou agressivo pode emitir miados intensos, intervalados de grunhidos, adotando uma postura defensiva. Além disso, os gatos no cio também emitem um miado muito específico.

2. O ronronar felino e seus significados

O ronronar é caracterizado como um som rítmico e emitido em baixo volume, que pode ter diferentes frequências. Embora o ronronar dos gatos domésticos seja o mais famoso, os gatos selvagens também vocalizam esse som característico. Os felinos ronronam por diferentes razões de acordo com a idade e a realidade que experimentam.

Uma "gata mãe" usa o ronronar para acalmar os seus filhotes durante o parto e para guiá-los durante os primeiros dias de vida, quando os seus olhos ainda não estão abertos. Os gatos bebês vocalizam este som quando sentem prazer em sugar o leite materno e quando têm medo de estímulos desconhecidos.

Nos gatos adultos, o ronronar ocorre principalmente em situações positivas, onde o felino se sente confortável, relaxado ou feliz, como comer ou ser acariciado. No entanto, o ronronar nem sempre é sinônimo de prazer. Os gatos podem ronronar quando estão doentes e se sentem vulneráveis, ou como um sinal de medo diante de situações ameaçadoras, como um possível confronto com outro felino ou serem desafiados por seus guardiões.

Se você quiser saber mais sobre o ronronar, descubra no PeritoAnimal por quê os gatos ronronam e os diferentes significados. Você vai adorar!

Gato miando - 11 sons de gato e seus significados - 2. O ronronar felino e seus significados

3. Sons de gato: o chilrear (ou trinado)

O trinado ou chilro é um som parecido com um "trill", que o gato emite com a boca fechada. É uma vocalização ascendente e muito curta, com menos de 1 segundo. Em geral, esse som é mais usado pelos gatos e seus filhotes para se comunicarem durante a lactação e o desmame. No entanto, os gatos adultos também podem "trinar" para cumprimentar amigavelmente os seus entes queridos.

4. O bufo do gato e seu significado

Você quer saber por quê o seu gato bufa? Os felinos utilizam esses roncos para autodefesa. Eles abrem completamente a boca e expiram bruscamente para assustar potenciais predadores ou outros animais que invadem o seu território e ameaçam o seu bem-estar. Às vezes, o ar é expelido tão rapidamente que o som do bufar é muito semelhante ao de cuspir. É uma vocalização muito peculiar e típica dos felinos, que pode começar a ser emitida durante a terceira semana de vida, para se proteger.

5. Chamadas sexuais entre felinos

Quando chega a estação de acasalamento e reprodução, quase todos os animais com capacidade de vocalização emitem as "chamadas sexuais". Nos gatos, os machos e as fêmeas vocalizam intensamente um lamento prolongado para comunicar a sua presença e atrair os seus parceiros. No entanto, os machos também podem emitir esse som para alertar outros machos da sua presença em um determinado território.

Gato miando - 11 sons de gato e seus significados - 5. Chamadas sexuais entre felinos

6. Sons de gato e seus significados: o grunhido

O grunhido é um sinal de aviso que os gatos emitem quando estão com raiva ou estressados e não querem ser incomodados. As vocalizações podem ser curtas ou prolongadas, mas o significado é o mesmo. Se o seu gato rosna para você, é melhor respeitar o seu espaço e deixá-lo sozinho. No entanto, se ele fizer isso com frequência, é essencial consultar o seu veterinário de confiança, pois, pode ser um sintoma de uma doença que causa dor severa.

7. O chiado ou grito de dor: um som angustiante

Se você já ouviu um gato chorar de dor, sabe como é angustiante esse som súbito, agudo e repentino emitido em volumes altíssimos. Os felinos emitem o chiado quando se machucam por qualquer razão e quando terminam o acasalamento.

8. O pedido de socorro em gatos filhotes

O pedido de socorro ("distress call" em Inglês) é vocalizado quase exclusivamente por filhotes durante as suas primeiras semanas de vida. Em termos mais populares, o seu significado é basicamente "mãe, eu preciso de você". O som é como um miado, porém, o gatinho emite nitidamente e em volume muito alto para comunicar alguma necessidade urgente ou perigo iminente (daí o nome "pedido de socorro"). Eles emitem este som de gato miando se estão presos, se estão com muita fome, se estão com frio, etc. som de gato miando

Gato miando - 11 sons de gato e seus significados - 8. O pedido de socorro em gatos filhotes

9. Uivos e gritos: sons ameaçadores de gatos

Os uivos e gritos são sons altos, prolongados e agudos que frequentemente aparecem como o "próximo passo" após o rosnado, quando o gato já tentou alertar sobre o seu mal-estar, no entanto, o outro animal ou pessoa não parou de incomodá-lo. Nesse nível, a intenção não é mais alertar, senão ameaçar o outro indivíduo, convocando-o para uma briga. Portanto, esses sons são mais comuns entre gatos machos adultos não esterilizados.

10. O cacarejar dos gatos

O "Cacarejo" é o nome popular de um tipo de som vibratório agudo que os gatos emitem ao mesmo tempo, em que fazem tremer as mandíbulas. Aparece em situações em que extrema excitação e frustração são misturadas, como quando se observa uma presa possível através da janela.

11. Murmurar: o som mais encantador do gato

O som do murmúrio é muito especial e se assemelha a uma mistura de ronronar, grunhidos e miados. Além de ser agradável aos ouvidos, o murmúrio também tem um lindo significado, pois, é emitido para mostrar gratidão e satisfação por ter recebido uma refeição que lhes agrada muito ou por uma carícia que lhes dá grande prazer.

Gato miando - 11 sons de gato e seus significados - 11. Murmurar: o som mais encantador do gato

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato miando - 11 sons de gato e seus significados, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Gato miando - 11 sons de gato e seus significados

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Gato miando - 11 sons de gato e seus significados
1 de 6
Gato miando - 11 sons de gato e seus significados

Voltar ao topo da página