Curiosidades do mundo animal

Gato miando - 11 sons de gato e seus significados

Aline Nunes
Por Aline Nunes. Atualizado: 19 novembro 2020
Gato miando - 11 sons de gato e seus significados
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Muitos tutores afirmam que os seus gatos "só falta falarem", mostrando como os seus lindos gatinhos são expressivos. De algum modo eles têm razão... Embora os gatos não necessitem falar por terem formas variadas de comunicação, é impressionante a habilidade de vocalização que os felinos domésticos desenvolveram. Embora usem principalmente a linguagem corporal para se expressar, eles emitem distintos sons que, dependendo do contexto, podem ter diferentes significados.

Você pode ter certeza que o seu amigo peludo está "falando" com você o tempo todo, através dos seus sons, posturas corporais ou expressões faciais. Se você quer aprender a entendê-los melhor, convidamos você a continuar lendo este novo artigo do PeritoAnimal para descobrir os 11 sons de gato e seus significados.

Também lhe pode interessar: Vídeos de gatos úteis e divertidos

Índice

  1. Sons de gato - quantos existem?
  2. Miados de gato: 11 sons que os gatos fazem
  3. Miados de gato (diários)
  4. O ronronar felino e seus significados
  5. Sons de gato: o chilrear (ou trinado)
  6. O bufo do gato e seu significado
  7. Chamadas sexuais entre felinos
  8. Sons de gato e seus significados: o grunhido
  9. O chiado ou grito de dor: um som angustiante
  10. Gato filhote miando pedindo socorro
  11. Uivos e gritos: sons ameaçadores de gatos
  12. O cacarejar dos gatos
  13. Murmurar: o som mais encantador do gato
Ver mais >>

Sons de gato - quantos existem?

Essa é uma pergunta difícil de responder, mesmo para os mais experientes em etologia felina. Atualmente, estima-se que os gatos podem emitir mais de 100 vocalizações diferentes. No entanto, 11 sons aparecem como os mais utilizados pelos felinos na sua comunicação diária. Por isso, optamos por focar nosso artigo nos possíveis significados desses 11 sons principais do gato.

Antes de começar, é importante destacar que cada felino é um indivíduo único e singular, portanto, cada família pode ter o seu próprio "dicionário de sons de miar de gato". Ou seja, cada gato pode usar sons diferentes para conseguir o que quer ou para comunicar as suas emoções, pensamentos e humores a outros membros do seu entorno.

Gato miando - 11 sons de gato e seus significados - Sons de gato - quantos existem?

Miados de gato: 11 sons que os gatos fazem

Você pensava que eram apenas miados? Esses são 11 sons que os gatos fazem:

  • Miados de gato (diários);
  • O ronronar felino;
  • Chilrear ou trinado;
  • Bufo de gato;
  • Chamadas sexuais;
  • O grunhido;
  • Chiado ou grito de dor;
  • Miado de filhote (pedido de socorro);
  • Uivos e gritos;
  • Cacarejar de gato;
  • Murmúrios.

Continue lendo e aprenda a identificar cada um dos miados de gatos, assim como os outros sons que eles emitem.

1. Miados de gato (diários)

O miado é o som mais comum do gato e, também, o que ele usa diretamente para chamar a atenção dos seus tutores. Não existe um significado único para o "Miau" (o típico som de gato miando) dos nossos gatinhos, já que as possibilidades de sentidos são muito amplas. No entanto, podemos interpretar o que o nosso gato quer expressar prestando atenção ao tom, frequência e intensidade do seu miado, além de observar a sua postura corporal. Em geral, quanto mais intenso o miado de um gato, mais urgente ou importante é a mensagem que quer transmitir.

Por exemplo, se o seu gatinho mantém o padrão de miado por um tempo prolongado e está localizado perto do seu comedor, é provável que ele esteja pedindo comida para satisfazer a sua fome. Se ele começar a miar perto de uma porta ou janela, pode estar pedindo para sair de casa. Por outro lado, um gato estressado ou agressivo pode emitir miados intensos, intervalados de grunhidos, adotando uma postura defensiva. Além disso, os gatos no cio também emitem um miado muito específico.

2. O ronronar felino e seus significados

O ronronar é caracterizado como um som rítmico e emitido em baixo volume e que pode ter diferentes frequências. Embora o ronronar dos gatos domésticos seja o mais famoso, os gatos selvagens também vocalizam esse som característico. Os felinos ronronam por diferentes razões de acordo com a idade e a realidade que experienciam.

Uma "gata mãe" usa o ronronar para acalmar os seus filhotes durante o parto e para guiá-los durante os primeiros dias de vida, quando os seus olhos ainda não estão abertos. Os gatos bebês vocalizam este som quando sentem prazer em sugar o leite materno e quando têm medo de estímulos desconhecidos.

Nos gatos adultos, o ronronar ocorre principalmente em situações positivas, onde o felino se sente confortável, relaxado ou feliz, como comer ou ser acariciado. No entanto, o ronronar nem sempre é sinônimo de prazer. Os gatos podem ronronar quando estão doentes e se sentem vulneráveis, ou como um sinal de medo diante de situações ameaçadoras, como um possível confronto com outro felino ou serem desafiados por seus guardiões.

Se você quiser saber mais sobre o ronronar, descubra no PeritoAnimal por quê os gatos ronronam e os diferentes significados. Você vai adorar!

Gato miando - 11 sons de gato e seus significados - 2. O ronronar felino e seus significados

3. Sons de gato: o chilrear (ou trinado)

O trinado ou chilro é um som parecido com um "trill", que o gato emite com a boca fechada. É uma vocalização ascendente e muito curta, com menos de 1 segundo. Em geral, esse som é mais usado pelos gatos e seus filhotes para se comunicarem durante a lactação e o desmame. No entanto, os gatos adultos também podem "trinar" para cumprimentar amigavelmente os seus entes queridos.

4. O bufo do gato e seu significado

Você quer saber por quê o seu gato bufa? Os felinos utilizam esses roncos para autodefesa. Eles abrem completamente a boca e expiram bruscamente para assustar potenciais predadores ou outros animais que invadem o seu território e ameaçam o seu bem-estar. Às vezes, o ar é expelido tão rapidamente que o som do bufar é muito semelhante ao de cuspir. É uma vocalização muito peculiar e típica dos felinos, que pode começar a ser emitida durante a terceira semana de vida, para se proteger.

5. Chamadas sexuais entre felinos

Quando chega a estação de acasalamento e reprodução, quase todos os animais com capacidade de vocalização emitem as "chamadas sexuais". Nos gatos, os machos e as fêmeas vocalizam intensamente um lamento prolongado para comunicar a sua presença e atrair os seus parceiros. No entanto, os machos também podem emitir esse som para alertar outros machos da sua presença em um determinado território.

Gato miando - 11 sons de gato e seus significados - 5. Chamadas sexuais entre felinos

6. Sons de gato e seus significados: o grunhido

O grunhido é um sinal de aviso que os gatos emitem quando estão com raiva ou estressados e não querem ser incomodados. As vocalizações podem ser curtas ou prolongadas, mas o significado é o mesmo. Se o seu gato rosna para você, é melhor respeitar o seu espaço e deixá-lo sozinho. No entanto, se ele fizer isso com frequência, é essencial consultar o seu veterinário de confiança, pois, pode ser um sintoma de uma doença que causa dor severa.

7. O chiado ou grito de dor: um som angustiante

Se você já ouviu um gato chorar de dor, sabe como é angustiante esse som súbito, agudo e repentino emitido em volumes altíssimos. Os felinos emitem o chiado quando se machucam por qualquer razão e quando terminam o acasalamento.

8. Gato filhote miando pedindo socorro

O pedido de socorro ("distress call" em Inglês) é vocalizado quase exclusivamente por filhotes durante as suas primeiras semanas de vida. Em termos mais populares, o seu significado é basicamente "mãe, eu preciso de você". O som é como um miado, porém, o gatinho miando emite nitidamente e em volume muito alto para comunicar alguma necessidade urgente ou perigo iminente (daí o nome "pedido de socorro"). Eles emitem este som de gato miando se estão presos, se estão com muita fome, se estão com frio, etc.

Gato miando - 11 sons de gato e seus significados - 8. Gato filhote miando pedindo socorro

9. Uivos e gritos: sons ameaçadores de gatos

Um gato uivando ou gritando emite sons altos, prolongados e agudos que frequentemente aparecem como o "próximo passo" após o rosnado, quando o gato já tentou alertar sobre o seu mal-estar, no entanto, o outro animal ou pessoa não parou de incomodá-lo. Nesse nível, a intenção não é mais alertar, senão ameaçar o outro indivíduo, convocando-o para uma briga. Portanto, esses sons são mais comuns entre gatos machos adultos não esterilizados.

10. O cacarejar dos gatos

O "Cacarejo" é o nome popular de um tipo de som vibratório agudo que os gatos emitem ao mesmo tempo, em que fazem tremer as mandíbulas. Aparece em situações em que extrema excitação e frustração são misturadas, como quando se observa uma presa possível através da janela.

11. Murmurar: o som mais encantador do gato

O som do murmúrio é muito especial e se assemelha a uma mistura de ronronar, grunhidos e miados. Além de ser agradável aos ouvidos, o murmúrio também tem um lindo significado, pois, é emitido para mostrar gratidão e satisfação por ter recebido uma refeição que lhes agrada muito ou por uma carícia que lhes dá muito prazer.

Você conhece outros sons de gatos miando? Compartilhe connosco nos comentários abaixo!

Veja também o vídeo do nosso canal no YouTube sobre os 11 sons de gatos e seus significados:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato miando - 11 sons de gato e seus significados, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Vídeos relacionados com Gato miando - 11 sons de gato e seus significados

1 de 3
Vídeos relacionados com Gato miando - 11 sons de gato e seus significados
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Juliana
E quando o gato faz um barulho parecido com pombo ? É o que ?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Juliana. Tudo bem? É um som de pombo ou apenas uma variação dele ronronando? Neste artigo explicamos, por exemplo, por que os gatos ronronam: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-os-gatos-ronronam-20971.html.
Um abraço!
A sua avaliação:
Cristina Luz
Adoro gatos. Amo os animais! Tenho o Dengoso qjue peguei na minha rua. Lindo. Mia (fala) o tempo todo. Uma gracinha! Já o entendo.
A sua avaliação:
Gilce Souza Leite
Minha gata brinca e logo em seguida mia,mia o que acontece?
A sua avaliação:
Maria Penha
Cuido de um gato que fica na minha rua
Ele não fica no meu quintal tem medo dos meus gatos.Mas ele anda muito extressado e faz um som alto assim Arrauuu Arrauuu parece desesperado
E muito assustado.Sera qie esta com dor?
Ainda não pude levar no vet.
Ele dorme onde consegue entrar
E os vizinhos estão querendo bater nele ou até dar veneno,fico desesperada
Será que ele esta com dor?
Quando puder vou castrar ele.
A sua avaliação:
Fernanda
Gostei um bom recado
A sua avaliação:
Marcia Schlikting
Amei video, quero receber todo e qqr relato sobre gatos...amo esses felinos
A sua avaliação:
Janaína
Amo escutar gatos miando! Melhor coisa do mundo
1 de 5
Gato miando - 11 sons de gato e seus significados