menu
Partilhar

Qual é o habitat do tigre?

 
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 20 maio 2021
Qual é o habitat do tigre?

Os tigres são animais imponentes que, sem dúvida, apesar de poder gerar certo medo, não deixam de ser atraentes por sua bela pelagem colorida. Estes pertencem à família Felidae, gênero Phantera e à espécie que tem como nome científico Panthera tigris, da qual desde 2017 foram reconhecidas duas subespécies das seis ou nove que anteriormente eram reconhecidas: a Panthera tigris tigris e a Panthera tigris sondaica. Em cada uma, foram agrupadas as diversas subespécies extintas e vivas que eram consideradas no passado recente.

Os tigres são superpredadores, têm uma dieta exclusivamente carnívora e junto com os leões são os maiores felinos que existem. Neste artigo do PeritoAnimal, apresentamos algumas de suas características e, principalmente, queremos que você descubra qual é o habitat do tigre.

Também lhe pode interessar: Tipos de tigres

Qual é o habitat do tigre?

Os tigres são animais nativos especificamente da Ásia, que anteriormente tinham uma ampla distribuição, estendendo-se do oeste da Turquia até a Rússia, na costa leste. No entanto, atualmente este felídeos ocupam apenas 6% de seu habitat original.

Então, qual o habitat do tigre? Apesar das baixas populações atuais, os tigres são nativos e habitam:

  • Bangladesh
  • Butão
  • China (Heilongjiang, Yunnan, Jilin, Tibet)
  • Índia
  • Indonésia
  • Laos
  • Malásia (peninsular)
  • Myanmar
  • Nepal
  • Federação Russa
  • Tailândia

De acordo com os estudos populacionais, os tigres possivelmente estão extintos em:

  • Camboja
  • China (Fujian, Jiangxi, Guangdong, Zhejiang, Shaanxi, Hunan)
  • República Popular Democrática da Coreia
  • Vietnã

Os tigres foram completamente extintos em algumas regiões devido à pressão dos seres humanos. Estes lugares que eram habitat do tigre, são:

  • Afeganistão
  • China (Chongqing, Tianjin, Pequim, Shanxi, Anhui, Xinjiang, Xangai, Jiangsu, Hubei, Henan, Guangxi, Liaoning, Guizhou, Sichuan, Shandong, Hebei)
  • Indonésia (Jawa, Bali)
  • República Islâmica do Irã
  • Cazaquistão
  • Quirquistão
  • Paquistão
  • Singapura
  • Tajiquistão
  • Turquia
  • Turcomenistão
  • Uzbequistão

Existem tigres na África?

Se você já se questionou sobre se existem tigres na África, saiba que a resposta é sim. Mas como já sabemos, não porque estes animais tenham se desenvolvido originalmente nesta região, mas desde 2002 a Reserva do Vale do Laohu (um termo chinês que significa tigre) foi criada na África do Sul, com o objetivo de desenvolver um programa para a criação de tigres em cativeiro, para depois serem reintroduzidos em habitats no sul e sudoeste da China, uma das regiões onde são originários.

Este programa tem sido questionado porque não é fácil a reintrodução de felinos de grande porte aos seus ecossistemas naturais, mas também devido as limitações genéticas que ocorrem devido ao cruzamento entre um grupo reduzido de espécimes.

Qual o habitat do tigre de-bengala?

O tigre-de-bengala, cujo nome científico é Panthera tigris tigris, tem como subespécies Panthera tigris altaica, Panthera tigris corbetti, Panthera tigris jacksoni, Panthera tigris amoyensis e também outras extintas.

O tigre-de-bengala, em que devido a uma de suas variações de cores também há o tigre-branco, habita principalmente a Índia, mas também pode ser encontrado no Nepal, Bangladesh, Butão, Birmânia e no Tibete. Historicamente estavam localizados em ecossistemas com climas mais secos e frios, no entanto, atualmente se desenvolvem em florestas tropicais. A fim de proteger a espécie, as maiores populações são encontradas em alguns Parques Nacionais da Índia, como por exemplo no Sundarbans e Ranthambore.

Esses belos animais estão em perigo de extinção principalmente devido à caça furtiva com a desculpa de que são perigosos para os humanos, mas o pano de fundo é a comercialização principalmente da sua pele, bem como de seus ossos.

Por outro lado, são a maior subespécie em tamanho. A cor do corpo é laranja intenso com listras pretas e é comum a presença de manchas brancas na região da cabeça, peito e barriga. No entanto, existem algumas variações na coloração devido a dois tipos de mutações: uma pode originar indivíduos brancos, enquanto a outra produz uma coloração marrom.

Qual é o habitat do tigre? - Qual o habitat do tigre de-bengala?

Qual o habitat do tigre-de-sumatra?

A outra subespécie de tigre é o Panthera tigris sondaica, também chamado de tigre-de-sumatra, java ou da sonda. Nesta espécie estão agrupados, além do tigre de Sumatra, outras espécies de tigres extintas, como de Java e Bali.

Esta espécie de tigre habita a ilha de Sumatra, localizada na Indonésia. Pode estar presente em ecossistemas, como floresta e terras baixas, mas também em áreas montanhosas. Este tipo de habitat torna mais fácil para eles se camuflarem ao emboscarem suas presas.

Embora algumas populações do tigre de Sumatra não estejam em nenhuma área protegida, outras são encontradas em Parques Nacionais fazendo parte de programas de conservação, como é o caso do Parque Nacional de Bukit Barisan Selatan, o Parque Nacional de Gunung Leuser e o Parque Nacional de Kerinci Seblat.

O tigre-de-sumatra está em perigo crítico de extinção pela destruição do seu habitat e à caça massiva. Em comparação com o tigre-de-bengala é menor em tamanho, embora os registros indicam que as subespécies extintas de Java e Bali eram ainda menores em tamanho. Sua coloração também é laranja, mas as listras pretas costumam ser mais finas e abundantes, e também apresenta cor branca em algumas áreas do corpo e uma espécie de barba ou crina curta, que cresce principalmente nos machos.

Falando em tamanho, você sabe quanto pesa um tigre?

Qual é o habitat do tigre? - Qual o habitat do tigre-de-sumatra?

Estado de conservação dos tigres

Existem sérias preocupações quanto ao futuro dos tigres, pois apesar de alguns esforços de proteção de várias organizações, continuam sendo fortemente impactados pela desprezível ação de caçá-los e também pelas modificações maciças ao habitat, principalmente para o desenvolvimento de certos tipos de agricultura.

Embora tenha havido alguns acidentes com tigres que atacaram pessoas, destacamos que elas não são responsabilidade do animal. É absolutamente nosso dever estabelecer ações para evitar encontros desses animais com humanos que levam a resultados infelizes para as pessoas e, claro, também para esses animais.

É importante ter em mente que o habitat do tigre está determinado em diferentes áreas e se não forem estabelecidas mais medidas que sejam realmente eficazes, muito provavelmente em um futuro os tigres acabem desaparecendo, sendo um ato doloroso e uma perda inestimável da diversidade animal.

Agora que você sabe qual é o habitat do tigre, talvez possa se interessar neste vídeo em que falamos sobre 10 raças de gatos tigrados, ou seja, nos quais a pelagem é similar a de um tigre:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual é o habitat do tigre?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Goodrich, J., Lynam, A., Miquelle, D., Wibisono, H., Kawanishi, K., Pattanavibool, A., Htun, S., Tempa, T., Karki, J., Jhala, Y. y Karanth, U. (2015). Panthera tigris. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2015: e.T15955A50659951. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2015-2.RLTS.T15955A50659951.en>. Acesso em 18 de maio de 2021.
  • Jackson, P. y Nowell, K. (2008). Panthera tigris ssp. sondaica. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2008: e.T41681A10509194. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2008.RLTS.T41681A10509194.en>. Acesso em 18 de maio de 2021.
  • UICN (2017). A new taxonomy of the Felidae. Disponível em: <http://www.catsg.org/fileadmin/filesharing/5.Cat_News/5.3._Special_Issues/5.3.10._SI_11/CN_Special_Issue_11_Revised_taxonomy_of_the_Felidae.pdf>. Acesso em 18 de maio de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Qual é o habitat do tigre?
1 de 3
Qual é o habitat do tigre?

Voltar ao topo da página