Outros problemas de saúde

Por que meu gato cheira mal?

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. Atualizado: 5 julho 2023
Por que meu gato cheira mal?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os nossos pequenos companheiros felinos se lavam com muita frequência, de modo que os seus corpos não costumam exalar odores desagradáveis. No entanto, muitas vezes podemos notar como o odor corporal do gato muda, ficando forte e até muito desagradável.

Isso pode ser devido a doenças ou infecções que requerem atenção veterinária, por isso, se o odor corporal dele mudar e você estiver diante de um gato fedido de repente, você deve visitar um centro veterinário para descobrir a causa e tratá-la.

Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal para saber por que seu gato cheira mal, as causas e como solucionar esse problema.

Índice

  1. Como é o cheiro corporal normal de um gato?
  2. Por que meu gato cheira mal?
  3. Como tirar o cheiro ruim do gato?
  4. Como tirar o mau cheiro sem dar um banho no gato

Como é o cheiro corporal normal de um gato?

Como acontece com nós, humanos e com outros animais, os gatos liberam um cheiro particular e característico, dependendo da espécie. No entanto, este cheiro é praticamente imperceptível para as pessoas. O odor corporal normal de um gato lembra ligeiramente o feno fresco, que é agradável e transmite uma sensação de limpeza, frescor e serenidade.

Esse cheiro provém do fato deles próprios passarem muito tempo todos os dias se limpando, momento em que a saliva proveniente das suas glândulas salivares libera um componente desodorizante. Além de se limparem, os gatos se limpam por instinto de sobrevivência, para eliminar qualquer vestígio de odor ou fedor que possa atrair predadores para eles.

Por isso, os gatos domésticos não costumam ter cheiro de nada, muito menos cheirar mal. Assim, se notarmos que o gato tem um cheiro estranho ou ruim, devemos ir a um centro veterinário para descobrir de onde vem esta mudança no odor corporal o que faz com que estejamos com um gato fedido e encontrar uma solução.

Neste outro artigo falamos sobre gatos que não se limpam ou pararam de fazê-lo - causas e soluções.

Por que meu gato cheira mal? - Como é o cheiro corporal normal de um gato?

Por que meu gato cheira mal?

Por que meu gato cheira a peixe, meu gato cheira a xixi ou meu gato cheira a algo podre? Existem muitas causas para estas alterações no odor corporal, que explicam inclusive se estamos com um gato filhote fedendo. As principais são as seguintes.

Otite

As infecções e inflamações do ouvido, além de serem muito dolorosas para o pequeno felino, produzem um cheiro muito desagradável devido à acumulação de cera nos ouvidos, secreções e microrganismos. Você pode suspeitar que o gato tem este problema se o vir coçar muito as orelhas e se, quando se aproxima dele, o cheiro desagradável se tornar muito mais intenso.

Geralmente, a otite nos gatos é frequentemente causada por ácaros do ouvido, especialmente Otodectes cynotis, embora também possa ser causada por microrganismos tais como bactérias e alguns fungos ou objetos estranhos que tenham entrado no pavilhão auricular. A melhor maneira de prevenir essa situação é através de uma higiene completa e semanal dos ouvidos do seu gato.

Halitose

Boca do gato fedida? A halitose ou mau hálito é uma possível causa de mau cheiro no seu gato. O mau cheiro bucal pode ser causado por problemas nos dentes ou nas gengivas, tais como tártaro, gengivite, doença periodontal, cárie ou gengivostomatite felina crônica.

Além disso, corpos estranhos na boca, resíduos alimentares acumulados ou espinhos podem causar feridas ou lesões nos tecidos moles da boca dos nossos gatos e propiciar a contaminação bacteriana, com a consequente infecção, formação de um abcesso bucal e mau cheiro secundário, levando a termos um gato com baba fedida, por exemplo.

Problemas digestivos

Uma saúde intestinal debilitada pode fazer com que o gato tenha flatulências e fique peidando fedido. Alguns alimentos podem causar intolerância e problemas digestivos em gatos, incluindo leite e grãos. Doenças intestinais e estomacais ou infecções e parasitoses digestivas também podem causar esse efeito.

Incontinência

A incontinência urinária ou fecal faz com que o gato seja incapaz de controlar os seus esfíncteres uretrais e anais. A urinação e defecação descontroladas são, portanto, uma causa clara do mau cheiro corporal e, portanto, de um gato fedido. Esta incontinência pode ser devida a problemas neurológicos ou traumas, tais como acidentes, entre outras razões.

Glândulas adanais

Estas glândulas estão localizadas debaixo da cauda dos nossos gatos, nas laterais do ânus, e secretam um líquido que cheira mal. O problema aparece quando as glândulas anais ficam entupidas, enchem e eliminam este fluido, fazendo com que o gato exale um odor muito desagradável. Aqui mostramos como esvaziar a glândula adanal dos gatos.

Maturidade sexual

Por que o gato solta um cheiro forte? Se você tem sentido este cheiro do seu companheiro felino e não há sinal algum de problemas de saúde, saiba que os gatos machos não castrados, quando chegam à puberdade, começam a exalar um odor forte característico, devido à ação do hormônio da testosterona. Por essa razão, se você tiver um gato jovem que tem estado recentemente exalando um odor mais forte e um pouco desagradável, pode ser hormonal.

Problemas cutâneos

Ulcerações contaminadas por danos profundos na pele podem causar mau cheiro em gatos, bem como fungos ou certas dermatites, como a dermatite úmida. Os parasitas externos também favorecem o aparecimento de infecções cutâneas e a produção de odor corporal nos felinos.

Como tirar o cheiro ruim do gato?

Além de levar um gato fedido ao veterinário para investigar o que está causando este problema, caso suspeite que a causa do odor é uma das mencionadas acima, e se você estiver se perguntando como fazer para tirar o cheiro ruim do gato, considere as seguintes dicas:

  1. A primeira coisa a fazer é prevenir o odor com hábitos de higiene de rotina destinados a evitar infecções na boca e nos ouvidos.
  2. Os problemas digestivos podem ser evitados alimentando o gato com os alimentos específicos na quantidade certa, de acordo com as suas necessidades individuais. Aqui mostramos como escolher a ração dos gatos.
  3. A desparasitação também é fundamental para evitar parasitas que podem causar danos diretos na pele e propiciar infecções que causam odor corporal.
  4. A higiene da pelagem também é importante, ainda que eles se limpem, para ajudar a remover pelos mortos e evitar a acumulação de resíduos e sujeiras que podem causar odores.
  5. É também importante que bebam água suficiente, pois beber pouca água pode causar mau hálito ao reduzir a formação de saliva, que é a chave para transportar as bactérias causadoras de odores, o que nos leva a estarmos com um gato fedido.
  6. Além disso, o veterinário dará orientações de tratamento específicas dependendo do problema de saúde que o gato está sofrendo. Essa situação pode exigir o uso de medicamentos, mudanças na dieta ou no estilo de vida do felino. A seguir mostramos algumas delas.
Por que meu gato cheira mal? - Como tirar o cheiro ruim do gato?

Como tirar o mau cheiro sem dar um banho no gato

Se nenhum problema de saúde foi identificado, é possível tirar o mau cheiro de um gato sem dar banho com água nele. Algumas ações que podem ajudar, são:

  • Retire a remela de seus olhos utilizando algodão umidecido com água diariamente.
  • Escove o pelo do gato ao menos três vezes na semana.
  • Se o gato fica com partes do corpo sujas ou fedendo após usar o banheiro, crie a rotina de limpar tais partes diariamente com uma toalhinha úmida.
  • Utilize shampoo a seco. Na pet shop eles te darão as instruções sobre como usar o produto com uma toalha e um pente.

Agora que você viu as causas que explicam o mau cheiro em um felino e o que fazer em caso de um gato fedido, você talvez possa se interessar por estes outros artigos:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato cheira mal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Cartagena, J. C. (2021). Las 105 consultas más frecuentes en la clínica veterinaria. Grupo Asís Biomedia, S. L.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que meu gato cheira mal?