Doenças infecciosas

Fungos nos gatos - Sintomas e tratamento

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 7 fevereiro 2019
Fungos nos gatos - Sintomas e tratamento
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais fortes, com uma grande expetativa de vida e independentes, mas tal como acontece com os seres humanos, eles também são suscetíveis a contrair múltiplas doenças, algumas delas causadas por microrganismos como vírus, bactérias ou fungos.

Apesar da natureza independente dos felinos, como donos devemos supervisionar o seu estado de saúde para poder agir quando o nosso pet manifesta alguma alteração. Estar atentos aos sintomas que possa expressar ou revisar com frequência as suas patas será uma boa forma de os detetar.

Para saber mais sobre as doenças que podem afetar o seu gato, neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe os sintomas e tratamento dos fungos nos gatos.

Também lhe pode interessar: Criptococose em gatos - Sintomas e tratamento

Índice

  1. Os fungos nos gatos
  2. Sintomas de fungos nos gatos
  3. Diagnóstico dos fungos nos gatos
  4. Tratamento dos fungos nos gatos
  5. Outros conselhos para tratar os fungos nos gatos

Os fungos nos gatos

São vários os tipos de fungos que podem infetar o seu gato e em qualquer caso vão originar uma condição tópica, uma vez que os fungos que originam a infecção colonizam e se reproduzem nas camadas superficiais e mortas do pelo, pele e unhas, causando grandes sintomas, como vamos explicar de seguida.

Em 90% dos casos, a micose nos gatos é causada pelo fungo Microsporum Canis. Trata-se de uma situação muito contagiosa, não apenas para os animais que estão junto do gato, como também para os humanos, por isso é muito importante conhecer os sintomas da infestação por fungos, também conhecida como micose.

Fungos nos gatos - Sintomas e tratamento - Os fungos nos gatos

Sintomas de fungos nos gatos

Se o organismo do seu gato estiver sendo atacado por fungos, deverá começar a perceber no seu pet os seguintes sintomas e manifestações próprias desta doença:

  • Lesões circulares na cabeça, orelhas e patas;
  • Zonas sem pelo nas áreas onde ocorreu alguma lesão;
  • A pele descama e mostra sintomas de inflamação;
  • O gato pode apresentar lesões nas unhas;
  • A coceira é constante.
Fungos nos gatos - Sintomas e tratamento - Sintomas de fungos nos gatos

Diagnóstico dos fungos nos gatos

Se vir no seu gato algum dos sintomas que mencionamos antes, deve ir de imediato ao veterinário, uma vez que o primeiro passo a seguir é confirmar o diagnóstico, dado que os sintomas caraterísticos da micose em gatos também se podem dever a outras condições. Um dos exemplos de doenças fúngicas comuns nos gatos é a esporotricose.

Além de realizar uma exploração física completa, o veterinário poderá observar ao microscópio o pelo danificado, utilizar uma lâmpada de luz ultravioleta ou realizar uma cultura fúngica não apenas com o objetivo de confirmar a presença de fungos, mas também para determinar que estirpe fúngica está causando a condição.

Fungos nos gatos - Sintomas e tratamento - Diagnóstico dos fungos nos gatos

Tratamento dos fungos nos gatos

O veterinário é a única pessoa capacitada para prescrever um tratamento farmacológico ao seu gato, no caso de fungos irá se recorrer a princípios ativos antifúngicos, como por exemplo o ketoconazol, que pode ser administrado através de diferentes vias:

  • Tratamento tópico: Geralmente utiliza-se sempre que existir micose felina, o tratamento tópico será realizado não apenas com a aplicação de loções ou pomadas, mas o veterinário também pode indicar um produto de higiene corporal com componentes antifúngicos para dar banho ao gato de forma periódica.
  • Tratamento por via oral: Os fármacos antifúngicos podem ter diversas reações adversas, por isso o tratamento por via oral será apenas utilizado naqueles casos mais graves ou quando não houver resposta terapêutica ao tratamento tópico.

Os tratamentos antifúngicos precisam de um tempo de aplicação prolongado para acabar por completo com a condição, por isso é muito importante que o dono se comprometa a realizar um adequado cumprimento terapêutico.

Fungos nos gatos - Sintomas e tratamento - Tratamento dos fungos nos gatos

Outros conselhos para tratar os fungos nos gatos

  • Utilize luvas para mexer no gato, lave suas mãos de forma exaustiva e periódica.
  • Realize uma limpeza do ambiente completa, passando o aspirador para destruir os esporos dos fungos.
  • Livre-se de todos os acessórios possíveis, pois nestas superfícies também podemos encontrar fungos.
  • A infecção por fungos afeta em maior grau aqueles gatos que não têm um sistema imunológico competente, para aumentar as defesas do seu pet pode recorrer à homeopatia para gatos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Fungos nos gatos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
69 comentários
A sua avaliação:
Car,os
Minha gata está com o fungo no rariz e ele não quer sair, isso mata?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Carlos. Tudo bem? Os fungos nos gatos são extremamente contagiosos, inclusive para nós humanos. Nossa recomendação é que leve-a o quanto antes ao veterinário para comprovar o diagnóstico e iniciar o tratamento. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
gabriela
minha gatinha esta com fungo mais eu ja estou colocando a pomada (Crema 6A) e ela vai tomar 3 injeção 1 vez por semana por 3 semana.
o veterinário falou isso pra mim para passar a pomada crema 6a e levar ela para tomar a injeção para matar o fungo isso resolve? pq estou com medo ela não melhorar mais esta ate nascendo bem pouquinho pelo ja na região que estava o fungo
A sua avaliação:
Josilenejeane
Minha gata tem 15 anos e motei que tem um pontinho de coloracao acizentada no pelo dela ela nao cosa mas esta almentado ele so come racao e toma banho uma vez por mes uso sabonete de bb. O que posso compra para acabar com esses pontinhos no seu pelo
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Josilene. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
zilda galhardo
tenho um gatinho preto que adotei ele sumiu por uns dias e ele voltou mas esta perdendo pelo e coça eu passei a pomada troki que eu tenho em casa sera que ele vai ficar bom eu tenho outro gatinho que tambem adotei a chiquinha éla é castrada tenho medo que éla oega isto tambem e tenho sete pincher
reflita!
ISSO SERVE PARA TODOS QUE PRATICAM ESSA CLINICAGEM VIRTUAL..... quando voce sente vontade de comer pão, na grande maioria das vezes ou sempre, voce deve ir a uma padaria onde um padeiro ( pessoa que fabrica e/ou vende pães, biscoitos etc ) faz pães... filho doente...pediatra....problema de energia..eletricista...etc etc etc..... animal domestico ou de vida livre? voce faz oq???? opa pera... MEDICO VETERINARIO!!!!!!!!!!!!! é como ações enzimaticas...tem que rolar a mesma sintonia!!!!
A sua avaliação:
Rosangela MACHADO DOS SANTOS
É sobre o gato dá internauta que está com descamação nos pelos
A sua avaliação:
Gabriel Pereira Cabral
Gente, n percam tempo. Tô fazendo umas leituras aqui e alguns gatos estão/ficaram piores do q o meu. Sério. Leve ao veterinário. Só. N vai adiantar ir p internet fzr pergunta; tds vão dzr a msm coisa: "leve ao veterinário". E é isso msm. Pros gatos o tempo é MT valioso. N esperem doenças chegarem p perceberem isso🙏🏽. Boa sorte a todos...💛😿
A sua avaliação:
Maria Aparecida da Silva
Minha gatinha, o pêlo dela caiu quase todo, ela ainda é um bebê, encontrei ela na rua, já tava com o pelo caindo só q tava menos, só tinha na cabeça
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria Aparecida! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico da gatinha, determinar o que está provocando a queda de pelo e recomendar um tratamento adequado.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras.
Elisabeth de Oliveira
Minha gata persa caiu o pelo todo ficou só na cabeça, única medicação q resolveu foi ADVOCAT, coloca no dorso . Foram 3 doses uma a cada 3 meses.
A sua avaliação:
Giulia
Meu gato que eu tenho a uns 5 anos, começou a perder muito a pelagem na região das sombrancelhas e orelha ele já não tinha muito pelo na região porém aumentou muito e apareceu umas regiões redondas onde não tem pelo e eu vejo pontinhos escuros na pele do meu gato
reflita!
leve ao medico veterinario ( dermatologista )
A sua avaliação:
Luana
Olá, é normal a queda de pelos? Levamos nosso gato filhote no veterinário e por enquanto só damos um remédio de pulga e banho com shampoo anti fungo, porém o pelo dele nao para de cair, mesmo assim o pelo vai crescer novamente depois?
Rosangela MACHADO DOS SANTOS
Luana meu gato teve o mesmo problema levei ao veterinário ela falou que uma doença causada pela picada que entra direto na corrente sanguínea e causa alergia .por tanto além do shampoo anti pulgas você deve dá um vermifogo para verme obs depois da primeira dose deve dá a segunda em 15 dias que é para matar as larvas que vão virar pulgas novamente de 6/6meses repetir este processo eu uso chemital gatos é barato e eficaz nos meus resolveu e também dar banho nele com vinagre de maçã que ajuda a matar os fungos que causam reações nele
reflita
Luana, Rosangela e Demais.... para entender o que o animal tem, é necessário realizar uma triagem e exames para assim determinar um diagnostico e assim de forma efetiva e não aleatória traçar qual tratamento usar! Rosangela, vinagre??? por favor né!
A sua avaliação:
Rafael Rodrigues Dourado
Que tipo de fungo e esse
Luísa Savala
Oi Rafael! Você precisa levar o seu gato em um médico veterinário o mais rápido possível antes que seja fatal.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Adriana Costa Cavalcante
é um fungo que não é de Deus, tenho dois gatos que são de rua - tento curá-los há 2 anos e eles sempre aparecem com os sintomas - lesões arredondadas nas orelhas e unhas.. é um terror - não sei mais o que fazer, vou acabar matando-os de tanto dar este remédio ITRACONAZOL 100MG 15 CÁPSULAS - dou meio por dia a eles - extremamente caro - 15 capsulas custam 70 reais .
Márcia
Comprei um filhote de persa é veio com fungos ... o veterinário me deu um spray é um remédio porém não melhorou detalhe eu e meu filho pegamos ... oque faço não queremos perder nosso filhote
Luísa Savala
Oi Márcia! O mais indicado é voltar ao veterinário e explicar que o tratamento não está surtindo o efeito esperado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Taize
Posso dar banho em meu gato ele está com fungo na pele
Luísa Savala
Oi Taize! Você deve buscar ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras
Noliana
Faz 04 meses que minha gata tem acompanhamento medico e nada de melhorar, fica bem em uma parte, piora em outra já não sei mas o que fazer.
Rosalina Lima arruda lagares
Minha gata tem também uma coceira que quand o começa nela cai o pelo no lugar e faz feridas e eu peguei na minha mão a mesma alergia dela.
Já levei no veterinário e fiz tratamento 2x e voltou tanto nela como em mim . O que eu faço chega a ferir minha mão.
Luísa Savala
Oi Rosalinda! O mais indicado é voltar ao veterinário e explicar que os tratamentos não tiveram o efeito esperado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Bhia Maciel
Minha gatinha está com os pés inchados por conta da micose e também sai uma secreção com Cheiro muito forte dos das Patinhas o que?
Renata Lima
Leve ao vet urgente.
CATARINA GOULARTE
O meu gatinho já veio da pet com fungos. tratei, melhorou , e quando dei banho e tosa nele voltou tudo e mais forte . tratei de novo melhorou, precisou de uma cirurgia a Dra , mandou para o banho, voltou tudo de novo e mais forte, agora já trato à um mes e ele continua com fungos. E acabei de pegar dele de novo. mesmo estando em estagio final do tratamento eu peguei. O que faço????
Luísa Savala
Oi Catarina! Recomendamos que você busque um médico o quanto antes!
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Vera Beltrão
Boa Tarde,
a minha filha apanhou Tinha. Neste momento já está a ser medicada, mas como posso saber se apanhou dos dois gatos que tenho, mesmo estes não apresentarem qualquer lesão?
É possível fazer algum diagnostico, para saber se podem ser portadores assintomáticos?
Obrigada
Magali
Cetoconazol ainda não usei espero q de certo obrigada
Gabrielle Garrido
Bom dia!
A partir de quantos meses posso dar medicação de fungos?
Estou cuidado de 4 gatinhos de 3 meses e algumas semanas, todos estão infestados de fungos e o pior é que está passando para meus outros gatos. O que posso fazer?
José Antonio
Meu gato tem 1 ano , e está com fungosua já levei ao veterinário aqui ele passou um shampo o prar dar banho a cada dois dias o shampovo e setodinho mais ele ainda está do mesmo jeito com várias lesões na cabeça alguém pode mim ajudar aqui ficarei grato.
Leticia
Estou cuidando de um gato que encontrei c esporotricose no rosto, nariz, bochecha. . Faz mais de 1 snotratando itraconazol de 100mg, agora piorou, espirrando muito, meio apático, secreção olhos. Estou desesperada pois n quero perde-lo era muito arisco e bravo agora ja esta sociave, esta isolado num local c espaço. Comecei a dar iodeto de potássio 10 mg manipulado 1 vez ao dia iuntamente c itraconazol de 100mg. N tenho condições de keva-lo ao vet pois uma vez tentei e ele se debateu tanto q esfolou todo nariz e sangrava muito. O q faço? Medicação esta certa? Ele estava sem apetite e de uns dias p ça come sache e ração, pouco mas come. Preciso dar outro remédio? Mg esta certo do iodeto? Itraconazol de 100 tb 1 vez dia ta certo? Obrigada!!!
Administrador PeritoAnimal
Oi Letícia! Sem avaliar o animal presencialmente, é impossível recomendar um tratamento. Se você não consegue levar o seu gatinho ao veterinário, recomendamos que chame uma clínica veterinária e peça uma consulta em domicílio, algo que quase todas oferecem. Boa sorte e tudo de bom para vocês!
1 de 5
Fungos nos gatos - Sintomas e tratamento