Outros problemas de saúde

A otite em gatos

Irene Juste
Por Irene Juste, Ajudante técnico de veterinário. Atualizado: 13 julho 2023
A otite em gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você acredita que é possível que o seu gato tenha otite? Tem alguma ideia dos sintomdas desta enfermidade que também atinge os felinos? E quais são as causas, quais consequências pode acarretar e o tratamento?

Esta inflamação no ouvido, bastante comum nos humanos, também ocorre entre os felinos e nós devemos ficar atentos aos sinais desta enfermidade em nosso companheiro. Principalmente porque o contágio entre os animais é muito simples. Se te interessa saber tudo sobre a otite em gatos, leia com atenção este artigo do PeritoAnimal e ajude o seu pet a recuperar a sua saúde.

Também lhe pode interessar: Como limpar ouvido de gato com otite

Índice

  1. O que é a otite em gatos
  2. Existe predisposição em algum tipo de gato?
  3. Quais são as causas da otite?
  4. Quais os sintomas da otite em gatos?
  5. Prevenção e tratamento da otite em gatos
  6. Tratamento para a otite em gatos

O que é a otite em gatos

A otite é a inflamação do epitélio que reveste o canal auditivo e do pavilhão auricular. Esta inflamação costuma causar dor e perda de audição temporal, entre outras coisas. Além disso, está acompanhada de muitos outros sintomas que a tornam mais facilmente identificável e que vamos explicar mais para frente.

A otite em gatos costuma ocorrer quando os felinos estão com as defesas baixas por algum motivo, podendo causar uma infecção de ouvido em gatos. Está comprovado que as épocas do ano nas quais ocorre otite são a primavera e o verão devido ao aumento da temperatura e da umidade do ambiente. O contágio de alguns possíveis responsáveis pela otite como os ácaros do ouvido, ocorre pelo contato direto com uma zona ou animal infestado.

Nos abrigos, nas zonas nas quais há colônias de gatos controladas e no geral em qualquer área na qual convivam um grande número de gatos ocorre com muita frequência este contágio por contato direto, pois o controle constante de todos e em todos os aspetos da sua saúde é sempre muito difícil. A otite também pode ocorrer sem haver contágio, ou seja, de forma secundária a um traumatismo ou a uma infecção de ouvido em gatos causada por uma bactéria ou fúngica devido a um corpo estranho, entre outras causas.

Existem diversos tipos de otite dependendo da sua causa e zona do ouvido que afeta. Dependendo da zona afetada, podemos classificá-la em:

  • Otite externa: Trata-se da otite mais comum, mas é a menos grave e a mais fácil de tratar. Afeta o ouvido externo, ou seja, o canal auditivo desde o pavilhão auricular até ao tímpano. Se esta otite for muito grave, o pavilhão auricular fica afetado e o tímpano pode chegar a romper. Nesta situação, a inflamação pode estender-se até ao ouvido médio, provocando uma otite média secundária.
  • Otite média: Esta otite costuma ocorrer normalmente quando uma otite externa tiver sido tratada de forma ineficaz. Ocorre na área do ouvido médio, onde encontramos o tímpano que se inflamou e inclusive rompeu devido à otite.
  • Otite interna: É a inflamação do ouvido interno e geralmente ocorre por um traumatismo ou por uma otite média ou externa mal curadas. Pela sua profundidade no ouvido, trata-se da otite mais complexa de curar.
A otite em gatos - O que é a otite em gatos

Existe predisposição em algum tipo de gato?

Em primeiro lugar, destacamos que a otite em gatos geralmente é mais comum em cachorros que em gatos. Mas, na realidade, qualquer indivíduo pode sofrer de otite e, dentro dos felinos domésticos, encontramos alguns que têm maior predisposição: são gatos que têm entre um e dois anos de vida.

Além do pelo comprido, gatos jovens costumam ter bastante pelo nas orelhas. Isso faz com que eles tenham maior facilidade em sofrer de otite visto que os pelos nos ouvidos retêm mais a sujeira e a umidade. Os felinos que ficam muito tempo ao ar livre também têm mais risco de sofrer de doenças auriculares, entre elas a otite felina. Por isso muito importante realizar a revisão periódica dos seus canais auditivos.

São também muito propensos a este problema de ouvidos, mas de forma secundária, os indivíduos que apresentam as defesas muito baixas por algum outro problema principal.

Também pode te interessar este outro artigo sobre sarna de ouvido em gatos.

A otite em gatos - Existe predisposição em algum tipo de gato?

Quais são as causas da otite?

A otite em gatos pode ser causada por diversos fatores diferentes, como corpos estranhos alojados no canal auditivo, bactérias, fungos (leveduras), parasitas externos como os ácaros e traumatismos nesta área do corpo do animal.

Detalhamos agora as principais causas para a otite felina:

  • Ectoparasitas: Os ectoparasitas que causam a otite mais frequente nos felinos são os ácaros, parasitas externos microscópicos. No entanto, quando ocorrem em grande número em uma determinada área se tornam visíveis a olho nu. Este ácaro chama-se Otodectes cynotis e não só se aloja no ouvido quando infesta um animal, como também pode se encontrar na pele da cabeça e do pescoço.
  • Bactérias e fungos (leveduras): Tratam-se de micro-organismos patógenos oportunistas que causam uma otite secundária. Aproveitam-se de situações como o excesso de umidade, a água residual após um banho que pode ter ficado no ouvido, a presença de corpos estranhos, traumatismos, alergias e irritações causadas por produtos de limpeza para os ouvidos que são inadequados para gatos. As bactérias mais comuns são Pasteurella multocida, Pseudomona aeruginosa, Proteus e E. coli. No caso dos fungos, a mais comum é Malassezia.
  • Corpos estranhos: Às vezes, sobretudo no caso dos gatos que ficam muito tempo fora de casa ou do apartamento, podemos encontrar em seu canal auditivo alguns objetos como folhas, ramos e farelos que passam a ser um corpo estranho alojado no ouvido do nosso gato. Este corpo estranho no canal auditivo incomodará muito o animal que tentará tirá-lo, geralmente sem sucesso, e por fim acabará danificando e inflamando o ouvido e causando otite secundária por bactérias ou por fungos oportunistas. Devemos evitar extrair nós mesmos o corpo estranho, em certas situações, e deixar a tarefa para um veterinário, que fará isso com o material adequado. Este caso de otite é menos frequente em gatos que em cachorros.
  • Traumatismos: Outro motivo que pode causar otite secundária nos ouvidos dos nossos companheiros são os traumatismos, ou seja, algum golpe que causou danos internamente e a partir desta inflamação e feridas aproveitam-se bactérias e fungos e provocam a otite.

Outras doenças e problemas que dão lugar a otites secundárias

A otite secundária costuma ocorrer normalmente devido ao que já comentamos antes, mas também pode derivar de outras doenças que o felino já sofra e, assim, pode se tornar um sintoma dessas doenças. Aqui estão alguns exemplos:

  • Problema hereditário de queratinização: Trata-se de um defeito na queratinização que ocorre de forma hereditária. Este problema no processo da queratinização causa inflamações e seborreia e facilmente dá lugar a otites secundárias eritematosa e ceruminosa. No caso de complicações, pode derivar em otite purulenta secundária. Este caso de doença hereditária costuma ocorrer com mais frequência nos gatos Persas.
  • Atopia e alergia alimentária: Estes tipos de alergias são mais frequente em cachorros, mas também podem ocorrer em felinos domésticos. Elas podem produzir otite secundária, sobretudo quando estes processos alérgicos tenham produzido previamente dermatoses faciais. Neste caso, costumam ser organismos oportunistas: vários tipos de bactérias, mas sobretudo a levedura (fungo) chamada Malassezia pachydermatis.
  • Hipersensibilidade por contato e reação irritante: Os gatos em geral são muito sensíveis a produtos e medicamentos, especialmente aos produtos de limpeza para os ouvidos como os disponíveis em gotas. Estes produtos causam muitas vezes irritações graves no canal auditivo, dando lugar a otites secundárias. Nunca devemos utilizar estes produtos que não sejam indicados para o uso nos gatos e, de preferência, devemos usar um que seja recomendado pelo nosso veterinário.
  • Doenças imunitárias: Este tipo de doenças associam-se a lesões auriculares e à otite externa. Devido às defesas excessivamente baixas que estas doenças causam nos nossos pets, as bactérias e os fungos encontram a oportunidade de proliferar e ocorrem otites externas secundárias como grande facilidade. Devemos ficar atentos à possibilidade do FIV ou vírus de imunodeficiência felina.
  • Tumores: Há casos em gatos mais velhos que a otite é repetida e inclusive crônica, então devemos suspeitar de um tumor, seja benigno ou maligno, nas estruturas anexas do ouvido. Por exemplo, são comuns os carcinomas de células escamosas nos ouvidos brancos.
  • Pólipos nasofaríngeos: São proliferações não neoplásicas, ou seja, que não são anormais. Por isso, é comum que nos gatos jovens se detectem estes pólipos nas zonas do ouvido médio, canal auditivo e mucosa nasofaríngea. Junto com os corpos estranhos, estes pólipos são a causa mais comum da otite externa unilateral em gatos. Neste caso, a otite costuma ser resistente à medicação e pode chegar a provocar uma otite média com sinais respiratórios.
  • Mais doenças e problemas que podem causar otite: Sarna, transtornos seborreicos, doenças metabólicas, endócrinas e nutricionais.

Confira neste outro artigo do PeritoAnimal as doenças mais comuns nos gatos.

A otite em gatos - Quais são as causas da otite?

Quais os sintomas da otite em gatos?

Os sinais e sintomas que o nosso felino apresentará no caso de otite felina dependerão e variarão, sobretudo no grau de intensidade destes e da origem causadora da otite. Os sintomas mais comuns, são:

  • Sacudidas frequentes da cabeça.
  • Inclinação da cabeça. Se ocorrer apenas de um lado, isto indica otite unilateral que costuma ser causada pela presença de um corpo estranho nesse ouvido. No caso de lhe incomodar os ouvidos irão alternando o lado segundo lhes incomode mais um ou outro.
  • Dor na região quando o acariciarmos. Costumam queixar-se e miar muito e inclusive gritar devido à dor.
  • Coceira que pode ir de moderada a exagerada.
  • Devido à coceira, coçam e esfregam as orelhas e o pescoço com frequência até chegarem a ficar com feridas na área.
  • Área das orelhas avermelhada e inchada.
  • Irritação, sangramento e pioderma de toda a área afetada.
  • Mau humor e inclusive agressividade, sem vontade de brincar e pode chegar a acontecer deixarem de comer devido a grande incômodos e dor que podem estar a ter.
  • Cerume abundante escuro nos ouvidos.
  • Perda de audição.
  • Mau cheiro nos ouvidos.
  • Perda de pelo nas zonas afetadas por se coçarem em excesso devido à coceira.
  • Presença de ácaros nos ouvidos. No caso de apresentar uma infestação de ácaros muito grave, deve-se ter em conta que pode se tratar de um caso de defesas demasiado baixas devido ao FIV (vírus da imunodeficiência felina).
  • Otohematoma: Problema derivado de se coçarem em excesso e da contínua agitação da cabeça. Os otohematomas são acumulação de sangue no pavilhão auricular e aparecem na superfície côncava deste, entre a cartilagem e a pele ou dentro da cartilagem, quando se rompe os capilares sanguíneos. Externamente observa-se como uma bola na orelha, que incômoda muito o animal e está muito quente. A única solução é a cirurgia.

É fundamental para a saúde do nosso companheiro felino que, assim que detectarmos um destes sintomas, o levemos ao veterinário para que um diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.

A otite em gatos - Quais os sintomas da otite em gatos?

Prevenção e tratamento da otite em gatos

A otite felina pode ser evitada. Para isso, há algumas coisas que você pode fazer como métodos de prevenção:

  • Acompanhar a saúde do gato: É fundamental que de forma periódica você escove e dê banho ao seu pet verificando o estado de diversas áreas de seu corpo, incluindo os ouvidos. Se detectarmos qualquer sintoma dos anteriormente descritos não devemos hesitar em consultar o veterinário o quanto antes e evitar, assim, dores, incômodos e complicações aos nossos amigos.
  • Evitar que os ouvidos fiquem sujos: Quando higienizamos o nosso gato nunca nos devemos esquecer da sujeira que ficam nos ouvidos. Se você perceber que é necessário limpar a cera acumulada, algo que ser feito a cada duas ou três semanas, nunca utilize cotonetes de algodão. O cotonete pode provocar um grande dano ao ouvido interno no caso de um movimento brusco, inclusive romper o tímpano. Por isso, a melhor forma de limpar o ouvido é com uma gaze estéril ao redor do nosso dedo e molhada em soro fisiológico e ir suavemente retirando a sujeira apenas da área do pavilhão auricular, ou seja, apenas a sujeira da área visível. Nada de inserir o cotonete profundamente.

Existem gotas ou produtos de limpeza para os ouvidos, mas devido ao fato de os felinos serem muito sensíveis às medicações e aos produtos no geral, sejam químicos ou naturais, devemos utilizar um que tenha sido receitado expressamente pelo nosso veterinário e nunca um que virmos na loja de animais e acharmos que é bom.

Não se deve utilizar um produto para cachorros que não seja indicado para gatos, uma vez que este tipo de substâncias podem produzir irritações e causar a otite nos nossos gatos. Além disso, se o gato em questão for de alguma das raças de pelo comprido, podemos pedir ao veterinário que, de vez em quando, corte os pelos das orelhas para evitar a acumulação de sujeira.

  • Evitar que os ouvidos fiquem úmidos: Quando dermos banho ao gato devemos evitar que entre água e sabão em sua orelha. Uma forma simples de impedir a entrada da água é utilizando pedaços de algodão embebidos com um pouco de vaselina, tapar os ouvidos suavemente de forma a que possamos retirar com facilidade. É muito importante lembrar de tirar o algodão, algo que é muito incômodo para o gato. Se por acaso não conseguir tirá-lo, será um corpo estranho alojado no ouvido e pode acabar causando a otite felina. Para retirar qualquer resíduo de vaselina, algodão ou água, utilize uma gaze esterilizada ao redor de um dedo para retirar e secar. É muito importante que não entre água em abundância nem a pressão para evitar romper o tímpano.
  • Revisão veterinária periódica: Cada vez fez que formos ao veterinário, seja por rotina ou por algo mais específico, você deverá conferir o estado dos seus ouvidos de forma mais exaustiva ao que fazemos em casa. Ao fazer isto, conseguirá detectar mais rapidamente uma otite e, desta forma, evitar consequências mais graves.
  • Seguir o tratamento indicado pelo veterinário: No caso de sofrer de otite, o veterinário irá nos indicar o tratamento a seguir, que deverá ser seguido até o final. Em algumas situações o problema pode desaparecer, mesmo assim o tratamento deve ser continuado.
A otite em gatos - Prevenção e tratamento da otite em gatos

Tratamento para a otite em gatos

O tratamento e o remédio para a otite em gatos dependerá do tipo da doença que o animal possua. Mas, antes de tudo, é preciso:

  1. Primeiro retirar o corpo estranho do ouvido, se existir.
  2. Realizar uma limpeza e secagem do ouvido.
  3. Verificar qual é a causa para aplicar o tratamento adequado:
  • Corpo estranho: O veterinário deverá retirar o corpo estranho para poder curar a otite. Uma vez extraído, devemos realizar o tratamento com os medicamentos que o nosso veterinário tenha indicado.
  • Bactérias: Deverá ser feita uma limpeza com água ou soro fisiológico para que o especialista possa revisar melhor todo o conduto auditivo. No caso de se tratar de uma otite bacteriana, o profissional irá nos receitar um produto tópico e óptico antibacteriano.
  • Fungos (leveduras): Neste caso, uma vez que o veterinário especialista tenha determinado que os fungos são a causa, irá nos receitar o produto fungicida adequado.
  • Ectoparasitas: Os ácaros são os ectoparasitas que causam as otites mais comuns. O veterinário deverá receitar um antiparasitário como uma pipeta para repartir na zona da cruz do animal e um produto óptico acaricida. Anti-inflamatórios para reduzir a inflamação e a dor causadas pela otite.

Caso essas opções de remédio para otite em gatos não tenham efeito ou o veterinário identifique que uma cirurgia será necessária, essa será a única opção.

Devemos destacar que quando se aplicam gotas de algum remédio no ouvido de um gato, ele sacudirá a cabeça imediatamente para expulsar o líquido do interior do seu ouvido, uma vez que é algo incômodo para ele. Mas é muito importante continuar com o tratamento e deixar que sacudam a cabeça para expulsar mais facilmente a sujeira.

Além disso, ainda que aparentemente a otite já tenha sido curada, devemos realizar o tratamento por todo o tempo indicado pelo especialista.

Colar Elizabetano

Certamente o veterinário vai recomendar, como suporte do tratamento, um colar Elizabetano para colocar no seu gato. Este colar pode parecer um incômodo para eles, mas devemos deixá-los habituarem-se para evitar que fiquem se coçando de forma descontrolada podendo, assim, provocar mais feridas ou os indesejáveis otohematomas.

Agora que você já sabe as causas, os sintomas e os tratamentos com diferentes tipos de remédio para a otite em gatos, talvez também te interesse saber o que pode ser um gato com orelha quente. Confira no vídeo:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a A otite em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Criz Lazz Cortz
Excelente!
Cristina
O meu veterinário me disse que meu gatinho estava com um pouco de otite. Entretanto, não me passou remédio pra isso. Não entendi! A consulta não era pra ver isso, mas já que ele viu isso, poderia ter passado um remédio. A otite apareceu por causa da imunidade baixa. Será que alguém pode me dizer qual remédio eu devo usar?
Ingrid
Olá. Bem interessante as explicações sobre otites.
Eu tenho 5 gatos e só dois que sofrem constantemente com otite, aquela que coçam muito e sacodem a cabeça. Ja tratei várias vezes mas sempre volta. Me falaram que eu deveria aplicar as vezes, água oxigenada 10 vol.. Posso fazer isso?
A sua avaliação:
Elizabeth Bernussi Romantini
obrigada pelos esclarecimentos, são de grande valor para todos nós que amamos os animais ! que Deus abençõe à todos, e que possamos estar sempre juntos , unidos por esse amor. Muito obrigada mesmo! abraços
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Elizabeth! Que bom saber que as informações que partilhamos na página são úteis para os nossos leitores! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossos conselhos e dicas sobre animais ;)
Vanessa
Bom artigo. Muito esclarecedor!
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Vanessa! Ainda bem que as informações foram de ajuda. Muito obrigada e continue acompanhando as nossas dicas :)
1 de 6
A otite em gatos