Problemas da pele

Abscesso em gatos: sintomas e tratamento

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 4 abril 2019
Abscesso em gatos: sintomas e tratamento
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar de abscessos em gatos: sintomas e tratamento. Os abscessos são acúmulos de pus que podem ser observados na pele sob a forma de nódulos de maior ou menor tamanho. A zona afetada, além de inflamar, pode ficar avermelhada e até formar uma ferida ou úlcera, se a pele for lesionada. Além disso, se o abscesso em gatos se romper, o pus contido em seu interior será extravasado. Por trás de um abscesso, que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, há uma infecção que deve ser tratada pelo veterinário.

Também lhe pode interessar: Abscesso em cães - Causas e tratamento

Índice

  1. Abscesso em gatos: o que é?
  2. Abscesso em gatos: boca
  3. Abscesso em gatos: perianal
  4. Abscessos em gatos por mordida
  5. Abscesso em gatos: como tratar
  6. Abscesso em gatos: vídeo

Abscesso em gatos: o que é?

O abscesso em gatos é um dos problemas cutâneos mais comuns em felinos. As características básicas dos abscessos são, como já mencionamos:

  • Inchaço da pele, formando um nódulo que varia em tamanho;
  • Presença de infecção, ou seja, o abcesso vai conter pus;
  • Dor e calor na área;
  • Os sintomas restantes dependem da localização. Veremos alguns exemplos nas próximas seções.

Por isso, se você notar alguma protuberância no corpo do seu gato, deve comunicar isso ao veterinário, uma vez que antes de iniciar o tratamento é necessário confirmar a natureza da inflamação, já que nem todos os nódulos serão abcessos. Os gatos também podem apresentar tumores cutâneos de maior ou menor gravidade. Os nódulos de gordura são pouco frequentes nos gatos.

Abscesso em gatos: boca

Vamos começar essa revisão dos abscessos mais comuns em gatos por aqueles que podem aparecer na boca. Quando uma infecção afeta uma peça dental, um acúmulo de pus pode ser produzido, dando origem ao abscesso. Esses são muito dolorosos, e você poderá notar que o gato vai parar de comer ou vai fazê-lo com dificuldade. Se conseguir olhar o interior da boca, é possível que você veja o abcesso e/ou o pus, no entanto, é difícil realizar essa exploração devido à dor que o gato sentirá ao ser tocado na área. Alguns abcessos em gatos no dente podem chegar a afetar o olho, causando uma inflamação ou descarga de pus.

Nesses casos, costuma-se optar pela extração da peça ou peças dentais afetadas, além de realizar a limpeza bucal e prescrever antibióticos. O diagnóstico é realizado com base em radiografia.

Abscesso em gatos: perianal

Esse tipo de abscesso em gatos pode ser localizado na área ao redor do ânus. Ali estão as glândulas anais que, entre outros problemas, podem se infeccionar e permitir a formação de um abcesso, que você verá como uma inflamação. A pele pode parecer avermelhada, formar um ferida ou se abrir, caso no qual notará a saída do pus. Costuma gerar odor ruim. Há casos que se agravam com uma fístula perianal, que é um canal por onde o pus pode chegar a exterior. Trata-se de um processo doloroso, que o veterinário deve tratar com antibióticos e higiene da área.

A seguir você pode conferir fotos de abscesso em gatos.

Abscesso em gatos: sintomas e tratamento - Abscesso em gatos: perianal

Abscessos em gatos por mordida

As lesões provocadas em conflitos com outros animais, especialmente as brigas entre gatos, que produzem mordidas, têm alta probabilidade de infeccionar devido às bactérias que esses animais carregam na boca. Nesses casos, é comum que a ferida pareça ter sarado externamente, mas em seu interior, o pus se acumula até que o abcesso seja visível. Esses abscessos são dolorosos e, dependendo da área em que se encontram, podem dar origem a outros problemas, como dificuldades para abrir a boca ou para manter a cabeça reta.

Para prevenir, além de evitar que o gato saia sozinho, especialmente se não for castrado, você deve prestar atenção em todas as feridas para garantir que se curem sem problemas, inclusive as feridas que parecem pouco importantes. O tratamento, como já mencionamos, inclui a desinfecção e/ou uso de antibióticos. Os abscessos em gatos mais complexos podem precisar de um dreno.

Abscesso em gatos: como tratar

Nas seções anteriores, vimos como tratar abscessos em gatos. Agora, listamos aqui os passos a seguir, sempre de acordo com a recomendação veterinária:

  • Identificação da infecção que causou o abscesso, se for o caso. Às vezes pode ser causado por um corpo estranho preso, que o veterinário deverá localizar e extrair.
  • Prescrição de antibióticos para o abscesso em gatos, com o objetivo de eliminar a infecção que está causando o acúmulo de pus. Dadas as dificuldades que alguns gatos apresentam para tomar comprimidos, esses podem ser receitados também na forma injetável.
  • No caso de abscessos duro ao tato você pode, como remédio para abscesso em gatos caseiro, aplicar calor sobre ele para que amoleça e assim, se limpe melhor.
  • Depois da drenar o máximo possível o pus, em casa você deve desinfetar a área com produtos como clorexidina.
  • Nos abscessos em gatos mais graves, o veterinário pode fazer uma pequena incisão para introduzir um dreno, geralmente um tubo, pelo qual os líquidos sairão ao exterior enquanto não ocorre a cicatrização da lesão.
Abscesso em gatos: sintomas e tratamento - Abscesso em gatos: como tratar

Abscesso em gatos: vídeo

No vídeo abaixo da Clínica Veterinária Manatí, localizada na Espanha, é possível observar a drenagem de um abcesso em gato, o que ajuda a enfatizar a importância de procurar um especialista, já que em casa seria impossível realizar essa prática. Da mesma forma, sem o material adequado e a higiene necessária, a ferida poderia piorar, causando novas infecções e, por consequência, agravando o quadro clínico.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Abscesso em gatos: sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
A sua avaliação:
Leonor Vieira
Muito útil.
Fiquei a saber o que procurava sobre abcesso no gato.
Obrigada e bem-hajam!
Luis
E eu tb :)
A sua avaliação:
Ana
Como diferenciar um abcesso, nódulo de dermatite ou câncer. Meu gato tem esse nódulo que vai e volta no mesmo lugar há mais de um ano. Não deixa colocar remédio, lambe até sangrar se eu passar algo (clorexidina). É muito assustado e tenho dificuldade de conseguir veterinário que atende em domicílio.
A sua avaliação:
Mariana
Meu gato a 7 dias se envolveu em uma briga com outro felino de rua. Leve ao veterinário e ele estava com abscesso na perna. Foi realizado o procedimento para retirar aquele pus e abscesso. Recebi a notícia que havia dado necrose, como mostra essa imagem feita na clínica. Minha pergunta é, com o tratamento certo e a higienização adequada, esse quadro pode se reverter? Nascendo outra pele? Ou esse determinado tipo de necrose, faz com que a carne não cresça maís? Toda essa parte rosa na perna dele pode necrosar também?
Carlos Angelo
Já tive um gato assim e a pele cresceu e foi fechando a abertura aos poucos. Ficou como se nunca tivesse se machucado.
A sua avaliação:
Erenita Alves
Por favor me ajudem não tenho dinheiro pra levar minha gata no veterinario e ela estava com um caroço no lombo proximo ao rabo e dai faz 2 dias estourou e ta saindo pus como li acima asimilei ser um absesso e não sei oque fazerpra ajuda la estou lavando com soro e passando um pano no lombinho dela forçando sair aquela infecção por favor me ajudem.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Erenita. Sentimos muito, mas ela precisa de um exame físico para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Vilene Carvalho
Meu gato foi atacado por cães ,mas não teve muitas lesões externas ,depois na clínica foi diagnosticado com lipídio hepático,sendo que nunca apresentou nada até antes da mordida ,ficou internado por 3 dias, e depois da alta passado 4 dias piorou e voltou já com infecção generalizada ,hoje estou cuidando dele em casa ,toma 6 medicações,só tô preocupada com a barriga dele.Gastei mais de 1600 reais e a clínica nada pra ajudar ,pois na primeira alta era pra ter passado o Antibiótico,mas pediram pra mim esperar e quando fui depois de 4 dias ele estava bem pior.
A sua avaliação:
tatiane
meu cachorro foi mordido por outro cachorro e ficou com edema de um caroco do lado da barriguinha , tem algum remedio que posso dar ou algu que posso fazer em casa?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Tatiane. O ideal é sempre analisar o pet pessoalmente para realizar o diagnóstico. Mas neste artigo falamos sobre os remédios caseiros para cicatrizar feridas em cachorros: https://www.peritoanimal.com.br/remedios-caseiros-para-cicatrizar-feridas-em-cachorros-22503.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Nathielle
Meu gato tão c um inchaço enorme no rosto qual seria oh melhor remédio!?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Nathielle. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Demetrius
Meu gato tem.um Tumor no lado esquerdo da face e uma bola na testa provavelmente de pus ja passei por 4 clínicas não sei mais oq fazer dizem q é um tumor alguem.pode me disse oq fazer
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Demetrius. Tudo bem? Não sabemos a idade do seu gato, mas temos este artigo sobre tumores em gatos idosos que talvez possa ser útil:
https://www.peritoanimal.com.br/tumores-em-gatos-idosos-22738.html. Recomendamos que você converse com o veterinário para saber se há algum tratamento viável para o caso.
Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Arthur
Olá! meu gatinho apareceu com um pequeno furo na parte onde seria o ''ombro'', ele não para de lamber e saiu um pouco de pus! saberia me informar como ajudá-lo?
joseferreira_ms
Eu tenho tratado o meu gato com Ducray Diaseptyl Spray 125ml todos os dias sobre a ferida e tem resultado muito bem
A sua avaliação:
Victor Tiroli
Em quanto tempo surge um abscesso perianal? Pode surgir em poucos dias ou é um processo mais demorado?
A sua avaliação:
Juliana
Meu gato está com um furo em cima do ânus, o que pode ser?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
João Luis Silva de Araújo
Gato ta com grande abscesso na orelha, na parte inferior da orelha. como tratar e qual medicação?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Neile novaes
Meu gato tá com a barriga dura,come pouco e faz vomito
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Tayná Garcia
Boa tarde, meu gatinho apareceu com um lado do rostinho inchado, 1 semana atrás estava pouco inchado mas voltou ao normal, quando foi ontem novamente este inchaço no mesmo lugar só que dessa vez um pouco maior. Infelizmente ele costuma fugir, mas sempre fica por perto e retorna pra casa pela manhã. O que poderia ser?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
kaila
oii, você descobriu o que seu gato tem? esta acontecendo o mesmo com o meu
A sua avaliação:
Samilly
Meu gatinho algumas semanas atrás notei que ele estava estranho quando fui pegar ele que tinha mordidas no seu corpo e alguns arranhados Imagino que seja brigando com outro gato dias depois ele apareceu com caroço na coluna o caroço foi crescendo e ele não aguentava pular e nem brincar como brincava antes de remédio ele e aos poucos ele foi melhorando só que um dia notei que estava saindo pus do Caroço passei um remédio à base de antibiótico por fora do machucado começou a melhorar só que o caroço continuou a crescer e hoje notei que o primeiro buraco que apareceu nele está sarando só que em outra parte do corpo dele está dando outro caroço e tá saindo pus não sei o que fazer
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Joana
Minha gata apareceu com um caroço tipo no ombro do nada,dos de uns 2 dias com esse caroço, ele começou a sair pus.Sera q alguém pode me ajudar?
A sua avaliação:
Yellow
Olá minha gatinha está cm um abscesso perianal causada pela mordida da minha outra gata, ontem começou a piorar e a sair muito pus eu dei um banho nela é limpei a ferida, hoje ela vomitou e estava com alguma coisa na boca que parecia espuma além de estar sentindo muito dor, oq eu devo fazer pra q eu possa curar esse abscesso? Minha gata ainda é um filhote e está sentindo dor e n tem como eu levar ela no veterinário por causa do custo
Demetrius
Não sei onde vc mora mas eu fui no hospital público tatuape tudo de graça emergencia eles atende na hora q começa às 7 da manhã
A sua avaliação:
Valéria Gonçalves de Freitas
Minha gata está com abscesso pela 6 vez .QUAL é a causa? com tratar para que não volte?
Luísa Savala
Oi Valérias! Apenas um veterinário pode diagnosticar a causa e passar o tratamento mais adequado, por isso recomendamos que você busque ajuda de um profissional de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Aline
Tá acontecendo o mesmo com meu gato gostaria que alguém se podesse responder porfavor
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Aline! Sem ver o seu gatinho, não podemos passar um diagnóstico. Recomendamos que você leve o seu pet no veterinário o quanto antes para que ele possa examinar o seu gato e passar um tratamento adequado. Rápidas melhoras!
Barbara Freire
Meu gato está com um abcesso próximo ao pescoço acredito que tenha sido no dente, pois ele não está conseguindo comer direito. Hoje pela manhã rompeu e depois do pus está sangrando. Na minha cidade é difícil veterinário, mas vou tentar encontrar algum, só queria saber o que fazer pra laliviar a dor dele e tratar.
Ruth eula
Olá minha gata apareceu com a cabeça inchada algumas semanas atrás, e inchou tanto que espocou e descobrir que estava cheio de pus, saiu todo aquele pus da cabeça dela, só que quando foi anteontem a cabeça dela inchou de novo e espocou, eu já apertei pra sair mais só que dói muito ela geme demais e eu não tenho condições de levar ela ao veterinário, preciso de ajuda o que eu devo fazer? Ou Melhor que remédio caseiro eu devo dar pra ela?
Luísa Savala
Oi Ruth! A sua gatinha precisa ser vista por um médico veterinário de confiança o quanto antes. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam prestar atendimento profissional sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
ana luiza moser
minha gata teve o mesmo sintomas
levei na veterinária e ela passou um remédio chamado meloxicam de uso veterinário e um antibiótico mas é preciso ir a um veterinário para saber a dosagem correta, por que varia.
mas o problema é que agora que melhorou voltou em baixo da boquinha dela :C
1 de 3
Abscesso em gatos: sintomas e tratamento