Outros problemas de saúde

Meu gato come plástico: por que e o que fazer?

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 25 fevereiro 2021
Meu gato come plástico: por que e o que fazer?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A alimentação é um aspecto muito importante na vida dos felinos. Na natureza, a caça não é apenas uma diversão que as gatas ensinam para seus filhotes desde muito jovens, mas também o único meio de vida que eles têm. Os gatos domésticos, por outro lado, geralmente não têm problemas para obter sua comida. Seja seca ou úmida, caseira ou processada, um felino doméstico tem à sua disposição o necessário para se manter saudável e feliz.

Apesar do exposto anteriormente, alguns gatos desenvolvem o hábito de mordiscar, lamber e até comer certos materiais, como o plástico. Isso, claro, é perigoso. Meu gato come plástico: por que e o que fazer? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir isso e também os motivos que levam um gato a comer plástico. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Porque meu gato come a areia sanitária?

Índice

  1. Por que um gato come plástico?
  2. Tédio
  3. Problemas alimentares
  4. Sofre de estresse
  5. Precisa de uma limpeza dental
  6. Ajuda na digestão
  7. Ele gosta de plástico?
  8. Meu gato comeu plástico, o que fazer?

Por que um gato come plástico?

Existem diferentes motivos que nos levam a termos um gato que come plástico. Aqui estão eles e, em seguida, detalharemos cada um deles:

  • Tédio
  • Problemas alimentares
  • Estresse
  • Problemas dentais
  • Questões digestivas

Meu gato come plástico: por que e o que fazer? - Por que um gato come plástico?

1. Tédio

Um gato entediado desenvolve problemas de comportamento, e uma das maneiras de expressá-los é mordendo ou comendo qualquer coisa, entre elas o plástico. Podem ser as sacolas de compras ou qualquer recipiente que esteja ao seu alcance, entre outros. Um gato comendo plástico pode ser um sinal de que ele não está recebendo os estímulos necessários para se distrair e queimar todas suas energias.

Descubra os principais sintomas de um gato entediado e não perca nosso artigo com os melhores brinquedos para gatos.

Mastigar plástico e outros materiais por tédio é muito comum em gatos que vivem em apartamentos e não têm acesso ao exterior, bem como aqueles que não têm outros companheiros animais para brincar.

2. Problemas alimentares

Se você viu que o gato comeu plático, saiba que existe um transtorno denominado alotriofagia ou síndrome de pica, com o qual o gato sente a necessidade de se alimentar de coisas não comestíveis, inclusive de plástico. A alotriofagia indica um problema grave de alimentação, pois o felino não o faz por capricho, mas porque sente que a comida que está recebendo não contém todos os nutrientes que necessita.

Se este é o caso do seu gato, você deve verificar os alimentos que fornece e, se necessário, consultar um veterinário para desenvolver uma dieta adequada que atenda todas as necessidades nutricionais dele. É possível que ele esteja insatisfeito com a ração, por exemplo.

3. Sofre de estresse

O estresse é capaz de causar estragos na saúde física e emocional do seu companheiro peludo, que pode ser uma das razões que explicam um gato comendo plástico. Uma mudança de rotina, a chegada de outro animal de estimação ou de um bebê, entre outros fatores, desencadeiam episódios de estresse e ansiedade no felino. Consulte nosso artigo sobre sintomas de estresse em gatos e aprenda a identificar para começar a tratar.

Neste caso, comer o plástico é apenas uma maneira de aliviar o nervosismo que sente, se distraindo com algo diferente. Portanto, você deve identificar o fator que desenvolveu este estado em seu felino e tratá-lo imediatamente. Se o gato comeu plástico pontualmente ou se é um comportamento corriqueiro, repare isso para relatar a um veterinário.

Meu gato come plástico: por que e o que fazer? - 3. Sofre de estresse

4. Precisa de uma limpeza dental

Como você provavelmente já sabe, limpar os dentes do seu gato deve se tornar parte de sua rotina de cuidados. Às vezes, é possível que um pedaço de alimento fique preso nos dentes do seu gato ou que ele esteja sentindo algum tipo de desconforto nas gengivas. Para tentar remover a comida ou aliviar o desconforto, pode recorrer à mastigação de algo duro, como um objeto de plástico. Ou seja, o gato pode ter comido plástico apenas para se livrar de outra coisa que estava presa em sua boca.

5. Ajuda na digestão

Como acontece com os humanos, depois de muita comida, os gatos também se sentem pesados, por isso alguns procuram algo que acelere o processo de digestão. Uma solução pode ser mastigar plástico, mas não engoli-lo: continuar mastigando depois de comer aciona uma série de enzimas que estimulam a digestão. Desta forma, o felino consegue se desfazer da sensação de peso antes do esperado.

Se esse é o motivo que justifica por que seu gato comeu plástico ou porque ele sempre faz isso, você deve rever a quantidade de comida diária que oferece e se certificar de oferecer a correta.

Meu gato come plástico: por que e o que fazer? - 5. Ajuda na digestão

Ele gosta de plástico?

É possível que uma sacola plástica, por exemplo, possua certas características que a torna agradável diante dos sentidos felinos. Algumas são fabricadas com fibra de milho para se degradarem com maior rapidez e, embora você não repare nisso, seu gato percebe.

Outras contêm lanolina ou feromônios, que são muito apetitosas para os felinos. Além disso, a maioria retém o cheiro e o sabor dos alimentos que continham, fazendo com que o gato confunda a sacola de plástico com algo comestível. Da mesma forma, no caso das sacolas, o barulho que produzem faz delas um brinquedo divertido que até pode ser relacionado com os guinchos de uma presa, de forma que durante a brincadeira é possível que o gato dê alguma mordida.

Quando se trata de recipientes plásticos, é mais comum que eles mordam o que utilizam para comer se for feito deste material. Por quê? Simplesmente porque o plástico acumula o cheiro do alimento para gato.

Meu gato come plástico: por que e o que fazer? - Ele gosta de plástico?

Meu gato comeu plástico, o que fazer?

Comer plástico é um comportamento que nunca deve ser ignorado, pois além de correr o risco do gato engasgar com o pedaço, o material também pode se enrolar em seu estômago, fato que pode ser fatal.

Observe o comportamento do gato e procure por quaisquer sintomas relacionados. Repare se o gato comeu plástico de forma pontual ou é um comportamento comum dele. Pense sobre o contexto da situação. Você se mudou recentemente, tem um bebê recém-nascido ou fez alguma mudança que causaria estresse nele? Você já mudou a comida do felino? Ou notou algum sintoma de doença?

Vá até o veterinário e explique a situação. Lá certamente ele fará um exame físico e realizará os testes necessários. O profissional pode recomendar a mudança de dieta, oferecendo-lhe mais atenção ou mudando algo na alimentação. Praticamente falando, devemos também reduzir a quantidade de plástico na casa a que os gatos têm acesso.

Se você acha que seu gato está comendo plástico devido ao estresse, dê uma olhada em nosso vídeo abaixo para saber mais:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato come plástico: por que e o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • SUNIT SINGHI, Pratibha Sinhi, Gul B. Adwani. Role of Psychosocial Stress in the Cause of Pica. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/000992288102001205>. Acesso em 25 de fevereiro de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Meu gato come plástico: por que e o que fazer?