menu
Partilhar

Por que meu gato coça muito a orelha?

 
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 21 janeiro 2022
Por que meu gato coça muito a orelha?

Ver fichas de  Gatos

A coceira, a dor ou o desconforto na região auditiva dos nossos gatos é um problema relativamente comum na medicina felina. Um gato coçando muito a orelha pode ocorrer por uma série de processos, infecciosos ou não, que afetem o pavilhão auditivo externo. Os gatos tendem a esconder tudo o que lhes acontece, mas essa coceira, que pode acontecer muitas vezes de forma intensa, torna inevitável que utilizem as patas para se coçar como resposta.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber que causas explicam por que um gato coça muito a orelha e quais as soluções.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato se lambe muito?

Ácaros nos ouvidos

Os ácaros que afetam a audição dos gatos são o motivo mais frequente da coceira das orelhas. Os gatos se veem particularmente afetados pelo ácaro Otodectes cynotis. Estes ácaros podem afetar qualquer gato, independentemente de ser ou não doméstico e de suas condições, e encontram-se em grandes quantidades nos ouvidos destes animais, as vezes desde muito novos. O ciclo destes parasitas é de até 3 semanas e acontece no ouvido, desde o depósito dos ovos até a morte do ácaro adulto. Fora das orelhas dos gatos, estes invasores podem viver de 10 a 20 dias.

Estes parasitas se alimentam da cera das orelhas, mordendo sua pele suavemente durante a alimentação, o que causa coceira e irritação. Isso faz com que o gato fique coçando muito as orelhas frequente e intensamente. Além disso, o dano produzido por estes ácaros pode ocasionar uma infecção secundária com micro-organismos bacterianos no ouvido interno, que agravam o quadro e causam maior mal-estar e dor nos gatos.

Tratamento

Para acabar com estes ácaros, devem ser utilizados produtos tópicos de ação antiparasitária, como a ivermectina, que podem ser combinados com inseticidas como o fipronil, para exterminar também os parasitas que se encontrem fora do ouvido nesses momentos. Além disso, para auxiliar na regeneração do epitélio danificado, é necessário manter os ouvidos do gato adequadamente higienizados, utilizando cotonetes ou swabs com líquidos específicos para a limpeza, que é feita de forma suave para evitar lesões. Assim será possível acabar com o incômodo de um gato coçando muito a orelha.

Por que meu gato coça muito a orelha? - Ácaros nos ouvidos

Alergia

A alergia em gatos também pode produzir arranhões nas orelhas ao causar comichão ou coceira. As principais causas disso são:

  • Hipersensibilidade alimentar: aparece como resultado alérgico a alguma proteína da dieta, como o frango ou o peru, e pode ser tratada e diagnosticada com uma dieta de eliminação durante várias semanas. Essa doença predispõe a otite, além de causar coceira e vermelhidão na pele e sintomas digestivos como vômitos e diarreia.
  • Dermatite alérgica à picada de pulga (DAPP): alguns gatos podem ser sensíveis às proteínas da saliva que as pulgas produzem quando picam para se alimentar. O pescoço geralmente é o afetado, o que pode fazer com que as orelhas, cauda e membros posteriores também sejam arranhados, ocasionando lesões como vermelhidão, coceira, crostas e alopecia (queda de pelos). Por este motivo, caso você veja o gato coçando muito a orelha e o pescoço, é importante verificar se ele sofre alguma infestação parasitária do tipo. O tratamento é a desparasitação com antiparasitários externos.

Dermatite atópica

Caso não seja por picada de pulga nem alimentar, a alergia pode ser causada por um alérgeno ambiental como purificadores de ar, pó, pólen, perfumes ou produtos químicos, entre outros. Os sintomas clínicos da dermatite atópica em gatos são:

  • Prurido.
  • Alopecia simétrica.
  • Dermatite miliar (papulocostrosa).
  • Dermatite granulomatosa nodular com lesões no complexo do granuloma eosinofilo felino.
  • Erosões no pescoço e rosto.
  • Úlceras no pescoço e rosto.

Tratamento

O tratamento de um gato coçando muito a orelha por estes motivos deve incluir terapia com corticoides ou ciclosporina para reduzir a coceira e inflamação e modular o sistema imunológico, bem como reduzir ou eliminar, se possível, a exposição ao alérgeno desencadeante.

Otite

Uma otite é uma inflamação do canal auditivo produzida geralmente por alguma causa infecciosa, seja ela bacteriana, micótica ou parasitária. Com a inflamação, o canal auditivo externo fica vermelho, inflamado e se torna suscetível à colonização por agentes patogênicos o que claramente pode levar a termos um gato coçando muito a orelha.

As otites bacterianas são especialmente frequentes nos gatinhos, que ficam tristes, fracos, com pus saindo da orelha e apresentam febre e dor. Outras otites bacterianas surgem como resultado de uma otite parasitária por Otodectes cynotis. Às vezes, ao invés de uma externa, pode acontecer uma otite do ouvido médio quando Pasteurella multocida, uma bactéria que pode ser isolada na faringe de até 94% dos gatos, atinge o ouvido médio e o infecta através da trompa de Eustáquio, uma estrutura que liga o bolbo timpânico à faringe.

Os sintomas clínicos das otites em gatos incluem:

  • Dor
  • Mal cheiro
  • Sacudidas de cabeça
  • Arranhões na orelha
  • Inclinação da cabeça para um lado
  • Vermelhidão
  • Inchaço
  • Secreções
  • Orelhas quentes
  • Falta de equilíbrio
  • Vômitos

Tratamento

Para tratar estas otites, deve-se aplicar um tratamento antibiótico ou antifúngico específico, além de higienizar corretamente os ouvidos do gato. Em casos graves ou quando o canal ou pavilhão auditivo foi danificado, pode ser necessária intervenção cirúrgica.

Neste artigo sobre a otite em gatos, falaremos em detalhes sobre esta patologia.

Por que meu gato coça muito a orelha? - Otite

Feridas

As lesões nas orelhas causam arranhões e feridas que iniciarão um processo de cicatrização. À medida que a nova pele sai e o tecido se regenera, veremos o gato coçando muito a orelha. Se isso acontecer, há um grande risco de que a ferida seja reaberta e possibilite infecções secundárias.

Algumas causas de feridas em gatos são quedas, brigas e colisões. A solução é cuidar destes locais utilizando produtos que limpem e ajudem na cicatrização, prevenção de arranhões e, se necessário, controle da coceira.

Tumores

O linfoma epiteliotrópico cutâneo pode causar coceira e lesões autoinduzidas nas orelhas, bem como no resto do rosto e pescoço. Outro tumor que pode causar arranhões nas orelhas de gatos por causa de lesões é o carcinoma de células escamosas felino. Em ambos os casos, é comum observar que o gato arranha a orelha fazendo feridas, tornando fundamental examinar e ir à clínica veterinária o quanto antes.

Tratamento

O tratamento destes tumores deve incluir quimioterapia, radioterapia, eletro quimioterapia e até mesmo cirurgia. Nos tumores que afetam a parte horizontal do canal auditivo, pode ser necessário ressecá-lo.

Uma vez que diferentes motivos explicam porque temos um gato coçando muito a orelha e muitos deles requerem tratamento veterinário, é fundamental procurar ajuda profissional para obter um melhor prognóstico.

Você também pode se interessar por este outro artigo em que explicamos por que um gato esfrega o bumbum no chão.

Por que meu gato coça muito a orelha? - Tumores

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato coça muito a orelha?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • M. Bardagui, L. Ordeix. (2016). Dermatitis atópica felina. Disponível em: <https://www.portalveterinaria.com/articoli/articulos/26140/dermatitis-atopica-felina.html>. Acesso em 19 de janeiro de 2022.
  • Gemfe, Avepa. Enfermedades en los oídos. Disponível em: <https://www.avepa.org/articulos/oidos.html>. Acesso em 19 de janeiro de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que meu gato coça muito a orelha?
1 de 4
Por que meu gato coça muito a orelha?

Voltar ao topo da página