Outros problemas de saúde

Gengivite em gatos - Sintomas, causas e tratamento

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 14 março 2018
Gengivite em gatos - Sintomas, causas e tratamento
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O gato é um dos mamíferos domésticos com menos dentes, tem 30 e, tal como os outros mamíferos perde os seus dentes de leite entre os 4 e os 6 meses. A saúde da boca do gato é fundamental, uma vez que utiliza a sua boca para caçar, limpar-se e, claro, para se alimentar.

A gengivite é a inflamação das gengivas e um problema frequente nos gatos e, se não for tratada adequadamente pode piorar. Este problema pode afetar gatos de todas as idades mas ocorre com mais frequência em jovens ou adultos jovens.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar tudo sobre a gengivite em gatos, os seus sintomas, causas, tratamento e prevenção.

Índice

  1. Sintomas da gengivite nos gatos
  2. Causas da gengivite nos gatos
  3. Tratamento da gengivite felina
  4. Prevenir a gengivite no seu gato

Sintomas da gengivite nos gatos

Para ajudar um gato com gengivite, a primeira coisa a fazer é identificar o problema. Uma gengivite costuma começar por uma linha fina vermelha ao longo das gengivas, para além das gengivas inchadas e vermelhas. Um gato com gengivite terá dor e pode comer, recusando especialmente a ração seca porque este tipo de ração é dura e causa mais incômodos e dor que uma ração úmida e mole, também pode apresentar mau hálito e deixar de se limpar.

A dor gengival pode acarretar mudanças de comportamento como depressão, o seu gato pode se tornar mais irritável e inclusive pode se morder mais. Os sinais mais importantes que podemos observar em gatos com gengivite são:

  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Dificuldade para engolir (ração seca)
  • Não deixa tocar na boca
  • Mau hálito
  • Excesso de salivação
  • Mudanças de comportamento

É importante ressaltar que muitas outras condições de boca e de dentes, que não sejam a gengivite provocarão estes mesmos sintomas, por isso se observar estes sinais deve consultar um veterinário para que ele realize um diagnóstico e confirme se se trata de uma gengivite.

Gengivite em gatos - Sintomas, causas e tratamento - Sintomas da gengivite nos gatos

Causas da gengivite nos gatos

A primeira coisa que queremos evitar é uma má higiene buco-dentária, a placa dental contém toxinas que podem provocar uma gengivite, que costuma estar associada à presença de tártaro.

Mas a causa de uma gengivite não é necessariamente uma má higiene dentária, existem outros fatores que podem favorecer o desencadeamento de uma gengivite no seu gato: uma dieta com ração mole, um problema imunológico associado a atividade bacteriana.

A gengivite felina pode também ser causada por um vírus na boca do seu gato: o vírus mais frequente culpado do aparecimento de uma gengivite é o calicivírus. Pode vacinar o seu gato com regularidade para o imunizar contra o calicivírus.

O vírus da leucemia felina também pode ser uma causa desencadeadora da gengivite felina, assim como uma insuficiência renal. Encontrará no PeritoAnimal algumas dicas para tirar o tártaro nos gatos.

Gengivite em gatos - Sintomas, causas e tratamento - Causas da gengivite nos gatos

Tratamento da gengivite felina

Nos casos de gengivite leve ou moderada, geralmente o veterinário pode dar alguns analgésicos e depois para controlar a placa bacteriana do gato indicar antibióticos em conjunto com a limpeza da boca e polimentos dentais, além de escovações em casa e enxagues bucais.

Se alguns dentes apresentarem reabsorção odontoclástica, os dentes afetados devem ser extraídos. Nos casos de gatos que sofram de calicivírus será feito um tratamento específico com interferons para lutar contra o vírus.

Nos casos mais avançados ou graves, deve ser realizada a extração completa dos dentes afetados pela gengivite.

Gengivite em gatos - Sintomas, causas e tratamento - Tratamento da gengivite felina

Prevenir a gengivite no seu gato

A melhor e única medida realmente eficiente para prevenir o aparecimento de uma gengivite no seu gato é escovar-lhe os dentes.

Escovar os dentes a um gato pode não ser tarefa fácil, por isso aconselhamos habituar o seu gato a isso desde que é um filhote. Escove-lhe os dentes umas 3 vezes por semana, utilizando uma pasta de dentes para gatos, pois a dos humanos contém flúor que pode ser tóxico para o seu gato.

A escovação dos seus dentes também permite prevenir problemas bucais no geral e é uma boa oportunidade para si para comprovar o estado de saúde bucal do seu gato.

Gengivite em gatos - Sintomas, causas e tratamento - Prevenir a gengivite no seu gato

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gengivite em gatos - Sintomas, causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Lica Lopes
Meu gato passou por uma exodontia em fevereiro. Mas até hoje, ele só come sachê ( muuuito ). Não aceita ração seca de jeito nenhum. Tem algum problema dele se alimentar só com sachê??
A sua avaliação:
Margarida Cunha
Boa tarde,
Tenho uma gatinha com gengivite crónica que está a ser acompanhada pela veterinária e medicada.
Agora ficou grávida, haverá alguma probabilidade de os bebés virem com a mesma doença?
Obrigada
A sua avaliação:
Fernando Rocha
2 dos 7 gatos que tenho têm gengivite. Apesar das guidelines apontarem para o tratamento com AINES, ou terapêuticas pulsáteis com antibióticos e ainda a estimulação imunitária inespecífica com interferons, a clínica onde tenho ido opta pela administração de corticosteroide (Depro-Medrol)(IM), uma vez por mês (ou até a função começar a decair novamente, e antibiótico (SC) (Convenia) . Em termos práticos é uma solução óptima porque um dos gatos está cerca de 40 dias sem problemas e o outro está agora nos 27 dias. Segundo esta clínica os efeitos secundários são desprezáveis a curto e médio prazo, porque é apenas uma toma mensal. Os tratamentos com interferons são caríssimos e, para mim, fora da equação. Ao tratamento imposto faço, cerca de 5 dias um gel (Stomodine) para as gengivas que tem diminuído a halitose quase para zero depois de 48 horas após a administração do corticosteroide. A minha pergunta é, porque as guidelines, apesar de referirem a corticoterapia, põem muitas reservas a esta terapêutica, que eu acho muito cómoda para gato e dono, pouco dispendiosa, para além dos gatos com doença viral crónica (FIV, FELV).?
A sua avaliação:
maria de lourdes dos santos silva
minha gata está emagrecendo muito. Levei ao veterinário que fez uma ultrassonografia que dectou limitecortico medular irregular, sugerindo nefropatia.Receitou uma ração especial Royal Canin para felinos. Já estou usando por três meses mas ela continua muito magra mas come bem. Será que ela não deveria estar tomando alguma vitaminas?
Luísa Savala
Oi Maria! Sem ver a sua gata não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você volte no veterinário e explique a situação.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
valquiria toresan
meu fato esta com fiv,aidis felina,tem algum remédio injetável que eu possa fazer para minimizar a gengivite e estomatite,o veterinário passou comprimido mas e muito difícil de dar ele e muito agressivo.

Fabiane
Olá, experimenta colocar o comprimido dentro de um pedaço de carne ou frango por exemplo .. ou outro alimento que ele goste. Espero ter ajudado.
A sua avaliação:
Maria
Emtao meu gato esta com todos os sintoma a cima acho que é gentility. Eu o levei no veterinaria e ele passou uma injecao no meu gato e antitoxico porque ele acha que ele tinha intoxication mais acho que foi medical errado que remedio poderia estar me passando pra ele ele tambem nao esta tomando agua e comendo racao pois acho qie doi nao sei mais poderia me ajudar estou desesperada ja fazem 7 dias hoje mds obrigada
Administrador PeritoAnimal
Oi Maria! Apenas um bom veterinário pode recomendar o melhor tratamento para o caso do seu pet. Não hesite em buscar um bom profissional para que ele faça um exame físico do animal e recomende o melhor procedimento. Rápidas melhoras!
Edna Souza
Ola,tem um gatinho de rua com gengivite,ele vem comer. Gengivite pode passar pro meus gatinhos? Mesmo eu colocando comida em pratinhos separados? Obrigada!
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Edna! A gengivite felina não é contagiosa :)
Walkiria Santos
Acho que meu gato esta com a gengiva no fundo esta vermelha acho que e gengivite. o que posso dar ,quando ele boceja sente dor mas come bem,só a ração quando come muto ele reclama.Obrigado..
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Walkiria! A estomatite nos gatos é um problema comum e que pode afetar o bem-estar deles. Conforme o estado e progressão do problema, pode ser necessária a administração de anti-inflamatórios e/ou antibióticos que apenas o médico veterinário pode receitar. Para além disso, caso a origem do problema seja a acumulação excessiva de placa bacteriana (o chamado tártaro), o veterinário pode achar necessário fazer uma limpeza da cavidade oral. Consulte o seu médico veterinário de confiança para evitarem que a situação progrida. Leia este nosso artigo sobre a matéria: https://www.peritoanimal.com.br/estomatite-em-gatos-sintomas-e-tratamento-22173.html
A sua avaliação:
ivo jose medeiros miranda
nossa amiga, uma gatinha, era das ruas e ja esta com a idade bastante avançada, ela acostumouse aqui em casa e ficou.
creio que ela nunca foi vaçinada.
ela perdeu todos os dentes,o dr. veterinario disse ser uma calcivirose.
ela ficou so um dia na clinica, quando teve de ser anestesiada para poder ser examinada.
o que faço agora, procuro outro dr. veterinario, pois ela teve melhora so por um dia, apos voltaram os sintomas de doença respiratoria.
ela esta triste, parada, nao mia, muito pouco sai de sua caixa, tem secreçoes acumuladas na parte externa da boca.

menos mal que ainda conseguimos fazer coim que se alimente um pouco.
Leonardo
Espero que sua gatinha melhore, recomendo seguir as recomendações do seu veterinário já que ele irá ajudar a sua gatinha a voltar a melhorar.
1 de 5
Gengivite em gatos - Sintomas, causas e tratamento