Dietas equilibradas

Como escolher a ração do gato

Aline Kitamura Prata
Por Aline Kitamura Prata, Estudante de Medicina Veterinária. Atualizado: 27 janeiro 2021
Como escolher a ração do gato
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Gatos são animais bastante criteriosos quando chega o momento de escolherem o que irão comer, porém não adianta escolher uma ração apenas pelo cheiro ou gosto que ela pode ter, é necessário avaliar bem o valor nutricional de cada uma, já que uma boa alimentação é a chave para uma boa saúde e bem estar do gatinho.

Ao escolher o tipo de alimentação do seu gato, é possível se deparar com várias marcas, vários tipos sejam as rações secas ou as rações úmidas, para várias idades, para gatos castrados e não castrados, para gatos criados indoor e rações para gatos com um nível energético alto, e até rações específicas para gatos que possuem algum problema de saúde. Para gateiros de primeiro viagem, pode parecer um tanto quanto confuso dado à enorme variedade de rações que encontramos no mercado pet, por isso o PeritoAnimal preparou este artigo para te ajudar a escolher a ração do seu gato.

Também lhe pode interessar: Como escolher a ração do meu cachorro

Índice

  1. Melhor marca de comidas para gatos
  2. Qual a melhor ração para gatos castrados
  3. Melhor ração para gatos esterilizados
  4. Ração super premium para gatos
  5. Comida úmida para gatos faz mal?

Melhor marca de comidas para gatos

Nos últimos anos, o número de gatos como animais de estimação, aumentou exponencialmente, o que levou a um aumento nos produtos para gatos oferecidos no mercado. Atualmente, temos dezenas de produtos diferenciados, e que atendem aos mais diversos públicos donos de pets, portanto, não é de se estranhar que mesmo um dono de gato experiente fique em dúvida quanto a escolher a melhor marca de comida para o seu gato.

Para acabar com a confusão, você deve-se perguntar qual a melhor marca de ração para o seu gato, e a partir daí, escolher a melhor marca de comida que combine com suas exigências nutricionais, tendo alguns pontos a considerar, como por exemplo, se a marca escolhida é fácil de ser encontrada em pet shops próximos de onde você mora e se você poderá arcar com os custos dessa alimentação, afinal de contas, é um compromisso que você estará assumindo ao longo de toda a vida do bichano. Para tanto, antes de escolher determinada marca, você pode estudar, por meio de alguns cálculos, quanto de ração você deverá comprar em 1 mês, para oferecer a quantidade de ração que seu gato precisa diariamente. Veja esse outro artigo do PeritoAnimal para saber a Quantidade de comida diária para gatos.

Qual a melhor ração para gatos castrados

As necessidades nutricionais de gatos castrados são diferentes das necessidades nutricionais de gatos não castrados, devido a isso, o mercado de nutrição animal oferece marcas de ração para gatos nestas condições, geralmente com sabores de frango ou carne.

Há marcas diversas como Golden, Royal Canin, Hills, etc. Porém, ao escolher um determinado sabor de uma determinada marca, é necessário ter em mente que uma vez que um gato se habituar com aquele sabor, dificilmente aceitará alguma mudança futura em sua alimentação, portanto certifique-se que você poderá mantê-la por um longo tempo. Da mesma forma que um gato pode não aceitar que você troque a ração dele por outra, ele também pode não gostar da marca escolhida inclusive recusando-se a comer, o que o tutor pode erroneamente interpretar como um sintoma já que o gato não está comendo, por isso, o ideal é pedir dicas ao seu médico veterinário, que pode, inclusive, ofertar-lhe algumas amostras grátis justamente para o seu gato experimentar e você avaliar se ele realmente irá se interessar pela nova ração.

Melhor ração para gatos esterilizados

Um gato esterilizado é o mesmo que um gato castrado, portanto mantêm-se as mesmas dicas ditas acima. É sempre importante seguir as instruções dos rótulos das embalagens, e oferecer a quantidade diária especificada para cada marca, pois como os valores nutricionais das rações são diferentes, a quantidade de ração de uma pode não ter o mesmo valor nutricional que a da outra, apesar de ser a mesma quantidade.

Os valores nutricionais também mudam em se tratando de filhotes, gatas prenhas e gatos com idade avançada, portanto, as alterações de uma ração para outra devem ser feitas sempre de forma gradual e certificando-se que seu gato se habituará à nova alimentação.

Veja estas dicas que o PeritoAnimal preparou sobre a Alimentação do gato, e fique por dentro dos mais variados tipos de alimentação felina.

Ração super premium para gatos

Gatos são animais estritamente carnívoros, o que significa que sua alimentação requer uma suplementação com Taurina. Sem esta vitamina em sua dieta, os gatos podem apresentar condições severas de desnutrição levando-os, inclusive, a óbito.

Basicamente, em relação ao valor nutricional e ao tipo de matéria prima utilizada existem 4 tipos de rações secas no mercado:

  1. Rações Standard, também chamadas de rações de combate.
  2. Rações Premium.
  3. Rações Super-premium.
  4. Rações medicamentosas.

As rações Standard são rações com baixo valor nutricional, e apesar de terem valor bastante acessível, são feitas a partir de restos contendo grande quantidade de carboidratos, além de conterem corantes prejudiciais à saúde do felino.

Rações Premium e Super-Premium são similares em relação a não utilizarem corantes em sua fabricação e com valores nutricionais não muito diferentes entre si. A diferença entre as duas é a matéria-prima utilizada para a confecção da ração, sendo a Super-Premium superior em relação à Premium, além da adição de vitaminas e componentes que melhoram a absorção intestinal, a digestibilidade, alto teor de proteína animal que melhora a saciedade do gato, além de conferir uma pelagem macia e sedosa e fezes menos fedidas.

Portanto, ao escolher a melhor ração para o seu gato tenha como opções uma marca de ração Premium ou Super-Premium, pois os benefícios de uma boa alimentação são inúmeros, da mesma forma que expor seu gato a uma péssima alimentação, apesar de ter valor barato e acessível, pode acabar custando caro no final das contas, já que a saúde do seu gato ficará comprometida, então pergunte a si mesmo se vale a pena.

Como escolher a ração do gato - Ração super premium para gatos

Comida úmida para gatos faz mal?

O estrago que uma dieta inadequada pode causar a saúde do seu felino não é visível da noite para o dia, o corpo se adapta, portanto a falta de nutrientes ou o excesso deles é um problema que aparece a longo prazo, ou seja, pode levar meses e até anos para que os efeitos dessa dieta apareçam.

Uma boa alimentação é a chave para se ter um gato saudável, e muitas pessoas no Brasil criticam a comida úmida, também chamada de ração úmida, que são os sachês, patês e latinhas, por acharem que esta contém um alto teor de sódio acreditando que ele seja prejudicial ao gato. Porém, o sódio é extremamente importante para a contração muscular, e além disso, não há ainda, consenso entre médicos veterinários especialistas em felinos quanto ao teor de sódio que é realmente necessário a um gato, e a partir de que ponto determinada quantidade de sódio torna-se prejudicial à sua saúde.

Nos Estados Unidos, é mais comum oferecem a comida úmida para gatos do que a ração seca. Portanto, ao contrário do que se pensa, comida úmida para gatos não faz mal, sendo inclusive uma melhor opção do que uma ração seca, seja ela Premium ou Super-Premium, já que comida úmida possui mais água contribuindo para uma melhor saúde do trato urinário do felino. Tendo em vista que muitos tutores de gatos têm dificuldade para fazerem com que seus gatos bebam mais água, a ração úmida é uma boa opção para ser incluída na dieta do seu gato, seja como um agrado semanal, ou em completa substituição à ração seca. Para isso, converse com seu veterinário quanto a quantidade ideal de ração úmida a ser oferecida diariamente ao seu gato.

Como escolher a ração do gato - Comida úmida para gatos faz mal?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como escolher a ração do gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Vanessa
Meu gato é castrado e tem problema no trato urinário, já dei a ração Golden sabe de frango, mas ele rejeitou, qual ração eu posso dar pra ele comer.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Vanessa. Neste artigo contamos quais as melhores rações renais para gatos: https://www.peritoanimal.com.br/racao-renal-para-gatos-as-melhores-racoes-22589.html
De qualquer forma, recomendamos que converse com um veterinário para que ele possa te indicar a melhor opção para o seu companheiro felino.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal
maria
meu gato e castrado ele esta magro apos eu introduzir raçao premiu pra gato castrado e agora ele come pouco obs ja troquei os saboures
Aline Kitamura Prata
Oi, Maria. É normal que gatos comam uma menor quantidade de ração premium, já que ela sacia mais a fome do gatinho. Veja na embalagem da ração a quantidade diária que deve ser fornecida a ele, caso ele coma bem menos do que a porção diária recomendada e você notar que ele está perdendo peso, é necessário passá-lo em uma consulta com um médico veterinário.
1 de 3
Como escolher a ração do gato