PARTILHAR

Como tirar o cheiro da urina de gato

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 1 dezembro 2020
Como tirar o cheiro da urina de gato
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Todo o mundo que tem um amigo felino sabe perfeitamente que a urina deles não é a mais cheirosa do universo. Quando o gato faz xixi onde não devia, podemos sentir um odor forte parecido ao da amônia na urina deles. Além de ter um cheiro muito forte, a urina do gato pode deixar manchas. Nessa hora, como tirar cheiro de xixi de gato? Limpar o xixi dos felinos não é tão fácil quanto parece já que, quando não é bem limpo, o cheiro resiste durante muito tempo.

Como sabemos o incômodo que esse mau cheiro pode causar, o PeritoAnimal preparou este artigo com várias dicas para você saber como tirar o cheiro da urina de gato do ambiente e de diferente superfícies e materiais.

Também lhe pode interessar: Truques para o mau cheiro da areia do gato

Cheiro de urina de gato faz mal?

A verdade é que existem muitos motivos para o gato fazer xixi fora da caixa de areia, desde a higiene da mesma, até problemas de origem comportamental. É importante descobrir o que está acontecendo com ele e, se necessário consultar um etólogo, médico veterinário especializado em comportamento animal que poderá ajudar a corrigir este desvio no comportamento do felino.

Alguns tutores se questionam se o cheiro da urina de gato faz mal à saúde. Não se preocupe, pois você não vai pegar nenhuma doença só porque o gato urinou fora do lugar. A urina em si não é prejudicial, mas a amônia que ela contém pode ser muito incômoda para o nosso olfato. Pessoas asmáticas podem ter crises caso as concentrações de amônia sejam muito altas.

Contudo, nada que não se resolva com uma boa limpeza do local que o seu felino escolheu urinar.

Como tirar o cheiro da urina de gato do chão

Em primeiro lugar, você vai ter de achar a mancha de xixi! Pode parecer fácil, mas em alguns pisos pode ser bem complicado achar o local afetado. Coloque os óculos e chame os membros da família que enxergam bem, pois é preciso encontrar a mancha seca responsável por todo esse cheiro insuportável. Pode parecer asqueroso, mas use o tato! Muitas vezes a visão não detecta a diferença, mas os seus dedos rapidamente vão sentir a diferença na superfície.

Se você encontrou a manchinha antes dela secar, ótimo! Maiores são as probabilidades de se conseguir livrar do cheiro. Seque a local o quanto antes com um papel absorvente. Depois de secar, passe vinagre pelo local usando um pano ou uma esponja.

Se você pegou o local já com uma mancha seca, vai ser mais complicado, mas não é impossível. Utilize um detergente comercial para o efeito ou prepare a receita caseira que vamos explicar mais à frente.

Tirar o cheiro da urina de gato do piso de madeira não é nada fácil. Você poderá ter de lavar várias vezes e, se continuar manchado, terá de lixar e refazer, não tem outro jeito.

Como tirar o cheiro da urina de gato - Como tirar o cheiro da urina de gato do chão

Como limpar urina de gato no sofá

Pode acontecer que o seu gatinho faça xixi no sofá ou até mesmo na cama. É importante que você saiba o que pode estar acontecendo com ele.

Depois de encontrar a mancha de urina no sofá ou na cama, o mais importante é não esfregar. Se você esfregar, a urina vai penetrar nas fibras do tecido. Você deve utilizar uma folha de papel ou toalha para absorver a urina, caso ela ainda esteja úmida. Se a urina já estiver seca, molhe a zona com água fria e depois absorva a umidade com papel ou uma toalha.

Depois de absorvida a urina, é hora de tentar tirar a mancha! Existem vários detergentes enzimáticos que quebram as moléculas da urina dos gatos e ajudam na eliminação do mau cheiro. Você pode encontrar este tipo de detergentes em petshops ou em supermercados. Leia sempre muito bem a embalagem antes de utilizar o produto e teste numa pequena região para garantir que não estraga a superfície em causa. Estes produtos costumam ser muito agressivos. Você deve deixar o detergente agir entre 10 a 15 minutos e depois passar um papel ou uma toalha como fez anteriormente.

O mais importante de tudo é não deixar que o gato volte a urinar nessa zona. Isole esse local, com o que for possível. Se a mancha persistir, repita o processo as vezes que forem necessárias até desaparecer.

Outra opção é você fazer um detergente caseiro que vamos explicar em seguida.

Receita de detergente caseiro para xixi de gato

O processo de utilização deste detergente é exatamente igual ao dos comerciais. Para prepará-lo, você vai precisar de:

  • Vinagre branco
  • Bicarbonato de sódio
  • Água oxigenada de 10 volumes
  • Detergente

Você deve seguir estes passos:

  1. Misture água e vinagre numa proporção de 2:1;
  2. Jogue essa mistura sobre a superfície a ser limpa;
  3. Deixe atuar durante 3 a 5 minutos;
  4. Retire o excesso com um papel;
  5. Espalhe um pouco de bicarbonato de sódio na zona coberta por vinagre, para que ele absorva a urina;
  6. Misture água oxigenada com um pouco de detergente para lavar a louça (uma colher de chá de detergente é suficiente);
  7. Jogue a mistura por cima do bicarbonato e esfregue com um pano;
  8. Retire o excesso com papel ou uma toalha seca;
  9. Depois de secar tudo, aspire para retirar o que sobrou de bicarbonato;
  10. Se o tecido ficou endurecido, coloque um pouco de água morna e deixe secar naturalmente;
  11. Repita as vezes que forem necessárias.
Como tirar o cheiro da urina de gato - Receita de detergente caseiro para xixi de gato

Como limpar urina de gato do colchão

Se por acaso você entrou xixi do gato na sua cama e agora precisa saber como limpar urina de gato do colchão, aqui vão algumas dicas. A primeira delas é absorver a urina, assim como se faz no sofá, caso a mancha ainda esteja úmida, pressione toalhas para absorver o máximo de urina possível. Depois disso, é importante lavar as toalhas imediatamente para que o gato não sinta novamente o cheiro e queira marcar território.

Após esse primeiro passo, a outra dica é colocar o colchão para levar sol. Se o tempo estiver propício, sem nuvens e sem chuva, o colchão pode secar mais rápido. Caso o colchão não possa ser retirado do local, o ideal é cobrir a parte manchada com plástico e colocar toalhas por cima.

Como tirar o cheiro da urina de gato - Como limpar urina de gato do colchão

Como tirar o cheiro de gato do ambiente

O método mais eficaz de eliminar qualquer mau cheiro é uma higienização correta. Leia o nosso artigo com dicas para a higiene e cuidado do seu gato em casa.

Se o seu gato urina fora do lugar, aplique todos os truques que ensinamos anteriormente. Caso ele faça dentro da caixinha de areia e, mesmo assim, você sente um cheiro que te incomoda, experimente mudar o tipo de areia. Você pode estar utilizando uma que não absorva tão bem! Existem também vários truques para o mau cheiro da areia do gato que podem ajudar.

Se é o próprio gato que está emanado um mau cheiro, ele pode estar doente! Você deve visitar o médico veterinário caso o seu gato não esteja a fazer a higienização própria como de costume. Os gatos são animais muito limpos e quase que obsessivos com a limpeza e higiene deles mesmos. Eles não toleram um pelo fora do lugar nem nenhum tipo de sujeira.

Se o seu gato fez alguma asneira, acabou se sujando muito e não está conseguindo se limpar sozinho, considere dar um banho nele.

Se você tem outros truques ou dicas caseiras de como tirar o mau cheiro da urina de gato, comente em baixo! Você pode ajudar outros tutores a se livrarem desse odor tão incômodo.

 

Como tirar o cheiro da urina de gato - Como tirar o cheiro de gato do ambiente

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tirar o cheiro da urina de gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Vídeos relacionados com Como tirar o cheiro da urina de gato

1 de 3
Vídeos relacionados com Como tirar o cheiro da urina de gato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
39 comentários
A sua avaliação:
Elaine Silva
Minha gata mais nova, de quase 2 anos está sempre com a cabeça cheirando a xixi... não consigo identificar o motivo. Tenho outro c 9 anos que nunca fedeu sua cabeça..... por que será?
A sua avaliação:
Adriana
Minha gata sempre fez suas necessidades na caixa de areia. Nos mudamos pra uma casa que tem um jardim interno embaixo da escada. Sua caixa de areia fica no banheiro do segundo andar, porém ela está fazendo suas necessidades no jardim embaixo da escada. O cheiro está ficando forte. Ja coloquei pó de café usado e seco com pimenta do reino e não a afastou. O que posso fazer para ela parar de usar este lugar como seu banheiro? Devo retirar toda a terra e pedras daí e colocar novas? Ou tem como retirar o cheiro?
A sua avaliação:
Gladys
Tenho 7 gatos( 2 machos) todos castrados a anos... um dos meus gatinhos o Bar tem 5 anos há 4 castrado... Há dois anos me mudei para uma casa um pouco maior do q a antiga.... De uns meses pra cá( 8 meses) o Bat começou a marcar território..... Não entendo o pq se é castrado a mto tempo...está casa dia pior... Faz em qqr lugar....tô ficado stressada com isso ... O q eu posso fazer?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Gladys. Tudo bem? Temos este post que explica como evitar que o gato urine em casa: https://www.peritoanimal.com.br/como-evitar-que-o-meu-gato-urine-em-casa-20112.html
Esperamos que seja útil! 😺
A sua avaliação:
Julia
Me mudei há 2 meses para um Apto meu gato está mt triste isso é fato , pois moravamos em uma casa com quintal e agora está fazendo xixi na mh cama estou maluca.... irei tentar a solução. Tenho deixado caixas pela casa pra ele brincar e até comprei arranhador mais está complicado.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Julia. Tudo bem? Temos este post que explica o que fazer quando um gato faz xixi na sua cama: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-significa-quando-um-gato-faz-xixi-na-cama-21207.html
Esperamos que seja útil! 😺

A sua avaliação:
Fabiana Arraes Duarte
Olá ! Bom dia a todos , me perdoe se estou sendo mal educada . No segundo parágrafo do texto , está escrito " meu cheiro " em vez de " mau cheiro ".
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Fabiana. Tudo bem? Além de não estar sendo mal educada, você foi extremamente gentil! Muito obrigado pelo alerta, já fizemos a alteração. Nós do PeritoAnimal ficamos muito felizes em saber que podemos contar com pessoas como você para oferecer nossos conteúdos com maior qualidade.
Um abraço e um ótimo dia!
A sua avaliação:
Rudolf
O gato do meu vizinho está urinando no grelha do meu carro, e o cheiro vai pra dentro do veiculo, alguém sabe como eu posso tirar o cheiro do interior do carro. Por ser um local sem acesso fácil para aplicar métodos de higienização citados, não sei o que posso fazer pra eliminar o odor dentro do carro. Obrigado.
A sua avaliação:
Vitória
Minha gata mais velha fez xixi no meu cobertor, obviamente passou para a cama. A cara dela disse tudo "culpada" . Não briguei com ela , que ficou me olhando desconfiada. Elas comem em cima da cama pôs qualquer lugar da casa da formiga. Dei sachê e petisco após limpar o local com vinagre para eliminar o cheiro e coloquei todos os lençóis para lavar. Vou vigiar para NÃO deixá-la fazer e para que a gata mais nova também não faça
Lavinia
oi, o vinagre funcionou? já fiz a mistura (bicarbonato +água+ vinagre) e coloquei cif bloqueador de odor e mesmo assim o odor de xixi não saiu da minha cama (box) estou desesperada, sem saber o que fazer
A sua avaliação:
Ana Lucia Goncalves
Olá, tenho 4 gatos, dois machos (um nao e castrado e o outro é) e duas fêmeas castradas. Tem duas caixas de areia, já troquei as marcas, tamanho dos granulados, mas tem vezes que um deles faz xixi fora no ralo do banheiro ou esguicha no banheiro todo. Tambem fazem na sala em um espaço e isso é todo dia, por mais que limpe, que jogue todos os produtos nao consigo faze-los parar. Agora urinam em todo lugar, o que posso fazer para pararem? Posso usar citronela? Se sim, como usar?
Administrador PeritoAnimal
Oi, Ana Lucia. As orientações desse artigo podem te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-o-meu-gato-nao-marcar-territorio-20364.html
A sua avaliação:
Stéfany
M E A J U D E M!!
Eu tenho 2 gatos, um macho e a outra fêmea.
O macho é bem porquinho...por mais que eu dê banho nele com shampoo de gato o cheiro continua impregnado nas patas...
Já usei até sabão de coco e isso nao resolveu.
Será que lavar as patas dele com vinagre ou até mesmo o detergente caseiro que foi ensinado ai em cima, ajudaria?
A sua avaliação:
ISABEL O PEREIRA
Minha gata e castrada não sei mais o que fazer ela faz xixi em tudo até na gente deixo a janela aberta pra ela poder sair a noite pq se eu fecha aí que ela faz xixi em tudo ela faz xixi na geladeira fogão sofá parede em tudo.. não sei mais o que fazer já troquei areia mudei a caixa do lugar o pior ela faz igual um gato macho...já levei no veterinário enfim tá difícil..brinco dou colo atenção mais ela não para
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Kátia
Sei o que está passando! Tenho 7 gatos que estão fazendo xixi na minha casa toda! Sofás, camas, travesseiros , paredes!!!! Estou enlouquecendo!!
Claudia
Ela deve estar doente..
A minha gata comecou a mijar na minha cama e ate em mim quando eu dormia .. levei o vet e acabamos descobrindo enormes pedras na bexiga.. enormes !
Ela fez a cirurgia de retirada ha 1 ano e melhorou muito...
Leve seu gato no vet urgente
A sua avaliação:
Juliana
Tenho 3 gatas e isso chama atenção dos gatos da rua que ficam visitando minha casa, comem a comida delas e ainda marcam território tanto no quintal quanto dentro de casa, normalmente limpo chão e paredes com água sanitária ou cloro que eliminam bem o odor, porém, as partes estofadas, como lateral de sofá, não posso lavar com água sanitária pq mancharia com certeza, sem contar que demora secar, gostaria de saber se existe algum método pra espantar os intrometidos visitantes?
A sua avaliação:
Wesley
Tenho 3 gatos aqui em casa, 2 fêmeas e 1 macho. O macho e uma das fêmeas são castrados mas a outra não sei porque apareceu aqui da rua e adotei. Um desses animais(ou mais) está urinando em tudo desde sapatos, panos e agora pegou a mania de urinar no capô do carro da minha irmã. Como faço pra pararem com isso e principalmente tirar o mau cheiro do carro? Ela tá querendo me matar rsrsrs
A sua avaliação:
ari
porque meu gato deixa a cxa d areia e faz xixi na sala ?
A sua avaliação:
Mari
No final do texto diz que os gatos são muito limpos e que não gostam de um pelo fora do lugar, estranho, quando estou varrendo a casa o meu gato se joga em cima do lixo e fica se rolando parecendo um porquinho na lama. Agora fez xixi no sofá espero que esta solução me ajude!
Maria
Vinagre
Josue
o seu "peste" fez xixi no safá, na bolsa ? Tire o cheiro rapidamente sem encharcar a superfície. Pegue uma laranja. Descasque e separe as cascas. Coma a laranja. Esfregue o lado externo das cascas na superfície atingida. Acho que cascas de limão também servem. Nesse caso, faça uma caipirinha com os limões após descascá-los...
A sua avaliação:
Aline
Eu sofro muito com isso, eu tenho 13 gatos e minha casa é telada, mais não sei oque acontece eles fazem xixi aonde eles não devem, mais eu não acho, não sei se em cima do guada roupas, ou nos sapatos, eu já não recebo visitas a um tempo por conta dos meus gatos.
E pra ajudar eu sou alérgica a cheiros fortes, mais vou começar a limpar minha casa não essa receita 💝
Daniel
13 gatos? se a casa for pequena ta explicado o motivo, gatos são territorialistas.
Kátia
Vc testou as dicas? Funcionou????
A sua avaliação:
Milene Bispo
Meu gato fã xixi no meu fone JBL. Como faço para eliminar o cheiro é assim poder usa-lo novamente? Ele custou mais de R$200,00, não quero jogar fora. Não ficou manchado, mas a almofada sugou tudo.
Elizabeth Pio Lourenço
Eu não aguento mais cheiro de urina de gato no meu sofá já ensinei ele fazer na caixa de areia e não adianta
Karin Christine Piatek Suliman Grudzinski
Eu gosto muito dessa receita caseira e uso, para fazer faxina em casa, praticamente só os detergentes quaternários (tenho muitos animais) Herbalvet ou Vet 20 e gosto muito do Enzimac que ajuda bastante com o cheiro!
Denise Ferreira
Oi Karin, você ja usou herbalvet em estofado, tipo banco de carro? Tirou o cheiro? Deixou manchado?
Obrigada
Karin Christine Piatek Suliman Grudzinski
Já usei muito em carro, em banco de couro inclusive sem maiores problemas! Uso até em tábuas de carne de madeira, colheres de madeira (para evitar bactérias) passo nos armários pois ajuda muito com mofo e cheiro de mofo, uso na lavagem das roupas dos bichos (enxágue), e até quando tomo um arranhão acabo passando um pouco. Só não bebo porque acho que não cai bem... (rsrsrsrsr)
Adriana
Faz uns dias que quando entro em casa apos chegar do trabalho, sinto um cheiro forte de amoniaco perto da porta da cozinha que dá para a lavanderia...to desconfiada que o gato do vizinho entra aqui e faz xixi...ninguem sente, so eu sinto o bendito cheiro...
Ana luisa
Então vc tem um ótimo olfato!
Como tirar o cheiro da urina de gato
1 de 5
Como tirar o cheiro da urina de gato

Voltar ao topo da página ↑