menu
Partilhar

Por que meu gato se lambe muito?

 
Por Maria Besteiros. 29 abril 2021
Por que meu gato se lambe muito?

Ver fichas de  Gatos

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar por que temos um gato se lambendo em excesso. Veremos que existem múltiplas causas que podem estar por trás deste comportamento, então detalharemos de acordo com a área na qual o gato concentra sua atenção.

Lembre-se de que os gatos lambem todo o corpo como parte normal de seu asseio diário. Neste artigo não nos referiremos a este comportamento higiênico, mas à lambida excessiva, quando este comportamento se torna anormal e problemático. Continue lendo para descobrir por que seu gato se lambe muito.

Também lhe pode interessar: Porque cachorro lambe a pata?

Sintomas da lambedura excessiva em gatos

Antes de continuarmos explicando por que um gato se lambe muito, devemos saber que sua língua é áspera, de modo que a lambida em excesso acabará causando danos ao pelo e à pele. Portanto, se estivermos com um gato se lambendo em exagero, seu pelo poderá cair e provocar até mesmo feridas nele mesmo. Por isso, sempre é importante prestar atenção se surgirem feridas em seu corpo.

Quando um gato desenvolve este comportamento pode ser devido a um problema físico ou psicológico, que sempre terá que ser identificado pelo veterinário. Se o exame físico não encontrar nada de anormal, é neste momento que se poderá pensar em uma causa para a lambedura excessiva como o estresse ou o tédio. Embora, em outras ocasiões, a explicação para termos um gato se lambendo muito seja simplesmente porque ele se sujou. No entanto, obviamente após limpar-se ele não seguirá com as lambidas.

Meu gato se lambe muito na boca

O motivo pelo qual nosso gato se lambe muito na boca ou para lamber a si mesmo em exagero pode ser porque ele tenha entrado em contato com alguma substância que ele mesmo queira limpar, mas também pode indicar algum desconforto oral, como gengivite, dentes danificados ou úlceras. Também podemos notar hipersalivação e mau cheiro.

Se examinarmos a boca, é possível detectar o problema, o que exigirá tratamento veterinário. Lambidas repetidas dos lábios podem indicar náusea ou desconforto ao engolir.

Por que meu gato se lambe muito? - Meu gato se lambe muito na boca

Meu gato se lambe muito na pata

Nestes casos, se nosso gato se lambe muito em alguma extremidade, isso pode estar relacionado à presença de uma ferida, tanto na perna como na pata, entre os dedos ou em suas almofadas. Um exame cuidadoso pode revelar a presença de um ferimento. Se for uma ferida superficial, podemos desinfetá-la e controlar sua evolução.

Por outro lado, se a ferida for profunda, se houver uma infecção ou se encontrarmos um corpo estranho incrustado, devemos ir ao veterinário.

Por que meu gato se lambe muito? - Meu gato se lambe muito na pata

Meu gato se lambe muito na barriga

A barriga é uma área vulnerável para o gato, propensa a lesões ou danos por contato com diferentes substâncias que podem deixar a região irritada. Portanto, a explicação pela qual nosso gato se lambe muito nesta área pode ser encontrada em uma lesão deste tipo. Se examinarmos cuidadosamente a barriga, podemos encontrar uma ferida ou irritação que devemos levar ao conhecimento de nosso veterinário. Se nosso gato sofre de dermatite ou alergia, é necessário descobrir sua causa.

Por outro lado, a lambida excessiva na região do baixo ventre pode indicar dor causada por cistite, que é uma inflamação da bexiga.

Meu gato se lambe muito no pênis

Uma infecção urinária pode explicar por que nosso gato se lambe muito sua zona genital, pois ele sentirá dor e coceira, além de urinar repetidamente. Uma ferida no pênis também pode nos levar a termos um gato se lambendo de maneira excessiva, assim como ela pode causar qualquer dificuldade para expulsar a urina.

O veterinário será o responsável pelo diagnóstico e tratamento. É importante, no caso de infecções, estabelecer um tratamento precoce para evitar que o quadro seja complicado se a infecção ascender aos rins ou se ocorrer uma obstrução no trato urinário.

Meu gato se lambe muito no ânus

Neste caso, podemos estar diante de uma irritação que pode ser causada por diarreia ou decomposição, o que explica por que o gato se lambe muito quando tem dor ou coceira na região. A prisão de ventre, que causará desconforto ao gato, ou mesmo a presença de fezes ou um corpo estranho que não é capaz de expulsar, podem causar lambidas excessivas na tentativa de se livrar do desconforto.

Isso também pode ocorrer devido a presença de parasitas internos. Devemos observar a área caso ocorra um prolapso anal ou problemas com as glândulas anais e ir ao veterinário para tratar a causa primária.

Meu gato se lambe muito na cauda

A base da cauda pode apresentar ausência de pelos e feridas porque nosso gato se lambe muito devido à presença de pulgas. Além disso, se nosso gato for alérgico à picada desses parasitas, as lesões serão consideráveis devido à intensa coceira que eles produzem.

Mesmo que não vejamos pulgas, podemos encontrar seus restos mortais. Além de tratar com um antipulgas adequado, pode ser necessário administrar medicamentos para combater a dermatite produzida.

Talvez você possa se interessar por este outro artigo do PeritoAnimal com remédios caseiros para pulgas em gatos.

Por que meu gato se lambe muito? - Meu gato se lambe muito na cauda

Agora que você já sabe os motivos que nos levam a termos um gato se lambendo de maneira excessiva e viu que é preciso observar a área na qual ele repete esse comportamento, não perca o seguinte vídeo em que explicamos por que os gatos lambem uns aos outros:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato se lambe muito?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • WEBMD. Cats and Compulsive Scratching, Licking, and Chewing. Disponível em: <https://pets.webmd.com/cats/guide/cats-and-compulsive-scratching-licking-and-chewing#1>. Acesso em 27 de abril de 2021.
  • CORNELL UNIVERSITY - College of Veterinary Medicine. Cats that lick too much. Disponível em: <https://www.vet.cornell.edu/departments-centers-and-institutes/cornell-feline-health-center/health-information/feline-health-topics/cats-lick-too-much>. Acesso em 27 de abril de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Por que meu gato se lambe muito?
1 de 4
Por que meu gato se lambe muito?

Voltar ao topo da página