Outros problemas de saúde

Meu cachorro grita de dor do nada - O que pode ser?

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 21 novembro 2023
Meu cachorro grita de dor do nada - O que pode ser?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se você se pergunta por que o seu cão grita de dor de repente ou por que ele se queixa sem motivo aparente, pode ser que você não tenha percebido as pistas que podem ajudar a identificar o que está acontecendo com ele, ou pode se tratar de um processo crônico ou progressivo que ele vem sofrendo há algum tempo, e agora piorou, manifestando a dor com gritos.

Os nociceptores são as terminações nervosas responsáveis por detectar a dor e transmiti-la ao sistema nervoso central, para que o organismo gere uma resposta ao estímulo e avise que algo não está certo. Os gritos ou queixas também podem ser consequência do estresse e não da dor, tornando-se um problema crônico que faz o cão se queixar de forma recorrente, tornando-se um comportamento estereotipado. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir a resposta para a pergunta "meu cachorro grita de dor do nada - o que pode ser?".

Também lhe pode interessar: Meu gato está muito quieto, o que pode ser?

Índice

  1. Artrose
  2. Infecção da coluna vertebral
  3. Lombalgia
  4. Artrite
  5. Fraturas
  6. Otite
  7. Doenças gastrointestinais
  8. Pinçamento
  9. O que fazer se meu cachorro grita de dor do nada?

Artrose

Se você está se perguntando por que o seu cachorro grita de dor do nada, mesmo que ninguém o toque, é importante saber que as patologias das articulações, especialmente a artrose, são processos que acabam desgastando as articulações. Isso faz com que o osso subjacente fique exposto, levando o organismo do cachorro a compensar criando mais osso ao redor da articulação para reduzir a mobilidade e aliviar a dor causada pelo atrito entre as extremidades. Esse processo traz consigo um grande problema, pois a musculatura se modifica e outras articulações podem ser sobrecarregadas, resultando em um desequilíbrio de cargas que gera dor, que às vezes pode ser maior do que a dor da própria artrose.

A artrose pode afetar cachorros de qualquer raça, mas é mais comum em cães mais velhos. Para saber mais sobre como identificar e tratar a artrose, consulte o seguinte artigo: "Artrose em cães - Sintomas e tratamento".

Meu cachorro grita de dor do nada - O que pode ser? - Artrose

Infecção da coluna vertebral

Se você já mencionou a frase "meu cachorro grita de dor do nada", isso pode ser um sinal de uma infecção da coluna vertebral. A infecção nas vértebras é conhecida como discoespondilite, pois é um processo infeccioso que afeta os discos intervertebrais, resultando em deformação óssea, além de irritação e inflamação que podem comprimir a medula espinhal, causando forte dor e até alterações na marcha ou perda de mobilidade.

Os discos intervertebrais funcionam como amortecedores entre as vértebras, evitando o atrito entre elas. Eles se infectam quando são atingidos por micro-organismos, geralmente provenientes da cavidade oral, do sistema respiratório, válvulas cardíacas, pele ou sistema urinário. Para mais informações, consulte o artigo "Doenças da coluna vertebral em cachorros".

Meu cachorro grita de dor do nada - O que pode ser? - Infecção da coluna vertebral

Lombalgia

Quando os cachorros apresentam uma dor intensa localizada na parte superior das costas, perto da cauda, na região da lombossacral, tem-se o que é chamado de lombalgia. Esse problema resulta em um aumento no tom, tensão e rigidez da musculatura da área devido a um processo de câimbras e inflamação que causam dor.

A lombalgia pode levar os cachorros a gritarem de dor ao se mover, ao serem tocados na região ou a pularem. Ela tem origem secundária a sobrecargas musculares, traumatismos, fraturas, artrose, estenose lombar ou da cauda equina, compressões, idade avançada, inflamações vertebrais, tumores ou infecções. A lombalgia causa sintomas como dor, formigamento, redução da mobilidade e da atividade do cachorro, devido ao desconforto que essa condição causa nos cães.

Confira mais informações sobre esse tipo de enfermidade em nosso artigo "Cachorro com dor na coluna - Causas e tratamento".

Artrite

Outra doença dolorosa que pode fazer com que os cachorros se queixem é a artrite, que consiste em uma inflamação das articulações que afeta cães de todas as idades. Trata-se de um processo inflamatório das camadas protetoras que revestem as articulações, levando os cães afetados a apresentarem dor, perda de mobilidade e rigidez nas articulações.

Assim como a artrose, a artrite é uma doença degenerativa que não melhora com o tempo e, na verdade, piora. Nessa doença, os ossos acabam provocando atrito uns nos outros devido à perda de cartilagem nas articulações. A artrite pode ser causada por traumas, infecções, fatores genéticos, resposta imunológica ao ataque do próprio sistema imunológico do cachorro à membrana sinovial e até mesmo pelo excesso de peso e obesidade. Confira nosso artigo sobre "Artrite em cachorros - Sinais clínicos e tratamento".

Meu cachorro grita de dor do nada - O que pode ser? - Artrite

Fraturas

Outro problema que causa grande dor nos cachorros e que pode ser a razão pela qual seu cachorro grita de dor do nada são as fraturas. Elas consistem na quebra de um ou mais ossos do animal devido a uma grande força exercida sobre eles. Elas podem ocorrer devido a brigas entre cachorros, quedas, acidentes ou qualquer trauma que aplique força suficiente para fraturar o osso. Geralmente, os cachorros afetados por fraturas gritam quando você tenta pegá-los ou tocar na área fraturada.

Os cachorros podem fraturar muitos dos ossos que compõem seu esqueleto, isto é, não apenas os das patas, mas também a pelve, as costelas ou a mandíbula. A dor é o primeiro sintoma associado às fraturas e é rapidamente acompanhada por um processo inflamatório. No caso de fraturas na mandíbula, o cachorro pode apresentar perda de apetite; no caso de fraturas na pelve, podem manifestar claudicação ou paralisia na parte posterior; e, por fim, no caso de fraturas nas costelas, podem apresentar dificuldade respiratória. Recomendamos a leitura destes artigos:

Meu cachorro grita de dor do nada - O que pode ser? - Fraturas

Otite

Se você faz carinho na orelha do seu cachorro e ele grita de dor, é possível que ele esteja sofrendo de uma infecção no ouvido. Algumas raças de cachorros têm uma predisposição maior do que outras para desenvolver esse problema, sendo aquelas com orelhas longas e caídas as mais frequentemente afetadas pela otite. Isso ocorre porque essas raças costumam ter um canal auditivo mais estreito e peludo, tornando-o suscetível à colonização bacteriana e/ou fúngica, devido ao acúmulo mais fácil de sujeira. Raças como o dachshund, o beagle e os spaniels estão entre as mais propensas a desenvolver otite.

Um cachorro com otite apresentará sintomas como inchaço e dor na orelha, gritos ou queixas repentinas ao tocar na área, vermelhidão e secreção. Para obter informações sobre o tratamento, consulte nosso artigo sobre "Otite em cachorro - Sintomas e tratamento".

Meu cachorro grita de dor do nada - O que pode ser? - Otite

Doenças gastrointestinais

"Meu cachorro grita do nada e treme" pode ser uma frase repetida por alguns tutores quando seu cachorro está enfrentando algum problema no trato gastrointestinal como, por exemplo:

  • Gastroenterite infecciosa ou não infecciosa;
  • Processos inflamatórios;
  • Processos tumorais;
  • Processos de intussuscepção ou obstrução.

A "dor de barriga" em cachorros, ao contrário dos gatos que escondem como se sentem ao máximo, faz com que eles se mostrem queixosos e gritem/latam sem motivo aparente. Além disso, eles podem apresentar outros sinais clínicos que indicam um problema desse tipo, como vômitos, diarreia, perda ou redução de apetite, febre ou constipação.

Para saber mais sobre esse tópico, confira nosso artigo sobre "Problemas gastrointestinais em cães - Causas, sintomas e tratamentos".

Pinçamento

Nossos companheiros caninos também podem expressar dor por meio de gritos devido a um pinçamento nervoso. Um pinçamento ocorre quando um nervo sofre pressão de estruturas adjacentes, como músculos, tendões, cartilagens ou ossos, levando os cachorros a sentirem uma dor intensa em toda a área inervada. Além da dor, eles podem sentir formigamento, fraqueza na área, espasmos musculares, estalos nas articulações ou dormência na região.

O nervo ciático é o maior nos cachorros, inervando desde a região lombar até as patas traseiras, o que causa intensa dor e leva os cachorros a gritar ao se moverem. É importante procurar um veterinário o mais rápido possível para diagnóstico e início do tratamento, pois, dependendo do pinçamento, ele pode evoluir para uma hérnia, um problema que requer cirurgia como única solução.

Você também pode se interessar em nosso artigo sobre os 5 sinais de dor no cachorro.

O que fazer se meu cachorro grita de dor do nada?

Se o seu cachorro está se queixando de dor do nada, com maior ou menor frequência, é fundamental procurar um centro veterinário para localizar a dor e identificar a(s) causa(s) subjacente(s). A seguir, mencionamos alguns dos tratamentos conforme a causa:

  • Fraturas: se o cachorro está dolorido devido a um acidente e quebrou um osso, o veterinário prescreverá medicação, repouso e, se necessário, imobilização ou estabilização cirúrgica da fratura;
  • Dores musculares ou inflamatórias: a terapia anti-inflamatória é eficaz, além de evitar esforços excessivos e aplicar compressas frias para reduzir a inflamação;
  • Problemas gastrointestinais: devem ser tratados de forma específica, e, em alguns casos, pode ser necessário modificar a dieta do animal e hidratá-lo por meio de fluidoterapia;
  • Otite: são geralmente tratadas com medicação tópica, antibiótica e/ou antifúngica, dependendo da causa.

Em vários casos, analgésicos do tipo AINEs, como carprofeno, meloxicam ou cetoprofeno, ou opiáceos, podem ser usados se a dor for mais intensa, sempre sob prescrição veterinária. Nunca ofereça medicamentos de uso humano para aliviar a dor, como ibuprofeno e paracetamol, pois são tóxicos para os cachorros.

É importante destacar a importância de manter seu companheiro canino em um peso saudável para evitar sobrepeso e obesidade, que por sua vez aumentam a susceptibilidade ao desenvolvimento de doenças e ao agravamento de problemas articulares.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro grita de dor do nada - O que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • J. Cerón, M.J. Fernández, C. García, M. Hervera, S. M. Angulo, D. Pérez, C. Pérez, G. Santamarina. (2016). Manual clínico de medicina interna en pequeños animales I. ESVPS, Ed. SM Publishing Ltd. Sheffield, UK.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Meu cachorro grita de dor do nada - O que pode ser?