PARTILHAR

10 coisas que os gatos mais temem

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 25 outubro 2021
10 coisas que os gatos mais temem
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais muito divertidos. Podemos dizer que eles são dorminhocos, caprichosos e, na maioria das vezes, fofinhos, características que os tornam um dos animais de estimação preferidos hoje em dia.

Agora, embora a maioria dos gatos acreditem que são os reis da casa, eles têm alguns inimigos que conseguem deixar seus cabelos em pé. Você quer saber quais são eles? Sabe quais são as coisas de que os gatos têm medo? Então não pode perder este artigo PeritoAnimal sobre as 10 coisas que os gatos mais temem!

Também lhe pode interessar: 10 coisas que os gatos amam

1. Água

A água é uma das coisas que os gatos mais detestam. Mesmo que apenas algumas gotas caiam em seu corpo, um gato provavelmente vai se afastar do local perigoso a toda velocidade. É verdade que alguns gatos não têm problemas em se molhar e até adoram tomar banho, mas isso geralmente não é o mais comum.

Entre as teorias que explicam essa aversão à água, a mais estabelecida se baseia no fato de muitas raças de felinos vieram de áreas desérticas localizadas no Oriente Médio e na China, onde tiveram pouco contato com a água ao longo dos séculos.

10 coisas que os gatos mais temem - 1. Água

2. Odores fortes

Você achava que os cachorros eram os únicos animais com olfato sensível? Errado! Embora seja verdade que o olfato dos gatos não é tão sensível quanto o de seus companheiros caninos, isso não significa que seu nariz perca a grande variedade e intensidade dos cheiros que o cercam.

Por isso, os felinos se afastam de cheiros fortes, como vinagre, cebola, gasolina, bebidas alcoólicas, entre outros. Se algum desses aromas estiver presente no ar, seu gato ficará alerta e tentará fugir o mais rápido possível. Consulte os 10 odores que os gatos mais odeiam e evite-os.

10 coisas que os gatos mais temem - 2. Odores fortes

3. Segurá-los à força

Os gatos são animais muito independentes, por isso gostam de manter seu próprio espaço e de ser livres. É por isso que seu gato odeia se sentir preso em seus braços quando não quer receber carinho, ou ser forçado a fazer algo que não quer, ao ponto de sentir verdadeiro medo. Sem dúvida, essa é uma das coisas que os gatos mais temem, mas principalmente, que mais odeiam nos humanos. Para saber mais, consulte este artigo sobre as 5 coisas que os gatos odeiam nos humanos.

Os gatos são animais carinhosos, mas para eles tudo tem uma dose. Portanto, caso você esteja carregando seu gato e perceba que ele está tentando escapar com todas as suas forças, deixe-o ir tranquilamente. Se você se recusar, esteja ciente de que ele provavelmente irá te arranhar ou morder!

10 coisas que os gatos mais temem - 3. Segurá-los à força

4. Pessoas desconhecidas

Se você está se perguntando o que assusta os gatos, uma das coisas de que os gatos têm medo é a chegada de estranhos em seu território. Nem todos os gatos têm medo de desconhecidos que entram em sua casa, mas a maioria foge para se esconder ao perceber que alguém de fora da família chegou.

Aparentemente, isso ocorre porque os gatos não lidam bem com situações desconhecidas, e uma pessoa estranha com uma série de cheiros e sons que ele nunca ouviu, se encaixa perfeitamente nesta categoria. No entanto, se essa pessoa permanecer na casa por alguns dias, ele se aproximará gradualmente até se sentir confiante. Agora, se você acabou de adotar um gato e percebeu que ele tem medo de você, consulte nosso artigo sobre como ganhar a confiança de um gato.

10 coisas que os gatos mais temem - 4. Pessoas desconhecidas

5. Barulhos altos

Os gatos têm sentidos altamente desenvolvidos e percebem o mundo de forma diferente dos humanos. Uma de suas características notáveis é seu agudo sentido de audição. Por isso, os barulhos altos incomodam e assustam os gatos, sendo outra das coisas que eles mais temem.

Gritos, fogos de artifício no Natal, música alta, aspiradores de pó, tempestades, buzinas e muitas outras coisas assustam os gatos, e podem até causar estresse e ansiedade. Verifique os principais sintomas de estresse em gatos e aja com rapidez.

6. Mudanças na rotina

Comer, dormir e brincar, depois comer, dormir e brincar. Pode parecer familiar para você, e com certeza esse é o dia a dia do seu gato, pois eles são animais que adoram ter rotinas em suas vidas. Por essa razão, as mudanças tendem a confundi-los um pouco e até mesmo deixá-los assustados.

Se você tem planos de mudar algo na vida do seu animal de estimação, como sua dieta, o lugar onde ele dorme ou até mesmo se planeja se mudar, o melhor é introduzir as mudanças aos poucos e ser paciente no processo de adaptação do gato.

10 coisas que os gatos mais temem - 6. Mudanças na rotina

7. Surpresas

Não é segredo que os gatos são animais receosos e cautelosos, e por isso odeiam ser surpreendidos. Vídeos que mostram pessoas assustando seus gatos com pepinos e outras coisas se tornam virais na internet, mas a verdade é que os gatos não têm medo desses objetos, e sim do fato de terem se aproximado deles sem serem capazes de notar. Para mais detalhes, não perca este artigo: por que os gatos têm medo de pepino.

Embora possam parecer engraçadas, as surpresas assustam o seu gato, e isso só cria ansiedade e estresse nele. Por isso, recomendamos que você procure outras maneiras mais saudáveis ​​de se divertir com seu bichinho.

8. Balões

Redondos, silenciosos, com movimentos lentos e, como se não bastasse, voadores! Os balões são uma daquelas coisas que farão o seu gato correr para se esconder sem pensar duas vezes, pois causam verdadeiro medo nesses animais.

Por que os balões assustam os gatos? Para os felinos, é difícil entender do que eles se tratam, especialmente no caso dos balões flutuantes de hélio. Na maioria dos casos, eles os confundem com um predador ameaçador, e por isso preferem fugir.

9. Cachorros

Embora haja exceções, esta geralmente é outra das coisas que os gatos mais temem, pois tendem a se sentir inseguros na presença dos cachorros. A razão? Os cães costumam latir e perseguir os gatos quando encontram um pelo caminho. Porém, foi demonstrado que ambas as raças são capazes de conviver de forma agradável após um processo de adaptação.

Se você já vive com um cachorro e um gato e percebeu que eles não se suportam, confira nossos conselhos para um cachorro e um gato se darem bem.

10 coisas que os gatos mais temem - 9. Cachorros

10. Que os olhem fixamente

Nenhum animal gosta de olhares penetrantes e duradouros, e os gatos não são exceção. Com seus tutores, eles podem não mostrar nenhum tipo de medo ou reação, porém com estranhos podem se sentir ameaçados quando olhados diretamente nos olhos. Diante do perigo, eles podem reagir com violência ou fugir.

Se por algum motivo o olhar do seu gato e o seu se encontrarem, a melhor coisa a fazer é piscar bem devagar para que o animal se sinta seguro.

10 coisas que os gatos mais temem - 10. Que os olhem fixamente

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 coisas que os gatos mais temem, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
clara bach luz
muito útil!
a foto ao lado é minha gata, a nina! ela adorava esse chapéu!
A sua avaliação:
Daniela da Silva Beserra
e normal uma gata ter medo de tudo?
A sua avaliação:
Karen
Meu gato tem 06 meses. Não consigo controlar o roubo de comida. Tenho que prende-lo no banheiro na hora das refeições. Preciso de dicas
A sua avaliação:
Julio Santiago
Boa noite. O que posso fazer pra que as 2 gatas que tenho em casa não façam mais xixi no sofá da sala ? Moro em sobrado e temos 2 caixas de areia, 1 no térreo e 1 no andar de cima. Essas 2 são suficientes ? Obrigado
Administrador PeritoAnimal
zelair de oliveira seixas
Elas estão castradas ?
Talvez, você esteja usando uma areia que elas não se adaptaram.
Experimente farinha de mandioca + fubá
10 coisas que os gatos mais temem
1 de 8
10 coisas que os gatos mais temem

Voltar ao topo da página ↑