Partilhar

Qual remedio pode dar para cachorro com dor?

 
Por Maria Besteiros. 15 maio 2020
Qual remedio pode dar para cachorro com dor?

Ver fichas de  Cachorros

Perceber que seu cachorro está com dor é uma situação que preocupa qualquer tutor. Portanto, é fácil se sentir tentado a correr para o armário de remédios da casa e dar a eles os comprimidos que funcionam para nós. Contudo, os cachorros não são como pessoas, por isso, se você se pergunta qual remedio pode dar para cachorro com dor, quem terá a resposta será sempre o veterinário.

Neste artigo do PeritoAnimal, revisaremos os medicamentos usados para aliviar a dor em cachorros, as medidas que você pode tomar em casa e qual é a importância de procurar um profissional.

Também lhe pode interessar: Pode dar ibuprofeno para cachorro?

Cachorro com dor

Em algumas ocasiões, será muito evidente para você que algo está doendo em seu cachorro. Porém, isso nem sempre é tão simples, pois um cachorro com dor pode não se queixar, ou manifestar isso através de sintomas que nós não identificamos. Por exemplo, um cachorro mais velho pode evitar subir escadas ou móveis, e é fácil atribuir isso apenas à idade quando na verdade é um sinal de dor. Pode estar sofrendo de uma artrose. Outros, em vez disso, vão parar de comer. Portanto, qualquer mudança no comportamento de um cachorro é motivo para consulta veterinária, principalmente se ele pertencer aos grupos mais vulneráveis, como idosos, filhotes ou espécimes que já foram diagnosticados com alguma doença.

Por outro lado, é difícil avaliar a intensidade da dor, outro fato que incide na importância de consultar o especialista. Somente ele pode decidir o que você pode dar para seu cachorro com dor, já que o tratamento deve levar em consideração a causa, as condições do cachorro e se é um distúrbio agudo ou crônico. Existem várias causas de dor em cachorros. A dor aguda pode ser pontual e desaparecer após o tratamento, enquanto a crônica continuará com o tempo. É, por exemplo, a que está associada a doenças degenerativas como a osteoartrite.

Para ajudar a saber se seu cachorro sente dor, te aconselhamos a ler este outro artigo do PeritoAnimal sobre 10 sinais de dor em cachorros.

Confira também o vídeo seguinte que te indicará 6 sintomas de um CACHORRO DOENTE:

Medicamentos para a dor em cachorros

Os analgésicos são os medicamentos mais utilizados no combate à dor. Há muitos para escolher e em diferentes apresentações, como comprimidos, xaropes ou injetáveis. Portanto, é uma tarefa da qual apenas o veterinário pode cuidar.

Anti-inflamatórios para cachorros

Dentro deste grupo, encontramos medicamentos do grupo AINE, que significa anti-inflamatório não esteróide, como o carprofeno, que pode ser usado em tratamentos de longo prazo. Aspirina, ibuprofeno, cetoprofeno e meloxicam também fazem parte desse grupo.

Para mais informações, você pode consultar este outro artigo sobre posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?

Analgésicos para cachorros

Existem também analgésicos não AINEs, como os analgésicos opioides narcóticos e os não opioides não AINE. Lembre-se de que, como todos os medicamentos, aqueles usados ​​contra a dor, além de seus benefícios, também têm efeitos colaterais adversos. É por isso que é necessário sempre seguir as recomendações e ter o acompanhamento do veterinário. Esses efeitos incluem as úlceras gastrointestinais, especialmente quando esse tipo de remédio para dor em cachorros precisa ser administrado por período prolongado. Nestes casos, eles geralmente são administrados em combinação com protetores da mucosa gástrica. Eles também produzem outros efeitos, como:

  • Vômitos.
  • Diarreia.
  • Fezes com sangue.
  • Perda de apetite.
  • Icterícia ou cor amarelada nas mucosas.
  • Aumento da ingestão de água.
  • Aumento da eliminação de urina.
  • Erupções cutâneas.

Assim, se você se pergunta o que pode dar ao seu cachorro com dor, são recomendados princípios ativos como o já citado carprofeno, o meloxicam ou o firocoxib. O veterinário te dirá qual é o mais adequado para a dor que o cachorro apresenta e como administrá-lo, uma vez que a via de administração também deve ser levada em consideração.

Qual remedio pode dar para cachorro com dor? - Medicamentos para a dor em cachorros

Qual remedio pode dar para cachorro com dor? - Remédios caseiros

Se você está se perguntando qual remedio pode dar para cachorro com dor, além dos medicamentos, em casa você pode tomar medidas para ajudar a atenuar o desconforto que ele está sentindo. Da mesma forma, dependendo da dor, é possível recorrer a técnicas de reabilitação à acupuntura. Contudo, a primeira coisa, como sempre, é ter o diagnóstico do veterinário para ter certeza de que localizamos o foco da dor. Estas são as dicas para complementar a ação dos medicamentos prescritos pelo veterinário:

  • Manter em repouso: a dor causada por danos à articulação ou ao músculo exige uma restrição do exercício, de modo que o cachorro deve ser mantido em um espaço confinado, sem lugares onde possa pular ou subir, e os passeios devem ser feitos com guia e coleira para impedir que ele brinque ou corra.
  • Conforto para o descanso: o conforto do cachorro contribui para o seu bem-estar, por isso, ele precisará de um local de descanso confortável, quente e limpo, evitando obstáculos como escadas. Por exemplo, se ele precisar entrar no carro, é melhor colocar uma rampa para ele.
  • Dieta leve: uma dieta leve e sempre de qualidade favorece a boa função digestiva e reduz o desconforto. Se a dor estiver localizada na boca, a textura do alimento deve ser adaptada.
  • Aplicar calor: em determinados casos, é possível aplicar calor à área dolorida, sempre de acordo com a recomendação veterinária.

Se seu cachorro sofre de dor estomacal, você também pode consultar este outro artigo sobre remédios caseiros para a dor de estômago em cachorros.

Qual remedio pode dar para cachorro com dor? - Qual remedio pode dar para cachorro com dor? - Remédios caseiros

Medicamentos humanos para a dor em cachorros

Se parece que seu cachorro sente dor, você não deve recorrer ao seu armário de remédios. Os comprimidos que, para nós, são de uso comum, podem ser comprados sem receita médica e parecem eficazes e inofensivos, podem ser fatais para seu cachorro. Assim, a aspirina, o ibuprofeno e o paracetamol são medicamentos comuns em qualquer armário de remédios, e você pode cair na tentação de administrá-los aos cachorros quando eles parecem estar com dor. Contudo, a verdade é que esses medicamentos são pouco seguros para os cachorros, uma vez que estes são muito sensíveis a eles, o que quer dizer que só toleram doses muito baixas. Se você calcula a dose de acordo com os nossos parâmetros, é fácil causar uma intoxicação, com danos ao fígado e aos rins e até mesmo com um resultado fatal. Os sintomas incluem vômitos, diarreia que pode conter sangue e anorexia.

Por esse motivo, atualmente são utilizados outros analgésicos eficazes e seguros para cachorros, porque são especificamente formulados para eles, e os medicamentos como os mencionados são administrados apenas se considerados pelo veterinário, em doses muito controladas e com monitoramento rigoroso. Em resumo, não corra riscos desnecessários, nunca medique seu cachorro sozinho. Se você quer saber qual remedio pode dar para cachorro com dor, pergunte ao seu veterinário.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual remedio pode dar para cachorro com dor?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. (2002). Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.

Escrever comentário sobre Qual remedio pode dar para cachorro com dor?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Qual remedio pode dar para cachorro com dor?
1 de 3
Qual remedio pode dar para cachorro com dor?

Voltar ao topo da página