Meu cachorro não late - O que pode ser?
Ver fichas de Cachorros
Latir é uma forma de comunicação entre os cães. Existem outras formas, como a linguagem corporal, toque e odores (feromônios), mas o latido é a mais característica da espécie. O latido pode ter variações que um tutor menos atento pode não perceber. Podem ser de alegria, de raiva, de alerta, de medo, de ansiedade e até mesmo de dor.
Algumas raças de cachorros podem latir mais e outras podem latir somente em casos de extrema necessidade. Mas o que importa mesmo é que todo cachorro em seu estado normal deve latir. Cães que não latem devem ser levados ao veterinário para que seja investigada a causa dessa anormalidade.
Mas se o seu cachorro não late, não se preocupe! O PeritoAnimal elaborou este artigo para te deixar por dentro do assunto e ajudar o seu melhor amigo caso ele pare de latir. Aproveite!
Meu cachorro não late, o que pode ser?
O normal é que o cachorro fique latindo ao observar algo que lhe dê motivo para tal, como se comunicar com outros cães, defender seu território, fazer festa para seu tutor ou para alguém que ele goste muito. Mas, caso o seu cachorro não costume latir, isso pode ser um sinal de que algo está errado com ele, seja físico ou emocional. Traumas emocionais podem ser um motivo forte para que o cachorro pare de latir. Alguns animais podem ter sofrido maus tratos enquanto latiam, fazendo uma ligação entre o latido e a dor.
Outro motivo que pode fazer com que o cachorro pare de latir é quando o tutor costuma brigar com ele enquanto late. Sabemos que o latido constante pode ser desagradável para as pessoas, mas sempre é bom observar antes se existe um motivo para esse comportamento, como alguma ameaça, algum animal por perto ou até mesmo ansiedade.
Alguns cachorros não suportam ficar sozinhos, latindo muito enquanto o tutor não está em casa. Isso pode se tornar um problema, mas não pode ser um motivo para que o cachorro seja censurado por seu latido. O que devemos ter em mente é que latir é o comportamento normal de um cachorro e latir pouco ou simplesmente não latir pode indicar que algo não está bem com animal.
Meu cachorro latia, mas parou. O que eu faço?
Se o seu cachorro costumava latir e parou de uma hora para outra, certamente ele está com algum problema de saúde. Cães que latem muito durante um período de tempo podem ficar roucos depois, mas se recuperam rapidamente, assim como nós.
No entanto, se o seu cachorro faz a movimentação de um latido e não sai qualquer tipo de som, o ideal é levá-lo para uma avaliação com o médico veterinário o mais rápido possível, pois ele pode estar com algum tipo de inflamação nas cordas vocais.
Função do latido para os cães
O latido dos cachorros é uma forma de comunicação entre eles. E para cada tipo de latido, há um significado. Os cães utilizam várias entonações e tempo de latidos, sendo uns mais fortes e curtos e outros mais suaves e demorados. Um tutor mais atento é capaz de identificar um latido de medo, de aversão, de agressividade, de alegria, de alerta e por aí vai! Não esquecendo que uivar também é uma forma de se comunicar na espécie.
Alguns cães podem latir excessivamente por ansiedade, como se fosse um pedido de socorro, chamar a atenção ou como uma forma de extravasar o que sentem. Isso é muito comum em cachorros que ficam muito tempo sozinhos em casa. Assim como o latido excessivo é um sinal de que algo está incomodando o cachorro, parar de latir também deve ser considerado um problema, que deverá ser investigado.
Além disso, os cães possuem a audição muito mais aguçada que a nossa, então escutam barulhos que não conseguimos ouvir. Pode acontecer de algum ruído ser escutado apenas pelo animal, que vai latir como uma forma de alerta, dando a impressão ao tutor de que está latindo sem motivos. Mas isso tudo não deixa de ser uma forma de se comunicar e alertar ao tutor sobre algo que está acontecendo bem longe dali.
Como ajudar meu cachorro a latir?
A melhor maneira de ajudar o seu cão a voltar a latir é descobrindo a causa que fez com que ele parasse de latir. Leve o seu amigo para uma avaliação com o veterinário, para que ele possa garantir que o animal não esteja com algum problema físico, como uma inflamação na garganta ou alguma outra situação que lhe cause desconforto e dor ao latir.
Superada essa primeira fase de eliminar causas físicas, você pode ajudar o cachorro a se sentir à vontade no ambiente e elogiando quando ele latir por algum motivo real, como fazer a guarda da casa, ficar feliz durante uma brincadeira, latir para outro animal ou alertar as pessoas de algum perigo.
Raças de cães que latem menos
Todas as raças de cães latem. Não existe um cachorro que, em condições normais de saúde, não fique latindo ao avistar um perigo ou por outro motivo que ele considere importante. O que existem são raças que latem menos que outras, e essas são algumas delas:
- Husky siberiano;
- Golden retrievers;
- Labradores;
- Dogue alemão.
Mas lembre-se de que mesmo latindo pouco, um cachorro saudável deve latir, pois essa é uma forma de comunicação muito importante para a espécie.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Meu cachorro não late - O que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Outros problemas de saúde.
- Peruca, Juliana. Comportamento compulsivo em cães. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina Veterinária, 2012. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/67855/000871449.pdf. Acesso em 28/06/2024.