Problemas da pele

Caroço na pele do cachorro, o que pode ser?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 5 julho 2023
Caroço na pele do cachorro, o que pode ser?
Imagem: Reprodução/FirstCoastNews
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Achar um caroço na pele do cachorro pode significar preocupação para a maioria dos tutores. E com razão! Os caroços representam um sinal de alerta, pois várias doenças podem estar envolvidas, sendo algumas delas bem graves. Mas tenha calma! Nem todo caroço significa que seja algo ruim. Alguns podem ser benignos e de fácil tratamento.

O mais importante é não ignorar o nódulo encontrado na pele do animal. Não é bom deixar o caroço crescer para buscar ajuda, pois isso pode dificultar uma possível remoção cirúrgica. Além disso, alguns nódulos podem ser dolorosos, sendo necessário aliviar o mais rápido possível o desconforto do animal.

A aparência do nódulo, se é único ou se existem outros do mesmo tipo, a localização e se causam dor são fatores importantes na hora de diagnosticar o problema. Animais idosos tendem a apresentar mais caroços na pele do que os jovens, o que exige mais atenção, pois podem ser algum tipo de câncer de pele. Pensando em ajudar os tutores, o PeritoAnimal destalha neste artigo o que pode ser um caroço na pele do cachorro com algumas dicas de como tratar e o que fazer quando encontrar esse tipo de lesão na pele do seu amigo.

Também lhe pode interessar: Caroço na barriga do gato: o que pode ser

Índice

  1. O que causa caroço na pele dos cachorros?
  2. É normal o cachorro ter caroços na pele?
  3. O que fazer quando há caroços na pele do cachorro?

O que causa caroço na pele dos cachorros?

1. Reação à vacina

Um dos fatores que podem causar caroços na pele dos cachorros são as vacinas. Elas são de extrema importância para os animais, pois evitam e mitigam danos causados pelas doenças, permitindo que o pet tenha uma vida mais longa. No entanto, alguns animais podem apresentar reações adversas às vacinas, como formar um nódulo ou um pequeno caroço onde ela foi aplicada. É mais comum ocorrer em filhotes, justamente por tomarem mais vacinas no primeiro ano de vida. Essa bolinha nada mais é que o líquido da vacina que ainda não foi absorvido. Apesar de ficar um pouco dolorido, esse nódulo não causa dano algum ao animal, pois desaparecerá dentro de alguns dias, sem influenciar na imunização causada pela vacina. Nesta artigo detalhamos quantas vacinas o cachorro tem que tomar na vida.

2. Papilomatose

A papilomatose canina, também conhecida por verruga, é causada por um vírus do gênero Papillomavirus, família Papovaviridae. A transmissão ocorre por contato direto ou indireto com secreções ou sangue provenientes dos papilomas (verrugas), embora lesões na superfície da pele favoreçam a infecção.

Os papilomas podem se formar na boca, na pele do corpo ou nos olhos (ocorrendo na conjuntiva, córnea e margem palpebral), sendo geralmente benignos. As verrugas se desenvolvem nos cães predominantemente entre um e cinco meses de idade, regredindo na maioria dos casos em quatro a oito semanas após o início das lesões.

3. Picada de insetos

Cachorros são animais curiosos e gostam de explorar o ambiente, ficando sujeitos a picadas de insetos. A reações variam desde irritação local a edema, havendo risco de vida devido a reações anafiláticas em alguns casos. Geralmente o caroço na pele do cachorro causado pela picada é bem dolorido e pode causar coceira também. Na maioria dos casos, o problema se resolve dentro de algumas horas, mas alguns cães podem precisar de antialérgicos e corticoides. Leia nosso artigo sobre insetos que picam.

4. Urticária (alergia)

A urticária é caracterizada pelo rápido aparecimento de urticas, as quais podem ser acompanhadas pelo angioedema (edema súbito e acentuado na derme profunda e subcutâneo). É uma reação de hipersensibilidade pouco frequente nos cães, causada por diversos mecanismos imunológicos, resultando em sintomas como pápulas ou placas em alto relevo, em vários locais da pele, acompanhadas de prurido e muito desconforto.

Alguns animais podem causar lesões e ferimentos na pele devido à coceira. As causas são variadas, podendo ter como agente o pólen, picadas de insetos, alimentos, produtos de limpeza e poeira, sendo necessário realizar alguns testes para identificar o agente desencadeador da alergia.

Caroço na pele do cachorro, o que pode ser? - O que causa caroço na pele dos cachorros?

5. Adenoma sebáceo

Outra das causas para encontrarmos um caroço na pele do cachoror são as neoplasias de origem sebácea, como o adenoma sebáceo, representam certa de 12% dos tumores que acometem a pele de cães e gatos. O adenoma sebáceo é uma neoplasia benigna comum no cão, acometendo animais de 8 a 13 anos de idade, havendo maior prevalência em fêmeas.

6. Abscesso

Os abcessos são coleções de material purulento (pus) que se acumulam em tecidos, órgãos ou espaços dentro do corpo. É caracterizado por um nódulo edemaciado, dolorido e cheio de pus. Normalmente os abscessos são causados por infecção bacteriana, resultando em sintomas como: caroço sob a pele contendo líquido branco ou amarelado, vermelhidão em volta, dor no local, inchaço e febre.

7. Tumores de pele

Alguns fatores contribuem para a alta incidência de tumores de pele em cães, como a pele ser o maior órgão do corpo e representar uma barreira física entre o ambiente e o indivíduo, estar diretamente exposta a fatores cancerígenos, alto índice de degeneração e renovação celular, facilidade de visualização de lesões pelos tutores quando comparada a outros órgãos e variedade de componentes celulares, podendo desenvolver vários tipos de neoplasia. Além desses fatores, ainda temos a predisposição genética, histórico familiar, idade dos cães e a exposição à radiação ultravioleta, que favorecem o aparecimento de neoplasias.

8. Linfonodos

Os linfonodos, distribuídos em regiões estratégicas do organismo, são órgãos linfáticos secundários de importância vital para o sistema imunológico. Através de sua estrutura e população celular singular, os antígenos que possam adentrar ao organismo, são monitorados efetivamente. O aumento dessas estruturas acontece quando a presença de antígenos alcança o órgão e estimula o sistema imunológico, e assim aí será possível visualizar o caroço na pele do cachorro. Descubra tudo sobre a linfadenite em cachorros neste outro artigo.

Caroço na pele do cachorro, o que pode ser? -

É normal o cachorro ter caroços na pele?

Ter caroços na pele não é normal, mas pode ser considerado algo comum no cachorro. A pele é o maior órgão do corpo, sendo alvo de vários agentes causadores de doenças, já que fica muito mais exposta a fatores externos.

O que fazer quando há caroços na pele do cachorro?

O melhor a se fazer quando um caroço é encontrado no cachorro é procurar ajuda profissional. A identificação do tipo de lesão e sua causa são fundamentais para o início do tratamento correto. Além disso, alguns nódulos podem causar desconforto ao amigo peludo, prejudicando sua qualidade de vida.

Agora que você sabe as principais causas de caroços na pele dos cachorros e viu os tratamentos indicados, não perca este outro artigo sobre as doenças comuns em filhotes de cães.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Caroço na pele do cachorro, o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Bibliografia
  • Fernandes, M.C. et al. Papilomatose oral em cães: revisão da literatura e estudo de doze casos. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v.30, n.1, p.215-224, 2009. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/jlgarcia,+Gerente+da+revista,+2678-8872-1-CE.pdf. Acesso em 29/06/2023.
  • Oliveira, F.M. Neoplasias cutâneas de origem sebácea diagnosticadas em cães na região metropolitana de João Pessoa – PB. Universidade Federal da Paraíba, 2017. Disponível em https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/4292/1/FMO17052018.pdf. Acesso em 29/06/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/FirstCoastNews
1 de 3
Caroço na pele do cachorro, o que pode ser?