Outros problemas de saúde

Meu cachorro está mancando, mas não chora: o que pode ser?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 17 setembro 2025
Meu cachorro está mancando, mas não chora: o que pode ser?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O sistema locomotor do cachorro é bastante complexo e eficiente, permitindo que ele faça manobras intensas e arriscadas com precisão. Algumas raças podem até ser treinadas para competições, sendo os cães verdadeiros atletas de corrida, saltos e agility. No entanto, problemas ortopédicos são comuns na espécie, já que utilizam com bastante frequência e intensidade seus músculos e articulações. Ver o seu amigo peludo mancando é algo bastante preocupante para a maioria dos tutores, pois esse é um sintoma que pode indicar problemas graves, com muita dor e incômodo.

Quando percebemos que o cachorro está mancando, mas não chora ou resmunga, não significa que ele não esteja sentindo dor. Alguns animais são bem resistentes à dor e não costumam vocalizar, mas geralmente alteram seu comportamento diário, como evitar fazer exercícios ou não responder aos chamados do tutor quando isso exige algum tipo de esforço para caminhar. Mas não se preocupe! Neste artigo falaremos sobre Meu cachorro está mancando, mas não chora: o que pode ser? Aproveite e fique por dentro do assunto!

Também lhe pode interessar: Cachorro mancando: o que pode ser?
Índice
  1. Cachorro mancando, o que pode ser?
  2. O que fazer quando o cachorro está mancando sem dor?
  3. O que dar para o cachorro que está mancando?

Cachorro mancando, o que pode ser?

A claudicação no cachorro pode ter várias causas, desde problemas ósseos, articulares e até neurológicos. O fato de não ouvir o cachorro reclamando, ou seja, chorando ou resmungando ao se locomover, não elimina a possibilidade de que ele esteja sentindo dor e de que não exista uma doença grave incomodando o peludinho. Algumas raças são muito resistentes à dor, como é o caso do golden retriever e do labrador, que não costumam reclamar, apenas alteram alguns comportamentos habituais, como correr ou brincar. Qualquer alteração na rotina do animal deverá ser comunicada ao médico veterinário, para auxiliar no diagnóstico. Vamos então a algumas causas de claudicação no cachorro:

  • Traumas: acidentes automobilísticos, quedas de lugares altos, brigas e até maus tratos podem deixar o animal com lesões graves no sistema locomotor, causando dor e desconforto. Nem sempre é possível ver onde está a lesão, sendo necessária a ajuda do médico veterinário para palpar o animal e verificar onde está doendo. O uso de exames complementares como radiografias é bastante útil para identificar possíveis fraturas
  • Rupturas de ligamentos: são uma importante causa de claudicação dos membros dos cachorros, sendo uma delas a ruptura do ligamento cruzado cranial, que fica na articulação do joelho. O ligamento do joelho, quando ineficiente, influi negativamente no bem-estar do animal, com o surgimento e progressão de alterações degenerativas severas decorrentes da instabilidade dessa articulação, limitando atividades rotineiras, como correr e pular.
  • Unhas inflamadas ou ferimentos nas patas: unhas inflamadas, quebradas, cortes nos dedos e até mesmo ectoparasitas podem causar desconforto e dor no cachorro, que vai evitar o uso do membro afetado, sobrecarregando os demais.
  • Problemas nas articulações: O tipo mais prevalente de artrite observada no mundo é a osteoartrite. Essa doença é definida principalmente como um processo de reparação da articulação, que é desenvolvido contra a degeneração e a destruição das mesmas, que causam várias alterações bioquímicas e morfológicas na cápsula articular e na membrana sinovial, contra a erosão da cartilagem articular, a hipertrofia dos ossos em extremidades articulares e a esclerose subcondral. É uma doença multifatorial e que acomete qualquer articulação, sendo bem comum nos cães. Causa sintomas como dor e claudicação.
  • Problemas neuromusculares: esses problemas podem se manifestar de várias formas, como fraqueza, tremores, dificuldade para caminhar, incluindo a claudicação. Para ter certeza de que o cachorro está padecendo de alguma doença neuromuscular, será preciso o auxílio do médico veterinário para diagnosticar.

O que fazer quando o cachorro está mancando sem dor?

É difícil para o tutor ter certeza de que o animal não está sentindo dor. E se ele estiver claudicando, é sinal de que algo não está bem em seu membro.

Examinar os membros de forma detalhada pode auxiliar no diagnóstico. No entanto, o ideal a se fazer é levar o cachorro o mais breve possível para ser avaliado pelo médico veterinário, que dará as orientações adequadas de como tratar o peludinho.

O que dar para o cachorro que está mancando?

Não aconselhamos dar medicamentos ao cachorro sem a orientação do médico veterinário, pois isso pode mascarar problemas graves de saúde e prejudicar o animal.

O uso de remédios humanos também não é indicado quando não for de prescrição do profissional, pois pode causar intoxicações e até mesmo a morte do cachorro. Nunca tente tratar seu amigo em casa ou sem o auxílio do médico veterinário, pois várias doenças podem apresentar os mesmos sintomas, induzindo ao uso errado de medicamentos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Meu cachorro está mancando, mas não chora: o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Melo, J. Cachorro mancando: 5 causas mais comuns e como agir em cada caso. Patas da Casa, 2025. Disponível em https://www.patasdacasa.com.br/noticia/cachorro-mancando-5-causas-mais-comuns-e-como-agir-em-cada-caso?utm_source=google_ads&utm_medium=trafego&utm_campaign=patasdacasa&gad_source=1&gad_campaignid=15116175311&gbraid=0AAAAACZs4rZywot05KGVNyrDCCAGnCJQW&gclid=Cj0KCQjw8eTFBhCXARIsAIkiuOwScNpPf34bUnCVr_iQ2dui9l0R-835o-DVVqY_uoSpHxqFPHRlF-saArojEALw_wcB. Acesso em 04 de setembro de 2025.
  • Cavalcanti, M.H.S. Ruptura do ligamento cruzado cranial em cães – revisão de literatura. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias, Curso de Medicina Veterinária, 2022. Disponível em https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/23283/1/MHSC06072022-MV358.pdf. Acesso em 04 de setembro de 2025.
  • Pimentel, T.S.C. Revisão sistemática: tratamento da osteoartrose com o uso de antiinflamatórios não esteroidais em cães. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 2013. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-12062013-115529/publico/ThaisSpacovCamargoPimentel.pdf. Acesso em 04 de setembro de 2025.
Artigos relacionados
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Meu cachorro está mancando, mas não chora: o que pode ser?