Outros problemas de saúde

Por que os gatos têm o nariz molhado?

Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 30 outubro 2021
Por que os gatos têm o nariz molhado?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você já deve ter ouvido falar que os gatos têm que ter o nariz úmido, pois é um sinal de boa saúde e de ausência de doença. Bem, isso não é totalmente verdade, pois a umidade do nariz dos felinos pode variar ao longo do dia, de acordo com as temperaturas, exercícios, alimentação, higiene ou estado de saúde.

Mas por que os gatos têm o nariz molhado? Neste artigo do PeritoAnimal explicamos o que causa essa condição, o quão normal isso é e o que pode causar alterações na umidade do nariz felino.

Índice

  1. É normal o gato ter o nariz molhado?
  2. Causas para o nariz úmido no gato
  3. Meu gato espirra e tem o nariz molhado

É normal o gato ter o nariz molhado?

Se você se pergunta por que o gato tem o nariz molhado, não se preocupe, isso é normal. Essa umidade é produzida pelas glândulas localizadas ao redor de suas narinas, na área do rinarium. Juntamente com o canal lacrimal interior, favorecem as secreções e fazem com que o focinho do gato fique naturalmente um pouco úmido. Mas o nariz do gato também pode estar molhado devido a outras coisas, como explicamos na próxima seção.

Por outro lado, se, você notar que o nariz do gato está seco e perdeu a umidade, pode ser devido a motivos como o calor, desidratação ou febre.

Por que os gatos têm o nariz molhado? - É normal o gato ter o nariz molhado?

Causas para o nariz úmido no gato

Além da umidade do nariz do seu gato, existem algumas causas que podem explicar por que ele está molhado. Destacamos os seguintes:

  • Se lambe: você sabe que os gatos, desde que sejam saudáveis, dedicam muito tempo do seu dia para essa atividade, o que lhes permite relaxar e se sentirem limpos da sujeira e de organismos que podem colocar em risco sua saúde.
  • Ingestão de água: outro motivo que pode explicar a umidade no nariz do seu gato é que ele tenha acabado de passar pelo bebedouro para ingerir um pouco de água.
  • Condições climáticas: os meses mais frios do ano e os locais com maior umidade ambiental também tendem a deixar o nariz dos nossos pequenos felinos mais frios e úmidos do que em outros meses do ano e outras localizações mais secas.
Por que os gatos têm o nariz molhado? - Causas para o nariz úmido no gato

Meu gato espirra e tem o nariz molhado

No entanto, embora o nariz úmido nos gatos seja algo normal, se parecer que seu gato tem o nariz muito molhado, isso pode ser devido a uma doença infecciosa frequente nos gatos, como é a rinotraqueíte felina. Esta doença é causada pelo herpes vírus felino do tipo I (HVF-1), que tem a capacidade de estabelecer latência nas células dos gatos que infecta. Tal latência pode terminar em situações estressantes ou de imunossupressão, nas quais o vírus é reativado e os sinais clínicos reaparecem. As mais comuns incluem rinite, descarga nasal e ocular mucopurulenta, anorexia, espirros, infecções bacterianas secundárias e até pneumonia.

Mas, além da rinotraqueíte, existem outras doenças que podem alterar o nível de umidade do nariz felino, além de produzir secreção nasal. São patologias como as seguintes:

Carcinoma de células escamosas

Devido aos raios ultravioletas, desenvolve-se especialmente nos gatos brancos ou com muito branco, de nariz rosa e que tomam sol. O carcinoma de células escamosas é um tumor maligno que se espalha localmente pelo plano nasal, rosto, boca e orelhas. Em certas vezes, pode se espalhar para pulmões ou nódulos linfáticos. A pele torna-se avermelhada, com áreas ulceradas e crostas com bordas elevadas e duras. As lesões podem sangrar.

O tratamento consiste na retirada do tumor o mais rápido possível para evitar a invasão dos tecidos adjacentes. Às vezes, as orelhas também devem ser retiradas, mas se o tumor está localizado nas pálpebras ou no nariz, a retirada é mais complicada. Radioterapia adicional ou criocirurgia podem ser consideradas.

Pólipo ou tumor nasal

Os nódulos na cavidade nasal interferem e podem aumentar as secreções, aumentando a umidade e causando descarga nasal. Os pólipos inflamatórios nos gatos são massas não tumorais que se formam na mucosa do tímpano, a trompa de Eustáquio e/ou a nasofaringe. Em gatos jovens é mais frequente e pode ser congênito, devido ao desenvolvimento de um remanescente do arco faríngeo, ou como consequência de infecções crônicas nas vias respiratórias altas, infecções ascendentes da nasofaringe ou otite média. Esses gatos apresentam respiração estereotorial, assim como coçar as orelhas ou sinais vestibulares ou de Horner.

O tratamento é a osteotomia ventral da bolha com tração do pólipo e retirada cirúrgica, embora também possa ser feita por endoscopia. Posterirmente, é possível utilizar corticoides para prevenir recaídas. Os tumores mais frequentes da cavidade nasal nos gatos são o linfoma, o carcinoma e o sarcoma, que causam sinais clínicos como sangramento nasal, sons respiratórios, deformidade facial ou secreção nasal.

Pneumonia

Consiste em uma infecção/inflamação do pulmão causada por bactérias, vírus ou parasitas. Os gatos afetados pela pneumonia, além do nariz molhado, apresentarão tosse, febre, anorexia, sons pulmonares e dificuldade respiratória. Deve-se ir ao veterinário para iniciar o tratamento.

Corpo estranho

O dano causado por um corpo estranho que entra no nariz do gato, como um pequeno espinho, é o responsável por irritar a cavidade nasal, causando inflamação, rinite e secreção nasal, além de poder predispor infecções secundárias. Principalmente se notar que a secreção passa de transparente à purulenta ou é amarelada ou com sangue, procure o centro veterinário com urgência. Pode ser grave e precisar de uma atenção imediata.

Agora que você já sabe por que o gato tem o nariz molhado, não perca o vídeo que temos sobre este mesmo assunto:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos têm o nariz molhado?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Harvey, A. y Tasker, S. (eds). (2014). Manual de Medicina Felina. Barcelona. Ed. Sastre Molina.
  • Palmero y Carballés. (2010). Enfermedades infecciosas felinas. Zaragoza. Ed. Servet.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Silvani Fernandes
Meu gatinho está pingando uma água fria de seu nariz
1 de 3
Por que os gatos têm o nariz molhado?