PARTILHAR

8 coisas que os gatos fazem quando estão sozinhos!

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 25 outubro 2021
8 coisas que os gatos fazem quando estão sozinhos!
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você alguma vez se questionou sobre o que faz o seu gato quando você não está em casa? Dependendo da personalidade dele, o gato pode ter certas preferências: alguns gatos optam por dormir, comer e descansar. Outros, aproveitam para fazer coisas que não fariam na presença do tutor...

Você gostaria de saber o que faz o seu gato quando ninguém o observa? Você encontrou algo destroçado quando chegou a casa depois do trabalho? Este artigo do PeritoAnimal vai lhe explicar o que os gatos fazem quando estão sozinhos. Continue lendo e descubra!

Também lhe pode interessar: 5 coisas engraçadas que os gatos fazem

1. Se asseguram que você não está

Depois de você sair, os gatos costumam dar uma volta para assegurarem que, efetivamente, você já não está em casa. Também adoram patrulhar e cheirar tudo o que conseguirem buscando coisas novas. Os gatos são animais extremamente curiosos!

8 coisas que os gatos fazem quando estão sozinhos! - 1. Se asseguram que você não está

2. Fazem os alongamentos diários

Os gatos se espreguiçam várias vezes por dia. Não é de estranhar que quando se encontram sozinhos aproveitam para fazer as posturas de yoga mais particulares...

Você sabe porque eles fazem isso? Os felinos podem chegar a dormir até 16 horas diárias e isso provoca dormência dos músculos, o que os obriga a se espreguiçarem. Este ato provoca uma sensação muito agradável para eles e além disso, estimula a circulação sanguínea.

8 coisas que os gatos fazem quando estão sozinhos! - 2. Fazem os alongamentos diários

3. Comem

A tranquilidade que oferece o silêncio dentro de casa, permite ao gato comer sem nenhum tipo de estresse. Para melhorar o enriquecimento ambiental e favorecer a sensação de bem-estar do gato, você pode lhe oferecer uma pequena porção de alimento úmido ou patê antes de sair de casa. Este aperitivo ajuda o gato a se distrair, para além de ser um bom hidratante.

8 coisas que os gatos fazem quando estão sozinhos! - 3. Comem

4. Olham pela janela ou saem para passear

Você deixa que o seu gato saia de casa livremente? Ou pelo contrário você evita que ele ande por aí vagueando? Alguns tutores preferem que os gatos deles possam sair de casa mas outros, devido aos perigos que apresenta, preferem privar os gatos dessa liberdade.

Em qualquer um dos casos, os gatos são animais muito curiosos o que faz com que percorram quase 3 quilômetros diários e que passem muito tempo tentando caçar algum pássaro que se aproxime da janela.

8 coisas que os gatos fazem quando estão sozinhos! - 4. Olham pela janela ou saem para passear

5. Dormem

Já lhe contamos quantas horas dorme um gato por dia: cerca de 16 horas! Os gatos mais idosos podem dormir até 18 horas e os filhotes cerca de 20 horas. Esse período permite estimular o crescimento dos pequenos, melhorar o bem-estar deles e ainda ajuda o cérebro a se preparar para aprender coisas novas.

8 coisas que os gatos fazem quando estão sozinhos! - 5. Dormem

6. Fazem travessuras

Nem todos os gatos se portam mal. A maioria dos gatos são bastante tranquilos. Porém, alguns deles aproveitam quando ninguém está vendo para fazer coisas proibidas. Roubar comida, subir aos lugares mais altos e jogar os objetos no chão, costumam ser as travessuras mais comuns. Ainda assim, estes bichanos são adoráveis não são?

8 coisas que os gatos fazem quando estão sozinhos! - 6. Fazem travessuras

7. Ficam entediados

Depois de passarem várias horas sozinhos, os gatos podem ficar entediados. Você deve relembrar que, embora sejam animais muito independentes, os gatos são animais sociáveis que necessitam de se relacionar para serem felizes.

Se o seu gato passa muitas horas sozinho, seria uma boa ideia adotar um segundo felino, embora você também possa apostar em diversos brinquedos que estimulem a atividade física e o cérebro deles durante as horas de maior solidão. Experimente fazer você mesmo alguns brinquedos com material reciclável, como por exemplo brinquedos feitos com papelão.

8 coisas que os gatos fazem quando estão sozinhos! - 7. Ficam entediados

8. Recebem você

Alguns gatos miam sem parar quando chegamos a casa, para nos dar as boas vindas. Outros, se esfregam em nós para nos impregnar com o cheiro deles e outros nem sequer nos vêm receber.

Poderíamos pensar que este comportamento depende da boa relação que exista entre o gato e o tutor, mas o certo é que cada gato se comporta de forma diferente. Eles não são como os cachorros que vêm correndo para nos receber. Os gatos são muito peculiares e têm diferentes maneiras de mostrar que nos amam!

Se vai de férias e não quer deixar o gato sozinho, leia as várias opções sobre onde deixar os gatos nas férias.

8 coisas que os gatos fazem quando estão sozinhos! - 8. Recebem você

Se deseja ler mais artigos parecidos a 8 coisas que os gatos fazem quando estão sozinhos!, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Michele
Minha avó tem um gato branco lindo, ele tinha um companheiro, um gatinho (filhote) amarelo lindo também, os dois eram muito apegados, mais infelizmente esse gatinho amarelo sumiu, pois aqui é fazenda. O gato branco ficou muito triste. Então eu comecei a dar muita atenção ao gato branco (Shandu), e hoje ele me adora, vai onde eu vou, dormi ao meu lado e brinca comigo, fico feliz por ele ter superado a falta do outro gatinho (Félix).
A sua avaliação:
Robilene
boba noite meu gato tem 1ano e 6 meses chama se Loy e lindo. acho ele agressivo eu ganhei ele estava com 10 dias de vida muito paparicado e castrado.dorme em cima da minha barriga.mas não posso passar a mão no pé dele fica bravo
A sua avaliação:
luisa da silva
minha gata fica muito tempo sozinha em casa, eu fico o dia inteiro fora e chego pelas 19:00, será que ela esta infeliz de ficar tanto tempo sozinha? o que devo fazer?
Kátya
Adote um gatinho de abrigo (encontre um que seja sociável). Vc vai ajudar um gato abandonado e dar companhia para o antigo.
Mas não se esqueça de fazer uma adaptação. De preferência, introduza-o(a) numa sexta-feira, por ex. Coloque o novo em um quarto separado, para que a sua gata vá sentindo o cheiro e se acostumando.
Aí no sábado e domingo q estará em casa, fica fácil de monitorar.
Bel
Dormem quando vc não esta casa,eu passo dia tdo em casa,moro em chácara,minhas gatas dormem dia tdo,saem a tarde e começo da noite,voltam logo p dentro ...poderia fazer brinquedos com caixas papelão,veja na Net... abraço
A sua avaliação:
Silvia
Boa noite. Tenho 2 gatas e um gato.... mãe e dois filhos... eles estão brigando muito... briga feia... o que pode ser? A mãe
Foi diagnosticada com problemas renais.. Obrigada
A sua avaliação:
Endrew
Interessante
Juliana Barbosa Russini
Eu recentemente instalei uma câmera para observar minhas gatas quando saio de casa. Nas poucas vezes que pude observa-las quando estou fora de casa notei que ficam muito menos ativas do que quando estou em casa, tenho 7 e nas oportunidades que tive de observação do comportamento enquanto estava ausente notei que dormem a maior parte do tempo, interagindo entre elas e brincando muito mais quando estou presente.
Noto que uma delas fica bastante incomodada quando eu fico muitas horas longe de casa, e assim que chego deita perto de mim ronronando e depois me morde forte, como se fosse para me avisar que não gostou que eu sai e demorei tanto tempo.
8 coisas que os gatos fazem quando estão sozinhos!
1 de 9
8 coisas que os gatos fazem quando estão sozinhos!

Voltar ao topo da página ↑