menu
Partilhar

Animais quadrúpedes - Características e exemplos

 
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 25 outubro 2021
Animais quadrúpedes - Características e exemplos

Para a maioria dos animais, o deslocamento é um fator importante nos seus processos vitais. Cada grupo de espécies desenvolveu formas diferentes de se locomover, desde andar a nadar, voar ou rastejar. Muitos animais utilizam os seus membros para se locomoverem e, dependendo da forma como o fazem, são designados de uma forma ou de outra.

Assim, temos bípedes e quadrúpedes, em função de utilizarem duas ou quatro patas para se locomoverem. Neste artigo do PeritoAnimal te apresentamos os animais quadrúpedes, as suas principais características e exemplos.

Quais são os animais quadrúpedes?

O termo quadrúpede se refere a animais com quatro patas que as utilizam para se locomoverem. Assim, os animais quadrúpedes são aqueles vertebrados terrestres que caminham sobre quatro patas. É importante fazer uma distinção entre tetrápodes e quadrúpedes, uma vez que os primeiros, embora possuam quatro membros, foram por vezes modificados evolutivamente e são utilizados para outros fins, como o vôo no caso das aves. É por isso que muitos tetrápodes não são quadrúpedes, mas sim bípedes.

Características dos animais quadrúpedes

Embora pertençam a grupos taxonômicos diferentes, os animais quadrúpedes têm certas características comuns, que explicamos abaixo:

  • Possuem dois membros dianteiros e dois membros traseiros sobre os quais o resto do corpo é apoiado, o que, em alguns casos, permite um equilíbrio na distribuição da massa corporal. Em outros, mais de metade do peso pode ser sustentado pelas patas dianteiras ou traseiras.
  • Quando se movem, pelo menos uma das patas está sempre no chão.
  • O movimento dos membros dianteiros e traseiros ocorre de forma sincronizada, permitindo que o animal se mova de forma coordenada.
  • Embora exista uma gama de padrões nas pegadas, em cada grupo eles estão uniformemente espaçadas.
  • Os quadrúpedes têm maiores opções para alternar a dinâmica de movimento do que os bípedes.
  • A sua simetria é bilateral, fazendo a divisão sagital na direita e na esquerda. Esta simetria está fortemente ligada à sua cefalização.
  • Os seguintes termos são utilizados para indicar as áreas do corpo: anterior para a cabeça, posterior para a cauda, dorsal para as costas, ventral para a barriga, medial para definir a linha média longitudinal que percorre o comprimento do corpo, lateral para cada um dos lados, peitoral para o peito, sustentado pelas patas dianteiras, e pélvico para os quadris, sustentado pelos membros posteriores.
  • Existe um plano frontal que divide o corpo dos animais quadrúpedes em dorsal e ventral, enquanto o plano transversal divide o corpo em anterior e posterior.

Exemplos de animais quadrúpedes

Agora que conhecemos as suas características, vamos ver alguns exemplos de animais de quadrúpedes.

Animais quadrúpedes - Características e exemplos - Exemplos de animais quadrúpedes

Elefantes

Os elefantes pertencem à ordem dos proboscidianos e são a única família atual do grupo. O elefante é um exemplo claro de um animal quadrúpede que se locomove em quatro patas. São as espécies de animais terrestres que alcançam os maiores tamanhos, por isso a formação das suas patas é vital para um apoio adequado.

Cavalos

Os cavalos são vertebrados da ordem Perissodactyla, pertencentes à família dos equinos. Deslocam-se sobre quatro membros e podem atingir grandes velocidades ao correr. Além disso, são curiosamente capazes de dormir de pé, graças à configuração anatômica das suas pernas. São um dos animais quadrúpedes e com pelos mais conhecidos.

Rinocerontes

Taxonomicamente, os rinocerontes pertencem à ordem Perissodactyla e à família Rhinocerotidae. Tal como os elefantes, estão entre os mamíferos terrestres mais pesados do planeta, por isso também necessitam de patas adaptadas para sustentar até mais de uma tonelada de peso. Por outro lado, apesar da sua massa, podem atingir velocidades de até cerca de 50 km/h.

Guepardos

Também conhecidos como chitas, esses felinos estão entre os mamíferos terrestres mais velozes. Normalmente pesam pouco mais de 70 kg, por isso são esbeltos e têm membros compridos em comparação com o seu corpo, o que é susceptível de lhes dar a capacidade de atingir altas velocidades. Ao contrário de outros felinos, as chitas não perseguem as suas presas, mas esperam até estarem a uma distância segura antes de correrem velozmente.

Gazelas

As gazelas são animais quadrúpedes muito ágeis pertencentes à ordem Artiodactyla e à família Bovidae. Com as suas pernas longas e esbeltas suportam um corpo esbelto, de tamanho médio, pesando cerca de 50 kg. Podem atingir velocidades próximas dos 100 km/h e manter metade desta velocidade durante períodos de tempo muito longos.

Girafas

As girafas são mamíferos ruminantes e os animais terrestres mais altos que existem. Esses animais quadrúpedes podem atingir um comprimento aproximado de 6 metros da cabeça aos pés, o que os torna fáceis de detectar à distância. Isto é uma desvantagem, pois podem ser facilmente detectados pelos leões, os seus principais predadores.

Ursos

Os ursos são mamíferos pertencentes à família Ursidae. Existem várias espécies com características muito diferentes, tais como a coloração ou hábitos alimentares. No entanto, uma peculiaridade de alguns destes quadrúpedes é que podem se levantar nas suas duas patas traseiras e dar passos curtos desta forma.

Búfalos

Os búfalos são grandes bovinos que estão distribuídos em várias regiões do mundo e estão entre os quadrúpedes de grandes pesos e tamanhos. Podem atingir até 500 kg de peso e já existiram espécimes que ultrapassaram consideravelmente este número. Isto significa que eles precisam de pernas capazes de suportar adequadamente este peso.

Asnos

Os asnos, também chamados burros, pertencem ao grupo dos equídeos. Estes animais de quatro patas não atingem a velocidade dos cavalos, mas infelizmente têm sido utilizados ao longo da história, especialmente como animais de carga, graças à sua estabilidade e segurança quando se movimentam sobre quatro patas.

Dinossauros

Os dinossauros são um dos mais fascinantes animais extintos, sem dúvida devido às várias peculiaridades que foram estudadas graças ao registo fóssil encontrado em diferentes partes do mundo. Entre os dinossauros existiam alguns grupos que se deslocavam bípedes, mas existiam também animais quadrúpedes, como é o caso da espécie Aragosaurus ischiaticu ou Stegosaurus armatus, entre outros.

Outros animais quadrúpedes

Existem muitos animais quadrúpedes, nesta lista acrescentamos mais exemplos:

  • Alces.
  • Bisões.
  • Veados.
  • Gnus.
  • Renas.
  • Vacas.
  • Cães.
  • Leões.
  • Hipopótamos.
  • Camelos.
Animais quadrúpedes - Características e exemplos - Outros animais quadrúpedes

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais quadrúpedes - Características e exemplos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Clack, Jennifer A. (1977). «Definition of the taxon Tetrapoda. Tree of Life». Disponível em: <http://www.tolweb.org/notes/?note_id=471>. Acesso em 19 de outubro de 2021.
  • Hickman, C., Roberts, L. y Parson, A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Animais quadrúpedes - Características e exemplos
1 de 9
Animais quadrúpedes - Características e exemplos

Voltar ao topo da página