Partilhar

Cachorro vomitando espuma branca - Causas, sintomas e tratamento

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 25 janeiro 2019
Cachorro vomitando espuma branca - Causas, sintomas e tratamento

Ver fichas de  Cachorros

Os vômitos nos cachorros são, tal como muitos outros sinais clínicos, comuns em muitas doenças ou consequência de processos que não estão relacionados com nenhuma patologia.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos recapitular algumas das causas mais frequentes: Cachorro vomitando espuma branca - causas, sintomas e tratamento!

Cachorro vomitando espuma amarela - gastrite

O vômito verdadeiro, ou seja, quando a matéria acumulada no estômago sai para o exterior, pode ter várias origens, sendo a inflamação da mucosa gástrica (gastrite) a mais comum. Se um cachorro sofre de gastrite originada por um vírus, você verá no vômito dele restos de comida desse dia.

Mas, tal como acontece com os humanos, passado algumas horas de ter começado a vomitar, aparecerá um liquido amarelado ou branco. Apesar de já não existir nada no estômago, os vômitos não terminam e o que vemos é uma mistura de sucos gástricos.

O que você pode fazer se o seu cachorro sofrer de gastrite?

Em relação a gastrite, é importante destacar que as causas de irritação e inflamação da mucosa gástrica são múltiplas. Devemos investigar a causa concreta que originou os vômitos. É comum o médico veterinário aconselhar um período de jejum (dependendo da raça e idade); um protetor gástrico para diminuir a acidez do estômago e um anti-emético (fármaco para reduzir os vômitos).

A administração por via oral não é muito eficaz. Por essa razão, o médico veterinário costuma optar por administrações injetáveis no início e pedir ao tutor continue o tratamento em casa por via oral.

Não são apenas os vírus típicos de uma gastroenterite que causam vômitos. Este problema pode também ser causado pela ingestão acidental de produtos irritantes (como por exemplo plantas venenosas para cachorros). Você deve indicar o maior número de dados possíveis ao veterinário porque uma história completa é muito útil, principalmente nestes casos, para chegar a um diagnóstico.

Se o cachorro vomitar demasiado, pode perder substâncias fundamentais para o equilíbrio do organismo (electrolitos como o cloro e o potássio) e os cachorros mais pequenos podem desidratar muito rapidamente.

Há alguma outra substância que provoque irritação da mucosa gástrica?

O fígado e os rins fazem parte do sistema de depuração do organismo do cachorro. Quando algum deles falha, podem ser criados resíduos que irritam a mucosa gástrica.

A falha renal ou hepática origina, frequentemente, vômitos sem conteúdo de alimento e com um aspecto amarelado ou esbranquiçado. Se o seu cachorro já tem alguma idade e estes vômitos estão acompanhados de outros sinais (urinar mais, beber mais, perda de apetite, apatia...) é possível que a origem esteja numa alteração do sistema renal ou hepático.

É possível prevenir este tipo de vômito de espuma branca ou amarelada?

No caso da gastrite vírica, não temos outro remédio sem ser esperar que o vírus desapareça. Costuma aparecer de forma brusca e desaparecer em poucas horas, mas enquanto isso não acontece, você deve vigiar que o cachorro não desidrata e administrar os fármacos que o veterinário receitou.

Caso a origem dos vômitos seja uma irritação, como quando comem parte de uma planta ligeiramente tóxica, a solução passa por identificar a responsável e impedir o acesso do nosso cachorro a ela. Um protetor de estômago pode ser necessário para diminuir a produção de ácidos gástricos.

Nos casos em que o vômito de espuma branca seja originado por um problema renal ou hepático, não há muito que você possa fazer para evitar que apareça. A única coisa que você pode fazer é seguir o tratamento que o veterinário aconselhou.

O que você pode é detectar o problema no início quando ainda estamos a tempo de agir, conforme a doença. Realizar controlos anuais nos cachorros com mais de 7 ou 8 anos de idade, conforme a raça, pode revelar casos iniciais de insuficiência renal (analítica sanguínea completa). Aconselhamos que você leia o artigo de insuficiência renal crônica em gatos pois o mecanismo de produção do vômito é o mesmo no cachorro.

Cachorro vomitando espuma branca - Causas, sintomas e tratamento - Cachorro vomitando espuma amarela - gastrite

Cão vomita líquido branco - problemas cardíacos

Muitas vezes, o primeiro sintoma de doença cardíaca em cães é uma tosse rouca e seca. No final deste episódio de tosse violenta, o cachorro vomita uma espuma branca com aparência de "clara de ovo batida".

Por vezes confundimos esta tosse com a tosse de canil e, em outras vezes, pensamos que o cachorro pode estar engasgado com alguma coisa... Mas este sinal pode ser de um coração doente que começou a aumentar de tamanho perante a impossibilidade de cumprir a sua função (acumula sangue nas câmaras e, ao não ser capaz de bombear, acaba dilatando).

Este aumento de tamanho pode comprimir a traqueia provocando irritação, o que origina esta tosse seguida do vômito de espuma branca, embora o mecanismo através do qual os problemas cardíacos produzem tosse e vômito sejam mais complexos.

Como saber se esta é a causa do vômito?

Embora não seja de forma exaustiva, costumamos encontrar este tipo de vômito de espuma branca em cachorros mais velhos ou em cachorros que não são idosos mas que têm predisposição genética para problemas cardíacos como por exemplo: shih tzu, yorkshire terrier, bichon maltês, king charles cavalier, boxer...

Nem sempre notamos quando o nosso cachorro tem dificuldade em terminar os passeios, arfa demasiado e/ou surge uma tosse seguida de vômito com espuma branca. Todos estas informações podem ajudar muito o médico veterinário, juntamente com as provas complementares (auscultação, raio-x, ecocardiografia..) a chegar a um diagnóstico correto.

O tratamento é muito variável, assim como as diferentes possibilidades de problemas cardíacos. Um exemplo é a estenose das válvulas (fecham ou abrem mal) mas existem muitas outras possibilidades.

Geralmente, a tosse com vômito associado termina passado uns dias depois de iniciar um tratamento comum a quase todos os processos cardíacos, os anti-hipertensivos (enalapril, benazepril) e um diurético leve para não sobrecarregar o coração débil (espironolactona, clorotiazida...) acompanhado de uma dieta especial para doentes cardíacos.

Cachorro vomitando espuma branca - Causas, sintomas e tratamento - Cão vomita líquido branco - problemas cardíacos

Cachorro vomitando espuma branca - tosse de canil

A tosse de canil é outro tipo de irritação da traqueia que origina uma tosse seca e um vômito espumoso no final.

É importante recapitular todos os dados que possam ajudar o médico veterinário a distinguir este tipo de doença de uma falha cardíaca ou da ingestão de um corpo estranho. Falta um pedaço de alguma coisa lá por casa? Uma exploração física poderá confirmar, mas por vezes são coisas tão pequeninas que nem sabemos que estavam na nossa cozinha ou no nosso quarto.

Como evitar a tosse de canil?

No artigo sobre a tosse de canil você vai encontrar os planos vacinais e as precauções a tomar nas épocas de maior incidência desta doença infecciosa. O tratamento que permite acabar com o vômito de espuma branca, depende do caso, da idade e doenças prévias do cachorro. O médico veterinário poderá achar adequado receitar um anti-inflamatório junto com um antitússico. Em casos mais graves, pode ser necessário um antibiótico.

Cachorro vomitando espuma branca - Causas, sintomas e tratamento - Cachorro vomitando espuma branca - tosse de canil

Cão vomita espuma branca - colapso de traqueia

O colapso de traqueia pode também produzir vômitos de espuma branca, uma vez que provoca uma dificuldade na respiração e um consequente ataque de tosse. Se o seu cachorro é de uma raça predisposta a esta doença, já tem uma certa idade e foram descartadas todas as causas possíveis de origem do vômito, é possível que esta alteração traqueal seja a culpada.

Podemos prevenir o colapso de traqueia?

O colapso de traqueia é uma questão de cada raça, da qualidade dos anéis cartilaginosos da traqueia e de outras coisas que fogem do nosso controlo. Contudo, você deverá colocar no cachorro um arnês no lugar de uma coleira, manter o cachorro no peso ideal e não sujeitar ele a exercício intenso. Desse modo poderá controlar os sintomas.

O veterinário poderá achar necessário, em casos graves, administrar broncodilatadores para que o ar passe pela traqueia e chegue com mais facilidade aos pulmões.

Cachorro vomitando espuma branca - Causas, sintomas e tratamento - Cão vomita espuma branca - colapso de traqueia

Vômito de espuma branca

Isto pode soar estranho mas algumas raças como o shih tzu, yorkshire terrier, caniche e bichon maltês têm uma traqueia de pequeno tamanho (com ou sem colapso) e o coração pode ser ser grande por natureza (sobretudo em cachorros braquicéfalos como o pug). As válvulas do coração costumam degenerar provocando alterações cardíacas, o que os torna perfeitos candidatos para vomitarem espuma branca, simplesmente por serem eles mesmos.

A medalha de ouro de vômitos de espuma branca provavelmente deveria ser atribuída ao bulldog, simplesmente porque sim (ou por toda a comida que ele comeu). Você deve separar a água da comida, o comedouro deve estar alto e deve evitar o estresse ou ansiedade depois do animal comer. Mas ver o tutor chegar a casa costuma ser suficiente para desencadear o vômito, seja de comida ou de espuma branca se o estômago estiver vazio.

Como você pode ver, os vômitos de espuma branca podem ter múltiplas origens. Como sempre, o PeritoAnimal aconselha que, durante a consulta veterinária, você informe o maior número de dados possíveis que ajudem o veterinário a determinar a causa.

Cachorro vomitando espuma branca - Causas, sintomas e tratamento - Vômito de espuma branca

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro vomitando espuma branca - Causas, sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Cachorro vomitando espuma branca - Causas, sintomas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
35 comentários
Anderson Silva da rosa
Meu cachorro tomou água com vitagold,e está vomitando o que fazer?
A sua avaliação:
Ana Lucia Sampaio
Cão da raça pointer do nada começaram tosses de engasgo e vários pequenos vômitos brancos pela casa. parou depois de alguns minutos
jairo borges
meus tres cachorros começaram com uma tosse e depois aconpanhada de um vomito tipo clara de ovo e branca, mas continuam comendo regularmente, o que seria? e qual o tratamenro?

Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jairo! Nosso artigo sobre cachorro tossindo e vomitando gosma branca pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-tossindo-e-vomitando-gosma-branca-o-que-fazer-22735.html
No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
João Luis
meu cachorro lambeu azeite hoje e já vomitou 04 vezes espuma branca, oque faço?
Marta martins
Minha cadelinha tem tosse as vzs e vomita umas gosmas branca,o q poderia ser?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marta! Neste artigo explicamos as possíveis causas para tosse e vômito de gosma branca: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-tossindo-e-vomitando-gosma-branca-o-que-fazer-22735.html
Nivia
Minha cachorrinha teve Filhos a uma semana e agora tá saindo umas coisas nas partes íntimas dela e ela tá com tosse agora não sei se e por causa da ração ela e uma puldoo e agora o q eu faco6😓😢😢😭😭
lucio flavio
o meu cachorro esta vomitando uma espuma branca e não quer comer nada e já esta medicado com antibiótico a 2 dias mesmo assim não a melhoras
Maria Clara
Meu cachorro é um Shih Tzu ele vomitou espuma branca e depois de algumas horas vomitou ração,não quer comer, o que eu posso fazer?
Viviane
Meu pudoo tem dois meses e ta vomitando uma espulma branca o que pode ser
arnaldo junio
meu cachorro ta com a tosse seca e vomitado essa espuma branca,ele tava normal de dia e a noite ele começou
isso aconteceu ontem e hoje o estranho é ele só fica ruim a noite de dia ele fica norma
tem alguma dica para me ajuda pelo menos ate´segunda?
ele pesa entre 2kls a 3kls tem quase 4 anos de vida

Cachorro vomitando espuma branca - Causas, sintomas e tratamento
1 de 6
Cachorro vomitando espuma branca - Causas, sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página