menu
Partilhar

O ouriço como animal de estimação

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 13 maio 2021
O ouriço como animal de estimação

O ouriço é um pequeno mamífero coberto de espinhos que pertence a família Erinaceinae. Atualmente existem 16 espécies divididas em cinco gêneros, que se distribuem por Europa, Asia e África. Esses animais se tornaram populares nos últimos anos como animais domésticos, no entanto, você deve saber que se trata de um animal com hábitos noturnos e que se alimenta, principalmente, de insetos.

É possível que você se pergunte, "é correto ter um ouriço como animal doméstico?", nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar sobre o comportamento desses animais e outros aspectos fundamentais antes de adotar ou não um ouriço.

Também lhe pode interessar: Dicas para escolher seu animal de estimação

É permitido ter ouriço no Brasil?

O comércio de ouriços é ilegal e sua criação é proibida pelo IBAMA, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Comercializar, criar, reproduzir ou transferir esses animais é considerado crime.

O ouriço não é um animal doméstico, ao contrário do cachorro e do gato. Por isso, sua convivência com humanos é incompatível com o comportamento da espécie, como cavar e procurar insetos para sua alimentação.

Ter o ouriço como animal de estimação favorece o aparecimento de problemas comportamentais, facilitando o surgimento de patologias. Além disso, ele é um animial crespuscular, o que indica que ele não possui um comportamento ativo durante o dia.

Apesar de se acostumarem com a presença de pessoas, a maioria dos ouriços não é sociável, sentindo medo dos humanos. No vídeo a seguir explicamos mais sobre isso:

Características do ouriço pigmeu africano

Os ouriços destacam-se pelos seus espinhos, que na verdade são pelos ocos preenchidos com queratina. Eles não são venenosos nem afiados (ainda assim causam dor) e podem romper na juventude ou em momentos de estresse. Se se sentirem ameaçados, são capazes de se enrolar sobre si mesmos formando uma bola de espinhos, disso dependerá a sua sobrevivência.

Medem entre 10 e 15 cm e podem pesar 400 gramas. Na maior parte do dia dormem em sua toca, onde estão protegidos. Durante determinadas épocas sofrem de letargia, dependendo do clima e dos recursos disponíveis na sua área: hibernam ou estivam. Têm quatro dedos com unhas afiadas que lhes permitem escavar para conseguir o alimento na terra, comem principalmente insetos e cheiram sem parar.

Eles se comunicam com uma grande variedade de sons: desde grunhidos a rangidos. São sensíveis a movimentos e sons bruscos, isso deixa-os destabilizados e recorrem aos seus espinhos para se protegerem fazendo uma respiração acelerada até sentirem que o perigoso desapareceu.

Fazem um ritual ou costume conhecido como unção. Quando eles percebem um novo cheiro, dirigem-se até lá para morder e cheirar, deixam o objeto coberto de saliva com a língua. É um comportamento típico das espécies que lhes permite interagir com o meio ambiente.

O ouriço como animal de estimação - Características do ouriço pigmeu africano

Como é o ouriço como animal de estimação

Começamos enfatizando que o ouriço não é um animal doméstico, porque, ao contrário do cachorro ou gato, não tem convivido com os humanos ao longo dos anos. Isso faz com que sua posse em um ambiente doméstico seja incompatível com as necessidades e comportamentos da espécie, tais como a escavação de insetos.

Ter um ouriço como animal de estimação, especialmente se não conhecemos a etologia da espécie, favorece o desenvolvimento de problemas de comportamento, como o estresse, que por sua vez pode levar ao desenvolvimento de certas patologias. Portanto, além de não respeitar as cinco liberdades do bem-estar animal, estaríamos também pondo em risco o bem-estar da espécie.

Como já mencionamos, o ouriço é um animal solitário e crepuscular. Não devemos esperar dele um comportamento sociável, afetuoso ou ativo durante o dia. Pelo contrário, é um animal independente que passa a maior parte do dia dormindo. Já ao anoitecer podemos ver como ele sai de sua toca em busca de alimento e querendo se exercitar. Será essencial enriquecer o ambiente com estruturas e vários objetos, desde túneis até vegetação, para estimular seus sentidos e manter seus músculos em forma.

Você pode tentar habituá-lo à sua presença, oferecendo-lhe pequenos vermes, que eles adoram, ou pequenas porções de frutas e vegetais. Até que o ouriço esteja acostumado a você, ele deve ser manuseado com luvas, pois seus espinhos podem ser realmente dolorosos. É bastante normal vê-los respirando muito, "espirrando" e torcendo o nariz.

O ouriço como animal de estimação - Como é o ouriço como animal de estimação

Doenças mais comuns dos ouriços

A saúde é um aspecto importante que deve ser levado em consideração por todos aqueles que desejam ter um ouriço como animal de estimação. Além de conhecer as doenças mais comuns em ouriços, é muito importante fazer visitas regulares a um veterinário especializado em animais exóticos a cada 6 ou 12 meses para fornecer a medicina preventiva adequada, detectar e prevenir qualquer patologia precocemente.

As doenças mais comuns em ouriços são:

  • Pele seca: especialmente em climas frios, a pele dos ouriços pode ficar seca e rachada, até mesmo perdendo alguns espinhos. Será essencial manter sua derme hidratada com produtos prescritos pelo especialista na clínica veterinária.
  • Parasitas: As infestações por parasitas podem se desenvolver por uma variedade de razões, incluindo contato direto ao ar livre, transmissão de outros animais de estimação ou má higiene. Há muitos produtos para desparasitação, o veterinário prescreverá o mais apropriado.
  • Diarreia: podemos notar que nosso ouriço tem diarréia verde, amarela, vermelha ou preta. Isso pode ser devido à presença de parasitas, dieta pobre ou intoxicação. Ofereceremos muita água para evitar a desidratação e iremos ao veterinário para encontrar um diagnóstico e iniciar um tratamento eficaz.
  • Obesidade: é um problema muito sério e frequente nos ouriços de estimação. Será essencial rever as necessidades nutricionais da espécie e a contribuição apropriada de acordo com a idade do indivíduo. Em caso de dúvida, consultaremos o especialista.
  • Frio: é um problema comum, especialmente naqueles ouriços domésticos que vivem em um país com um clima diferente daquele exigido pelo indivíduo. Devemos modificar a temperatura ambiente levando em conta as necessidades específicas da espécie.
  • Pelos emaranhados nas pernas: este é um problema muito comum em ouriços. Os pelos dos humanos ficam emaranhado em suas pernas, causando problemas de circulação que podem até causar necrose e subsequente perda do membro. Devemos ser muito cuidadosos e verificar seu corpo diariamente.

Além desses problemas, os ouriços são propensos a doenças como câncer, sarna, doença metabólica, que é causada pelo erro do manejo e síndrome de wobbly.

No caso de qualquer outro sintoma anormal não mencionado, aconselhamos que você vá a um veterinário especializado. Lembre-se de que estes animais são especialmente sensíveis, portanto não devemos hesitar em buscar ajuda profissional para tratar qualquer problema de saúde. A expectativa de vida dos ouriços é de aproximadamente 8 anos no máximo.

O ouriço como animal de estimação - Doenças mais comuns dos ouriços

Onde posso adotar um ouriço

Lembre-se comercializar e criar um ouriço no Brasil é crime. Portanto, só é possível conseguir autorização para sua criação com o IBAMA. Além disso:

  • Particulares: Não lhe recomendamos que adquira um ouriço através de um particular. Neste caso desconhece o tratamento que o animal recebeu com o seu dono anterior, se este o tiver tratado inadequadamente pode encontrar um ouriço assustadiço e inclusive agressivo. Não terá garantias sanitárias que o certifiquem que o animal está saudável e em suas perfeitas condições e, além disso pode sofrer muito estresse se se tratar de um adulto. Isso pode derivar nas doenças mais comuns. Isso sem falar que essa venda é crime.
  • Lojas para animais de estimação: A grande maioria das lojas para animais não estão habituadas e nem sempre têm os conhecimentos mais adequados para lhe oferecer. Por esse motivo, nem sempre pode se certificar de adotar um exemplar saudável e bem cuidado. Além disso, pode estar fomentando o tráfico de animais por que as lojas não possuem autorização para vender ouriços.
  • Centros de acolhimento de animais: É a única opção de todas. Muitas pessoas adotam ouriços sem saber como é o seu comportamento e abandonam-nos logo. Os refúgios e os centros de acolhimento de animais exóticos são, sem dúvida, o melhor local para adotar um ouriço e cuidar dele como ninguém o fez antes.
O ouriço como animal de estimação - Onde posso adotar um ouriço

Cuidados com um ouriço de estimação

Se você adotou um ouriço como animal de estimação em um centro de animais autorizado pelo IBAMA, aqui está uma visão geral dos cuidados básicos de um ouriço. O objetivo é que você saiba o que ele requer em sua vida diária para permanecer saudável e ter uma ótima qualidade de vida.

A gaiola do ouriço

O espaço para o ouriço deve ser o maior possível. Neste sentido, é importante oferecer um ambiente espaçoso e confortável, com um mínimo de 175 x 70 x 50 cm. É improvável encontrar gaiolas específicas para estes animais, portanto, você deve comprar qualquer gaiola de arame que atenda às características desejadas. Idealmente, deveria ter vários níveis e as barras não deveriam ultrapassar dois centímetros uma da outra.

Colocaremos um ninho para que ele possa se esconder, um substrato na base da gaiola para melhor higiene e outros elementos de enriquecimento (de preferência naturais), tais como passarelas, troncos ou ervas, que podem ser encontrados em lojas de animais ou clínicas veterinárias. Devemos evitar completamente colocar de tecidos ou de uma roda de hamster.

Eles exigem uma temperatura entre 25 ºC e 27 ºC, portanto, no inverno é essencial ter um aquecimento individual para ele, caso contrário, ele poderia hibernar. Da mesma forma, eles preferem ambientes pouco luminosos. Eles não exigem banhos regulares, mas é importante desinfetar seu ambiente duas a três vezes por semana para evitar doenças.

Alimentação dos ouriços

Os ouriços devem ser alimentados quando estão mais ativos, ou seja, ao entardecer e ao amanhecer. Procuraremos alimentos específicos para as espécies no mercado e, no caso de não encontrá-los em nossa localidade, teremos que recorrer a um veterinário especializado para aconselhamento. Alimentos insetívoros para mamíferos, com baixo teor de gordura, estão geralmente disponíveis.

É altamente recomendado que na dieta do ouriço estejam presentes insetos, frutas e vegetais.

Coexistência com outros animais

O ouriço é um animal solitário, que também é muito afetado pelo ruído e por movimentos intensos. Portanto, não é aconselhável adotar um ouriço se tivermos outros animais em casa, pois é muito provável que seus níveis de estresse sejam desencadeados no dia a dia.

Agora que você já sabe tudo sobre o ouriço como animal de estimação, não perca este outro artigo em que explicamos as diferenças entre um ouriço e um porco-espinho.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O ouriço como animal de estimação, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Bibliografia
  • BRASIL. Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm>. Acesso em 26 de novembro de 2020.
  • SENADO FEDERAL. Legislação proíbe a captura de animais sem licença. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/especial-cidadania/trafico-de-animais-silvestres/legislacao-proibe-a-captura-de-animais-sem-licenca>. Acesso em 13 de novembro de 2020.
  • G1. Polícia Ambiental descobre comércio de ouriço pela internet e aplica multa de R$ 2,2 mil. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2019/02/06/policia-ambiental-descobre-comercio-de-ourico-pela-internet-e-aplica-multa-de-r-22-mil.ghtml>. Acesso em 13 de maio de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Christian
E possível levar um ouriço para o Brasil assim como levam cachorros ? Ter chip , vacina raiva ??
A sua avaliação:
Daniela
Pq está escrito que não e aconselhável criar um ouriço em casa pra nossa saúde?
Se as pessoas estão tendo ele como animal de estimação?
A sua avaliação:
Ana
Como Faso pra ter um ouriço
Lia
Eu vendo
A sua avaliação:
JULIETA serrao
O meu marido salvou um ouriço que queriam apanhar a mata lo pra. Comerem então trouxe para casa e muito assustado dou fruta gosta que o toquem nele e eu pego nele sem luvas pergunta posso leva lo ao veterinário para ver se está tudo bem com 🦔
CITR
O que a sra fez é proibido/ilegal! Salvar o animal de uma situação de perigo iminente e recolher o mesmo, ok, mas, logo de seguida, entregar a um centro de recuperação para animais selvagens! Ficar com ele em casa como um Pet é bom apenas para si, pois está a privar um animal selvagem de viver uma vida normal na natureza. Tentar convencer outros (ou a si própria) de que fez um acto altruísta é pura falácia.
A sua avaliação:
Giovanna
Por favor voçe pode me indicar algum centro de adoção confiável.... Por favor 🦔
A sua avaliação:
Maria Helena
Vc pode me indicar uma loja onde posso encontrar sou de Brasília
José Carlos
Boa tarde! Posso ter um ouriço pgmeu africaso ou ouriço orelhudosem autorização do IBAMA? Obrigado! Parabéns pelo site, ajuda muito a quem quer um animal de estimação e não tem um conhecimento no áspecto geral do animal!
Paulo
Não pode cara...a multa atual é de 2200...
A sua avaliação:
Lucas Alfaro
Por favor se puder recomende algum centro de adoção confiável.
Giovana
É preciso adquirir alguma licensa para ter um ouriço de estimação?
Bete
Aqui no Japão não , eu tenho dois o primeiro morreu de câncer todos os três adotados.
Lucas Alfaro
La em Canadá não mas no Brazil e Estados Unidos sim
Kayo Eduardo
A loja que vocês estão mostrando eles vendem o ouriço

O ouriço como animal de estimação
1 de 5
O ouriço como animal de estimação

Voltar ao topo da página