Partilhar

Insuficiência renal em gatos - Sintomas e tratamento

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 8 novembro 2018
Insuficiência renal em gatos - Sintomas e tratamento

Ver fichas de  Gatos

A insuficiência renal em gatos é um problema de saúde que avança de forma progressiva e que piora com o passar dos anos. Devemos estar muito atentos a qualquer sintoma e atuar de forma rápida para que possam se recuperar a tempo.

Neste artigo do PeritoAnimal ajudamos você a identificar esta alteração, uma doença muito habitual em qualquer consultório veterinário. Em seguida explicamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre a insuficiência renal em gatos, tanto os sintomas como os tratamentos. Não se esqueça que é fundamental recorrer ao seu veterinário habitual o quanto antes.

O que é a insuficiência renal e o que a provoca?

No sistema urinário encontramos os rins, os órgãos que se encarregam de filtrar e eliminar as substância nocivas do corpo do nosso felino para a produção de urina. Através da filtração de sangue, os rins têm uma série de tarefas que são vitais para todas as espécies:

  • Manter um equilíbrio entre água e minerais
  • Eliminar compostos químicos introduzidos no organismo e substâncias derivadas do mecanismo proteico como a ureia e creatinina.
  • Através de um hormônio que se fabrica no rim, a eritropoetina, regula-se a formação de glóbulos vermelhos.

Estas substâncias que devem ser eliminadas passam a fazer parte da urina para sair do corpo dos nossos animais. Existem outros mecanismos mais complexos mas, para fins práticos, esta é a função renal correta.

A insuficiência renal (IR) é uma alteração lenta mas progressiva destas funções vitais, sendo uma doença que se pode controlar mas não se pode curar. Dentro das causas mais conhecidas que provocam o seu aparecimento temos:

  • Dano renal por toxinas ou medicamentos mal administrados
  • A doença renal policística (frequente em gatos persas) que é hereditária.
  • Tumores
  • Gatos de idade avançada, com mais de 15 anos.
  • Infecções bacterianas

Existem muitas causas que podem provocar insuficiência renal no gato, mas uma vez que se tenha desencadeado, devemos estar atentos ao seu controlo e tratamento.

Insuficiência renal em gatos - Sintomas e tratamento - O que é a insuficiência renal e o que a provoca?

Principais sintomas de insuficiência renal em gatos

No começo, os sintomas de insuficiência renal podem passar desapercebidos e inclusivamente podem chegar a confundir-se com outras doenças. Diante de qualquer destes sintomas recomendamos-lhe que recorra ao veterinário:

  • Perda de apetite e de peso corporal.
  • Aumento considerável de sede (polidipsia). Para se orientar, aproximadamente, sabemos que a ingestão normal de água é de 50 ml por kg de peso por dia.
  • Aumento do volume de urina (poliúria) quando o normal são de 100 a 150 ml/dia.
  • Letargia, depressão e pouca mobilidade.
  • Vômitos e diarreias.
  • Palidez das mucosas (gengivas).
  • Desidratação. Podemos verificar a sua hidratação através de um "beliscão" da pele do pescoço. Se a pele demorar a retornar ao seu estado normal e perder flexibilidade provavelmente o gato está desidratado.
  • Pelo baço e com perdas excessivas de fios.
  • Mau hálito, úlceras na boca e/ou estômago.
Insuficiência renal em gatos - Sintomas e tratamento - Principais sintomas de insuficiência renal em gatos

Diagnóstico diferencial

Os sinais clínicos não são provas consistentes para o seu diagnóstico. São apreciações do dono e/ou veterinário mas devem sempre, acompanhar-se de exames de laboratório. As visitas anuais a partir dos 8 anos de vida podem ajudar a um diagnóstico atempado da insuficiência renal. Dentro dos exames de rotina escolhidos podem ser propostos os seguintes:

  • Análise de sangue completa (procuramos aumento de creatinina e ureia).
  • Análise de urina (físico, químico, de sedimento e por vezes antibiograma).
  • Radiografias e ecografias não são estritamente necessárias como as anteriores, mas costumam ser pedidas para observar o estado dos órgãos afetados.
Insuficiência renal em gatos - Sintomas e tratamento - Diagnóstico diferencial

Tratamento da insuficiência renal em gatos

O tratamento e os cuidados do gato que sofre de insuficiência renal serão imprescindíveis uma vez que se trata de uma doença progressiva. Por mais que lhe tratemos os sintomas que observamos devemos ter uma gestão e cuidados apropriados para evitar recaídas.

Para começar é fundamental falar da medicação uma vez que podemos encontrar muitas opções. O veterinário decidirá, segundo o quadro, qual será o mais apropriado para o nosso felino. O uso de antibióticos, complexos vitamínicos, minerais e estimulantes de apetite dependerão do paciente, das necessidades e dos sintomas que mostre.

A alimentação é outro aspeto fundamental e é um dos pilares para superar esta patologia. É muito aconselhável escolher uma das melhores rações para gatos com insuficiência renal que encontrar no mercado, principalmente aquelas de elevada qualidade, mas também podemos seguir receitas caseiras para a insuficiência renal do gato. Dependerá exclusivamente de nós esta escolha e da dieta que até agora o nosso gato seguia.

Por último, falamos da homeopatia, das flores de Bach e da fitoterapia. Caso queira oferecer este tipo de produtos precisa de recorrer a um profissional e não automedicar o gato. Tratam-se de medicamentos, por isso se escolher terapias naturais procure um veterinário que se dedique a isso.

Insuficiência renal em gatos - Sintomas e tratamento - Tratamento da insuficiência renal em gatos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Insuficiência renal em gatos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Insuficiência renal em gatos - Sintomas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
Nilma Cristina da Silva
Boa noite.
Minha gatinha foi medicada com soro subcutâneo junto com complexo B, pois estava sem apetite. Também estou dando um estimulante de apetite, conforme orientações médicas. Está comendo pouco, bebe bastante água. Esse soro demora muito para fazer efeito?
Andreia
Tenho um gato que faz 15 dias que descobri que tem insuficiência renal, porém passo na veterinária , está tomando soro. Gostaria de saber que tipo de alimentação natural posso dar , além da ração renal .
A sua avaliação:
Juh
Minha Charlotte tem 6 anos e é paciente renal. Dessas rações só não tentei a Proplan, as outras ela simplesmente não come. A Vet Life foi a única que ela comeu por um tempo, mas logo parou tb. Agora faz soroterapia e usa remédio de homeopatia. Gostaria de uma reportagem sobre ração natural para casos como o dela por favor.
A sua avaliação:
Celina Conegatti
Boa noite!
Uma dúvida, um tempo tive um problema com um gato renal, e a medica me disse que precisaria da minha autorização por escrito para administrar o tratamento com a eritropoetina.
Na época fiquei assustada e decidi não fazê-lo.
Hoje ainda há essa necessidade?
Obrigada
ROSE
ACABEI DE PERDER MEU GATO COM 1 ANO DE VIDA, COM INSUFICIÊNCIA RENAL FICOU 2 DIAS NO VETERINÁRIO.
rossiley ponzilacqua
Boa noite, minha gata - ela fará 8 anos em setembro - teve que passar por cirurgia esse ano para a retirada de um tumor de 7 milímetros - o tamanho de uma cabeça de prego - que estava na bexiga. Estou dando ração urinary seca para ela, ela ama ração molhada, comprei a Golden Plus trato urinário, mas eu gostaria muito de uma receita caseira para oferecer a ela, estou falando da molhada, muito obrigada!
Adriana
Estou com um gato com mais de 15 anos, foi diagnosticado doença renal .
a recomendação da veterinária, estou levando para tomar soro e estão aplicando o complexo B, pois esta sem apetite. Não quer comer , comprei a ração umida para gatos renal e comeu muito pouco.
gostaria de receitas para eu fazer uma comidinha caseira para ele sendo um gato com doença renal
Rosângela Sanches
Meu gato foi diagnosticado com problema renal. Foi medicado, porem não está fazendo efeito. Ele não consegue fazer xixi. Como poderei ajuda lo ?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosângela! Há quanto tempo iniciou o tratamento? O efeito normalmente não é imediato e pode ser necessário esperar alguns dias até observar melhoras.
Tania
Meu gato não quer comer,tá com um rim já sem forma e com pouca vascularização nos dois rins,diz a medica. O remédio é só ração renal e diurético?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tania! Sim, geralmente esses são as vias de tratamento mais adequadas. Porém, depende de cada caso clínico. O veterinário que acompanha o caso é a pessoa ideal para saber o tratamento mais adequado mediante o quadro clínico do seu gato. Se por algum motivo não está satisfeita ou confiante, aconselhamos a que consulte uma segunda opinião médica.
Marilyn
Existem 4 estágios da doenças e pelos exames de sangue e urina dá para o veterinário saber. Se a doença estiver muito avançada o vet vai prescrever vitamina B12 e/ou um remédio para abrir o apetite e talvez Lactado Ringers.
A sua avaliação:
Neyde
O meu gatinho tem esse problema! Estamos fazendo o que receitou o veterinário e ele está melhorando!
Nélia
a nossa boneca ( com 9 anitos) em 3 meses já está melhor e já come bem a renal. Agora é fazer analises à ureia e a creatina de 6 em 6 meses

Insuficiência renal em gatos - Sintomas e tratamento
1 de 5
Insuficiência renal em gatos - Sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página