Partilhar

Meu cachorro não quer comer: o que fazer

Meu cachorro não quer comer: o que fazer

Ver fichas de  Cachorros

Quando o cachorro não quer comer isso é motivo de preocupação para os cuidadores, uma vez que, de forma geral, os cães não costumam ter problemas em devorar tudo o que têm nos pratos e ainda continuar pedindo comida.

Ver o cachorro sem apetite pode indicar a presença de alguma patologia, uma vez que deixar de comer é um sintoma típico de várias doenças de maior ou menor gravidade. Além disso, um cachorro em recuperação também pode demonstrar relutância a comer.

Neste artigo do PeritoAnimal resolveremos sua dúvida sobre meu cachorro não quer comer: o que fazer, te explicando as causas mais comuns para isso e os procedimentos a seguir em cada caso.

Também lhe pode interessar: Porque o meu cachorro não cresce?

Meu cachorro não quer comer nada

Como já dissemos, quando o cachorro não quer comer isso pode ser um indicativo de que está padecendo de alguma doença. A lista de transtornos que podem se manifestar com a ausência de apetite é interminável, e nela se incluem desde problemas leves, como os transtornos digestivos, até patologias graves como o parvovírus canino. As seguintes situações podem acontecer quando o seu cachorro não quer comer:

  • O cachorro não come, mas para o restante se mostra animado. O cachorro se recusa a comer e bebe somente água, embora em outros casos possa recusá-la também. Em geral, isso se deve a aborrecimentos pontuais que costumam remitir em algumas horas sem que tenhamos que fazer nada.
  • Outras vezes o cachorro não quer comer e está vomitando, o que pode ser causado por um leve transtorno digestivo que, assim como no caso anterior, se resolverá espontaneamente em algumas horas. Por vezes, o cachorro não come e vomita amarelo, quando já não resta nada no estômago. Nesses casos, pode aparecer também diarreia. Devemos observar o cachorro e, se este continuar sem comer nem beber, além de vomitar, deve ser levado ao o veterinário.
  • Por último, se o cachorro não come e ainda apresenta outros sintomas como febre, desânimo ou dor, você deve informar o veterinário.

Meu cachorro está triste e não quer comer

Se você está se perguntando "por que meu cachorro não quer comer" e, além disso, observa sintomas como fraqueza e desânimo que não passam conforme as horas, você deve recorrer ao veterinário, especialmente se cuidar de um cachorro que já teve alguma doença diagnosticada ou um cachorro de idade avançada, já que nesses casos é suposta uma maior vulnerabilidade, o que torna esses cachorros mais propensos a adoecer e as doenças mais propensas a manifestarem-se de maneira mais grave.

Tendo em conta que a perda de apetite e o desânimo são comuns em diversas doenças, você deve prestar atenção ao comportamento do cachorro a fim de identificar outros sintomas que ajudem no diagnóstico, como dor, febre, vômitos ou diarreia. O veterinário examinará o cachorro e, se necessário, ira recomendar que sejam feitos exames de sangue e urina, radiografias ou ultrassom.

Dica: Se for esse o caso, descubra porque o meu cachorro não quer comer ração.

Meu cachorro não quer comer nem beber água

Se já é preocupante que o seu cachorro não queira comer, quando ele também rejeita a ingestão de água o problema pode ser ainda maior, contanto que essa situação se prolongue. Se também for acompanhada de um perda considerável de líquidos, como as produzidas pelos vômitos e a diarreia, o cachorro corre o risco de se desidratar, o que será especialmente preocupante nos mais vulneráveis como filhotes, doentes ou idosos, como já dissemos.

Esses casos podem indicar que o cachorro sofre com alguma doença no sistema digestivo e também com patologias como as que afetam os rins ou o coração que podem fazer com que apresente falta de apetite, desânimo ou vômitos. É importante ter em conta que um cachorro desidratado costuma ter um apetite menor, daí a importância de restabelecer fluídos tanto de maneira subcutânea como intravenosa, caso em que será necessário internar o cachorro na clínica.

Meu cachorro não quer comer: o que fazer - Meu cachorro não quer comer nem beber água

O que fazer quando o cachorro não quer comer

Depois de uma doença e um tratamento, é comum notar que o cachorro não quer comer, ou que não queira comer sozinho. Depois de passar alguns dias em jejum, alguns cachorros têm dificuldade em voltar a comer como faziam antes da doença e você deve insistir para que o façam. Leve em consideração as seguintes recomendações que explicam o que fazer quando o cachorro não quer comer:

  • Utilizar algum alimento especial para a convalescença, muito saboroso e de textura pastosa ou líquida, o que facilita sua ingestão. Você pode procurar nas clínicas veterinárias se possuem comida úmida gastrointestinal.
  • Oferecer comidas que sabe que o cachorro gosta.
  • Se esquentarmos os alimentos, estimulamos o olfato e apetite do cachorro. Ainda assim, precisa controlar para não queimar o seu peludo.
  • Se o cachorro come ração, pode aceitá-la melhor se você molhar em água morna e oferecer em forma de pasta.
  • Para alguns cães, é útil dar a comida aos poucos, com a mão.
  • Em alguns dias, o cachorro deverá comer apenas sua alimentação habitual ou prescrita por veterinário, ainda que tenha que oferecer a ração dividida em pequenas quantidades mais vezes ao dia.
  • A alimentação é fundamental para a recuperação, de forma que se o cachorro não come, o tutor deve informar o veterinário.
  • Em caso de cachorros com doenças crônicas, recomenda-se oferecer uma alimentação específica para a doença em questão. No entanto, se o cachorro a rejeitar, pode dar a comida que pede, já que o mais importante é que ele coma qualquer coisa antes de deixe de comer.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro não quer comer: o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • DEFRAGES, Alice. et al. Disorders of the Stomach and Intestines in Dogs. Disponível em: <https://www.msdvetmanual.com/dog-owners/digestive-disorders-of-dogs/disorders-of-the-stomach-and-intestines-in-dogs>. Acessado em: 29 jan. 2018

Escrever comentário sobre Meu cachorro não quer comer: o que fazer

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Cristina
Muito bom

Meu cachorro não quer comer: o que fazer
1 de 2
Meu cachorro não quer comer: o que fazer

Voltar ao topo da página