PARTILHAR

Meu cachorro não quer comer: o que fazer

Meu cachorro não quer comer: o que fazer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Quando o cachorro não quer comer isso é motivo de preocupação para os cuidadores, uma vez que, de forma geral, os cães não costumam ter problemas em devorar tudo o que têm nos pratos e ainda continuar pedindo comida.

Ver o cachorro sem apetite pode indicar a presença de alguma patologia, uma vez que deixar de comer é um sintoma típico de várias doenças de maior ou menor gravidade. Além disso, um cachorro em recuperação também pode demonstrar relutância a comer.

Neste artigo do PeritoAnimal resolveremos sua dúvida sobre meu cachorro não quer comer: o que fazer, te explicando as causas mais comuns para isso e os procedimentos a seguir em cada caso.

Meu cachorro não quer comer nada

Como já dissemos, quando o cachorro não quer comer isso pode ser um indicativo de que está padecendo de alguma doença. A lista de transtornos que podem se manifestar com a ausência de apetite é interminável, e nela se incluem desde problemas leves, como os transtornos digestivos, até patologias graves como o parvovírus canino. As seguintes situações podem acontecer quando o seu cachorro não quer comer:

  • O cachorro não come, mas para o restante se mostra animado. O cachorro se recusa a comer e bebe somente água, embora em outros casos possa recusá-la também. Em geral, isso se deve a aborrecimentos pontuais que costumam remitir em algumas horas sem que tenhamos que fazer nada.
  • Outras vezes o cachorro não quer comer e está vomitando, o que pode ser causado por um leve transtorno digestivo que, assim como no caso anterior, se resolverá espontaneamente em algumas horas. Por vezes, o cachorro não come e vomita amarelo, quando já não resta nada no estômago. Nesses casos, pode aparecer também diarreia. Devemos observar o cachorro e, se este continuar sem comer nem beber, além de vomitar, deve ser levado ao o veterinário.
  • Por último, se o cachorro não come e ainda apresenta outros sintomas como febre, desânimo ou dor, você deve informar o veterinário.

Meu cachorro está triste e não quer comer

Se você está se perguntando "por que meu cachorro não quer comer" e, além disso, observa sintomas como fraqueza e desânimo que não passam conforme as horas, você deve recorrer ao veterinário, especialmente se cuidar de um cachorro que já teve alguma doença diagnosticada ou um cachorro de idade avançada, já que nesses casos é suposta uma maior vulnerabilidade, o que torna esses cachorros mais propensos a adoecer e as doenças mais propensas a manifestarem-se de maneira mais grave.

Tendo em conta que a perda de apetite e o desânimo são comuns em diversas doenças, você deve prestar atenção ao comportamento do cachorro a fim de identificar outros sintomas que ajudem no diagnóstico, como dor, febre, vômitos ou diarreia. O veterinário examinará o cachorro e, se necessário, ira recomendar que sejam feitos exames de sangue e urina, radiografias ou ultrassom.

Dica: Se for esse o caso, descubra porque o meu cachorro não quer comer ração.

Meu cachorro não quer comer nem beber água

Se já é preocupante que o seu cachorro não queira comer, quando ele também rejeita a ingestão de água o problema pode ser ainda maior, contanto que essa situação se prolongue. Se também for acompanhada de um perda considerável de líquidos, como as produzidas pelos vômitos e a diarreia, o cachorro corre o risco de se desidratar, o que será especialmente preocupante nos mais vulneráveis como filhotes, doentes ou idosos, como já dissemos.

Esses casos podem indicar que o cachorro sofre com alguma doença no sistema digestivo e também com patologias como as que afetam os rins ou o coração que podem fazer com que apresente falta de apetite, desânimo ou vômitos. É importante ter em conta que um cachorro desidratado costuma ter um apetite menor, daí a importância de restabelecer fluídos tanto de maneira subcutânea como intravenosa, caso em que será necessário internar o cachorro na clínica.

Meu cachorro não quer comer: o que fazer - Meu cachorro não quer comer nem beber água

O que fazer quando o cachorro não quer comer

Depois de uma doença e um tratamento, é comum notar que o cachorro não quer comer, ou que não queira comer sozinho. Depois de passar alguns dias em jejum, alguns cachorros têm dificuldade em voltar a comer como faziam antes da doença e você deve insistir para que o façam. Leve em consideração as seguintes recomendações que explicam o que fazer quando o cachorro não quer comer:

  • Utilizar algum alimento especial para a convalescença, muito saboroso e de textura pastosa ou líquida, o que facilita sua ingestão. Você pode procurar nas clínicas veterinárias se possuem comida úmida gastrointestinal.
  • Oferecer comidas que sabe que o cachorro gosta.
  • Se esquentarmos os alimentos, estimulamos o olfato e apetite do cachorro. Ainda assim, precisa controlar para não queimar o seu peludo.
  • Se o cachorro come ração, pode aceitá-la melhor se você molhar em água morna e oferecer em forma de pasta.
  • Para alguns cães, é útil dar a comida aos poucos, com a mão.
  • Em alguns dias, o cachorro deverá comer apenas sua alimentação habitual ou prescrita por veterinário, ainda que tenha que oferecer a ração dividida em pequenas quantidades mais vezes ao dia.
  • A alimentação é fundamental para a recuperação, de forma que se o cachorro não come, o tutor deve informar o veterinário.
  • Em caso de cachorros com doenças crônicas, recomenda-se oferecer uma alimentação específica para a doença em questão. No entanto, se o cachorro a rejeitar, pode dar a comida que pede, já que o mais importante é que ele coma qualquer coisa antes de deixe de comer.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro não quer comer: o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • DEFRAGES, Alice. et al. Disorders of the Stomach and Intestines in Dogs. Disponível em: <https://www.msdvetmanual.com/dog-owners/digestive-disorders-of-dogs/disorders-of-the-stomach-and-intestines-in-dogs>. Acessado em: 29 jan. 2018

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Cristiano Oliveira
Tenho um shit tsu de 6 meses e ele não quer comer ração de forma alguma, triturei deixei em pasta umideci com água morna coloco pedaços de carne frango legumes sempre da forma correta de preparação porém não funciona, oque posso fazer.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Cristiano. Você já fez tudo que indicamos neste artigo? Temos este outro texto no qual falamos por que um filhote de cachorro não quer comer e o que fazer: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-meu-filhote-de-cachorro-nao-quer-comer-21463.html

Se nada adiantar, recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Luis
Olá! Adorei seu conteúdo.
A sua avaliação:
Rejiane da rosa soares dos reis
Meu cachorro a dias esta assim ñ come raçao so comida ta com vermes e se mija tudo dorme e acorda todo mijado as coberta dele muito triste ele esta ele tem 8 anos sera q e por causa da idade?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Rejiane. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Beatriz
Minha cachorra parou de comer estava vomitando muito,comprei o remédio para o estômago dela e ela parou de vomitar,Mas ainda não quer comer.Hoje ela tentou comer mas reparei que ela abre a boca com dificuldade onque poca ser ? os dentinhos dela estao caindo para nascer outros será que pode ser algo no dente ?
A sua avaliação:
Cristiana
Oq faço o meu cachorro não quer comer
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Maria de lourdes dasilva
Minha cachorra não quer comer só quer tomar leite,e fica com a barriga quente e debaixo do pescoço dela tabm fica quente.O que fazer?
A sua avaliação:
Larissa
Minha Cachorra Já É um pouco idosa , Desde Da Manhã Que Minha Mãe Foi Viajar ela Não Come Ração , misturei na Ração dela Aqueles Sachês de molho e estava Comendo , Avisei minha mãe ela Me orientou dar metade de um Comprimido de Verme Para Ela , Fiz Isso e Desde de então ela Não quis come nem com o Molho , Deixei a Tigela dela De ração ficou lá Por Dois Dias e ela Se quer Tocou , tirei e coloquei comida , Porque vê ela assim está me Torturando , porém ela Não Comeu , Água Ela Está bebendo Normalmente , Já Faz Cerca De 1 Semana Que ela não Faz Coco , Por conta da Alimentação . eu Já Não Sei mais Oque fazer , Surgiu a Especulação que ela Poderia Estar com falta da minha mãe , mais minha mãe já viajou diversas vezes e ela ficou bem, e ela é mais apegada a mim do que minha mae 😪😪
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
JOSE QUEIROZ
MINHA CACHORRA SÓ QUER COMER CARNE, E ESTA TRISTE, SÓ SE ALEGRA QUANDO SAI NA RUA....
AS VEZES SOLTA UNS GEMIDOS.... O QUE SERIA, JÁ APALPEI ELA INTEIRA NÃO LOCALIZEI NADA.... OBRIGADO
A sua avaliação:
Aline
Meu cachorro só queria comer ração úmida com petisco misturado nela, mas agora ele não quer mais comer e também não aceita a ração seca, o que eu faço? Ele fica super alegre e agitado por isso acredito que não seja um problema de saúde
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
afonso filho fernandes de andrade
meu cachorro não quer comer esta desanimado e fraco,oque devo fazer, me ajude por favo.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Afonso. Você já testou as orientações do artigo?
A sua avaliação:
Cristina
Meu cachorro está com diarreia , espirrando não quer água e nem a ração . Estou dando soro fisiológico gelado para ele éOmepraz 10 mg pela manhã e a noite.
A sua avaliação:
Evelyn
Meu cachorro não quer comer e nem beber água e está triste demais. O que posso fazer?
Estou muito preocupada
Luísa Savala
OU Evelyn! Temos um artigo que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-quer-comer-e-esta-triste-o-que-fazer-22498.html
De qualquer forma, é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Cristina
Muito bom
Meu cachorro não quer comer: o que fazer
1 de 2
Meu cachorro não quer comer: o que fazer

Voltar ao topo da página ↑