Curiosidades do mundo animal

A história do gato da sorte: Maneki Neko

 
A história do gato da sorte: Maneki Neko
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Certamente todos nós já vimos o Maneki Neko, literalmente traduzido como o gato da sorte. É comum encontrá-lo em qualquer loja oriental, especialmente próximo ao caixa do local. É um gato com a pata levantada acenando, sendo encontrado nas cores branca ou dourada. Muita gente também adota essa escultura de diferentes tamanhos ou até este gato em pelúcia para a decoração de suas próprias casas.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe oferecer mais informações sobre a história do gato da sorte Maneki Neko, que você deve saber para estar mais consciente de seu significado. Sua pata se move incessantemente por algum pacto demoníaco ou carrega baterias? Qual o significado de ser dourada? Continue lendo para saber.

Também lhe pode interessar: História e significado da fênix

Índice

  1. A origem do gato da sorte
  2. O significado do gato da sorte Maneki Neko
  3. Curiosidades sobre o Maneki Neko

A origem do gato da sorte

Você conhece a história do gato da sorte? O Maneki Neko tem origem no Japão e, em japonês, significa gato da sorte ou gato que atrai. Claramente, ele é uma referência à raça bobtail japonês. Há dois contos tradicionais japoneses que contam a história da origem do Maneki Neko:

O primeiro conta a história de um homem rico que foi pego desprevenido por uma tempestade e procurou abrigo sob uma árvore bem ao lado de um templo. Foi então quando na porta do templo ele viu o que parecia ser um gato chamando-o com sua pata, convidando-o a entrar no templo, então ele seguiu o conselho do felino.

Quando deixou a árvore, um raio caiu dividindo o tronco da árvore pela metade. O homem, interpretando que o gato havia salvo sua vida, tornou-se um benfeitor daquele templo trazendo consigo grande prosperidade. Quando o gato morreu, o homem ordenou que fosse feita uma estátua para ele, que seria conhecida ao longo dos anos como Maneki Neko.

A outra conta uma história um pouco mais sinistra. Uma em que uma gueixa tinha um gato que era seu tesouro mais precioso. Um dia, quando ela foi se vestir com seu quimono, o gato saltou nela cravando suas garras no tecido. Vendo isso, o "dono" da gueixa pensou que o gato estava possuído e que havia atacado a jovem e com um movimento rápido ele tirou sua espada e cortou a cabeça do gato. A cabeça caiu sobre uma cobra que estava prestes a atacar a gueixa salvando, assim, a vida da garota.

A menina ficou tão triste por perder seu companheiro felino, considerado seu salvador, que um de seus clientes, entristecido, lhe deu uma estatueta do gato para tentar confortá-la.

A história do gato da sorte: Maneki Neko - A origem do gato da sorte

O significado do gato da sorte Maneki Neko

Atualmente, as figuras de Maneki Neko são usadas tanto pelos orientais quanto pelos ocidentais para atrair fortuna e boa sorte, tanto em casas como em empresas. Você pode ver diferentes modelos de gato da sorte, portanto, dependendo da pata que estiver levantada, terá um ou outro significado:

  • Gato da sorte com a pata direita levantada: para atrair dinheiro e fortuna.
  • Gato da sorte com a pata esquerda levantada: para atrair bons visitantes e convidados.
  • Poucas vezes você verá um Maneki Neko com ambas as patas levantadas, que significam proteção para o lugar onde estão.

A cor também tem importante influência no simbolismo do Maneki Neko. Embora estejamos acostumados a vê-lo em dourado ou branco, existem muitas outras cores:

  • As esculturas de cor dourada ou prateada são as usadas para trazer fortuna a um negócio.
  • O gato da sorte branco com detalhes alaranjados e pretos é o tradicional e original, aquele que é colocado para oferecer sorte aos viajantes em seu caminho. Ela também atrai coisas boas para seu tutor.
  • O vermelho destina-se a atrair o amor e a afastar os maus espíritos.
  • O verde é destinado a trazer saúde para as pessoas mais próximas de você.
  • O amarelo ajuda você a melhorar sua economia pessoal.
  • O que o ajudará a realizar todos os seus sonhos é o azul.
  • O preto é um escudo contra a má sorte.
  • Já o rosa irá ajudá-lo a encontrar o parceiro ou parceira certo/certa para você.

Aparentemente, vamos ter que conseguir uma legião de gatos da sorte japoneses de todas as cores para desfrutar de todos os benefícios e proteções que eles oferecem!

Além das cores, esses gatos podem levar objetos ou acessórios e, dependendo do que eles usarem, seu significado também irá variar ligeiramente. Por exemplo, se você os vê com um martelo dourado na pata, é um martelo de dinheiro, e o que eles fazem quando o sacodem é tentar atrair dinheiro. Com um Koban (moeda da sorte japonesa) está tentando atrair ainda mais boa sorte. Se ele morde uma carpa, ele está tentando atrair abundância e boa sorte.

A história do gato da sorte: Maneki Neko - O significado do gato da sorte Maneki Neko

Curiosidades sobre o Maneki Neko

É muito comum que no Japão os gatos andem pelas ruas e lojas, já que é um animal muito apreciado, e isso pode ser devido a esta tradição. Se os de plástico ou metal funcionam, o que não pode ser um felino de verdade?

Em Tóquio, por exemplo, há ao menos uma cafeteria com dezenas de gatos andando livremente em que os clientes interagem com todos os felinos no ambiente enquanto desfrutam a bebida.

É também uma crença generalizada no oriente pensar que os gatos são capazes de ver algumas "coisas" que as pessoas nem sequer podem imaginar. É por isso que muitas pessoas são tutoras de gatos, porque têm a firme convicção de que são capazes de ver e afastar os maus espíritos. Ilustro isto com outra lenda:

"Dizem que um demônio veio para tirar a alma de uma pessoa, mas ele tinha um gato, que viu o demônio e lhe perguntou sobre suas intenções. O gato não se opôs a deixá-lo levar a alma do humano que vivia em sua casa, no entanto, para deixá-lo ir, o demônio deveria contar cada um dos pelos de sua cauda.

Nenhum pouco preguiçoso, o demônio começou a difícil tarefa mas, quando estava perto de terminar, o gato sacudiu sua cauda. O demônio ficou bravo, mas começou novamente com o primeiro pelo. Em seguida, o gato novamente sacudiu a cauda. Depois de várias tentativas ele desistiu e partiu. Então o gato, quer ele quisesse ou não, salvou a alma de seu tutor."

E uma última curiosidade: saiba que o gesto do movimento da pata do Maneki Neko não é para dizer adeus, mas para te receber e te convidar a entrar.

E já que estamos falando da história do gato da sorte Maneki Neko, não perca a história de Balto, o cão-lobo que se tornou um herói.

A história do gato da sorte: Maneki Neko - Curiosidades sobre o Maneki Neko

Se deseja ler mais artigos parecidos a A história do gato da sorte: Maneki Neko, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Consulado Geral do Japão em São Paulo. Informações sobre o Japão - Curiosidades. Disponível em: <https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/curiosidades.html>. Acesso em 13 de maio de 2021.
  • FOLHA DE S. PAULO. Conheças as lendas do maneki neko e do daruma, símbolos do Japão. Disponível em: <https://guia.folha.uol.com.br/especial/2018/06/conhecas-as-lendas-do-maneki-neko-e-do-daruma-simbolos-do-japao.shtml>. Acesso em 13 de maio.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
A história do gato da sorte: Maneki Neko