Partilhar

Cachorro tossindo e vomitando gosma branca - o que fazer?

Por Carolina Costa, Médica Veterinária. 22 agosto 2018
Cachorro tossindo e vomitando gosma branca - o que fazer?
Imagem: Maltese YANNIS | Youtube

Ver fichas de  Cachorros

A tosse e o vômito estão muitas vezes associados e, apesar de não serem doenças por si só, constituem um aviso do organismo de que algo não está bem. Por isso, é importante identificar as causas e saber agir perante esta situação, que pode levar a consequências graves se não for tratada a tempo.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos revisar e explicar um pouquinho as possíveis causas e soluções de: Cachorro tossindo e vomitando gosma branca – o que fazer?


imagem: Maltese YANNIS | Youtube

Cachorro tossindo e vomitando

O que é a tosse?

A tosse é um mecanismo de defesa do organismo para tentar expulsar algo que está a causar irritação nas vias aéreas ou no esófago do animal e, muitas vezes, está associada a vômitos de espuma branca devido ao esforço realizado durante a tosse.

Nem toda a tosse é sinônimo de doença, mas nenhum tutor gosta de ver o seu cachorro tossindo demasiado. A maioria das causas de tosse se devem a doenças ou a obstruções no esófago do animal.

Porque vomita?

Muitas vezes vômito e regurgitação são confundidos. O vômito é a condição de expulsar conteúdos estomacais para fora do organismo e o animal apresenta espasmos e contrações repetidas do estômago e abdômen. A regurgitação é a expulsão de conteúdo do esófago que ainda não alcançou o estômago, o animal não apresenta contrações do abdômen e expulsa com mais facilidade o conteúdo esticando o pescoço, que normalmente vem em forma tubular e coberto por uma gosma. É muito importante distinguir estas duas situações para diferenciar entre causas gástricas ou não gástricas.

O vômito é muito comum em cachorros e, em geral, se for uma situação passageira e o animal não demonstrar nenhum outro tipo de sintomas associados não é muito grave, mas se, em contrapartida, se tratar de uma situação regular, é sinal de que é necessário intervir. É muito típico que os cachorros vomitem uma espécie de gosma transparente e espuma branca, a qual pode ser devida a inúmeros fatores. A espuma branca consiste numa mistura de saliva com ácido do estômago e que pode ter uma consistência mais viscosa como gosma.

Quando o cachorro tosse e vomita gosma branca é necessário que saiba identificar a causa para saber o que está acontecendo com o seu pet e poder ajudar.

Leia o nosso artigo completo sobre cachorro vomitando espuma branca - causas, sintomas e tratamento.

Causas de tosse e vômito

Comer muito rápido

É bastante comum um cachorro comer muito rápido e em seguida vomitar uma espuma viscosa ou gosma branca.

Comer muito rápido pode levar à ingestão de alimentos muito grandes não mastigados, de poeiras ou pelos que irritam a garganta do seu animal e vão provocar a tosse e o vômito.

Se o seu cachorro come muito rápido e tenta vomitar sem sucesso, ou está com outro tipo de dificuldades, o melhor é ir imediatamente ao veterinário.

Obstrução

Algum alimento de maiores dimensões, um osso ou brinquedo, podem provocar o engasgamento do cachorro e, como reflexo, o animal tosse e vomita para tentar expulsar esse corpo estranho. É possível que com o vômito o problema seja solucionado se o corpo estranho sair, mas se você notar que animal continua tossindo e puxando vômito sem sucesso, você deve imediatamente atuar e levá-lo ao veterinário.

Colapso da traqueia

Um animal com colapso da traqueia costuma ter dificuldade em respirar, causando tosse persistente e, consequentemente, vômito.

Existem raças mais predispostas que estão referidas no artigo referente a este tema.

Se utiliza coleira deve mudar para peitoral, controlar o peso do animal e reduzir o exercício.

Exercício intenso

Demasiado exercício pode fazer com que o animal não respire bem, tussa, sinta naúseas e vomite. O próprio puxar incessante da coleira e trela pode provocar isto.

Doenças cardíacas

Inicialmente as doenças cardíacas podem traduzir-se por intolerância ao exercício, demasiado arfar durante ou depois do passeio e tosse, vomitando no final uma gosma branca.

A tosse se deve ao aumento do tamanho do coração que comprime a traqueia e outras partes das vias respiratórias.

Raças como Boxer, King Charles Cavalier e Yorkshire Terrier são as raças mais predispostas.

Tosse de canil

A traqueobronquite infecciosa canina ou tosse de canil, é uma doença infeciosa semelhante à nossa gripe causada por vírus ou bactérias e, dependendo do agente causador, é considerada uma zoonose (doença transmitida ao ser humano).

O animal tosse repetidamente e acaba por forçar um vômito como se estivesse engasgado, expelindo uma gosma ou espuma branca.

Se for diagnosticada tosse de canil é importante afastar o animal de outros, lavar utensílios e roupa, para evitar o contágio.

Gastrite

Normalmente, os vômitos surgem pela manhã quando o animal desperta. Caso a gosma não seja branca e se trate de uma gosma amarela, corresponde ao líquido biliar. Veja o nosso artigo sobre o que fazer se o seu cachorro vomita amarelo. Se o animal vomita sangue, existe uma forte suspeita de úlcera gástrica e deve informar o seu médico veterinário.

Em caso de gastrite vírica, vigiar, hidratar seu cachorro e administrar os fármacos que o veterinário recomendou é o melhor a fazer.

Distensão abdominal e torção gástrica

Também conhecida por “estômago virado”, é mais comum em animais de grande porte e caracteriza-se pela acumulação excessiva de gás, sucos gástricos, espuma e alimento dentro do estômago.

O estômago começa por se dilatar e depois se contorce e gira sobre si mesmo aprisionando o conteúdo e estrangulando as veias. Se trata de uma emergência médica porque pode ser fatal.

Os sintomas que permitem identificar uma torção gástrica incluem: tentativa constante de vomitar mas sem sucesso, vomitar saliva que tentou engolir mas não conseguiu, inchaço abdominal, dor e desconforto na região abdominal e perda de apetite. Consulte o nosso artigo completo sobre a torção gástrica em cães.

Envenenamentos e intoxicações

O vômito também pode ser causado pela ingestão acidental de substâncias ou plantas tóxicas.

Parasitas

Os parasitas intestinais provocam alterações no trato digestivo e levam a vômitos, diarreia e perda de peso. Muitos podem obstruir o intestino e o animal não consegue comer e continua vomitando um fluído branco ou amarelado.

Cachorro tossindo e vomitando gosma branca - o que fazer? - Causas de tosse e vômito

O que pode fazer

Aquando da consulta no médico veterinário, você deve dar o máximo de informações possíveis:

  • Hábitos do animal
  • Historial de doenças
  • Frequência do vômito: em que altura vomita (se em jejum ao acordar, se depois de exercício, se logo após ter comido)
  • Aparência do vômito: cor e constituição (sangue, restos de alimentos ou só líquido/espuma)
  • Se animal tem ou teve acesso a medicamentos ou produtos tóxicos
  • Que tipo de plantas tem em casa

Pode ser necessário recolher amostras de sangue, urina e/ou fezes, realizar raio-x, ecografia ou outros exames que possibilitem encontrar a causa do problema.

O médico vai receitar fármacos adequados ao problema diagnosticado e, como tal, é essencial cumprir as suas indicações para que o animal fique bem.

Mas então, o que pode fazer se vir seu cachorro vomitando gosma branca?

Se vir seu cachorro vomitando ou especificamente vomitando espuma branca:

Não tente interromper o vômito

Apenas esteja atento e quando ele vomitar você deve retirar toda a informação possível que referimos acima para poder informar o seu médico veterinário.

Após o animal vomitar, evite dar-lhe bebida e comida logo em seguida

O veterinário pode até recomendar retirar a comida e a bebida nas 6 horas seguintes ao vômito. Se o cachorro não vomitar nesse tempo pode ir fornecendo pequenas quantidades de água. Se o seu cachorro lhe parecer muito nauseado, pode fornecer um pouco de arroz e frango sem temperos cozidos apenas em água para acalmar o estômago. E, se ele aguentar essa comida, pode ir introduzindo aos poucos a sua ração habitual.

Reduzir tempo de exercício e brincadeira

Enquanto a causa não for descoberta e se suspeitar de doença cardíaca, é necessário restringir a atividade física e a brincadeira para pequenos períodos de tempo.

Se o animal chega com muita sede, deve-se deixar beber um pouco, depois retirar a água e só passado uns minutos voltar a fornecer água, para evitar que ele ingira uma grande quantidade de uma só vez. O mesmo se aplica à comida.

Levar ao médico

Caso você ainda não tenha ido ao veterinário, é importante que o faça, para se poder descobrir e tratar a causa do problema do seu pet. Se já foi ao veterinário para avaliar esta situação, mas nota que a condição do seu melhor amigo está a piorar ou não está a melhorar, deve voltar para fazer uma reavaliação.

Vacinar o seu animal

Algumas doenças provocam vômito com estas características e existem vacinas que podem prevenir. Pergunte ao seu veterinário o melhor protocolo vacinal para o seu amigo.

Cachorro tossindo e vomitando gosma branca - o que fazer? - O que pode fazer

Medidas de prevenção

  • Evitar alterações bruscas na dieta
  • Evitar brinquedos pequenos e fáceis de engolir
  • Não fornecer restos de comida com ossos
  • Impedir que animal alcance o lixo
  • Evitar acesso a produtos e plantas tóxicas

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro tossindo e vomitando gosma branca - o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Cachorro tossindo e vomitando gosma branca - o que fazer?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Marcos
ola meu cachorro vem vomitando espuma branca e catarro também.

ele anda muito quieto e não quer mais brincar.
eu suspeito que ele deve ter contraído raiva pois esse ano não foi vacinado ainda .

existe alguma relação do vomito com espuma branca?
A sua avaliação:
Mariana
Meu cachorro esta como se estivesse engasgado e vomita bem pokinho um liquido branco as veses transparente e fika tremendo oq poder ser?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mariana! Você pode ver as possíveis causas de cachorro vomitando espuma branca nesse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-vomitando-espuma-branca-causas-sintomas-e-tratamento-21589.html
De qualquer maneira, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
KLINSMANN DOS SANTOS LOPES
Ela tosse uma gosma branca
Carolina Costa
Olá klinsmann!
Esse tipo de tosse pode significar muita coisa, se forem episódios recorrentes você deve consultar o veterinário para ele examinar a sua cachorra.
As melhoras da equipe do PeritoAnimal.

Cachorro tossindo e vomitando gosma branca - o que fazer?
Imagem: Maltese YANNIS | Youtube
1 de 3
Cachorro tossindo e vomitando gosma branca - o que fazer?

Voltar ao topo da página