PARTILHAR

Cachorro com diarreia e vômito: o que pode ser

Aline Nunes
Por Aline Nunes. Atualizado: 23 fevereiro 2022
Cachorro com diarreia e vômito: o que pode ser
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Saiba que os vômitos e a diarreia são processos relativamente comuns em cães e, às vezes, podem preocupar os seus cuidadores, especialmente se não desaparecem, se notam sangramento no vômito ou nas fezes, ou se agrava o quadro clínico com outros sintomas como anorexia, apatia ou febre.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar o que pode dar origem a um cachorro com diarreia e vômito. Veremos as causas mais comuns, já que são muito numerosas e podem variar desde uma simples indigestão sem grandes complicações até uma grave doença viral, como a parvovirose canina, incluindo doenças de outros sistemas, tais como o renal, que podem afetar o sistema digestivo.

Também lhe pode interessar: Tipos de vômitos de cachorro

Cachorro com diarreia e vômito

Para explicar por que um cachorro vomita e tem diarreia, o habitual é se concentrar no seu sistema digestivo, pois, as causas mais comuns desta doença estão enraizadas em uma disfunção gastrointestinal, portanto, será capaz de afetar o estômago, intestino delgado ou grosso, o que produzirá algumas variações na aparência do vômito ou da diarreia.

É importante distinguir entre vômito e regurgitação. O primeiro é produzido com esforço e se observam movimentos abdominais e sons, enquanto na regurgitação a comida ou líquido se expele sozinho. Já a diarreia são os detritos frequentes e líquidos. Além disso, você pode notar a presença de sangue. Nas fezes, o sangue fresco é chamado de hematoquezia, enquanto o sangue digerido, que aparece com uma cor escura, será chamado de melena.

É importante prestar atenção a todos esses dados e no momento oportuno transmitir todas as informações ao veterinário para chegar ao diagnóstico e, consequentemente, ao tratamento. Se o seu cachorro vomita ocasionalmente ou mesmo se tem diarreia sem mostrar mais sintomas e mantém o bom humor, não é preocupante. Porém, se estes episódios se repetem em um curto período ou ocorrem de forma recorrente por semanas ou meses, é necessário consultar um veterinário, o que também acontece se o seu cachorro apresentar outros sintomas.

Cachorro com diarreia e vômito: o que pode ser - Cachorro com diarreia e vômito

Cachorro com diarreia e vômito: principais causas

Observando o seu cachorro, você deverá explicar o quadro ao veterinário. Com tudo isto, o exame físico e os testes considerados pertinentes, o médico veterinário irá discriminar entre as diversas causas que explicam um cachorro vomitando e com diarreia. As mais comuns são as seguintes:

  • Infecções: tanto aquelas causadas por bactérias e vírus ou protozoários, produzem vômitos e diarreia e devem ser tratadas por um veterinário.
  • Indigestão: os cães tendem a comer demais, incluindo produtos questionáveis ​​como restos de comida humana ou lixo e, apesar do estômago canino estar preparado para alguns desses elementos "comestível", não é admirável que eles acabem tendo diarreia e vômitos, que muitas vezes regridem espontaneamente.
  • Intolerâncias ou alergias alimentares: nesses casos, você vai notar vômitos crônicos e diarreia, além de outros sintomas mais frequentes, como prurido. Requer acompanhamento veterinário, realização de testes de alergia em cães e implementação de dieta hipoalergênica.
  • Medicamentos: alguns medicamentos produzem alterações digestivas que resultam em um cachorro com diarreia e vômito. Você deve se informar com o veterinário se o seu cão está tomando medicação, bem como fornecer o nome do medicamento e a dosagem. Nesse caso será necessário suspender ou alterar o tratamento.
  • Doenças subjacentes: por vezes, existem distúrbios como uma doença renal que, entre as consequências produzidas no corpo, inclui os vômitos e a diarreia. Eles geralmente são detectados em um exame de sangue e esse sintoma dependerá de como podemos controlar a doença que está por trás.
  • Obstruções: devido à natureza gulosa dos cachorros, não é incomum eles ingerirem objetos como ossos ou brinquedos que produzem uma obstrução em algum ponto do sistema digestivo. Não é aconselhável que ele saia sozinho, pois, em ocasiões, o objeto pode causar danos que necessitem recorrer à intervenção cirúrgica.
  • Envenenamento: a ingestão de alguns produtos pode causar um quadro de envenenamento cujos sintomas incluem vômitos e diarreia. São geralmente emergências veterinárias de risco para a vida do cachorro.
  • Parasitas: em casos muito graves de parasitose ou quando isso ocorre em animais especialmente vulneráveis, vômitos e, principalmente, diarreia podem ser observados. O veterinário, examinando as fezes, será capaz de determinar qual o tipo de parasita e administrar o vermífugo apropriado. Neste ponto, é importante destacar a importância de estabelecer um calendário de desparasitação adequado.
  • Estresse: em casos de estresse muito severo ou quando perdura por um longo período, o cachorro pode apresentar vômitos e diarreia e precisará da ajuda de um profissional.

Dado o número de possíveis causas de cachorro com diarreia e vômito, veremos nas próximas seções três situações específicas como exemplo.

Cachorro vomitando e diarreia com sangue

Vimos como o sangue pode aparecer nas fezes em forma fresca (hematoquezia) ou digerida (melena). Esse aspecto ajuda a localizar a origem do mesmo, o que facilitará a explicação do por quê o seu cachorro vomita e tem diarreia, neste caso, com sangue.

Quando fresco, será manifestado por problemas da parte inferior do sistema digestivo (intestino grosso, reto e ânus), enquanto que, se aparecer digerido, o sangue procederá do estômago, intestino delgado e até do trato respiratório que termina no sistema digestivo pela deglutição.

A presença simultânea de vômito conduz a um diagnóstico de distúrbio gastrointestinal. Além disso, é importante observar se o seu cão tem outros sintomas ou mantém o humor. É o médico veterinário que deve determinar a causa exata para iniciar o tratamento mais adequado.

Cachorro com diarreia e vômito: o que pode ser - Cachorro vomitando e diarreia com sangue

Cachorro com diarreia, vômito e sem apetite

Um cachorro com diarreia, vômito e sem apetite descreve um quadro típico de distúrbios gastrointestinais. É fácil entender que o seu cachorro não quer comer se está com "dor de barriga". Como vimos, pode ser uma situação específica que não seja grave, devido a uma compulsão alimentar, por exemplo.

Nesses casos leves, os sintomas desaparecem espontaneamente em poucas horas mas, se o cachorro piorar ou o quadro não reverter, você deverá consultar o veterinário para investigar por que seu cão vomita e tem diarreia. Durante esses episódios, você não deve oferecer água ou comida ao animal, pois, comendo ou bebendo, vomitará tudo o que receber.

Passadas algumas horas, você pode oferecer um pouco (pouco!) de água para dar apenas alguns goles. Se o animal não vomitar após meia hora, isso significa que ele a tolera e você oferecer um pouco mais de água. Nestes casos leves, geralmente o cachorro não se desidrata. Em poucas horas sem vomitar ou ter diarreia, você pode oferecer comida. Se o episódio tiver sido muito leve, a porção de alimento deve ser menor do que a habitual para ter a certeza de que o corpo do seu pet aceita bem.

Se houver vômito por algumas horas, é melhor reiniciar a dieta com uma dieta especial, mais digestiva. Você pode também dar um pouco de arroz, presunto, frango cozido, sem sal ou molhos, ou iogurte natural sem açúcar. Uma vez resolvido o episódio, a prevenção é essencial para casos de diarreia e vômitos que se pode evitar, como aqueles causados ​​pela ingestão excessiva ou inadequada de alimentos.

Você deve seguir as seguintes recomendações:

  • Evite o acesso do seu cachorro a substâncias potencialmente tóxicas, como detergentes ou inseticidas, mas também a alimentos humanos, pois alguns alimentos não são adequados para o consumo canino. Impeça também o acesso ao lixo. Da mesma forma, você deve evitar brincar com objetos potencialmente perigosos que poderiam ser engolidos.
  • Acostumá-lo a comida de qualidade, na dose recomendada pelo fabricante.
  • Seguir o calendário de vacinação e desparasitação recomendado pelo veterinário, pois isso evitará algumas infecções graves causadas por vírus e, também, o efeito negativo dos parasitas intestinais.
  • Nunca medicar o seu cachorro sem receita veterinária. Mesmo as drogas mais comuns na medicina humana podem ser mortais para um cão porque eles não as metabolizam como o organismo humano.
  • Ofereça hábitos de vida adequados que evitem o estresse.
  • Procure um veterinário. Quando os vômitos e/ou diarreia apresentarem sangue e não desaparecerem, ou se o cachorro tiver outros sintomas. Além disso, após cerca de 7 anos de vida, é recomendado que o cachorro seja submetido a um check-up veterinário anual, no qual pelo menos um exame de sangue é realizado. Nele é possível detectar doenças em estágios iniciais, suscetíveis a produzir vômitos e diarreia.

Cachorro vomitando amarelo e com diarreia

Um cachorro vomitando amarelo e com diarreia requer atenção veterinária urgente. Essa situação significa que o cachorro já estava vomitando anteriormente, de maneira que o conteúdo do estômago está vazio e, por isso, vomita líquido biliar. Qualquer cachorro vomitando amarelo, significa que está vomitando bile. As causas que provocam essa situação são diversas e podem ser desde uma doença infecciosa a uma situação grave de estresse ou uma alergia alimentar. Em qualquer caso, o mais provável é que o animal fique desidratado e precise de atendimento profissional urgente.

Quando os vômitos amarelos vem acompanhado de diarreia, as causas mais comuns costumam ser uma intoxicação ou uma enterite infecciosa aguda. Essa, costuma ocorrer em cachorros não vacinados, enquanto a primeira pode afetar cachorros de todas as idades e, costuma manifestar-se de maneira que o cachorro vomita espuma branca ou amarelada e as fezes são líquidas.

Filhote de cachorro vomitando e com diarreia

Finalmente, consideramos nesta seção a situação particular dos filhotes, devido à vulnerabilidade especial. As causas que provocam distúrbios gastrointestinais são basicamente as mesmas que explicam por quê um cão adulto vomita e tem diarreia. A peculiaridade é que os filhotes, especialmente os mais jovens, podem se desidratar facilmente e também pela imaturidade do sistema imunológico, eles são mais propensos as doenças e parasitas gerando danos mais graves nos filhotes que em um cachorro adulto.

É, portanto, necessário ser meticuloso com o cumprimento do cronograma de desparasitação e vacinação, bem como, as medidas de segurança. Neste caso, quando ocorrem os vômitos e a diarreia, você deve entrar em contato com o veterinário, especialmente quando aparece sangue nesses fluidos que podem indicar a presença de parvovirose canina, uma doença viral potencialmente mortal caracterizada por vômitos e diarreia com aparência de sangue.

Cachorro com diarreia e vômito: remédios caseiros

Em alguns casos, e sempre depois de receber a aprovação do veterinário, você pode optar por oferecer ao animal remédios caseiros que complementem o tratamento médico. Além do jejum mencionado anteriormente, você pode dar ao eu cachorro chá de menta, pois tem propriedades digestivas e diuréticas. Chá de gengibre é outro excelente remédio caseiro para cachorro com diarreia e vômito. Para saber informações mais detalhadas, confira esses artigos do PeritoAnimal:

Cachorro com diarreia e vômito: quando levar ao veterinário

O que fazer com um cachorro com diarreia e vômito? Se o peludo apresenta este quadro, é fundamental que você busque ajuda de um veterinário nas seguintes situações:

  • Cachorro com diarreia com sangue e vômito;
  • Quando o cachorro apresente outros sintomas, como tremor, apatia, perda de apetite, coceira, febre e etc.;
  • Quando o cachorro continua vomitando e com diarreia mesmo depois de 24 horas de jejum;
  • Se você suspeitas que as causas da diarreia e vômito podem ser por envenenamento ou intoxicação grave.

Agora que você já sabe os tipos, causas e o que fazer em caso do cachorro com diarreia e vômito, não perca o vídeo a seguir em que falamos o que fazer se o cachorro estiver com as fezes moles:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com diarreia e vômito: o que pode ser, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Barón, A.; Mouly, J.; Cagnoli, C. (2017). Tratamiento integral de gastroenteritis hemorrágica en pacientes críticos pediátricos. Facultad de Ciencias Veterinarias UNCPBA.
  • Axón Comunicación. La diarrea. AV6. Prevención de la salud. Disponível em: <http://axonveterinaria.net/web_axoncomunicacion/auxiliarveterinario/39/AV_39_Diarrea.pdf>. Acesso em 23 de fevereiro de 2022.
  • Burrows, C. F. Consideraciones diagnósticas sobre la diarrea crónica en el perro y el gato. Facultad de Veterinaria de la Universidad de Florida, USA.

Vídeos relacionados com Cachorro com diarreia e vômito: o que pode ser

1 de 3
Vídeos relacionados com Cachorro com diarreia e vômito: o que pode ser

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
39 comentários
A sua avaliação:
Julia Gabriele
Uma pergunta quando o cachorro começa a vomitar ou fazer coco com sangue ou ele fica muito triste biongo querer comer nada poderia ser o quê ou alguma comida que deve ter afetado ou alguma bolinha e deve ter comido ele pode chegar até a morte ou quando a barriga dele tá um pouco inchada e a garganta como se tivesse engolido alguma coisa poderia ser o quê
A sua avaliação:
Iciliane
Meu cachorro está vomitando sangue e com diarréia
A sua avaliação:
Bruna pereira Alves
O que eu faço para minha cachorrinha ela está triste sem comer nada só vomita e o Coco dela sai mole ela está com diarreia
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Bruna. Temos este artigo em que falamos o que fazer quando um cachorro não quer comer e está triste: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-quer-comer-e-esta-triste-o-que-fazer-22498.html.
Também temos este outro sobre os tipos de fezes de cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/tipos-de-fezes-de-cachorro-22541.html
Esperamos que sejam úteis e desejamos rápidas melhoras pra sua companheirinha!
A sua avaliação:
Mila
O meu quando evacua vem junto com suas fezes uma baba branca. O que poderia ser?
A sua avaliação:
VANESSA MAE DO DUDU
MEU CACHORRO ESTA COM DIARREIA VOMITO E COM MUITA SEDE ,ÑÃO ESTA COMENDO NADA .EU ESTOU FAZENDO UM MINGAL DE FUBA BEM RALO QUE DANDO NA BOCA DELE .ELE SO ESTA CONSEGUINDO COMER ISSO . ESTOU DANDO UM REMEDIO INJETAVEL NELE MAS NÃO ESTA ADIANTANDO . ELE JA ESTA ASSIM A 4 DIAS . JA NÃO SEI OQUE FAÇO PARA ELE MELHORAR . EU NÃO TENHO CONDIÇÕES DE LEVAR ELE NO VETERINARIO NO MOMENTO ME AJUDEM
A sua avaliação:
Rosimeri de Jesus
meu Cão e de porte pequeno. começou a vomitar e com diarreia ontem. e as 03:00h da manhã começou a vomitar uma espuma branca fazendo muito barulho.agoa as 04:29 h. ele vomitou espuma branca é uma na cor vermelhas. o que deve ser isso?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Erica
O meu também está assim ,o seu melhorou oque vc fez ?
A sua avaliação:
Abel
Meu cachorro e filhote e sem querer deram comida de humano para ele ,agora ele so esta vomitando a comida com o resto de comida de humano que deram para ele , devo levar de urgência ao veterinário ?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Pamela
Oi minha cadelinha ta TRISTE Nao come e nem quet água vomitou e tem tem diarreia oq posso fazer
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
maria
ola,minha cachorra esta vomitando e com diareia,e falta de apetite o que eu faço ,tem algun remedio caseiro para eu da a ela
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A sua avaliação:
Nayara
Boa noite... minha cadela tem 9 anos... tah grávida! Ja tem um dia q ela nao comi ii ta vomitando ii cagando sangue! Infelizmente nao sei de quanto tempo ela esta... alguem sabe mi dizer +- oq ela tem?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
wellington cerqueira
MEU CACHORRO VOMITOU e teve diarreia hoje mas ontem ele tomou remedio de verme e tambem hj ele estava lanbendom um prato de bolo
A sua avaliação:
MATHEUS
OLHA O MEU CACHORRO COMECOU A VOMITAR E DIARREIAR ELE VOMITOU 5 VEZES E PAROU ELE SO VOMITOU RACAO E EU DOU RACAO COM AGUA PARA ELE E ONTEM EU EU DEI REMEDIO DE VERME PARA ELE
A sua avaliação:
Ysacky
Meu cachorro ele tá com diarreia ele não bebe agua ele fica muito triste no canto dele ele vomita muito me ajuda não sei o que fazer :(
luk
o que fazer com o meu cachorro para ele comer e parar de vomitar e parar a diarreia mim ajude pra ele não morrer
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luk! Como indicado no artigo, se o seu cachorro apresenta diarreia e vômito, é fundamental que você busque ajuda de um veterinário de confiança nas seguintes situações:

Cachorro com diarreia com sangue e vômito;
Quando o cachorro apresente outros sintomas, como tremor, apatia, perda de apetite, coceira, febre e etc.;
Quando o cachorro continua vomitando e com diarreia mesmo depois de 24 horas de jejum;
Se você suspeitas que as causas da diarreia e vômito podem ser por envenenamento ou intoxicação grave.

Caso ele não apresente nenhuma dessas condições, você pode apostar nas soluções desses dois artigos: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-cachorro-vomitando-22489.html e https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-a-diarreia-de-cachorro-20700.html

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Josiane
Me ajuda pois tenho um cachorro com diarreia, vomito e não come.
como ajudar ele?
jose carlos robak
Bom dia:
meus cachorros da raça shitus com 90 dias de vida com a vacinaçao em dias , começou com vomito, diarréia com sangue nas fezes, qual o diagnostico?
Luísa Savala
Oi José! Sem ver os seus cachorros não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o mais rápido possível.
Por serem filhotes eles desidratam com mais facilidade sendo assim, é de extrema importância que você ofereça bastante água aos cachorrinhos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Meire
Posso dar remédio vermífugo para i meu cachorro,estando com diarreia?
Edmilson
Olá boa noite tenho um cachorro da raça pastor alemão ele tem uns 55 dias de nascido não fiz nenhuma vacina ainda pois desde quando ele chegou em casa que tem 18 dias ele não estava bem com diarréia mas fui ao veterinário ele me passou um remédio pro caso e nisso ele ficou bom mas ele me disse pra fazer as vacinas teria que esperar 10 dias pra ele ficar bem .mas ontem ele começou a piorar novamente ele está com uma diarréia muito fedida e com sangue (melena) e ele também não está comendo nada só água ou soro e está vomitando dei o remédio que o veterinário passou a primeira vez mas não está resolvendo e o veterinário não está na cidade e outros dois está em curso estou muito preocupado alguém pode me ajudar por favor . muito obrigado
Luísa Savala
Oi Edmilson! Confira nosso artigo sobre cachorro com diarreia com sangue, pois pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-diarreia-com-sangue-causas-e-tratamento-22853.html
De qualquer maneira, seu cachorro precisa ser visto por um veterinário o mais rápido possível, afinal é um cachorro filhote que pode ficar desidratado rapidamente e as consequências podem ser muito graves. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações próximo da sua região que possam prestar atendimento profissional.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Elisiê
Amigo eu tenho um labrafor que com 40 dias ficou assim bem mal mesmo. O veterinário disse que era parvovirose. Passou um monte de remédio que não ajudou muito pois ele continuava apático mesmo depois de uma semana sendo medicado. Minha mãe me disse pra dar suco de quiabo. Pega 7 quiabos médios, bate no liquidificador com 250 ml de água. Em seguida sem coar nada, despeje o conteúdo diretamente na boca do cachorro, divide em umas 3 v3zes ao dia. Principalmente antes de dormir. Fiz isso uns 3 dias. Meu bebê já tem 3 anos e tá lindão. Lógico vacinado e vermifugado. Mais o que salvou ele foi o suco de quiabo. Deus abençoe sempre vocês
Thor
Ele caga mole e vomita tipo cuspe
A sua avaliação:
rhuan lucas
meu dog ele não esta querendo comer, esta vomitando branco e esta tendo diarreia, mas nenhum dos sitomas apresenta sangue, eu por discuido atrasei um dia da vermifugação dele e o vacinei apos 4 dias começou esse sitomas, deve ser isso??w pelo amor de deus me responda estou mtt preocupado o meu cachorro é a minha vida e não quero perdelo
Luísa Savala
Oi Rhuan! O mais indicado é levar o seu cachorro a um veterinário de confiança o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Cachorro com diarreia e vômito: o que pode ser
1 de 3
Cachorro com diarreia e vômito: o que pode ser

Voltar ao topo da página ↑