Partilhar

Cachorro com diarreia e vômito - o que pode ser?

Por Aline Nunes. Atualizado: 26 setembro 2018
Cachorro com diarreia e vômito - o que pode ser?

Ver fichas de  Cachorros

Os vômitos e a diarreia são processos relativamente comuns em cães e, às vezes, podem preocupar os seus cuidadores, especialmente se não desaparecem, se notam sangramento no vômito ou nas fezes, ou se agrava o quadro clínico com outros sintomas como anorexia, apatia ou febre.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar o que pode levar à situação do cachorro com diarreia e vômito. Veremos as causas mais comuns, já que são muito numerosas e podem variar desde uma simples indigestão sem grandes complicações até uma grave doença viral, como a parvovirose canina, incluindo doenças de outros sistemas, tais como o rim, que afetam o sistema digestivo.

Também lhe pode interessar: Alimentação para cachorro com diarreia

Vômito e diarreia

Para explicar por quê um cão vomita e tem diarreia, o habitual é se concentrar no seu sistema digestivo, pois, as causas mais comuns desta doença estão enraizadas em uma disfunção gastrointestinal, portanto, será capaz de afetar o estômago, intestino delgado ou grosso, o que produzirá algumas variações na aparência do vômito ou da diarreia.

Devemos distinguir entre vômito e regurgitação. O primeiro em questão é produzido com esforço e se observam movimentos abdominais e sons, enquanto na regurgitação a comida ou líquido se expele sozinho. Devemos também saber que entendemos por diarreia os detritos frequentes e líquidos. Além disso, podemos notar a presença de sangue. Nas fezes, o sangue fresco é chamado de hematoquezia, enquanto o sangue digerido, que aparece com uma cor escura, será chamado de melena.

É importante prestar atenção a todos esses dados e no momento oportuno transmitir todas as informações ao nosso veterinário para chegar ao diagnóstico e, consequentemente, ao tratamento. Se o seu cachorro vomita ocasionalmente ou mesmo tem diarreia sem mostrar mais sintomas e mantém o humor intacto, não é preocupante. Porém, se estes episódios se repetem em um curto período ou ocorrem de forma recorrente por semanas, ou meses, é de consulta veterinária, ou mesmo se o seu cachorro apresentar, além disso, outros sintomas.

Cachorro com diarreia e vômito - o que pode ser? - Vômito e diarreia

As principais causas de vômitos e diarreia

Observando o seu cachorro, você tem a informação que mencionamos para comunicar ao veterinário. Com tudo isto, o exame físico e os testes considerados pertinentes, o médico veterinário irá discriminar entre as diversas causas que explicam o cachorro vomitando e com diarreia. As mais comuns são as seguintes:

  • Infecções: tanto aquelas causadas por bactérias e vírus ou protozoários, produzem vômitos e diarreia e devem ser tratadas por um veterinário.
  • Indigestão: os cães tendem a comer demais, incluindo produtos questionáveis ​​como restos de consumo humano ou lixo e o seu estômago está preparado para alguns destes "comestível", não admira que eles acabem tendo diarreia e vômitos, que muitas vezes regridem espontaneamente.
  • Intolerâncias ou alergias alimentares: nesses casos, veremos vômitos crônicos e diarreia, além de outros sintomas mais frequentes, como prurido. Requer acompanhamento veterinário, realização de testes de alergia em cães e implementação de dieta hipoalergênica.
  • Medicamentos: alguns medicamentos produzem alterações digestivas que resultam em diarreia e vômito. Devemos informar o nosso veterinário se o nosso cão está tomando medicação, bem como fornecer o nome do medicamento e a sua dosagem. Será necessário suspender ou alterar o tratamento.
  • Doenças subjacentes: às vezes, existem distúrbios, como uma doença renal que, entre as consequências produzidas no corpo, incluem os vômitos e a diarreia. Eles geralmente são detectados em um exame de sangue e esse sintoma dependerá de como podemos controlar a doença que está por trás.
  • Obstruções: devido à natureza glutona dos cães, não é incomum eles ingerirem objetos como ossos ou brinquedos que produzem uma obstrução em algum ponto do sistema digestivo. Não é aconselhável que ele saia sozinho, pois, em ocasiões, o objeto pode causar danos que necessitem recorrer à intervenção cirúrgica.
  • Envenenamento: a ingestão de alguns produtos pode causar um quadro de envenenamento cujos sintomas incluem vômitos e diarreia. Eles são geralmente emergências veterinárias de risco para a vida do cão.
  • Parasitas: em casos muito graves de parasitose ou quando isso ocorre em animais especialmente vulneráveis, vômitos e, principalmente, diarreia podem ser observados. O veterinário, examinando as fezes, será capaz de determinar qual o tipo de parasito e administrar o vermífugo apropriado. Neste ponto, é importante destacar a pertinência de estabelecer um calendário de desparasitação adequado.
  • Estresse: em casos de estresse muito severo ou quando perdura por um longo período, o cão pode apresentar vômitos e diarreia e precisará da ajuda de um profissional.

Dado o número de possíveis causas de vômitos e diarreia em cães, veremos nas próximas seções três situações específicas como exemplo.

Cachorro vomitando e diarreia com sangue

Vimos como o sangue pode aparecer nas fezes em forma fresca (hematoquezia) ou digerida (melena). Esse aspecto nos ajuda a localizar a origem do mesmo, o que facilitará a explicação do por quê o seu cachorro vomita e tem diarreia, neste caso, com sangue.

Quando fresco, o veremos em afecções da parte inferior do sistema digestivo (intestino grosso, reto e ânus), enquanto se aparecer digerido, o sangue procederá do estômago, intestino delgado e até do trato respiratório que termina no sistema digestivo pela deglutição.

A presença simultânea de vômito nos conduz a um diagnóstico de distúrbio gastrointestinal. Além disso, devemos observar se o nosso cão tem outros sintomas ou, pelo contrário, mantém o humor. É o médico veterinário quem deve determinar a causa exata de todas as causas possíveis para iniciar o tratamento apropriado.

Cachorro com diarreia e vômito - o que pode ser? - Cachorro vomitando e diarreia com sangue

Cachorro com diarreia, vômito e sem apetite

Vômitos, diarreia e anorexia, isto é, ausência de apetite, descrevem o quadro típico dos distúrbios gastrointestinais. É fácil entender que o nosso cão não quer comer se está com "dor de barriga". Como vimos, pode ser uma situação específica que não seja grave, devido a uma compulsão alimentar, por exemplo.

Nesses casos leves, os sintomas desaparecem espontaneamente em poucas horas e, somente se o cão piorar ou o quadro não reverter, devemos consultar o veterinário para investigar por que o nosso cão vomita e tem diarreia. Durante esses episódios, não devemos oferecer água ou comida ao animal, pois, comendo ou bebendo, vomitará tudo o que receber.

Passadas algumas horas, podemos oferecer um pouco (pouco!) de água para dar apenas um par de sorvos. Se o animal não vomitou após meia hora, isso significa que ele tolera e podemos lhe dar um pouco mais. Nestes casos leves, geralmente o cão não se desidrata. Em poucas horas sem vomitar ou ter diarreia, podemos lhe oferecer comida. Se o episódio tiver sido muito leve, esse alimento pode ser seu, mas em pequena quantidade, como um punhado, para ver se seu corpo o aceita bem.

Quando houver vômito por algumas horas, é melhor reiniciar a dieta com uma dieta especial, mais digestiva, como as encontradas em clínicas veterinárias. Nós também podemos dar um pouco de arroz, presunto ou frango cozido, sem sal ou molhos, ou iogurte natural sem açúcar. Uma vez resolvido o episódio, a prevenção é essencial para casos de diarreia e vômitos que podemos evitar, como aqueles causados ​​pela ingestão excessiva ou inadequada de alimentos.

Podemos seguir as seguintes recomendações:

  • Evite o acesso do nosso cão a substâncias potencialmente tóxicas, como detergentes ou inseticidas, mas também à alimentação humana, pois, alguns alimentos não são adequados para o consumo de cães. Impeça também o acesso ao lixo. Da mesma forma, devemos evitar brincar com objetos potencialmente perigosos que poderiam ser engolidos. Descubra também 10 coisas comuns em casa que podem matar o seu gato.
  • Acostumá-lo à sua comida e que seja de qualidade, na dose recomendada pelo fabricante.
  • Siga o calendário de vacinação e desparasitação recomendado pelo nosso veterinário, pois, isso evitará algumas infecções graves causadas por vírus e, também, o efeito negativo dos parasitas intestinais.
  • Nunca medicar o nosso cão sem receita veterinária. Mesmo as drogas mais comuns na medicina humana podem ser mortais para um cão porque não as metabolizam como o organismo humano.
  • Ofereça hábitos de vida adequados que evitem o estresse.
  • Vá ao veterinário quando os vômitos e / ou diarreia apresentarem sangue e não desaparecerem, ou se o cão tiver outros sintomas. Além disso, após cerca de 7 anos de vida, é recomendado que o cão seja submetido a um check-up veterinário anual, no qual pelo menos um exame de sangue é realizado. Nele é possível detectar doenças em estágios iniciais, suscetíveis a produzir vômitos e diarreia.

Meu cachorro está vomitando e com diarreia

Finalmente, consideramos nesta seção a situação particular dos filhotes, devido à sua vulnerabilidade especial. As causas que provocam distúrbios gastrointestinais são basicamente as mesmas que explicam por quê um cão adulto vomita e tem diarreia. A peculiaridade é que os filhotes, especialmente os mais jovens, podem se desidratar facilmente e também pela imaturidade do seu sistema imunológico, eles são mais propensos as doenças e parasitas gerando danos mais graves nos gatinhos que em um cachorro adulto.

É, portanto, necessário ser meticuloso com o cumprimento do cronograma de desparasitação e vacinação, bem como, as medidas de segurança. Neste caso, quando ocorrem os vômitos e a diarreia, devemos entrar em contato com o nosso veterinário, especialmente quando aparece sangue nesses fluidos que podem indicar a presença de parvovirose canina, uma doença viral potencialmente mortal caracterizada por vômitos e diarreia profusa com aparência de sangue.

Cachorro com diarreia e vômito - o que pode ser? - Meu cachorro está vomitando e com diarreia

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com diarreia e vômito - o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Cachorro com diarreia e vômito - o que pode ser?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
clau
muita boa matéria.....gostei

Cachorro com diarreia e vômito - o que pode ser?
1 de 4
Cachorro com diarreia e vômito - o que pode ser?

Voltar ao topo da página