Partilhar

Gato com barriga inchada - o que pode ser?

Gato com barriga inchada - o que pode ser?

Ver fichas de  Gatos

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar por que um gato tem a barriga inchada e dura. A gravidade dessa situação dependerá das causas que a originaram, dentre as quais se encontram as parasitoses internas, a peritonite infecciosa felina ou o hiperadrenocorticismo, como veremos nas próximas seções. Todas essas circunstâncias serão mais ou menos prováveis quando nos encontrarmos diante de um gato, uma gata ou um gatinho. Também veremos como prevenir e agir diante desse problema.

Gato com barriga inchada

Talvez a causa mais comum que explica por que um gato tem a barriga inchada e dura é a presença de parasitas internos, especialmente quando se trata de um gatinho jovem. Assim, se pegarmos um gatinho, provavelmente notaremos que sua barriga está anormalmente grande. Neste caso, devemos ir ao nosso veterinário para prescrever um produto abrangente a fim de e, ao mesmo tempo, aproveitar para estabelecer um calendário de desparasitação adequado às características do nosso gatinho.

Também é muito provável que encontremos o gato com uma barriga inchada e diarreia, causada pelo dano dos parasitas no sistema digestivo quando a infestação é considerável. Da mesma forma, poderíamos observar vermes ou sangue nas fezes. O veterinário pode colher uma amostra dessas fezes e observá-la ao microscópio para identificar o tipo de parasita presente e, assim, adaptar o tratamento. Deve-se ter em mente que nem sempre é possível localizar o parasita em uma única amostra, caso em que é necessário coletá-las em vários dias alternados. Em todo caso é necessária a assistência veterinária, pois uma infestação intensa em um gatinho pode causar diarreia profusa que o desidrata e põe em risco sua vida.

Gato com barriga inchada e dura por ascite

É conhecido como ascite o acúmulo de líquido na cavidade abdominal. Pode ter diferentes causas e é necessário tratamento veterinário para identificá-lo e tratá-lo. A ascite pode ser a razão pela qual nosso gato tem uma barriga inchada e dura. Nas seções seguintes, veremos quais são as causas mais comuns da ascite em gatos.

Barriga inchada em gato causada por peritonite infecciosa

A peritonite infecciosa felina, também conhecida como PIF, é uma das doenças mais graves que explica por que um gato tem uma barriga inchada e dura. É uma patologia viral que causa inflamação no peritônio, que é a membrana que reveste o interior do abdômen, ou em diferentes órgãos, como o fígado ou os rins. Sendo um vírus, não há outro tratamento além do suporte. Além disso, existe uma vacina contra esta doença, que é muito contagiosa entre os gatos.

Além da ascite podemos observar outros sintomas como febre crônica que não melhora, anorexia, emagrecimento ou letargia. Também pode haver problemas respiratórios devido ao derrame pleural e, dependendo dos órgãos afetados, pode haver icterícia, problemas neurológicos, etc.

Gato com barriga inchada - o que pode ser? - Barriga inchada em gato causada por peritonite infecciosa

Barriga inchada e dura - tumores hepáticos

A presença de tumores no fígado é outra causa que pode explicar porque nosso gato tem uma barriga inchada e dura. Esse distúrbio é mais comum em gatos mais velhos, que também apresentam outros sintomas geralmente inespecíficos, isto é, comuns a várias doenças e que se manifestam geralmente quando o dano já está avançado.

Além da distensão abdominal,que faz parecer que o gato tem uma barriga solta ou grande, podemos notar a anorexia, letargia, perda de peso, aumento da ingestão de água e micção, ou vômitos. Será nosso veterinário que chegará ao diagnóstico. O prognóstico é reservado e dependerá do tipo de tumor.

Gato com barriga inchada devido a hiperadrenocorticismo

Embora não seja muito comum, esta doença poderia explicar por que um gato tem uma barriga inchada e dura. o hiperadrenocorticismo ou síndrome de Cushing é causado por uma produção excessiva de glicocorticoides causada por tumores ou hiperplasia. Requer tratamento veterinário e acompanhamento.

Outros sintomas que podemos observar são letargia, aumento da ingestão de alimentos, água e urina em estágios avançados, fraqueza, perda de pelo ou, acima de tudo, pele extremamente frágil.

Gato com a barriga inchada e dura

Além das causas já citadas que explicam por que um gato pode ter uma barriga inchada e dura, também é possível observar essa situação nas gatas caso estejam em trabalho de parto, devido ao efeito das contrações que têm como objetivo comprimir o útero para facilitar a saída dos gatinhos. No entanto, a distensão abdominal em gatas aparece também no caso de patologias uterinas, às quais podem estar associadas infecções que necessitarão de tratamento veterinário. Para evitar estes e outros distúrbios graves, recomenda-se a esterilização.

Gato com barriga inchada - o que pode ser? - Gato com a barriga inchada e dura

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato com barriga inchada - o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Gato com barriga inchada - o que pode ser?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Marcelo Santos
Como tratar barriga dágua em gatos?

Gato com barriga inchada - o que pode ser?
1 de 3
Gato com barriga inchada - o que pode ser?

Voltar ao topo da página