Outros problemas de saúde

Gato com barriga inchada - o que pode ser?

Giselly Lillmans
Por Giselly Lillmans. Atualizado: 13 junho 2023
Gato com barriga inchada - o que pode ser?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar por que um gato tem a barriga inchada e dura. A gravidade dessa situação dependerá das causas que a originaram, dentre as quais se encontram as parasitoses internas, a peritonite infecciosa felina ou o hiperadrenocorticismo, como veremos nas próximas seções. Todas essas circunstâncias serão mais ou menos prováveis quando nos encontrarmos diante de um gato, uma gata ou um gatinho. Também veremos como prevenir e agir diante desse problema.

Também lhe pode interessar: Cachorro com barriga inchada e dura

Índice

  1. Gato com barriga inchada
  2. Gato com barriga inchada e dura por ascite
  3. Barriga inchada em gato causada por peritonite infecciosa
  4. Barriga inchada e dura - tumores hepáticos
  5. Gato com barriga inchada devido a hiperadrenocorticismo
  6. Gato com a barriga inchada e dura

Gato com barriga inchada

Talvez a causa mais comum que explica por que um gato tem a barriga inchada e dura é a presença de parasitas internos, especialmente quando se trata de um gatinho jovem. Assim, se pegarmos um gatinho, provavelmente notaremos que sua barriga está anormalmente grande. Neste caso, devemos ir ao nosso veterinário para prescrever um produto abrangente a fim de e, ao mesmo tempo, aproveitar para estabelecer um calendário de desparasitação adequado às características do nosso gatinho.

Também é muito provável que encontremos o gato com uma barriga inchada e diarreia, causada pelo dano dos parasitas no sistema digestivo quando a infestação é considerável. Da mesma forma, poderíamos observar vermes ou sangue nas fezes. O veterinário pode colher uma amostra dessas fezes e observá-la ao microscópio para identificar o tipo de parasita presente e, assim, adaptar o tratamento. Deve-se ter em mente que nem sempre é possível localizar o parasita em uma única amostra, caso em que é necessário coletá-las em vários dias alternados. Em todo caso é necessária a assistência veterinária, pois uma infestação intensa em um gatinho pode causar diarreia profusa que o desidrata e põe em risco sua vida.

Gato com barriga inchada e dura por ascite

É conhecido como ascite o acúmulo de líquido na cavidade abdominal. Pode ter diferentes causas e é necessário tratamento veterinário para identificá-lo e tratá-lo. A ascite pode ser a razão pela qual nosso gato tem uma barriga inchada e dura. Nas seções seguintes, veremos quais são as causas mais comuns da ascite em gatos.

Barriga inchada em gato causada por peritonite infecciosa

A peritonite infecciosa felina, também conhecida como PIF, é uma das doenças mais graves que explica por que um gato tem uma barriga inchada e dura. É uma patologia viral que causa inflamação no peritônio, que é a membrana que reveste o interior do abdômen, ou em diferentes órgãos, como o fígado ou os rins. Sendo um vírus, não há outro tratamento além do suporte. Além disso, existe uma vacina contra esta doença, que é muito contagiosa entre os gatos.

Além da ascite podemos observar outros sintomas como febre crônica que não melhora, anorexia, emagrecimento ou letargia. Também pode haver problemas respiratórios devido ao derrame pleural e, dependendo dos órgãos afetados, pode haver icterícia, problemas neurológicos, etc.

Gato com barriga inchada - o que pode ser? - Barriga inchada em gato causada por peritonite infecciosa

Barriga inchada e dura - tumores hepáticos

A presença de tumores no fígado é outra causa que pode explicar porque nosso gato tem uma barriga inchada e dura. Esse distúrbio é mais comum em gatos mais velhos, que também apresentam outros sintomas geralmente inespecíficos, isto é, comuns a várias doenças e que se manifestam geralmente quando o dano já está avançado.

Além da distensão abdominal,que faz parecer que o gato tem uma barriga solta ou grande, podemos notar a anorexia, letargia, perda de peso, aumento da ingestão de água e micção, ou vômitos. Será nosso veterinário que chegará ao diagnóstico. O prognóstico é reservado e dependerá do tipo de tumor.

Gato com barriga inchada devido a hiperadrenocorticismo

Embora não seja muito comum, esta doença poderia explicar por que um gato tem uma barriga inchada e dura. o hiperadrenocorticismo ou síndrome de Cushing é causado por uma produção excessiva de glicocorticoides causada por tumores ou hiperplasia. Requer tratamento veterinário e acompanhamento.

Outros sintomas que podemos observar são letargia, aumento da ingestão de alimentos, água e urina em estágios avançados, fraqueza, perda de pelo ou, acima de tudo, pele extremamente frágil.

Gato com a barriga inchada e dura

Além das causas já citadas que explicam por que um gato pode ter uma barriga inchada e dura, também é possível observar essa situação nas gatas caso estejam em trabalho de parto, devido ao efeito das contrações que têm como objetivo comprimir o útero para facilitar a saída dos gatinhos. No entanto, a distensão abdominal em gatas aparece também no caso de patologias uterinas, às quais podem estar associadas infecções que necessitarão de tratamento veterinário. Para evitar estes e outros distúrbios graves, recomenda-se a esterilização.

Gato com barriga inchada - o que pode ser? - Gato com a barriga inchada e dura

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato com barriga inchada - o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Miria
Minha gata tem 8 anos esta com a barriga muito grande nunca deu cria ,mas nao e castrada toma injecao
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Miria. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Aleatória
Eu cuido de 4 gatinhos órfãs e eles estão com a barriga inchada é normal?eles não tem diarreia e nem urinam sangue!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Kemilly. Tudo bem? Recomendamos a leitura deste artigo sobre desparasitação em gatos: https://www.peritoanimal.com.br/desparasitacao-em-gatos-20828.html.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Aine
Meu gato Estava sem urinar. O veterinário passou um tratamento com clavulanato de potássio E amoxicilina trihidratada. Ele voltou a urinar , graças a Deus. Mas, estou achando ele um pouco inchado . Será que é problema renal?
Gusto
Qual a dose?
A sua avaliação:
Tássia Brenna Costa Martins
Meu gatinho está com barriga grande é inchada.
Mas come normalmente, faz xixi e coco normal,não tem sangue nem nada .
O que pode ser
A sua avaliação:
karen
minha gata passou por uma cirurgia de castração há 2 meses e está comendo muito e está com dores abdominais embaixo da barriga com um pouquinho de inchaço.
A sua avaliação:
Pamela
Minha gata amanheceu com um inchaço na barriga, e ela não quer comer e só fica deitada o dia todo
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
selmira da silva
Meu gato tem a barriga bn inchada e está emagrecendo rápido e urina bem amarelo.alem disso dorme o dia inteiro.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
tereza
minhas gatinhas tem 22 dias de nascidas, notei que elas estão com as barrigas inchada, elas só se alimentam com o leite materno. O que pode ser?
A sua avaliação:
PALADIA UZUM SANTOS
Estou cuidando de 1 gata de rua em 1 casa, a primeira cria consegui adoção pra todos, há mais ou menos 70 dias peguei ela se pegando com os gatos ate pensei que estivesse prenha, bom agora que fizemos amizade vou leva-la pra castrar. minha duvida é que ela esta com uma barriga enorme como ela não teve essa outra cria o que pode ser? Seria verme? não entendo porque não pegou essa outra cria então a próxima ela pega? Desde já agradeço e fico no aguardo de breve e rápido retorno. Paládia
A sua avaliação:
LUCIA VERÔNICA SANTOS DE ALMEIDA
minha gata ela sempre fica com a barriga enorme mais ela come e bebe muita agia e fica enorme não sei o que é . ela não tem febre
A sua avaliação:
Marli D'Ávila Xavier
A minha gata tem barriga grande só que é mole. Fiz eco deu excesso de fezes no intestino.dominui a ração mas não melhorou o que fa
A sua avaliação:
Alysson
Qual plugin vc usa para o Índice?
Natasha lisbôa
meu gato esta com a barriga inchada e dura e demora pra fazer xixi ele ja tem histórico com continência urinaria a quase um ano e ja foi tratado mais de uns tempos pra ca vi q ele estava vomitando depois da castração ai troquei a ração, melhorou mais ele esta com esse problema o que devo fazer estou sem condições no momento de levar ele no veterinário a bariga dele esta bem dolorida só de colocar a mão ele reclama com dor o que faco
Luísa Savala
Oi Natasha! O seu gato deve ser visto por um médico veterinário de confiança o mais rápido possível. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações próximas da sua região que possam prestar atendimento profissional sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Malu
Eu peguei uma gata de rua faz mais ou menos um mês e eu tenho percebido que a barriga dela está inchada,pensei que ela estivesse prenha mas ela não apresentou muitos sintomas de gravidez.Ja li tudo sobre as doenças que podem causar a barriga inchada mas ela não tem nenhum dos sintomas.



Help jkkk
Luísa Savala
Oi Malu! O mais indicado é que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que cheque o estado de saúde da sua gatinha, principalmente se você acabou de resgatá-la das ruas.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte e rápidas melhoras!
Izilda potenza
Meu gato manheceu com barriga inchada esta mole mas ele nao quer andar nem comer tomou so agua nao fez coco so xixi o que posso fazer
Luísa Savala
Oi Izilda! Como mencionado no artigo, esses sintomas podem ser indício de alguma doença por isso, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa passar o diagnóstico e o tratamento mais adequado para o seu gatinho.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras
A sua avaliação:
edmea
o gato ta com o abdomem inchado mas nao ta dura.sente vontade de tomar liquidos,vomita,emagrecer em 2 semanas e vejo que tem muito desanimo.se for verme,nao saiu.ja que ja dei uma dose
Antonio D
Como sua gatinha está?
Sei caso lembrou do meu gatinho, infelizmente ele veio a óbito. Espero que o seu esteja bem, vi sic agora que é antiga sua mensagem, quando li só não vi a data só quis ajudar vc, para não acontecesse o mesmo fim que o meu teve!
Iolanda Cordeiro Diniz De Moura
A minha pergunta é pequei uma gatinha na rua aí dei a quela vacina para não entrar no cio aí as tetas dela ficou com uns caroços como sim ela tivesse prenhas é agora já tava marcando para castrar
Cinira Guiumaraes
Boa noite,
Tenho muios gatinhos e uma delas está com a barriga extremamente crescida e dura. Ela não é castrada e tem um cio constante. Algumas vezes a barriga inchou mais voltou ao normal. Pensei até em gravidez emocional... mas dessa vez foi diferente. Continua a crescer e ela não se alimenta - só forçada. Meu marido é quem cuida deles pq passo a semana fora de casa trabalhando. Estou desesperada pq não temos recursos para levá-la a uma boa clínica ou a um bom veterinário. Moro em Niterói - RJ e este é um pedido de socorro realmente desesperado; Se tiverem algum contato por aqui intercedam por nós pq existem sim hospitais veterinários de excelência mas só para quem possuem muitos recursos, o que não é o nosso caso. Por favor nos ajudem...
Luísa Savala
Oi Cinira! Sua gatinha precisa de atendimento veterinário o quanto antes. Uma boa dica é buscar próximo da sua região ONGs ou Associações que possam dar ajuda profissional.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Cinira Guimarães
Grata pela atenção.
Hoje pela manhã consegui ver através da interne.e um hospital Veterinário popular na Barra da Tijuca e como entro no trabalho hoje e só volto pra casa na sexta, deixei orientações com meu marido que está cuidando dela. Está tomando chá e banho de assento. já percebi hoje a barriga que estava dura, começando a amolecer. De qq forma, passando esta fase ela vai ser castrada. Informo qq novidade.
Abrs,
Cinira
Luísa Savala
Oi Cinira! Que bom!
Temos certeza que vai dar tudo certo 🐱
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
maria da graça costa
Leve na Mangueira, hospital da Prefeitura do Rio, Av Bartolomeu Gusmão 1120 - São Cristovão. No entanto tente conseguir ir com alguem que more no Rio, levando identidade CPF e comprovante de endereço. A consulta é R$25,00. Tem de chegar cedo, 7h pegar uma senha e ficar esperando ser atendida.
A sua avaliação:
Marcelo Santos
Como tratar barriga dágua em gatos?
LUCIA VERÔNICA SANTOS DE ALMEIDA LUCINHA
de cha de boldo chileno
1 de 3
Gato com barriga inchada - o que pode ser?