PARTILHAR

Calendário de vacinas para cachorros

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 4 fevereiro 2019
Calendário de vacinas para cachorros
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Como donos responsáveis de um cachorro devemos cumprir com o calendário das suas vacinas, pois assim conseguimos evitar uma grande quantidade de doenças graves. Muitas vezes não temos a certeza se uma vacina é realmente necessária ou não. Mas tudo se acaba por reduzir a quais são as vacinas obrigatórias na região em que vivemos.

Se vive no Brasil ou em Portugal e tem dúvidas quanto à vacinação do seu cachorro, continue lendo este artigo do PeritoAnimal no qual lhe vamos explicar o calendário de vacinas para cachorros.

Também lhe pode interessar: Calendário de vacinação para gatos

O que é uma vacina?

A vacina que o nosso veterinário administra ao nosso cachorro consiste na inoculação subcutânea de uma substância específica que contenha, segundo a doença que se procura prevenir, um micro-organismo atenuado, uma fracção de um vírus, etc. Ao tratar-se de um pequeno contato com a doença, o corpo cria uma reação de defesa que gera anti-corpos que servem de defesas específicas contra essa doença no caso desta ocorrer. Assim, o corpo conseguirá detetá-la rapidamente e terá meios próprios para a poder combater sem chegar a afetar o nosso cachorro. É com a vacinação adequada que o nosso animal de companhia adquire imunidade perante uma doença sem ter que sofrer dela e superá-la.

As vacinas só são realmente eficientes se a saúde do cachorro for boa, estiver desparasitado e o seu sistema imunológico for maduro. O tipo de vacinas que se devem administrar variam dependendo da zona geográfica em que estivermos. Por isso, é fundamental que nos informemos de quais são as necessárias e quando se devem administrar para preservar a saúde do nosso cão, uma vez que algumas destas doenças são mortais. Além disso, existem doenças como a raiva que são zoonese, ou seja, passam de animais para humanos e vice-versa, pelo que estas costumam ser obrigatórias em quase todos os locais.

Como vê, a vacinação é algo muito importante tanto para a saúde do nosso companheiro como para a nossa, além da obrigação por lei existente, por isso no PeritoAnimal recomendamos que dê sempre ao seu cachorro as vacinas anuais, pois sai muito mais caro o tratamento do que a prevenção de qualquer doença.

Calendário de vacinas para cachorros - O que é uma vacina?

Quando devo aplicar a primeira vacina no cachorro

Como referimos antes, um dos requisitos para que uma vacina faça realmente efeito, é que o sistema de defesas do cachorro seja maduro. Por isso, é muito importante saber quando podemos aplicar a primeira vacina a um cachorro e, isto será quando se considerar que já tem um sistema imunológico suficientemente maduro e apto para receber vacinas. Dizemos "suficientemente maduro" porque, de fato, o sistema imunológico dos cachorros atinge a sua plenitude apenas aos quatro meses, mas a verdade é que antes, o sistema já está suficientemente preparado para poder receber as primeiras vacinas.

No caso de um filhote de cachorro, a sua primeira vacina só deverá ser aplicada uma vez que este esteja desmamado, uma vez que enquanto estiver mamando está protegido de muitos possíveis problemas com todos os nutrientes que o leite materno tem e o seu sistema imunológico está se formando. Devemos consultar com o nosso veterinário de confiança qual é o momento ideal para começar a vacinação do nosso cachorro. Geralmente, a idade ótima de desmame é ao redor dos dois meses de vida e, a primeira vacina costuma ser administrada entre um mês e meio de vida e os dois meses, uma vez que muitas vezes desmama antes do tempo.

Além disso, é fundamental que o nosso cachorro não toque no solo da rua enquanto não tiver a sua primeira vacina e que esta faça efeito, nem entre em contato com outros cachorros que não sejam os seus irmãos, irmãs e progenitores. Isto porque o seu sistema de defesas ainda se está a formar e, por isso é mais fácil que contraiam doenças que seguramente serão fatais.

Por isso, o cachorro não poderá sair e ter contato com outros cachorros e objetos da rua até que a sua primeira vacina e as outras primeiras vacinas façam efeito. Isto será aos três meses e uma semana de idade. Aos três meses é quando se aplica a sua última vacina das primeiras vacinas e a semana extra é o tempo que precisa para assegurar a sua eficácia.

Calendário de vacinas para cachorros - Quando devo aplicar a primeira vacina no cachorro

Qual é o calendário de vacinas para cachorros

Tanto se se tratar das primeiras vacinas como se já forem as vacinas anuais durante o resto da vida do nosso cachorro, é aconselhável que as vacinas sejam administradas pela manhã.

Assim, se houver qualquer reação como às vezes também acontece com as pessoas, temos o dia todo para poder observar e tratar essa reação. Por sorte, tanto em pessoas como em cachorros costumam ser pouco frequentes e de pouca intensidade.

Sendo assim, este é o calendário básico de vacinas para cachorros:

  • Às 6 semanas: Primeira vacina.
  • Às 8 semanas: Polivalente.
  • Às 12 semanas: Dose de reforço da polivalente.
  • Às 16 semanas: Raiva.
  • Anualmente: Dose de reforço da polivalente e da Raiva
Calendário de vacinas para cachorros - Qual é o calendário de vacinas para cachorros

Mais informações que deve saber sobre as vacinas para cachorros

É importante saber que as vacinas mais comuns são a trivalente, a tetravalente e também a polivalente. A diferença é que a primeira agrupa as três doenças mais básicas, a segunda agrupa estas doenças e adiciona outra e, a terceira agrupa todas as anteriores e ainda mais uma doença.

A vacina trivalente geralmente contém as vacinas contra a cinomose canina, a hepatite infecciosa canina e a leptospirose. A vacina tetravalente contém o mesmo que a trivalente e adiciona-se a vacina contra a parvovirose canina. A vacina polivalente mais básica, além de levar tudo o que as anteriores contêm, também conta com a vacina contra a tosse dos cachorros e contra o coronavírus canino. Hoje em dia, também se incluem vacinas como as do herpesvírus canino, a babesiose ou piroplasmose e contra bordetella bronchiseptica e pasteurella multocida que são componentes bacterianos oportunistas na tosse canina.

Dependendo do centro veterinário, a zona geográfica na qual vivamos e a saúde geral do nosso cachorro, deverá optar por um tipo de vacinação ou outro. É recomendável que seja o veterinário a decidir se administra a trivalente, tetravalente ou polivalente baseando-se, sobretudo, na zona em que vivermos e no tipo de vida que seguirmos, por exemplo se viajamos muito e levamos o nosso cachorro conosco. O veterinário é a única pessoa que pode decidir o calendário de vacinação e o tipo que se adequa mais à saúde de cada cachorro, respeitando sempre as que forem de administração obrigatória.

A vacina da raiva no Brasil e em Portugal é obrigatória. Esta vacina em São Paulo é distribuída gratuitamente pela Prefeitura, por isso se você vive nesta região deverá procurar por postos permanentes que vacinam durante todo o ano.

No PeritoAnimal gostaríamos de lembrar da importância de ter animais de estimação de forma responsável. Lembre-se que ter a vacinação em dia é algo legalmente obrigatório, para além de ser uma prática ética e moral, uma vez que se trata da simples proteção dos nossos cachorros, da nossa saúde e da nossa família.

Calendário de vacinas para cachorros - Mais informações que deve saber sobre as vacinas para cachorros

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Calendário de vacinas para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Vacinação.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Cibele
Adorei ....
A sua avaliação:
Thais
Tem algum lugar que eu possa comprar as vacinas para eu aplicar.
rodrigo
boa noite, qual primeira vacina devo aplica no cachorro?
Jessica
meu cachorro tá tremendo depois da vacina o que devo fazer ?
Valdirene Mendes do Amaral
Oi, você tem uma lista de vacinas obrigatórias?

Abraços,
Valdirene Mendes do Amaral
Shirlei Santos
Vou adotar uma gata com 4 meses, já está castrada, porém não vacinada, o que devo fazer,é a primeira vez que adoto um felino.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Shirley! É muito importante que você escolha uma clínica para fazer o protocolo de vacinação e também para ter o contacto sempre por perto caso alguma coisa aconteça com ela. Parabéns pela adoção! Você será muito feliz com certeza, os gatos são seres incríveis!
Calendário de vacinas para cachorros
1 de 5
Calendário de vacinas para cachorros

Voltar ao topo da página ↑