PARTILHAR

Cachorro vomitando amarelo: O que fazer?

Lucas Andrade
Por Lucas Andrade, Biólogo. Atualizado: 28 outubro 2020
Cachorro vomitando amarelo: O que fazer?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Cachorros são animais que nos proporcionam muita alegria e felicidade, e nada mais justo que retribuir com carinho e cuidado. Quando nossos animais passam mal, é comum que nós nos preocupemos com sua saúde, para que ele melhore o mais rápido possível. Um dos comportamentos mais comuns para animais que estejam passando mal é o ato de vomitar.

O vômito indica que está acontecendo algo errado no organismo de seu animal. Mas existem diversas formas de avaliar se o seu cachorro está passando mal por algo mais grave ou não. Um dos aspectos que podem ser avaliados é a coloração do vômito, como o vômito amarelo. Caso você tenha um cachorro vomitando liquido amarelo em casa, não se preocupe, nós do Perito Animal trazemos esse artigo com informações úteis sobre causa e tratamento dessa situação.

Também lhe pode interessar: Gato vomitando amarelo: causas e tratamento

Cachorro com vômito amarelo - causas

É normal para os tutores se preocuparem quando seus animais estão passando mal, mas nesses momentos é essencial manter a calma para entender o que está acontecendo com seu animalzinho, e consiga ajudar ele de forma efetiva. Caso você esteja com um cachorro vomitando líquido amarelo em sua casa, você precisa entender a causa do vomito com essa coloração.

O ato de vomitar amarelo não é um indício de problemas graves de saúde do seu animal, e geralmente indica apenas um mal estar, estômago vazio, ou então problemas de estômago. Diferente do que acontece no organismo do ser humano, o sistema gastrointestinal dos cachorros libera algumas substâncias que auxiliam na digestão, mesmo que o animal tenha ficado sem se alimentar por algum tempo.

Uma dessas substâncias é a bile, também conhecida como bílis, que é produzida pela vesícula biliar e liberada no intestino do animal. A bile tem função de fragmentar o alimento para facilitar a absorção de nutrientes, e ela causa a coloração amarela no vômito do seu cachorro. Além da bile, o organismo do cachorro produz alguns ácidos que auxiliam no processo de digestão, porém, quando o animal fica muito tempo sem se alimentar, esses ácidos irritam a parede de seu estômago, o que causa refluxo e faz com que o seu cachorro vomite líquido amarelo.

É comum que os cachorros vomitem amarelo de manhã, devido ao período sem comer por terem passado a noite dormindo, mas você deve sempre ficar atento se a frequência desses refluxos estão muito elevados, ou se o seu cachorro começar a apresentar outros comportamentos diferentes, como apatia e falta de energia.

Existem outros motivos que podem resultar em seu cachorro vomitando amarelo, como por exemplo:

  • Ingestão muito rápida de alimentos
  • Ingestão de produtos não alimentares
  • Ingestão de alimentos inapropriados
  • Gastrite
  • Super produção de bile
  • Ansiedade
  • Estresse
Cachorro vomitando amarelo: O que fazer? - Cachorro com vômito amarelo - causas

Tratamento para cachorro vomitando amarelo

Agora que você sabe o que acontece para o seu cachorro estar vomitando amarelo, você deve estar se perguntando "Meu cachorro está vomitando amarelo, o que fazer?". Bem, mesmo que não seja uma tarefa agradável, você precisa prestar atenção em relação à esse comportamento de vomitar do seu animal. O cachorro vomitando líquido amarelo de vez em quando é algo normal, mas existem alguns aspectos que você deverá se atentar:

  • Se o cachorro começar a vomitar todos os dias, mesmo que seja de manhã
  • Diarreia
  • Febre
  • Falta de apetite
  • Cansaço
  • Salivar muito
  • Sinais de náuseas
  • Se o cachorro começar a vomitar líquido verde

Se você estiver com um cachorro vomitando amarelo com diarreia, ou um cachorro vomitando amarelo e não querendo comer, é essencial o acompanhamento seu médico veterinário, pois esses sintomas podem indicar problemas gastrointestinais, e quanto antes diagnosticados, melhor será o tratamento, garantindo sempre saúde e bem-estar ao seu cachorro.

Além disso, o seu animal pode apresentar interesse em ingerir alguns vegetais, principalmente as ervas e gramas. Tenha certeza que essas plantas não são tóxicas para o cachorro, e deixe-lo ingeri-las. Normalmente após a ingestão, o cachorro irá vomitar novamente as plantas com o líquido estomacal, mas não se preocupe, esse é um dos índicos que o seu animal pode estar melhorando.

Você também deve tomar algumas medidas para ajudar o seu cachorro que esteja vomitando líquido amarelo:

  • Hidratar: O comportamento de vomitar faz com que o seu cachorro perca muito líquido com o refluxo, e isso é muito prejudicial para o seu organismo, e pode resultar em diversos outros sintomas, que não estavam relacionados com o motivo do vomito amarelo. Então sempre troque a água do seu animal, se quiser, pode utilizar água de coco ou até soro caseiro. Caso seu animal não queira beber, você poderá utilizar uma seringa, sem agulha, para introduzir o líquido na boca do seu animal.

Para fazer o soro caseiro, você precisará de:

  • 1 litro de água mineral natural
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • Suco de meio limão

Além de ser uma forma fácil e prática de tratar o seu animal, o soro caseiro não apresenta nenhum perigo à saúde de seu animal, pois funciona como um remédio caseiro para cachorro vomitando amarelo.

Como ajudar um cachorro vomitando amarelo

Para ajudar o seu cachorro vomitando amarelos, você pode também deverá:

Fracionar o alimento:

Divida o alimento do seu cachorro em pequenas quantidades, para serem ingeridas ao longo do dia. Essa é uma boa estratégia para o seu cachorro não comer muito alimento, e também para não permanecer em jejum por um longo período de tempo.

Brinque com o seu cachorro:

Tente se aproximar do seu cachorro com brincadeiras, passeios, e até interações sociais com outros cachorros. Essas formas podem gastar energia do seu animal, o que ajuda a diminuir o quadro de estresse e ansiedade.

Atenção na alimentação:

Você deve estar atento ao tipo de alimento que o seu animal está ingerindo, se realmente são produtos alimentícios, e se são alimentos saudáveis para o seu animal. Essa é uma forma de prevenir que seu cachorro tenha esse comportamento de vomitar novamente.

Acompanhamento veterinário:

Nunca hesite em levar o seu animal ao médico veterinário, pois ele é o profissional capacitado para cuidar do seu cachorro de forma precisa e efetiva. Para auxiliar o veterinário a realizar o diagnóstico de forma efetiva, você pode prestar atenção em alguns aspectos como:

  • Com que frequência o seu cachorro vomita amarelo
  • Quais os elementos presentes no vomito
  • Quando foi a ultima refeição do animal
  • Há quanto tempo o seu animal apresenta esse comportamento
  • O cachorro apresenta diferença de comportamento
  • Existem outros sintomas além dos vômitos
Cachorro vomitando amarelo: O que fazer? - Como ajudar um cachorro vomitando amarelo

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro vomitando amarelo: O que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Luís moraes
Minha cadela se chama C19 ela está vomitando amarelo e não consegue mijar o que devo fazer
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Edna Gomide
meu cachorro está vomitando amarelo com fezes mole e nao quer comer ração.
Hilda
Minha cachorra tem 9 anos foi diagnosticada com pancreatite e o rim um pouco calcificado, estou desesperada pq a veterinária disse que não tem muito a fazer, pois devido a tanta medicação o rim tem piorado, portanto suspendeu a medicação...Minha vida é chorar, pq ela é muita alegria na minha vida....O que vcs podem complementar para me ajudar...estou a procura de chás caseiros pra ajudar o pâncrea e o rim dela...ela sente muita falta de ar e emagreceu muito pois esse problema já vai pra 2 semanas....me ajudem por favor....
Helena Rocha
Moça procura pela Beth Russo no YouTube, aprenda com ela a fazer o ho'oponopono pra vc primeiramente e após pra sua cachorrinha. Ela já está curada!!!!
Cachorro vomitando amarelo: O que fazer?
1 de 3
Cachorro vomitando amarelo: O que fazer?

Voltar ao topo da página ↑