Partilhar

Remédio caseiro para cachorro vomitando

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 4 fevereiro 2019
Remédio caseiro para cachorro vomitando

Ver fichas de  Cachorros

Por vezes, o cachorro pode começar vomitando sem que esse sinal clínico esteja associado a nenhuma patologia. Ele pode ter comido demasiado rápido, pode estar estressado ou inúmeros outros motivos.

Existem algumas alternativas naturais para você ajudar o seu cachorro. Neste artigo do PeritoAnimal vamos te falar do remédio caseiro para cachorro vomitando. Continue lendo!

Remédio caseiro para cachorro com vômito

Antes de preparar o remédio caseiro para o cachorro com vômito é importante que você compreenda o que pode estar por detrás de estas situação. Principalmente se o seu cachorro vomita habitualmente, ou seja, tem um vômito crônico, o que pode ser um sinal clínico de uma doença grave.

Se o seu cachorro vomita muito frequentemente, você deve consultar o quanto antes o seu médico veterinário de confianças, pois essa situação não é normal e é preciso verificar o que se passa com o seu cachorro para o tratar corretamente.

Para além disso, mesmo que se trate de um vômito agudo e esporádico, se o seu cachorro continua vomitando ao passarem algumas horas, você também deve consultar o seu médico veterinário.

Existem diferentes possíveis causas para o cachorro estar vomitando:

  • Comeu algo que estava estragado, como lixo;
  • Parasitas;
  • Reação a alguma medicação;
  • Alergia alimentar;
  • Doenças de fígado;
  • Doenças renais;
  • Doenças endócrinas, como diabetes;
  • Obstrução por corpo estranho, por exemplo se ele ingeriu um osso.

Se o seu cachorro vomita sem parar e nem sequer consegue reter a água que ingere, não espere mais de 24 horas para o levar no veterinário. Esta situação pode indicar que ele tem um problema grave como uma obstrução e precisa de soro e possivelmente cirurgia. Caso o seu cachorro vomite apenas intermitentemente e consiga reter a água que ingere, você poderá tentar alguns dos remédios caseiros que te vamos indicar.

Remédio caseiro para cachorro vomitando amarelo

Se o seu cachorro está vomitando amarelo significa que muito provavelmente ele já não tem alimento para vomitar e está vomitando uma mistura de sucos gástricos. Por esse motivos você observa o seu cachorro vomitando espuma branca ou amarela. Nesse caso, não deixe de conferir nosso artigo remédio caseiro para cachorro vomitando espuma branca.

De seguida vamos te apresentar alguns dos melhores remédios caseiros para o cachorro vomitando que são:

  1. Jejum de 24 horas;
  2. Chá de menta;
  3. Gengibre.

Jejum de 24 horas

O Jejum é o mais importante dos remédios caseiros para o cachorro vomitando. O seu cachorro deverá fazer um jejum de 24 horas de modo a que o estômago tenha tempo de se recuperar. Para este remédio caseiro para cachorro vomitando você deve fazer o seguinte:

  1. Durante 24 horas o seu cachorro não pode ter acesso a nenhum tipo de alimento;
  2. Você deverá dar ao seu cachorro pequenas quantidades de água para garantir que ele se mantém hidratado, mas não deixe que ele beba a água toda de uma vez pois é muito provável que ele a vomite;
  3. Depois de passarem 24 horas, cozinhe um pouco de arroz branco sem sal nem temperos e ofereça um pouco para o seu cachorro;
  4. Durante 48 horas, ou seja 2 dias, o seu cachorro deverá comer apenas arroz branco;
  5. Passadas essas 48 horas, misture um pouco da comida habitual do cachorro com o arroz branco;
  6. Passadas 72 horas o seu cachorro já poderá voltar a comer a comida habitual dele.

Durante este tempo é importante que o seu cachorro tenha acesso a água mas em quantidades limitadas. Não deixe que ele beba o pote de água todo de uma vez, caso contrário isso poderá piorar a situação dos vômitos.

Se o seu cachorro não quiser beber água, experimente oferecer para ele cubos de gelo e caso coloque água diretamente na boca dele com a ajuda de uma seringa sem agulha. É muito importante que o seu cachorro se mantenha hidratado para recuperar.

Chá de menta

O chá de menta é um remédio caseiro muito utilizado em seres humanos com problemas de estômago. Para este remédio caseiro para cachorro vomitando faça o seguinte:

  1. Prepare uma chávena de chá de menta, prefira menta de cultivo biológico;
  2. Deixe o chá arrefecer;
  3. Se o seu cachorro tiver cerca de 7 kg ofereça para ele 7 colheres de sopa de chá 3 vezes ao dia. Adapte o número de colheres de chá ao número de quilogramas que pesa o seu cachorro.
Remédio caseiro para cachorro vomitando - Chá de menta

Gengibre

O chá de gengibre é outra excelente opção como remédio caseiro para o vômito de cachorro. Para este remédio caseiro faça o seguinte:

  1. Corte alguns pedaço de gengibre e ferva em água por 15 minutos.
  2. Deixe o chá arrefecer.
  3. Para um cachorro de 4 kg ofereça duas colheres de sopa duas vezes ao dia. Adapte o número de colheres ao peso do cachorro, sendo sempre o número de colheres de sopa equivalente a metade do peso do animal.
Remédio caseiro para cachorro vomitando - Gengibre

Mudança de dieta

Se o seu cachorro sofre de vômito crônico, uma mudança de dieta pode ser essencial. Existem rações hipoalergênicas especialmente elaboradas para cachorros com este tipo de problemas e alergias alimentares. Uma dieta mais natural também pode ajudar.

Consulte o seu médico veterinário de confiança para saber qual será a dieta mais adequada para o seu cachorro.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para cachorro vomitando, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para cachorro vomitando

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
44 comentários
A sua avaliação:
Iran
Meu cachorro já foi ao veterinário e tá tomando remédio que o veterinário passou pra tratamento ele rever uma pequena infecção intestinal
Tudo que ele come ele vomita o que fasso
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Iran! O mais indicado é voltar no veterinário e explicar que o tratamento não está surtindo o efeito esperado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
leandra leite da silva
Boa noite ! Tem quase 5 meses que minha América Bully tem crises de vomito( que fica alguns dias e depois varios dias sem ocorrer) já troquei Raçao fiz ultra-som raio x e não tem nada de errado , nem o veterinário já não saber oq dizer, ela tá ativa brinca muito msm depois da crise ! E tem muito apetite , hoje ela vomitou e não esperei muito tempo e dei arroz com frango (antes ela não vomitava o arroz mais hoje ocorreu e tbem vomitou ) agora to desesperada ! Já fiz todos exames q tinha q ser feito não sei mais oq fazer !!! Às vezes é regurgitação às vezes vomito todos com um pouco de espuma branca !
Ela tem dois anos ! Já dei ranitidina que o veterinário receitou mais não resolveu
Alline
Meu cachorro tem 2 anos e meio, e faz dois dias que está vomitando direto, tudo o que come vomita.
Estou sem dinheiro para levar ele ao veterinário, alguém poderia me ajudar?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Aline! O seu cachorro precisa de atendimento veterinário o quanto antes. Uma boa dica é buscar ajuda de ONGs ou Associações que possam prestar atendimento profissional.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Romeu Barroso Moraes
qual a quantidade de folhas de menta ou hortelã para um cha para um cachorrinho de 02 kg?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Romeu! Tal como referido no artigo: se o seu cachorro tiver cerca de 7 kg ofereça para ele 7 colheres de sopa de chá 3 vezes ao dia. Adapte o número de colheres de chá ao número de quilogramas que pesa o seu cachorro.
Rosy
Minha cachorrinha vomitou a ração inteira assim como comeu a noite. Fiquei com pena porq ela não costuma fazer isso passando uma meia hr dei um pouquinho se ração ela comeu normal agora pela manhã ela tomou água e vomitou a ração que comeu a noite. Vômito sem cheiro ela parece bem tirando isso. Oque pode ser?
Administrador PeritoAnimal
Oi Rosy! Se o vômito persistir por mais de um dia, recomendamos que você leve sua cachorrinha no veterinário. Até lá, você pode consultar as possíveis causas nesse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/causas-de-vomito-em-caes-20982.html
Francisca Rosendo Silva
Meu cachorro está tossindo e vomita uma espuma branca, já levei ele no veterinário,a médica que o atendeu disse que o abdômen está limpo, mais passou antibióticos, estou preocupada, porque ele é cardíaco,será se vocês podem me ajudar?
Maria José de Souza
Minha cachorrinha está vomitando um pouco escuro por favor me ajudem
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Nosso artigo sobre causas de vômito em cães, pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/causas-de-vomito-em-caes-20982.html
No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Marcelo
minha cadela começou a vomitar e ter diarreia e perdeu bastante peso. esta com o branco dos olhos e gengiva amareladas, não sei o que fazer e sem condições de levá-la a um veterinário.. ajuda com dicas já me são bem vindas por favor... obrigado..
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marcelo! A sua cadela precisa de atendimento veterinário o quanto antes. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam dar uma ajuda profissional.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Lu
Minha cadela de 10 anos está vomitando há mais de um mês tudo o que come. Iniciou durante tratamento de giárdia via oral com giardicid e drontal, que foi finalizado de forma intravenosa, com metronidazol. Continuou positivo, fez o panacur. Como ela deprimiu muito, com vômitos e diarreias não repetimos. Depois de muitos probióticos a diarreia pariu e começou uma constipação que já faz 10 dias. Já fez 4 hemograma e 3 ultra-sons nesse período. Nada digno de nota, a não ser agora a fosfatase Alcalina. Durante esse período ela fez cultura das vezes e deu escherichia comi, sem se saber se patogênica. Fez então enrofloxacina. O quadro não melhorou. Ela segue perdendo já 40% do peso dela e vomitando o que come. Se passa um dia sem vomitar, vomita a comida dos 2 dias no outro. Já tentamos comida natural, ração gastrointestinal, recovery etc. Estamos decidindo por uma endoscopia e esperando ela defecar para repetimos o MIF e a cultura. Mas não sabemos se ela irá aguentar porque está deorimkndo muit com os vômitos. Alguma sugestão?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lu! O mais indicado é seguir com as indicações veterinárias pois ele saberá qual o melhor tratamento para sua cadela.
A equipe do PeritoAnimal deseja muita força!
A sua avaliação:
Cavalcante
Levem para o veterinário (a) pessoal, cada caso é especifico. A minha começou a vomitar hoje, primeiro um amarelo com um pouco de comida, agora só amarelo. Só que como não posso ter certeza, levarei ao veterinário assim que possível. Só não levo agora porque estou no trabalho.

Remédio caseiro para cachorro vomitando
1 de 3
Remédio caseiro para cachorro vomitando

Voltar ao topo da página