Outros problemas de saúde

Cachorra tremendo sem parar- Causas e soluções

 
YourVetPlanet (Pablo M.S.)
Por YourVetPlanet (Pablo M.S.), Veterinário. 4 janeiro 2024
Cachorra tremendo sem parar- Causas e soluções
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os tremores em cães são movimentos rítmicos, involuntários e oscilatórios do corpo produzidos por contrações musculares. Embora sejam fáceis de diagnosticar, são mais difíceis de categorizar e tratar. Observar uma cachorra tremendo pode parecer algo comum em casos específicos. No entanto, existem circunstâncias em que os tremores podem estar associados a doenças caninas. Portanto, é importante conhecer as principais causas dos tremores em cachorras.

Se você deseja saber mais sobre cachorra tremendo sem parar - causas e soluções, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, no qual explicaremos quais são as causas que explicam esse comportamento nas fêmeas dos cães.

Índice

  1. Mudanças hormonais
  2. Tremores fisiológicos
  3. Intoxicação
  4. Doenças neurológicas
  5. Síndrome do tremor idiopático
  6. Transtornos mentais
  7. Frio

Mudanças hormonais

Ao contrário dos cães, as fêmeas da espécie canina podem apresentar tremores relacionados aos seus hormônios sexuais, situações em que podemos ver uma cachorra tremendo. Especificamente, a cachorra pode sofrer tremores e espasmos em situações como o cio ou a gestação. Não é muito comum observá-las com tremores de origem endócrina. No entanto, isso é uma consideração diferencial importante ao lidar com os tremores em cachorras.

Durante o ciclo reprodutivo das cachorras, há uma série de reações em cadeia em que se alternam níveis de diferentes hormônios, como estrogênio, progesterona ou prolactina, entre outros. Esses hormônios não afetam apenas o sistema reprodutivo, mas também outros sistemas, como o nervoso, entre outros. Alguns deles induzem mudanças no comportamento das fêmeas, então em alguns momentos do ciclo reprodutivo podem ocorrer variações no comportamento.

O mesmo ocorre durante a gestação. Neste caso, novos hormônios entram em cena, como o cortisol ou a ocitocina em momentos próximos ao parto, podendo influenciar a consciência do animal e suas reações, incluindo tremores.

Por último, é importante lembrar que essa é uma causa incomum, e outras causas devem ser descartadas, como as mencionadas a seguir. Se perceber que sua cachorra está tremendo excessivamente durante a gestação, recomenda-se procurar imediatamente uma clínica veterinária. Confira mais informações em "A gestação da cadela semana a semana".

Tremores fisiológicos

Como mencionado anteriormente, os tremores em cachorras podem ser normais em circunstâncias específicas. Nesse caso, os tremores em cachorras estão associados à fadiga muscular, regulação muscular ou situações pontuais de estresse. Costumam ser bastante comuns após realizar uma sessão de exercício intensa.

Se os tremores aparecerem de forma muito esporádica e com uma causa associada, não são motivo de preocupação, portanto, não será necessário procurar nenhum tratamento específico. No entanto, como será descrito mais adiante, existem outras patologias que podem desencadear um aumento dos tremores em cachorras.

Cachorra tremendo sem parar- Causas e soluções - Tremores fisiológicos

Intoxicação

Algumas substâncias tóxicas podem causar sintomas iniciais, como, por exemplo, tremores em cachorras. Uma das toxinas que pode desencadear tremores são as micotoxinas, geralmente associadas a alimentos em mau estado de conservação.

Em casos de tremores em cachorras devido à intoxicação, outros sintomas associados podem ser:

Esses sintomas geralmente são decorrentes de intoxicações causadas por drogas (maconha, LSD, cocaína, metanfetamina), fenilpropanolamina, inibidores da colinesterase, ivermectina (antiparasitário) e outros pesticidas. Se você suspeita que seu cão entrou em contato com alguma dessas substâncias, procure imediatamente uma clínica veterinária de urgência para resolver a situação.

Geralmente, essas substâncias têm antídotos específicos amplamente conhecidos pelos veterinários. Além disso, o tratamento pode ser complementado com dexmedetomidina para reduzir os tremores, anticonvulsivantes como o diazepam e outros medicamentos mais específicos.

Doenças neurológicas

Os tremores em cachorras estão geralmente associados a doenças neurológicas, uma vez que podem indicar que o sistema nervoso central não está funcionando bem e, portanto, não é capaz de coordenar os movimentos do animal.

Doenças localizadas no cerebelo, tálamo, núcleos específicos ou no cérebro podem apresentar tremores como sintoma principal, além de síndrome de deficiência postural. Algumas das doenças mais conhecidas que podem causar tremores são a meningite, meningoencefalomielite ou encefalite. Muitas delas podem ser causadas por microrganismos como bactérias, vírus ou protozoários, exigindo um diagnóstico específico do agente causador.

Por outro lado, existem doenças do sistema imunológico ou de origem desconhecida que podem afetar o sistema nervoso e também explicam por que sua cachorrinha não para de tremer e de ofegar, logo, devemos considerá-las caso não encontrarmos sinais de infecção.

O tratamento baseia-se em identificar onde o problema está localizado, bem como seu agente causador. Uma vez diagnosticado, o tratamento será específico conforme a origem da patologia, podendo incluir desde antibióticos até corticoides no caso de doenças autoimunes.

Cachorra tremendo sem parar- Causas e soluções - Doenças neurológicas

Síndrome do tremor idiopático

Relacionado ao tópico anterior, outra causa que explica os tremores em cachorras é uma doença neurológica chamada de "síndrome do tremor idiopático", de origem desconhecida. Esta síndrome é caracterizada por cães, comumente de meia-idade, que apresentam tremores generalizados, juntamente com ansiedade, hipertermia, tremor dos olhos, falta de coordenação motora ou queda da cabeça.

O tratamento geralmente se baseia em corticoides em doses imunossupressoras a longo prazo e no controle dos tremores com benzodiazepínicos ou propranolol. Em regra, o prognóstico é bom. Se sua cachorra apresenta alguns dos sintomas mencionados anteriormente, juntamente com tremores, recomendamos que consulte um veterinário o mais rápido possível, especialmente um veterinário especializado em neurologia.

Para mais informações, leia o artigo "Cachorro com movimentos involuntários, o que pode ser?" do PeritoAnimal.

Transtornos mentais

Outra causa que explica por que sua cachorra treme são os distúrbios comportamentais, agrupados sob o termo de transtornos mentais. No caso de fobias ou medos intensos, os cães geralmente apresentam tremores com uivos excessivos, busca por abrigo, micção espontânea ou pupilas dilatadas. Esse problema geralmente se manifesta em situações em que o cão reage de maneira exagerada a um estímulo específico ou a uma circunstância que ele associou a algo negativo.

Por exemplo, cães com medo de fogos de artifício costumam apresentar esse comportamento como resposta ao medo do barulho produzido pelos fogos. Portanto, qualquer situação em que o animal se sinta amedrontado pode desencadear essa reação. Não é incomum nos questionarmos "por que minha cachorra não para de tremer?" em momentos como esse.

Por isso, durante o período de socialização, é recomendável expor o cão a diferentes estímulos que ele pode encontrar no futuro, como pessoas, carros, gatos e outros cães. No entanto, estímulos sensoriais tão intensos quanto fogos de artifício ou disparos de arma não são recomendados, pois os cães têm uma sensibilidade muito elevada a esses ruídos, podendo causar traumas no animal sem nem mesmo nos darmos conta.

Além disso, situações de ansiedade de separação ou estresse também podem se manifestar com tremores e alguns dos sintomas mencionados anteriormente. É importante entender que os cães estabelecem relações com suas experiências vividas de maneira diferente das pessoas, e qualquer situação que represente uma possível ameaça ou estresse para o cão pode resultar em problemas de comportamento difíceis de corrigir.

Se você está prestes a ter um cachorro pela primeira vez, recomendamos participar de aulas com um adestrador de cães, pois ele é qualificado para ensinar como educar seu cão corretamente. Por outro lado, se o animal já apresenta problemas de comportamento que dificultam a convivência em casa, é altamente recomendável procurar um veterinário especializado em etologia canina.

Esses veterinários não apenas prescrevem medicamentos para reduzir a ansiedade ou o estresse, mas também buscam corrigir aspectos do manejo do animal que pioram a situação e aumentam a ocorrência do trauma. Além disso, realizam um acompanhamento avançado e progressivo de seus pacientes, adaptando o plano terapêutico conforme necessário.

A seguir, você pode assistir ao vídeo do PeritoAnimal sobre as causas do estresse em cães, que também são motivo para levar uma cachorra a tremer sem parar.

Frio

Outra causa muito comum e básica dos tremores em cães é o frio. Entender "por que minha cachorra treme?" é fácil quando consideramos que o corpo começa a gerar contrações espontâneas para aumentar a temperatura corporal. Essa situação geralmente ocorre primeiramente durante a exposição a temperaturas extremamente frias. Assim, se perceber que sua cachorra começa a tremer e apresentar outros sintomas como palidez, é necessário levá-la para um local aquecido.

Uma maneira que os cães têm de perder calor é através das almofadas das patas, então, se forem cobertos com materiais isolantes, a temperatura do animal pode ser mantida. Saiba mais sobre esse assunto em nosso artigo "Cachorro sente frio?".

Quando sentem dor, os cães também podem apresentar tremores acompanhados de alta sensibilidade ou abdômen tenso, entre outros sintomas. A hipoglicemia, doenças cardiovasculares e doenças metabólicas também podem causar tremores, embora sejam menos frequentes em comparação com as demais causas.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorra tremendo sem parar- Causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Cachorra tremendo sem parar- Causas e soluções