Problemas intestinais

Pode dar Imosec para cachorro?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 14 junho 2023
Pode dar Imosec para cachorro?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Quando decidimos adotar um pet, várias responsabilidades vêm agregadas, como os cuidados diários com alimentação, higiene e exercícios físicos, além de muito amor e dedicação. E, nesse pacote, ainda estão as doenças que o animal pode vir a ter durante toda sua vida. O tutor deverá se preparar para situações não muito agradáveis, como por exemplo, episódios de diarreia.

As diarreias em cães são de causas e tipos variados, devendo receber o tratamento adequado. Mudança brusca de dieta, infecções virais e bacterianas, ingestão de alimento que o animal não esteja acostumado e verminoses são algumas causas de diarreia. E diante desse desafio, o tutor deverá ter o cuidado ao administrar medicações ao cachorro, pois vários remédios utilizados por nós não podem ser usados pelos peludos.

Conter a diarreia nem sempre é a melhor opção, pois, por exemplo, em casos de diarreias por intoxicação alimentar, o ideal é que o alimento contaminado seja expelido para fora do corpo do animal. O mesmo acontece com as diarreias infecciosas, como as gastroenterites virais. Mais uma vez, cada causa exige seu tratamento específico, o que deverá ser orientado por um médico veterinário. Se você quiser saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo do PeritoAnimal no qual responderemos: pode dar Imosec para cachorro?

Também lhe pode interessar: Pode dar laxante para cachorro?

Índice

  1. O que é Imosec e para que serve?
  2. Pode dar Imosec para cachorro?
  3. Contraindicações do Imosec para cães
  4. Efeitos adversos do Imosec em cachorros
  5. Remédios caseiros para cachorro com diarreia

O que é Imosec e para que serve?

O imosec é um medicamento que possui o cloridrato de loperamida como princípio ativo, utilizado em casos de diarreia em pessoas adultas. Durante um episódio de diarreia, o trânsito intestinal é alterado, havendo mais movimentos e secreções nos intestinos. Isso faz com que as fezes fiquem menos sólidas, mais aquosas. E é nessa etapa que o Imosec age, reduzindo os movimentos peristálticos propulsivos e aumentando o tempo de trânsito intestinal. Além disso, o medicamento aumenta o tônus do esfíncter anal, reduzindo a sensação de urgência e incontinência fecal.

O início da ação da loperamida contida no controle da diarreia aguda ocorre dentro das primeiras duas horas após a primeira dose. A indicação do medicamento para humanos é: diarreia aguda inespecífica, sem caráter infeccioso, diarreias crônicas associadas a doenças inflamatórias e ileostomias e colostomias com excessiva perda de água e eletrólitos.

Em cães, a recomendação é a mesma, para casos de diarreia. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, pois não deve ser utilizado em diarreias infecciosas. Além disso, algumas raças de cachorros são mais sensíveis ao medicamento, como o collie.

Pode dar Imosec para cachorro?

Sim, pode dar Imosec para cachorros, mas somente com orientação do médico veterinário. Esse medicamento é um agonista opioide que, em altas doses ou em raças mais sensíveis, pode atravessar a barreira hematoencefálica e ativar receptores opioides do cérebro, levando a efeitos tóxicos, que geralmente são neurológicos, digestivos e cardíacos.

Destacamos mais uma vez que você nunca deve administrar medicamentos humanos em um cachorro sem antes consultar um veterinário. Os cães têm diferentes necessidades e metabolismo em relação aos humanos, e alguns medicamentos podem ser prejudiciais ou até tóxicos para os peludos. Em caso de diarreia persistente ou preocupações com a saúde cachorro, é sempre recomendado buscar orientação veterinária para obter um diagnóstico adequado e um tratamento apropriado.

Dosagem do Imosec para cachorros

A dose indicada de Imosec para cães varia de 0,06 a 0,1mg/kg, podendo ser administrada a cada 8 ou 12 horas. Lembrando que toda medicação deverá ser fornecida aos animais com orientação do médico veterinário, pois não é aconselhável o uso de Imosec em todos os tipos de diarreia. Além disso, a superdosagem pode levar o animal a óbito.

Contraindicações do Imosec para cães

Como dito anteriormente, algumas raças de cães são mais sensíveis à loperamida, como collie, pastor de Shetland, pastor australiano e seus mestiços. Cães mais idosos, muito doentes, debilitados, portadores de hipotiroidismo, insuficiência adrenal, hepática ou renal, traumatismo craniano, abdômen agudo e doenças respiratória grave devem utilizar a medicação com muito cuidado. Não se deve administrar o Imosec em cães com diarreia infecciosa, parasitária ou em casos de intoxicação.

Efeitos adversos do Imosec em cachorros

Ao dar Imosec para o cachorro, algumas reações adversas podem ocorrer, a depender da dosagem utilizada e da sensibilidade do animal: náuseas, salivação, vômitos, dor abdominal, sedação, constipação, constrição ou ausência de reação pupilar, vocalização, andar em círculos, ação de pressionar a cabeça contra obstáculos, incoordenação motora e ataxia. Casos mais graves podem apresentar depressão, diarreia sanguinolenta, baixa temperatura, mucosas arroxeadas, respiração muito lenta, sonolência e coma.

Remédios caseiros para cachorro com diarreia

Agora que você sabe que você pode dar Imosec para o cachorro com diarreia, desde que essa recomendação seja feita pelo veterinário, também podemos falar sobre as opções caseiras. O primeiro e mais importante de todos os remédios caseiros para cachorro com diarreia é o soro caseiro. Durante um episódio de diarreia, são perdidos muitos eletrólitos, além de água. O soro caseiro ajudará a hidratar o animal e a repor alguns desse eletrólitos. Caso você não se lembre como é feito o soro caseiro que pode ser dado aos cães, segue a receita:

  • 1 copo de 150ml de água filtrada;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 colher de chá de sal.

Basta misturar tudo e oferecer ao cachorro. Alguns animais gostam tanto que é só colocar na vasilha de água que eles irão beber o soro caseiro. Mas cuidado! Se o cãozinho estiver com náusea ou vomitando, a hidratação por via oral não será possível, pois estimulará mais ainda o vômito. O animal deverá receber soro intravenoso.

Outro remédio caseiro para cachorros com a diarreia é a alimentação mais branda, que também é muito benéfica. Existem diversas dietas comerciais específicas para problemas intestinais, mas você também pode fazer uma comidinha caseira para ele até que o problema esteja solucionado.

  • Arroz ou purê de batata inglesa com peito de frango (sem pele) ajudam a firmar as fezes, além de aliviar o desconforto gástrico.
  • A água de arroz também pode ser utilizada nos casos de diarreia em cães, ajudando na hidratação do animal. Além disso, o arroz branco possui amido, o que ajuda a endurecer as fezes. A receita é bem simples: basta colocar água para ferver e depois adicionar o arroz branco, deixando ferver por 15 a 20 minutos. Depois é só separar o arroz da água com a ajuda de um escorredor ou de uma peneira, deixar ficar morno e oferecer ao cachorro.
  • Outra opção que pode ser oferecida ao cão com diarreia são as bebidas isotônicas, utilizadas por esportistas. Elas são ricas em eletrólitos e ajudam a hidratar o cachorro. Encontre o sabor que mais vai agradá-lo e deixe o seu melhor amigo aproveitar a bebida!

Neste outro artigo falamos sobre remédios caseiros para cachorro com diarreia com sangue.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar Imosec para cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Bibliografia
  • Bula Cloridrato de Loperamida, Sandoz, Novartis Division. Disponível em https://www.sandoz.com.br/sites/www.sandoz.com.br/files/PF-Loperamida.pdf. Acesso em 14/06/2023.
  • Silva, F.L.A. et al. Intoxicação por loperamida em cão. VI Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente, Belo Horizonte, 2020. Disponível em https://doity.com.br/anais/vi-coloquio-tecnico-cientifico-de-su-ca-e-ma/trabalho/163349. Acesso em 14/06/2023.
  • Loperamida, Vetsmart. Disponível em https://www.vetsmart.com.br/cg/produto/2695/loperamida. Acesso em 14/06/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Pode dar Imosec para cachorro?