Primeiros socorros

Intoxicação por maconha em cachorros - sintomas e tratamento

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 29 janeiro 2019
Intoxicação por maconha em cachorros - sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A intoxicação por haxixe ou marijuana nos cachorros nem sempre é letal. Porém, a ingestão desta planta ou dos seus derivados pode provocar efeitos secundários graves que colocam a saúde do cachorro em risco.

Neste artigo do PeritoAnimal falamos da intoxicação por maconha em cachorros assim como dos sintomas e tratamento para poder realizar uma intervenção de primeiros socorros em caso de sobredose. Você deve recordar que a exposição prolongada ao fumo da marijuana também é prejudicial para o cachorro. Vamos explicar-lhe tudo, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como tratar um cachorro envenenado

Índice

  1. Os efeitos da maconha
  2. Sintomas da intoxicação por haxixe ou marijuana nos cachorros
  3. Tratamento da intoxicação por haxixe ou marijuana em cachorros
  4. Bibliografia

Os efeitos da maconha

A marijuana e os seus derivados, como o haxixe ou os óleos, são potentes psicoativos que se obtêm a partir do cânhamo. O ácido tetraidrocanabinol converte-se em THC depois do processo de secagem, um composto psicotrópico que atua diretamente sobre o sistema nervoso central e o cérebro.

Geralmente, provoca euforia, relaxamento muscular e aumento do apetite. Apesar disso, também pode causar alguns efeitos secundários como: ansiedade, boca seca, redução da capacidade motora e debilidade.

Também existem outros efeitos da marijuana nos cachorros:

  • A exposição por inalação crônica de marijuana pode provocar bronquiolite (infeção respiratória) e enfisema pulmonar.
  • Diminui moderadamente a frequência do pulso do cachorro.
  • Uma dose demasiado elevada por via oral pode provocar a morte do cachorro por hemorragia intestinal.
  • Uma dose excessiva por via intravenosa pode provocar a morte por edema pulmonar.
Intoxicação por maconha em cachorros - sintomas e tratamento - Os efeitos da maconha

Sintomas da intoxicação por haxixe ou marijuana nos cachorros

A maconha costuma atuar 30 minutos depois da sua ingestão mas, em alguns casos, pode fazer efeito uma hora e meia depois e perdurar por mais do que um dia. Os efeitos no corpo do cachorro podem chegar a ser graves e, embora a maconha em si não provoque a morte, os sinais clínicos podem provocar.

Sinais clínicos que podemos observar em caso de intoxicação:

  • Tremores
  • Diarreia
  • Dificuldade para coordenar o movimento
  • Hipotermia
  • Salivação excessiva
  • Dilatação anormal das pupilas
  • Desorientação
  • Vômitos
  • Olhos vidrados
  • Sonolência

O ritmo cardíaco numa intoxicação por cannabis pode ficar mais lento. Por isso, é importante relembrar que a frequência cardíaca normal do cachorro está entre as 80 e as 120 pulsações por minuto e que as raças pequenas têm esta frequência um pouco mais altas, enquanto as raças grandes mais baixas.

Para além destes sinais, o cachorro pode ficar deprimido e até alternar estados de depressão com excitação.

Tratamento da intoxicação por haxixe ou marijuana em cachorros

Leia atentamente a nossa explicação dos primeiros socorros passo a passo que pode aplicar para tratar a intoxicação por maconha no seu cachorro:

  1. Ligue para o seu médico veterinário de confiança, explique a situação e siga os conselhos dele.
  2. Faça o cachorro vomitar se ainda não passaram 1 ou 2 horas desde o consumo de cannabis.
  3. Tente relaxar o cachorro e observe todos os sinais clínicos durante este processo.
  4. Observe as mucosas do cachorro e tente medir a temperatura dele. Garanta que ele respira e tem uma frequência cardíaca normal.
  5. Peça ajuda a um familiar para ir à farmácia comprar carvão ativado, um produto absorvente e poroso que previne a absorção do tóxico no estômago.
  6. Vá para clínica veterinária.

Se, desde o princípio, você observar que o cachorro diminuiu drasticamente a temperatura ou que os efeitos estão provocando mal estar excessivo, corra para o médico veterinário. O seu cachorro pode precisar de uma lavagem gástrica e inclusive hospitalização para manter os sinais vitais estáveis.

Intoxicação por maconha em cachorros - sintomas e tratamento - Tratamento da intoxicação por haxixe ou marijuana em cachorros

Bibliografia

  • Roy P., Magnan-Lapointe F., Huy ND., Boutet M. Chronic inhalation of marijuana and tobacco in dogs: pulmonary pathology Research Communications in Chemical Pathology and Pharmacology Jun 1976
  • Loewe S. Studies on the pharmacology and acute toxicity of compunds with Marihuana activity Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics Oct 1946
  • Thompson G., Rosenkrantz H., Schaeppi U., Braude M., Comparison of acute oral toxicity of cannabinoids in rats, dogs and monkeys Toxicology and Applied Pharmacology Volume 25 Issue 3 Jul 1973

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Intoxicação por maconha em cachorros - sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Patricia
Ele está dormindo no meu colo agora
Bárbara
Só espere. Ele pode ficar sonolento por até 24 horas, dependendo da quantidade que comeu. As providências são as que você já tomou... Bastante água, deixar dormir, aguardar. Deixar comida ao alcance dele para quando chegar a "larica" rss. Logo ele está bom. Maconha não tem ação depressiva do sistema cardiorespiratório, então não há risco de parada cardíaca, como pode acontecer com remédios.
A sua avaliação:
Barbara Gael
A intoxicação de cães por maconha NUNCA será letal. A planta não tem esse risco, não há nenhum registro de morte por maconha Mas sim, a ingestão acidental pode causar efeitos colaterais ruins, que passarão em cerca de 8 horas. Até lá, muita água pro bichinho!
Patricia
Meu BB tem 2 meses nome dele é Lucky e comeu maconha acidentalmente já faz 1:30,ele está sonolento,respiração normal, dei carvão aditivado pra ele agora e estou dando muita água e já dei até um banho pra ver se ele melhora.oq mais eu posso fazer ??
1 de 3
Intoxicação por maconha em cachorros - sintomas e tratamento