Outros problemas de saúde

Cachorro tremendo em repouso - Causas e o que fazer

 
YourVetPlanet (Pablo M.S.)
Por YourVetPlanet (Pablo M.S.), Veterinário. 18 dezembro 2023
Cachorro tremendo em repouso - Causas e o que fazer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os tremores em cães são movimentos rítmicos, involuntários e oscilatórios do corpo, resultantes de contrações musculares. São fáceis de diagnosticar, mas difíceis de categorizar e tratar. Observar um cão tremendo pode parecer comum em casos específicos. No entanto, existem circunstâncias em que os tremores em cães podem estar associados a doenças caninas, por isso, é importante conhecer as principais causas de tremores em cães em repouso.

Se você deseja saber mais sobre por que seu cão treme em repouso, não deixe em nos acompanhar no próximo artigo do PeritoAnimal, no qual abordaremos com profundidade o tópico "cachorro tremendo em repouso - causas e o que fazer".

Índice

  1. Atividade física
  2. Intoxicações
  3. Problemas neurológicos
  4. Distúrbios psicológicos
  5. Estresse ou ansiedade de separação
  6. Temperatura
  7. Dor

Atividade física

De início, devemos deixar claro que os tremores em cães podem ser normais em circunstâncias específicas. Eles estão associados à fadiga muscular, regulação muscular ou situações pontuais de estresse. Quando encontramos nosso cão tremendo em repouso, não necessariamente indica um problema de saúde. Por exemplo, após o exercício, o cão pode sofrer tremores devido à intensidade do esforço realizado. Nestas situações, é fácil dizer "meu cão treme em repouso", pois os tremores começam quando o corpo relaxa. Além disso, quando falamos de tremores em cães mais velhos, também estão associados à fadiga muscular, embora não estejam tão ligados à intensidade da atividade física realizada.

Intoxicações

Algumas substâncias tóxicas podem causar sintomas iniciais, como tremores. Uma das toxinas que podem provocar tremores são as micotoxinas, frequentemente relacionadas a alimentos mal conservados. Outros sintomas associados incluem dilatação das pupilas, sintomas vestibulares, mioclonias, convulsões, aumento da temperatura corporal, taquicardia e problemas gastrointestinais.

Além disso, esses sinais, juntamente com os tremores em repouso em cães, podem ocorrer em intoxicações causadas por drogas (maconha, LSD, cocaína, metanfetamina), fenilpropanolamina, inibidores da colinesterase, ivermectina (antiparasitário) e outros pesticidas. Se você suspeitar que seu cão possa ter entrado em contato com alguma dessas substâncias, procure imediatamente um centro veterinário de emergência para resolver a situação.

Geralmente, essas substâncias têm antídotos específicos bem conhecidos pelos veterinários. Além disso, o tratamento pode ser complementado com dexmedetomidina para reduzir os tremores, anticonvulsivantes como o diazepam e outros medicamentos mais específicos.

Problemas neurológicos

Outra causa que explica "por que meu cão treme em repouso" está geralmente associada a doenças neurológicas. Isso significa que o sistema nervoso central não está funcionando adequadamente e, portanto, não é capaz de coordenar os movimentos do animal. Doenças localizadas no cerebelo, tálamo, núcleos específicos ou no cérebro podem apresentar tremores como principal sintoma, além de deficiência postural.

Algumas das doenças mais conhecidas que podem causar tremores são, por exemplo:

Muitas delas podem ser causadas por microorganismos como bactérias, vírus ou protozoários, sendo necessário um diagnóstico específico do agente causador. Por outro lado, existem doenças do sistema imunológico ou de origem desconhecida que podem afetar o sistema nervoso, e devemos considerá-las se não encontrarmos sinais de infecção.

O tratamento consiste em identificar onde está localizado o problema, assim como o agente causador. Uma vez que seja feito o diagnóstico, o tratamento será específico conforme a origem da patologia, podendo incluir desde antibióticos até corticoides no caso de doenças autoimunes.

Por fim, existe uma doença neurológica chamada "síndrome do tremor idiopático", de origem é desconhecida. Ela é caracterizada por cães que apresentam tremores generalizados na meia-idade, juntamente com ansiedade, hipertermia, opistótonos (tremor dos olhos), falta de coordenação motora ou queda da cabeça.

O tratamento envolve geralmente o uso de corticoides em doses imunossupressoras a longo prazo e controle dos tremores com benzodiazepínicos ou propranolol. Essas condições geralmente têm um bom prognóstico. Se o seu cão apresenta alguns dos sintomas mencionados anteriormente, juntamente com tremores, recomendamos que o leve a um veterinário o mais rápido possível, especificamente a um veterinário especialista em neurologia.

Cachorro tremendo em repouso - Causas e o que fazer - Problemas neurológicos

Distúrbios psicológicos

Os cães podem sofrer de distúrbios comportamentais que se manifestam por meio de tremores em repouso. No caso de fobias ou medos radicais, os cães geralmente apresentam tremores juntamente com uivos excessivos, busca por abrigo, micção espontânea ou pupilas dilatadas. Esse problema costuma se manifestar em situações em que o cão tem uma reação exagerada a um estímulo específico ou a uma circunstância que ele relacionou a algo negativo.

Por exemplo, cães com medo de fogos de artifício costumam apresentar esse comportamento em resposta ao que sentem ao escutar o barulho produzido pelos fogos. Portanto, qualquer situação em que o animal se sinta com medo pode desencadear essa reação.

Por isso, durante o período de socialização, é recomendável expor o cão a diferentes estímulos que ele pode encontrar em seu futuro, como pessoas, carros, gatos e outros cães. No entanto, estímulos sensoriais tão intensos quanto fogos de artifício ou tiros de arma não são recomendados, pois os cães têm uma sensibilidade muito elevada aos ruídos, e isso pode gerar um trauma sem percebermos.

Conheça os "sintomas de medo nos cachorros" neste outro artigo do PeritoAnimal.

Estresse ou ansiedade de separação

Em contrapartida, outra razão que explica "por que meu cão treme em repouso" são situações de ansiedade de separação ou estresse. Essas situações podem se manifestar com tremores e alguns dos sintomas mencionados anteriormente.

É importante entender que os cães estabelecem relações com suas experiências vividas de maneira diferente das pessoas, portanto, qualquer situação que represente uma possível ameaça ou estresse para o cão pode resultar em distúrbios comportamentais de difícil correção.

Se você está prestes a ter um cão pela primeira vez, recomendamos participar de aulas com um adestrador canino, pois ele está capacitado para ensinar como educar seu cão da maneira correta. Por outro lado, se o animal já apresenta distúrbios comportamentais que dificultam a convivência em casa, é altamente recomendável procurar um veterinário especializado em etologia canina.

Esses veterinários não apenas prescrevem medicamentos para reduzir a ansiedade ou o estresse, mas também trabalham para corrigir aspectos do manejo do animal que pioram a situação e aumentam a ocorrência do trauma. Além disso, eles realizam um acompanhamento avançado e progressivo de seus pacientes, adaptando o plano terapêutico conforme necessário.

Confira o seguinte artigo do PeritoAnimal, no qual abordamos mais detalhes sobre a "ansiedade de separação em cachorros".

Cachorro tremendo em repouso - Causas e o que fazer - Estresse ou ansiedade de separação

Temperatura

Outra causa muito comum de tremores em repouso em cães é o frio. O corpo começa a gerar contrações espontâneas para aumentar a temperatura corporal. Essa situação geralmente ocorre primeiro durante a exposição a temperaturas extremamente frias, portanto, se você perceber que o cão começa a tremer e apresentar outros sintomas, como palidez, por exemplo, é necessário levá-lo para um local mais quente. Saiba mais sobre "Hipotermia em cachorros - Causas, sintomas e tratamento" neste artigo.

Agora, o que fazer se meu cão tremer em repouso devido ao frio? Uma maneira que os cães têm de perder calor é através das almofadas das patas, então, se forem cobertas com materiais isolantes, o animal poderá manter sua temperatura corporal.

Dor

Quando sentem dor, os cães também podem apresentar tremores acompanhados de alta sensibilidade ou tensão no abdômen, entre outros sintomas. A hipoglicemia, doenças cardiovasculares e doenças metabólicas também podem causar que "meu cão trema em repouso", embora sejam menos comuns em relação às outras causas. Para garantir com segurança o que está provocando os tremores em repouso do seu cão, é fundamental consultar um veterinário, uma vez que somente ele poderá fornecer um diagnóstico confiável e seguro.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro tremendo em repouso - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Cachorro tremendo em repouso - Causas e o que fazer