Outros problemas de saúde

Meu gato urina nas minhas roupas - Causas e soluções

Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. Atualizado: 3 agosto 2023
Meu gato urina nas minhas roupas - Causas e soluções
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Por mais limpos que os pequenos felinos sejam, parece estranho dizer que urinam pela casa, em nossas roupas ou em outros pertences pessoais. Mais que um ato de mau comportamento, má educação ou preguiça por parte do gato, como você poderia imaginar, este sinal pode ser devido a patologias, especialmente aquelas que afetam o trato urinário inferior, que costumam causar dores e muito desconforto ao urinar.

Isso faz com que os gatos urinem em pequenas quantidades e fora da caixa de areia, ao associar o urinar na bandeja com a dor. Mas urinar fora do local adequado também pode ser devido a marcação por territorialidade, estresse, cio ou ansiedade. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal se você se pergunta por que meu gato urina nas minhas roupas, quais são suas causas e possíveis soluções.

Índice

  1. A marcação em gatos
  2. Por que meu gato urina na minha roupa?
  3. Como fazer o gato parar de urinar nas coisas e na minha roupa?
  4. Remédios caseiros para fazer o gato parar de urinar nas coisas

A marcação em gatos

Em primeiro lugar, devemos saber que encontrar xixi fora da caixa de areia do gato pode ser devido à ação de urinar ou à de marcar. É necessário distinguir diante de qual caso estamos. Os gatos utilizam a urina como um sinal ou marca para eles e para outros gatos, pois esta urina contém feromônios. Nos casos de marcação, os gatos não precisam urinar, mas marcam com algumas gotas de urina as superfícies ou os objetos que os interessam por diversos motivos.

A postura de marcação é claramente diferente da de urinar. Enquanto que quando os gatos urinam se agacham e depositam todo o volume de urina que estava acumulada em sua bexiga urinária, quando marcam, fazem isso em spray, geralmente levantados e emitindo pequenos volumes de urina em locais comuns, como almofadas, camas, portas, janelas, roupas, lavabo ou sofá.

Se você notou que o gato urina nas roupas do tutor ou tutora quando está no cio, trata-se de uma marcação sexual, uma forma de se comunicar com outros gatos ao redor por meio de feromônios sexuais para ter mais possibilidades de cruzar.

A marcação também pode ser territorial, especialmente se for acompanhada de arranhar objetos não indesejados e de esfregar a cabeça por todos os cantos da casa. Pode responder à introdução de um novo gato em casa por competição pelo território ou alteração da hierarquia entre eles.

Meu gato urina nas minhas roupas - Causas e soluções - A marcação em gatos

Por que meu gato urina na minha roupa?

Os gatos são caracterizados por serem seres muito higiênicos. No entanto, às vezes, podem ter acidentes ou, intencionalmente, como vimos, marcar ou urinar em nossa casa, como resultado de doenças, problemas de comportamento ou situações estressantes.

É importante descobrir o que está acontecendo para identificar porque o gato urina nas roupas do tutor e como fazê-lo parar com este comportamento. Em vez de ficarmos zangados ou de castigá-lo, devemos descobrir o que está acontecendo em seu interior ou à sua volta que o leva a realizar comportamentos inadequados e indesejados.

Assim, se o gato urinou em nossas roupas, a primeira coisa que devemos pensar é se ele teve acesso à sua caixa de areia. Por exemplo, se houver corrente de ar e as portas estiverem fechadas, o gato pode ter ficado trancado sem ter acesso à caixa. Também é necessário avaliar se o gato tem dificuldades de movimentação que o tenham impedido de chegar até a caixa de areia. Além disso, a seguir abordamos as principais causas que explicam por que seu gato está urinando na sua roupa.

Doenças

A eliminação inadequada pode ser um sinal de patologias irritativas, inflamatórias, infecciosas ou dolorosas, sejam ou não do sistema urinário, tais como:

  • Cistite infecciosas.
  • Cistite idiopática felina.
  • Cálculos urinários.
  • Tampões mucosos na uretra.
  • Hipertireoidismo.
  • Artrose.
  • Demência senil.
  • Incontinência urinária.

Você pode suspeitar que o gato está com alguma dessas patologias se, além de urinar em diferentes locais, você vê sangue na urina, micções muito mais frequentes e de menor quantidade, dor ao urinar, miados, aumento ou diminuição da atividade, aumento no consumo de água ou mudanças em seus hábitos ou humor.

Má higiene da caixa de areia

Os gatos adoram que sua caixa de areia esteja corretamente limpa e higienizada. Se os cuidadores não limparem diariamente a caixa de areia, podem fazer os gatos se sentirem sujos, desprotegidos e inseguros, fazendo com que façam suas necessidades em outros locais. Além disso, isso geralmente causa estresse e também leva à marcação e eliminação inadequadas como justamente um gato que urina na roupa do tutor.

Problemas com a caixa de areia

O adequado é que haja um número de caixas de areia suficiente para que cada gato da casa tenha sempre acesso a uma. Além disso, esta caixa deve ser adequada, ou seja, o gato deve ser capaz de se virar completamente em seu interior e possuir uma areia que não o irrite ou incomode. Também costumam preferir às descobertas às fechadas.

Se o gato não gosta da caixa de areia, é outro motivo para a possível micção em áreas inadequadas, como sua roupa. Às vezes, o problema está em sua localização, se é um local com muito barulho ou próximo de onde ele come, bebe ou dorme.

Estresse

Nossos pequenos felinos são seres muito sensíveis ao estresse. Qualquer mudança simples na rotina, a localização dos seus pertences, barulhos estranhos, visitas, mudanças na alimentação ou o próprio estresse dos seus cuidadores podem desencadear ansiedade e estresse nos gatos.

O estresse tem consequências para sua saúde, é responsável por causar imunossupressão, que predispõe a infecções, perda de apetite, nervosismo, inquietação e problemas de comportamento e de eliminação, como urinar sobre sua roupa.

Introdução de um novo indivíduo em casa

A chegada de um novo membro à família, especialmente se for outro gato, altera muito a estabilidade do gato residente. Nos lares com mais de um exemplar, também altera a hierarquia existente, o que pode levar à marcação e eliminação inadequada de urina.

Além de o gato urinar urinar na roupa do tutor e em outros locais, pode demonstrar comportamentos agressivos diante do novo felino. A prevenção implica em um correto manejo etológico, um bom manejo ambiental e um número suficiente de brinquedos, camas, arranhadores, lugares altos, comedouros e bebedouros, para evitar a competição, o apoio de feromônios e a introdução do novo indivíduo aos poucos.

Neste outro artigo falamos sobre como fazer dois gatos se darem bem.

Meu gato urina nas minhas roupas - Causas e soluções - Por que meu gato urina na minha roupa?

Como fazer o gato parar de urinar nas coisas e na minha roupa?

Para saber como fazer o gato parar de urinar nas coisas e na sua roupa, antes é preciso identificar se o problema tem uma base patológica, ou seja, é uma doença que está fazendo o seu gato urinar na sua roupa. Se sim, a solução é tratá-la. No caso da cistite idiopática, o problema básico é o estresse, portanto, devem ser tomadas as medidas para reduzi-lo, como aplicar enriquecimento ambiental, usar feromônios sintéticos felinos, tentar evitar ou diminuir o estímulo estressante e garantir que o ambiente da casa seja calmo. Em geral, as principais medidas para evitar que seu gato urine em suas roupas são as seguintes:

  • O gato deve ser castrado para diminuir o instinto sexual e de marcação do território com urina.
  • Respeite o espaço do gato, sua tranquilidade, hábitos e descanso. Caso contrário, pode ficar estressado e começar a urinar em locais indevidos.
  • Não o castigue porque isso só piorará a situação. Em vez disso, preocupe-se em verificar a causa desse novo comportamento.
  • Limpe a caixa de areia diariamente, coloque-a em um local adequado e encontre uma em que o gato se sinta confortável.
  • Certifique-se que as visitas não interfiram seriamente em sua tranquilidade.
  • Se possível, evite submetê-lo a ruídos fortes ou a reformas domésticas.
  • Use feromônios sintéticos felinos para criar um ambiente de calma e tranquilidade para reduzir o estresse.
  • Se o problema persistir, consulte um especialista em etologia felina.
Meu gato urina nas minhas roupas - Causas e soluções - Como fazer o gato parar de urinar nas coisas e na minha roupa?

Remédios caseiros para fazer o gato parar de urinar nas coisas

Para evitar que seu gato urine em suas roupas ou em outros locais, você pode utilizar alguns remédios, tais como:

  • Desinfecção com produtos livres de amônia e alvejante. Esses limpadores enzimáticos são recomendados. É importante que as roupas ou os locais urinados sejam borrifados com esses produtos para desinfetar e eliminar o odor. A importância de não ter amônia porque a urina dos gatos tem este composto, por isso os atrai a continuar urinando ali. Se você não tiver esses produtos em casa, você pode preparar uma solução com uma mistura de partes iguais de vinagre e água, à qual se adiciona suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio.
  • Esconda suas roupas, mude-a de lugar ou mantenha o gato longe dos locais onde se encontra.
  • Uso de feromônios em difusores domésticos ou em spray diretamente nas roupas para dissipar os odores residuais e confortar o felino.
  • Uso do reforço positivo, ou seja, recompensar o comportamento desejado, por exemplo, dando snacks, carícias ou guloseimas quando o gato utiliza a caixa de areia para urinar. Este tipo de condicionamento é muito eficaz e mais rápido que os castigos, que só estressam mais o gato.
  • Utilização de repelentes, como vinagre diluído em água, nas áreas onde não queremos que urinem.

Lembre-se de que se o gato começou a urinar em suas roupas é porque está tentando lhe dizer algo, então não adianta de nada tentar evitar o problema e ficar sem solucioná-lo. Você apenas estaria encobrindo a questão, atrasando sua solução e até piorando-o. Por este motivo, se tiver notado que o seu gato começou a urinar em locais inadequados, vá a um veterinário para descobrir a causa e como corrigir.

Agora que você sabe como fazer o gato parar de urinar nas coisas e em sua roupa, não perca o vídeo a seguir em que falamos sobre a castração dos gatos:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato urina nas minhas roupas - Causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Álvarez, R. (2020). Etología felina, guía básica sobre el comportamiento del gato. Amazing Books, S. L.
  • Atencia, S. (2020). Urología en felinos II, enfermedades del tracto urinario inferior del gato. Improve International.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Michele dos santos
O meu problema são duas gatinhas filhotes da minha gata que resgatei elas fazem coco e urinam na minha cama roupa e onde derem na telha delas já usei vinagre já coloquei mais uma caia de areia onde é todo os dias limpo não deixo acumular fezes e nem umedecer demais da urina por favor já não sei o que fazer elas são fêmeas.
1 de 4
Meu gato urina nas minhas roupas - Causas e soluções