Problemas mentais

Como diminuir a ansiedade de um cachorro?

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 31 março 2023
Como diminuir a ansiedade de um cachorro?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Assim como acontece com as pessoas, os cachorros também podem sofrer de ansiedade por diferentes razões. Passar muitas horas sozinhos, não praticar exercícios suficientes ou receber pouca estimulação são alguns desencadeantes dessa sensação que é um misto de medo e nervosismo. Portanto, não se trata de um estado que o cachorro exiba para nos aborrecer ou manipular, mas sim do resultado de algumas vivências que lhe foram altamente estressantes e ele tenta aliviá-las desenvolvendo condutas que são consideradas inapropriadas, como por exemplo, a destruição de objetos, defecar dentro de casa ou ficar latindo continuamente.

Devido a isso, diante da ansiedade, a recomendação é buscar a um especialista em comportamento canino ou etólogo. Enquanto ou durante o tratamento prescrito, que pode durar meses, neste artigo da PeritoAnimal explicamos como diminuir a ansiedade de um cachorro. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Como animar um cachorro triste?

Índice

  1. Como saber se o cachorro tem ansiedade?
  2. Como diminuir a ansiedade de um cachorro?
  3. Companhia
  4. Rotina
  5. Exercícios físicos para controlar a ansiedade
  6. Estimulação física e mental para reduzir a ansiedade canina
  7. Feromônios ou florais de Bach para ansiedade em cães
  8. Remédios para diminuir a ansiedade em cachorros

Como saber se o cachorro tem ansiedade?

Um cachorro ansioso apresenta alguns sintomas claros: fica inquieto, nervoso, chora, tenta fugir ou se abrigar e nada do que fazemos para tranquilizá-lo parece funcionar. Mas o que causa a ansiedade em cachorros? É possível observar uma grande ansiedade no cão desencadeada por barulhos, como fogos de artifício, ou quando o deixamos sozinho em casa por algumas horas. A ansiedade de separação é um transtorno bastante comum.

Como diminuir a ansiedade de um cachorro?

Para reduzir a ansiedade em um cachorro, é possível adotarmos algumas medidas simples que vão proporcionar bem-estar e mais qualidade de vida ao peludo, deixando mais tranquilo. Um tratamento consistente para a ansiedade canina é baseado justamente no estabelecimento de uma rotina que permita ao cachorro os diferentes momentos de seu dia, como a hora da comida, do passeio, das brincadeiras... Afinal, alguns cachorros, assim como acontece como os humanos, são mais ansiosos que outros, ou apresentam uma maior predisposição à ansiedade.

Assim, para diminuir a ansiedade em cachorros, é preciso:

  • Ficar mais tempo com o peludo
  • Criar uma rotina para dar a ele mais previsibilidade
  • Prática de exercícios diários de acordo com a raça e idade
  • Estímulos não apenas físicos, mas também com jogos de inteligência e técnicas de adestramento
  • Feromônios ou florais de Bach
  • Remédios para controlar a ansiedade em cães
  • Procurar um profissional para analisar se o que causa sua ansiedade não é uma doença ou algum tipo de distúrbio

A seguir, vamos detalhar cada um desses pontos.

Companhia

Um cachorro ansioso precisa ser tratado por um profissional o mais depressa possível e, além disso, ao constatarmos tal comportamento, devemos reagir oferecendo mais de nosso tempo a ele. Isso não significa que temos de estar o dia todo grudados no peludo, mas sim que podemos reduzir sua ansiedade se limitamos, ao máximo, o número de horas que passa sozinho.

Por exemplo, podemos levá-lo a algum familiar se nos ausentamos todo o dia, procurar um passeador de cães ou recorrer a uma creche canina. Além disso, durante a nossa ausência é recomendável que deixemos a sua disposição brinquedos interativo, como o Kong, por exemplo, para que possam se entreter e receber estímulos.

E claro, prepare em casa um espaço seguro para que não possa se machucar ou quebrar nada de valor, se for o caso. À medida que for trabalhando com o profissional, poderá ir aumentando, progressivamente, a quantidade de horas de solitude.

 

Rotina

Ainda que não ao nível dos gatos, os cachorros também são animais de costumes. Isso significa que lhes dá certa tranquilidade saber em que ordem ocorrem as ações de seu dia a dia. Por exemplo, sair para passear, comer ao chegar e até mesmo quando você vai para o trabalho.Tente manter sempre os mesmos horários para dar-lhes a previsibilidade necessária. Em outras palavras, uma das formas de tratar a ansiedade do cachorro é deixá-lo "a par" dos horários de forma fixa, com uma rotina pré-estabelecida, pois assim ele saberá quando você vai saire ele não pedirá para brincar, consequentemente não vai se estressar diante de sua recusa, mas sim sabendo que poderá fazê-lo quando você retornar.

Exercícios físicos para controlar a ansiedade

É preciso deixar claro que os cachorros não saem para passear somente para fazer suas necessidades. Eles requerem atividade física e, em maior ou menor intensidade (dependendo das circunstâncias, uma vez que, por exemplo, um filhote não terá a mesma energia que um cachorro idoso), no mínimo dois passeios diários nos quais devem ser autorizados a explorar o quanto quiserem.

Devemos procurar oferecer-lhes espaços seguros em que possam correr, brincar, interagir com seus semelhantes, etc. Dessa forma, gastam energia, relaxam e, com isso, é possível diminuir a ansiedade do cachorro. Além do mais, em casa também podemos brincar com eles, assim como é possível inscrevê-los, se necessário, em atividades esportivas para cães.

Estimulação física e mental para reduzir a ansiedade canina

Os cachorros não precisam somente de estimulação a nível físico, como vimos. Seu cérebro também tem que estar submetido a desafios que combatam o tédio.

Logo, para acalmar um cachorro com crise de ansiedade, por exemplo, podemos estimulá-lo ensinando diferentes comandos de adestramento, praticando atividades como o Agility, que combina exercício e obediência, ou oferecendo-lhe diferentes brinquedos interativos, que os obrigue a pensar.

De todo modo, dedicar um tempo a seu cachorro para a realização de qualquer atividade física, psicológica ou ambas é uma boa forma de estabelecer e reforçar o vínculo entre os dois, o que também ajuda a amenizar sua ansiedade.

Outra das soluções para diminuir a ansiedade em um cachorro são jogos de inteligência ou jogos de olfato, por exemplo.

Como diminuir a ansiedade de um cachorro? - Estimulação física e mental para reduzir a ansiedade canina

Feromônios ou florais de Bach para ansiedade em cães

Existem diversas substâncias conhecidas que contam com efeitos calmantes nos cachorros. Nos últimos anos foram introduzidas em diferentes produtos como rações, biscoitos ou vários outros petiscos.

Sua ingestão, seguindo as indicações do fabricante ou do veterinário, pode ajudar a manter o cachorro mais tranquilo quando for aliada ao trabalho de um profissional como um etólogo que investiga as causas da ansiedade canina. Outras opções similares seriam os colares, sprays ou plug difusores que liberam feromônios tranquilizantes.

Por último, podemos mencionar os florais de Bach. É importante saber que os florais para cães não têm uma eficácia demonstrada pela ciência, no entanto, muitos tutores optam por utilizá-los, já que eles não têm contraindicações e há vários relatos de bons resultados com seu uso para tratar a ansiedade em cães.

Remédios para diminuir a ansiedade em cachorros

É possível encontrar diferentes remédios com efeito calmante ou sedativo capazes de controlar a ansieadade em cães. Nunca, em circunstância nenhuma, dê ao seu cachorro nada que não tenha sido receitado pelo veterinário para esse caso específico.

Desse modo, jamais administre medicamentos para humanos que possa ter em casa. Reforçamos, caso se pergunte o que é permitido dar a um cachorro com ansiedade, apenas o profissional pode avaliar se é necessário o uso de algum medicamento para o tratamento, em que quantidade e por quanto tempo.

Como explicado, um cão não demonstra ansiedade para nos aborrecer, e sim por se tratar do resultado de diferentes circunstâncias. Se o castiga, esse estado se agrava, seu nervosismo aumenta e, logo, contribui para piorar o problema em vez de solucioná-lo. Perante um comportamento ansioso mantenha a calma e concentre-se em recompensar as boas ações realizadas pelo animal, e que deseja que se repita.

Agora que você já viu como diminuir a ansiedade de um cachorro, recomendamos o vídeo a seguir com músicas para tranquilizar cães:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como diminuir a ansiedade de um cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas mentais.

Bibliografia
  • Konrad Lorenz. (1999). Cuando el hombre encontró al perro. Tusquets editores.
  • Desmond Morris. (1996). Guía para entender a los perros. Ed. EMECÉ.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como diminuir a ansiedade de um cachorro?