Outros problemas de saúde

Ivermectina para cachorro: dose e usos

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 7 julho 2023
Ivermectina para cachorro: dose e usos
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A ivermectina é um fármaco muito conhecido e utilizado há vários anos para tratar diversos processos patológicos. Nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar para que serve e sobre os usos e doses da ivermerctina para cachorros. Também daremos informações sobre as precauções que se deve ter em conta na hora de administrar este remédio e as limitações, uma vez que atualmente é possível encontrar fármacos mais eficazes e seguros.

Muita gente se pergunta, inclusive, se pode dar ivermectina de humano para o cachorro e este tema é bem controverso. Continue lendo este artigo para saber mais sobre este tema.

Índice

  1. Para que serve a ivermectina em cães
  2. Ivermectina de humano pode dar para cachorro
  3. Ivermectina para cachorro é perigosa?
  4. Ivermectina para cachorro é tóxica para alguma raça?
  5. Mais informações sobre ivermectina para cachorro

Para que serve a ivermectina em cães

A ivermectina para cachorros tem múltiplos usos contra diversos parasitas muito conhecidos. Esse fármaco que começou sendo utilizado em grandes animais e, em seguida, se estendeu aos animais de companhia, é um ativo contra os seguintes parasitas:

  • Parasitas externos como carrapatos, apesar de não ser eficaz em cachorros, recomendando-se para eles alguns dos vários produtos antiparasitários disponíveis no mercado.
  • Parasitas internos como nematodos, entre os quais se encontram os vermes intestinais como os Toxocara, os oculares como as Thelazia ou os cardiopulmonares como as dirofilarias. Apesar de, nesse caso, o uso ser preventivo existem melhores fármacos para o tratamento.
  • Também é ativo contra os ácaros responsáveis pela sarna tanto sarcóptica como demodécica, apesar da ivermectina não tenha sido registrada para esse fim em animais de companhia.

A ivermectina, que se administra por via oral ou em injeção subcutânea, atua sobre o sistema nervoso e muscular desses parasitas, imobilizando-os e causando morte.

Ivermectina de humano pode dar para cachorro

Você já se perguntou se Ivermectina de humano pode dar para cachorro? Pois bem, essa é uma questão bastante controversa uma vez que esse medicamento apresenta alguns perigos para determinadas raças e também pode ser tóxico, caso seja mal administrada. É muito importante que você siga as indicações veterinárias pois apenas o profissional é capaz de prescrever a dose correta, tendo em conta as necessidades do seu pet.

Ivermectina para cachorro é perigosa?

A ivermectina para cachorro, como qualquer fármaco, pode ter efeitos colaterais negativos. Entre eles estão:

  • Vômitos e náuseas;
  • Diarreia;
  • Prisão de ventre;
  • Anorexia;
  • Sonolência;
  • Tremores;
  • Febre;
  • Coceira.

É importante ter em conta que a margem de segurança desse medicamente é estreita. Quer dizer, uma dose elevada pode ser tóxico para o cachorro. Por isso é muito importante que você administre apenas a dose prescrita pelo veterinário, já que ele vai ajustar a dose dependendo das características do cachorro e do parasita sobre o qual pretende atuar. A intoxicação com a ivermectina produz os seguintes sinais clínicos:

  • Dilatação da pupila;
  • Descoordenação;
  • Cegueira;
  • Hiepersalivação;
  • Convulsões ;
  • Vômitos;
  • Coma.

Qualquer um desses sinais requerem atenção veterinária urgente para evitar danos irreversíveis ou morte. Em geral, o cachorro iniciará um tratamento com fluidoterapia e medicação intravenosa. Por isso, deve tomar algumas precauções, especialmente se o seu cachorro pertencer a alguma raça sensível a ivermectina.

Ivermectina para cachorro é tóxica para alguma raça?

Em alguns casos, a ivermectina para cachorro está proibida porque pode afetar o cérebro do cachorro devido à uma modificação genética no gene MDR1 apresentado em algumas raças e que, consequentemente, fazem com que sejam sensíveis a esse fármaco.

Esses cachorros podem morrer se forem tratados com ivermectina. As raças que apresentam essa intolerância, já que a mutação do gene não se confirmou em todas, são as seguintes:

Deve-se ter em conta que os cruzamentos entre cachorros dessas raças também podem apresentar sensibiidade, por isso, diante de qualquer dúvida você não deve administrar ivermectina para esses animais. Também não é recomendável o uso entre cadelas grávidas, cachorros menores de três meses, idosos, doentes, imunossuprimidos ou desnutridos. Também deve ter em conta alguns cuidados com as combinações desse medicamento com outros fármacos.

Mais informações sobre ivermectina para cachorro

A ivermectina é um fármaco utilizado com êxito durante várias décadas. A extensão do seu uso fez com que sejam relatadas diversas resistências, quer dizer, é possível encontrar populações em que sua eficácia seja reduzida como nos casos de dirofilariose canina. Além disso, ao longo do tempo foram desenvolvidos novos fármacos que têm os mesmos usos que a ivermectina e que são , além de eficazes, mais seguros. Esses novos medicamentos estão substituindo a ivermectina.

Agora que você já sabe tudo sobre a ivermectina para cães, não perca este outro artigo em que damos dicas para dar remédios para o cachorro.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ivermectina para cachorro: dose e usos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Vídeos relacionados com Ivermectina para cachorro: dose e usos

1 de 3
Vídeos relacionados com Ivermectina para cachorro: dose e usos
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Isabel Graham
Boa noite! Moro no interior onde não tem veterinário, depois que dei um banho com Barragem em meu cachorro apareceu algumas lesões, o que devo fazer?
A sua avaliação:
Keane ferraz
Perdi minha cachorra por causa desse maldito medicamento, ela estava com Sarna apenas , fora isso era saudável e feliz , ela tomou ivermectina comprimido e logo começou a passar mal ,foram três dias no hospital veterinário ,fazendo até transfusão de sangue ,fizemos tudo que era possível mas não teve jeito, me sinto muito mal por isso ,e vivo com uma saudade imensa e sensacional de incapacidade pois nada pude fazer.0
A sua avaliação:
Sandra
Meu cachorrinh0 tomou a metsde de ivermectina no dia 01/01 e vira lata,eu adotei esta com uns 2meses,quamdo e como dou a segunda dose?
A sua avaliação:
Neo
Falou um monte e não explicou a dosagem do injetável em cachorro! Aff! Damn it!
Francisco Renato Da Silva
essa pagina e não explica e nem ajuda em nada, apenas repete "Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!"
Todos sabem que o melhor é levar ao profissional para fazer exames, mas a realidade para gastos com animais não cabe no orçamento de todos. por isso que procuramos uma ajuda na internet para poder ajudar os animais que muitos são resgatados de ruas.
A sua avaliação:
Adriana
Gostaria de?saber qual a?dosaguem de ivemectina pra meu cachorro da raça do salsicha ele tem 12 kilos e esta com pulgas
margarete
Você não precisa dar IVERMECTINA para ele, existe milhões de opções muito mais segura para ele...A GENTE SÓ DÁ IVERMECTINA EM ULTIMO CASO...Você pode dar um Capstar, por ex.
A sua avaliação:
LUIZ
Adotei uma cadela abandonada da raça Pastor Australiano (Blue Heeler), ela estava prenhe e teve 7 filhotes que está amamentando, vi que não pode tomar Ivermectina devido à raça, qual vermífugo ela pode tomar?
Obrigado!
sandra
dá banho nela com sabonete phebo ( preto) é otimoM
A sua avaliação:
IZA FÉLIX
Acolhi uma cadela nas ruas, ela é epiléptica, toma gardenal, ela está apresentando uma sarna se cosa e seu pelo está caindo, apliquei o ivomec injetavel, ela melhorou . Só que voltou tudo, e aí continuo usando? e como usar, qual a forma dias e ml eu dou. .
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Angela Pereira da Cruz
O meu pet,está com uma coceira principalmente embaixo do pescoço ,e nas costas e o pelo está caindo muito,mais ele não fica com buracos é como se o pelo estivesse sendo trocado ,mais a coceira está bem intensa ,ele pesa mais de 20 quilos ele é misturado labrador com vira lata.
Tem cinco anos.
O que posso usar para melhorar a coceira?
Ele não tem ,pulga e nem carrapato
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Claudia Zaine
Foi receitado invemectina de 6 mg pro ra minha cachorracom 1.5kg 1/4 de cp 1vez semana e achei muito.Dei ela nao sentiu nada ela tem uma coceira e a pele grossa a coceira é constante e ja comprei tufoa de shampoos.Posso repetir por quantas semanas?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Débora
Resolveu a coceira? Já tentei de td com meu cão
Ivermectina para cachorro: dose e usos