menu
Partilhar

Cachorro sente frio?

 
Por Eva López, Jornalista. 15 março 2021
Cachorro sente frio?

Ver fichas de  Cachorros

Será que cachorro sente frio? Esta é, sem dúvida, uma das perguntas mais frequentes que os tutores de cães se fazem quando chega o inverno. E se eles já têm a camada de pelo que os protege das baixas temperaturas, por que tremem quando estão na rua num dia frio? Se você também está procurando uma resposta para isso e tem mais perguntas relacionadas ao frio e aos cachorros, você veio ao lugar certo!

Neste artigo do PeritoAnimal vamos te ajudar a identificar os sinais que indicam que temos um cachorro com frio, as consequências dissoe como podemos protegê-los. Continue lendo e descubra como saber se cachorro sente frio para que você possa ajudá-lo.

Também lhe pode interessar: Acessórios para cachorro - guia completo

Cachorro sente frio?

Será que cachorro sente frio igual a humanos? A primeira coisa que temos que esclarecer é que sim, assim como nós, os cachorros sentem frio e calor, independentemente da raça e do tipo de pelo que possuam.

Estes últimos fatores determinarão o grau de frio ou calor que o animal pode suportar. Os cães têm uma camada de pelo e gordura na pele que atuam como protetores térmicos naturais. Esta camada de pelos é trocada duas vezes por ano, usualmente na primavera e outra no outono, em países do hemisfério norte, e durante todo o ano em países como o Brasil, em que as estações do ano não são tã marcadas. O objetivo dessa troca é preparar o corpo para a mudança de temperatura e adaptá-lo. Entretanto, em muitas ocasiões essa camada de pelo pode se tornar insuficiente durante o inverno e, portanto, permitir que tenhamos um cachorro com frio.

Raças de cachorros com maior resistência ao frio

Existem várias raças de cachorro que suportam o frio, adaptadas a estes climas, que são capazes de gerar mais ou menos sub-pelo durante as trocas naturais que realizam para se protegerem melhor das baixas temperaturas, de modo que dificilmente necessitarão de nossa ajuda para resistir a elas.

Alguns exemplos são o Malamute do Alasca, o Husky Siberiano ou o São Bernardo. Por outro lado, há outros que não têm tanta sorte e sua natureza não lhes oferece essa possibilidade, por isso devemos ter cuidado para evitar que nosso cachorro passe frio.

Raças de cachorros que sentem mais frio

Cachorros como o Chihuahua, o Bulldog Francês, o Yorkshire ou o Cão de Crista Chinês são geralmente os mais vulneráveis à queda de temperatura. Isso porque são raças que têm pelos muito curtos ou que não têm pelo algum. Por outro lado, os filhotes e os cães idosos também são mais propensos a sofrer mais facilmente com o frio. Se tivermos um companheiro que atenda a essas características, será fácil saber se ele precisa ser protegido do inverno, mas se não formos tão claros, como saber se nosso cachorro sente frio? Veja a seguir.

Como saber se o cachorro está com frio

Você já sabe que cachorro sente frio. Mas como saber quando um cão está passando frio? Para responder a esta questão, faça a si mesmo a seguinte pergunta: como seu corpo reage ao frio? Com calafrios! O corpo de um cachoro não é exceção e tremer é o principal sintoma do frio em cachorros. Seja dentro ou fora de casa, se seu cão começar a tremer, é mais provável que seja porque ele sente frio. Entretanto, este não é o único sinal que pode nos alertar sobre isso, e há outros sintomas de frio em cães aos quais temos que prestar atenção:

  • Respiração e movimentos lentos: se você notar que seu cachorro está respirando mais lentamente do que o normal ou até mesmo tem dificuldade em fazê-lo, é possível que ele tenha frio e esteja pegando um resfriado por causa disso. Além disso, este sinal pode ser acompanhado por uma mobilidade lenta devido à rigidez muscular causada pelas baixas temperaturas.
  • Maior sonolência: seu cão está mais cansado e dormindo mais do que o normal? Se for assim, pode ser uma consequência do frio e você terá que tomar medidas para ajudá-lo a lidar com isso. Além disso, observe sua posição de sono. Se ele se retorce como se quisesse se cobrir com o próprio corpo, ele definitivamente precisa de um cobertor ou roupas quentes.
  • Pele seca: especialmente cachorros sem pelos podem ficar com a pele seca se sentirem muito frio, um fato que você terá que tratar imediatamente para restaurar a vitalidade de sua pele e mantê-la em perfeitas condições.

Alguns cachorros podem estar com o corpo frio e isso é um sintoma de que ele está com frio, no entanto, não é um sinal que esteja sempre presente, por isso é preferível ser guiado pelos sintomas acima. Por outro lado, se você notar que seu cachorro tem rigidez em uma parte específica de seu corpo, você deve massagear a área com muito cuidado para oferecer seu calor e tentar aliviar os sintomas. Se após alguns minutos você não notar nenhuma melhora, você deve levá-lo ao veterinário.

A que temperatura um cachorro sente frio?

Muitos leitores nos perguntam se 23 graus é frio para um cachorro. Saiba que, como as pessoas, cada animal é diferente e nem todos os cachorros sentem frio à mesma temperatura. Entretanto, em geral, é a partir dos 8º quando começam a apresentar sintomas de frio, por isso é aconselhável protegê-los se nosso local de residência estiver a esta temperatura ou a uma temperatura mais baixa, como pode acontecer principalmente nos estados do Sul do Brasil.

Cachorro sente frio? - Como saber se o cachorro está com frio

Consequências do frio nos cachorros

Agora que você sabe que os cachorros sentem frio e quais os sintomas disso, recomendamos que você atue rapidamente se perceber um cachorro com frio. Não agir para aliviá-los pode desencadear o surgimento de problemas respiratórios e patologias graves, como a hipotermia. Aqui estão as consequências mais comuns do frio nos cachorros:

Embora estas sejam as doenças mais comuns nos cachorros durante o inverno, elas não são as únicas, portanto protegê-los do frio é uma tarefa obrigatória dos tutores se quisermos garantir seu bem-estar e manter sua saúde. Assim, se você suspeita que seu cachorro está com frio e pode sofrer de qualquer uma dessas doenças, não hesite e vá ao veterinário o mais rápido possível. Especialmente a pneumonia, que só pode ser tratada com antibióticos que devem ser prescritos por um especialista, portanto, aja rapidamente e ofereça o melhor cuidado para seu cão.

Cachorro sente frio? - Consequências do frio nos cachorros

Como proteger meu cachorro do frio

A primeira coisa que você deve verificar para proteger seu cachorro do frio é seu espaço de dormir. Se seu cão costuma dormir no quintal ou em outra área externa, nós do PeritoAnimal recomendamos que você pense no assunto e mova a cama dele para dentro de casa para que ele possa sentir o calor e não ficar doente.

Agora, se por algum motivo você não tem espaço, os cachorros podem dormir na parte externa no inverno? Depende das condições em que eles dormem, ou seja, se vão dormir na rua, a resposta é não, mas se têm uma casinha de cachorro aquecida, bem condicionada, com cobertores e camas bem protegidas, eles podem. No entanto, insistimos que é melhor que eles durmam o mais protegido possível do frio.

Se você vive em um lugar onde as temperaturas caem excessivamente, o fornecimento de um cobertor para que seu cão se cubra se estiver com frio será obrigatório. Há também cobertores ou mantas térmicas que podemos usar para aquecer a cama de nosso cachorro ou para colocá-lo diretamente em cima delas e permitir que ele descanse quente durante toda a noite. E se seu cachorro estiver tremendo de frio e os cobertores não o acalmarem, então aconselhamos que você verifique se sua cama é a mais adequada ou se é hora de trocá-la por uma feita com materiais mais isolantes.

Além destas medidas, você terá que considerar a possibilidade de comprar roupas quentes para seu cachorro e vesti-lo antes de dar um passeio. Lembre-se que, assim como você se cobre com camadas de roupas para sair e evitar o frio, seu companheiro peludo também precisa de uma camada extra se ele atender às características acima mencionadas (pelagem curta ou falta de pelo). Entre a grande variedade de roupas para cachorro, suéteres e casacos se destacam como as mais práticas, confortáveis e eficazes:

Suéter para cachorro

Geralmente são tricotados e cobrem a área do pescoço e do tronco do cachorro para ajudá-lo a combater o frio. Por serem ligeiramente mais finos que os casacos, são mais recomendados para períodos não tão frios. Tenha em mente que proteger demais o animal do frio pode gerar o efeito oposto e levar ao aparecimento de golpes de calor, portanto, não opte por isso até que as temperaturas não atinjam seu ponto mais baixo. Ao selecionar o mais adequado para seu cão, você tem que olhar para a variedade de tamanhos e escolher aquele que atenda ao comprimento dorsal de seu cachorro.

Casaco para cachorro

Os casacos geralmente são feitos de materiais mais resistentes ao frio e, portanto, protegem mais nosso cão. Assim, recomendamos escolher este item de roupa quente para cães quando já estivermos no inverno. Aqui temos mais possibilidades, e há casacos que cobrem apenas a área do tronco do animal e outros que incluem grande parte das pernas e do pescoço. Você terá que optar por um ou outro dependendo das necessidades de seu cachorro, porque se você notar que ele sente muito frio quando o leva para passear e é até mesmo difícil de andar, é melhor usar um casaco que cubra mais áreas do corpo.

Lembre-se de não colocar nenhum tipo de roupa nele fora da estação fria. Mesmo que ele possa ficar muito bonito com um casaco, você deve pensar em seu conforto e bem-estar.

Bota para cachorro

Finalmente, mencionamos as botas para aqueles cachorros com frio que vivem em lugares onde a neve é comum ou mesmo se você planeja mudar-se com seu cachorro para um país em que o inverno é muito rigoroso. Saiba que, assim como nem todos os cachorros precisam de roupas, nem todos os cães precisam de botas, mas há alguns que podem se recusar a andar na neve por causa do frio ou da sensação que eles têm da neve.

Não deixe de ver o vídeo abaixo em que falamos ainda mais sobre como proteger um cachorro do frio:

É preciso cobrir os cachorros para dormir?

Mais uma vez, tudo depende das necessidades de seu cachorro no frio. Se você notar que seu cachorro sente frio no inverno, não hesite e deixe um cobertor quente em sua cama para que ele possa se cobrir se precisar. Entretanto, como ele o removerá se ficar quente, não é uma má idéia deixá-lo em noites frias.

Por outro lado, se você demorou a perceber que seu cachorro estava com frio e que ele está com sintomas claros de pele seca, você terá que adquirir um shampoo hidratante para cães a fim de combater o ressecamento e restaurar a vitalidade de sua pele. Lembre-se que, como tutor, você tem uma série de responsabilidades que deve cumprir se quiser ter um cachorro saudável, feliz e alegre ao seu lado. Ofereça a ele todo seu amor e o melhor cuidado para proteger seu cão do frio e mantê-lo confortável no verão.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro sente frio?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • PEDIGREE FOUNDATION. How cold is too cold for your dog? Disponível em: <https://www.pedigreefoundation.org/cold-cold-dog/>. Acesso em 12 de março de 2021.
  • G1. Jovem tira a camiseta para esquentar cachorro tremendo de frio no Terminal Jabaquara. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/08/26/jovem-tira-a-camiseta-para-esquentar-cachorro-tremendo-de-frio-no-terminal-jabaquara.ghtml>. Acesso em 12 de março de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cachorro sente frio?
1 de 3
Cachorro sente frio?

Voltar ao topo da página