Problemas oculares

Doenças dos olhos de cachorros

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 15 setembro 2022
Doenças dos olhos de cachorros
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos revisar as doenças dos olhos de cachorros mais comuns de serem encontradas. Por mais que os olhos tenham mecanismos de proteção, como a terceira pálpebra e as lágrimas, eles podem sofrer alterações por fatores ligados ao clima, corpos estranhos, bactérias, causas congênitas, etc. Qualquer sinal de problema ocular, como secreção, dor, inchaço ou vermelhidão, é motivo para uma consulta veterinária, já que muitos desses transtornos, se não forem tratados, podem terminar em cegueira.

Continue a leitura para descobrir as doenças oculares mais comuns em cães para ir bem informado ou informada ao veterinário.

Também lhe pode interessar: Doenças nos olhos dos gatos

Índice

  1. Lista de doenças dos olhos de cachorros
  2. Prolapso da glândula lacrimal da terceira pálpebra
  3. Conjuntivite
  4. Ceratoconjuntivite seca
  5. Epífora
  6. Úlceras corneais
  7. Catarata
  8. Uveíte
  9. Glaucoma
  10. Ceratite
  11. Tumor nas pálpebras
Ver mais >>

Lista de doenças dos olhos de cachorros

As doenças oculares mais frequentes em cachorros são as seguintes:

A seguir, falaremos em detalhes sobre cada uma dessas infecções oculares, explicando seus principais sintomas e tratamentos.

Prolapso da glândula lacrimal da terceira pálpebra

Vamos começar a revisão das doenças oculares em cachorros por um transtorno frequente, conhecido como olho de cereja, que nada mais é do que a exposição da glândula lacrimal que se localiza na terceira pálpebra. Essa glândula, quando fora de seu lugar, irrita a superfície ocular, podendo causar conjuntivite. Esse problema é um defeito congênito em raças como o cocker ou o beagle.

O tratamento deve ser cirúrgico. Como essa glândula produz boa parte das lágrimas, se ela for removida, podemos ter problemas de sequidão ocular. Por isso, é mais recomendado recolocá-la, embora devemos saber que, com o tempo, o problema pode se repetir.

Doenças dos olhos de cachorros - Prolapso da glândula lacrimal da terceira pálpebra

Conjuntivite

Essa doença dos olhos de cachorros acontece por conta da inflamação da conjuntiva, causando vermelhidão e secreções. Há várias causas por trás da conjuntivite canina, como uma alergia, que poderia afetar os dois olhos, ou corpos estranhos, que só afetaria um olho. A conjuntivite pode ser de diferentes tipos:

  • Serosa: com secreção clara, transparente e aquosa, geralmente causada pelo vento ou por poeira. Gera coceira.
  • Mucoide: com secreção mucosa, que se origina em folículos da terceira pálpebra após uma reação provocada por qualquer irritação ou infecção.
  • Purulenta: com presença de pus por causa da ação de bactérias. Essa secreção formará crostas sobre as pálpebras.

O tratamento é feito averiguando-se a causa. É preciso limpar bem os olhos afetados, e aplicar o antibiótico indicado pelo veterinário.

Doenças dos olhos de cachorros - Conjuntivite

Ceratoconjuntivite seca

Essa doença ocular em cachorros também é chamada de "olho seco". A causa é um transtorno das glândulas lacrimais, que acarreta uma produção insuficiente de lágrimas, o que faz com que a córnea fique seca. O sinal característico dessa doença é o aparecimento de uma secreção espessa, mucosa ou mucopurulenta, porque as lágrimas têm uma capa aquosa, que é a afetada pela ceratoconjuntivite, e outra capa mucosa. Caso nós vejamos essa secreção, que costuma vir acompanhada de um olho sem brilho, em nosso cachorro, devemos ir ao veterinário, porque, se o tratamento demorar, a córnea pode ser afetada e causar cegueira.

Há diferentes causas para explicar o olho seco, como doenças imunomediadas, lesões nas glândulas lacrimais por cinomose, síndrome de Addison, etc. Outros casos são idiopáticos. O veterinário chega a esse diagnóstico medindo o volume lacrimal do olho com o teste de Schirmer. O tratamento, à base de imunossupressores, vai ser por toda a vida. Existe uma opção cirúrgica, mas controversa.

Doenças dos olhos de cachorros - Ceratoconjuntivite seca

Epífora

Podemos definir a epífora como a doença dos olhos de cachorros caracterizada por um lacrimejo contínuo. Essa umidade sobre a pele pode fazer com que ela se inflame e se infecte. Trata-se principalmente de um problema estético, mas pode ser sintoma de doenças ou revelar a presença de algum corpo estranho, e daí vem a necessidade de consultar um veterinário.

A epífora é comum em raças como o poodle, o maltês e o pequinês, que passam a apresentar uma mancha marrom-avermelhada abaixo do olho. A reação das lágrimas com a luz é a responsável por essas manchas. Existe um medicamento que evita essa reação. Ele faz com que a coloração suma, embora o lacrimejo continue. Outra opção terapêutica é a cirurgia, mas, depois dela, poderia ser causado o efeito contrário, ou seja, um olho seco.

Doenças dos olhos de cachorros - Epífora

Úlceras corneais

A úlcera corneal é uma lesão que afeta a camada interior da córnea. Na maioria das vezes, essa doença ocular em cachorros vem como consequência de um traumatismo, mas outras úlceras podem ser associadas a ceratoconjuntivite seca, diabetes ou síndrome de Addison.

A úlcera provoca muita dor, lacrimejo e fotofobia. Algumas parecem borrões. O veterinário pode confirmar a sua presença instilando fluoresceína no olho, já que isso as tinge de verde. É importante ir rápido ao veterinário, porque, se os danos continuarem, o cachorro pode perder o olho. Um medicamento é prescrito, e, se ele não funcionar, se recorre à cirurgia. A úlcera indolente, típica de algumas raças, como o boxer, o poodle e o samoieda, é um tipo específico de úlcera que demora para ser curada.

Doenças dos olhos de cachorros - Úlceras corneais

Catarata

A catarata causa a perda de transparência do cristalino. Em alguns casos, se mostra como películas cinzentas por trás da pupila. Essa doença dos olhos de cachorros costuma ser de origem hereditária. As cataratas congênitas ou juvenis foram descritas em numerosas raças, como o cocker, o west terrier, o schnauzer, o poodle, o golden, o labrador e o husky.

Aparecem antes dos seis anos de idade e em ambos os olhos, embora nem sempre de maneira simultânea. As cataratas adquiridas, por sua vez, são consequência do envelhecimento ou de outras doenças. São cataratas senis, que começam no centro do cristalino e vão se estendendo. O tratamento é cirúrgico, embora o próprio corpo reabsorva espontaneamente algumas cataratas juvenis dentro de um ano.

Doenças dos olhos de cachorros - Catarata

Uveíte

Nessa doença dos olhos de cachorros, se inflamam a iris e o corpo ciliar, que continua até a íris e produz humor aquoso. É um sintoma comum a diferentes doenças. Causa muita dor, lacrimejo, vermelhidão, fotofobia e protrusão da terceira pálpebra. A pupila fica diminuída e reage com dificuldade à luz. Também é possível observar uma neblina sobre o olho.

O tratamento dessa infecção ocular é feito averiguando-se a causa e começando o tratamento de maneira precoce.

Doenças dos olhos de cachorros - Uveíte

Glaucoma

Essa doença dos olhos de cachorros é grave e pode provocar cegueira. Ela ocorre quando a quantidade de humor vítreo produzida é maior do que a eliminada, o que aumenta a pressão no interior do olho, que, por sua vez, causa alterações no nervo óptico e na retina. Pode ser primário, hereditário em raças como o beagle, o cocker ou o basset, ou secundário, resultado da complicação de outra doença que será preciso tratar, ou de um traumatismo.

O glaucoma que se apresenta de maneira aguda causa dor, lacrimejo, olho endurecido, neblina na córnea e pupila aumentada. O glaucoma crônico aumenta e projeta para fora o globo ocular do olho que, em breve, estará cego. O glaucoma agudo deve ser tratado imediatamente justamente para evitar essa cegueira, implantando um medicamento que diminua a pressão intraocular. Também é possível recorrer à cirurgia. No caso do glaucoma crônico, será preciso analisar a remoção do olho, já que, mesmo que esteja cego, ele pode continuar doendo e é propenso a sofrer lesões.

Doenças dos olhos de cachorros - Glaucoma

Ceratite

Essa doença dos olhos de cachorros consiste na inflamação da córnea, que se torna esbranquiçada e perde transparência. Ocorrem lacrimejo intenso, fotofobia e protrusão da terceira pálpebra.

Existem diferentes tipos de ceratite em cachorros, como a ulcerativa, infecciosa, intersticial, vascular e pigmentária. Todos devem ser tratados para evitar que desemboquem na cegueira.

Doenças dos olhos de cachorros - Ceratite

Tumor nas pálpebras

Por último, nesse resumo das doenças dos olhos de cachorros mais comuns, destacamos os tumores nas pálpebras, sendo o adenoma das glândulas de Meibom o mais comum. São glândulas que se localizam nas pálpebras e que produzem uma substância sebácea. Esses tumores têm aspecto de couve-flor, simples ou múltiplos.

Outros tumores frequentes nas pálpebras são os adenomas sebáceos, que costumam ser benignos e aparecem em cães de maior idade. Também podem ser observados papilomas, com aspecto de verrugas, causados pelo vírus do papiloma oral canino. Em todos os casos, é recomendado removê-los, porque o contato contínuo com eles pode causar lesões corneais.

Agora que você já conheceu as principais doenças dos olhos de cachorros, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre o que fazer em casos de feridas ao redor dos olhos do cachorro.

Doenças dos olhos de cachorros - Tumor nas pálpebras

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças dos olhos de cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.

Bibliografia
  • SABINO, GABRIELA TRINDADE, et al. Doença do olho Seco em Cães-Estudo Retrospectivo 87 Casos. ANAIS CONGREGA MIC-ISBN 978-65-86471-05-2, 2016, vol. 1. Disponível em: <http://revista.urcamp.edu.br/index.php/congregaanaismic/article/view/2344>. Acesso em 15 de setembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Doenças dos olhos de cachorros