Problemas de comportamento

Porque meu gato me morde

Porque meu gato me morde
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Quer saber por que seu gato te morde do nada? Todos os tutores de gatos gostam de fazer carinhos enquanto eles estão ronronando, mas este momento de relaxamento pode converter-se em um pesadelo quando o nosso gato nos ataca repentinamente e sem aviso prévio nos arranha ou nos morde. Em outros casos pode acontecer que ele fuja de você.

A maioria dos ataques acontece quando acariciamos o nosso gato ou quando estamos brincando com ele, mas alguns donos temem ataques do seu gato inclusivamente quando estão tranquilamente sentados assistindo televisão ou quando estão dormindo. Os ataque e a sua gravidade variam muito dependendo dos casos.

Para resolver este problema a primeira coisa a fazer é entender a causa destas agressões. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos ver as diferentes razões que explicam por que seu gato te morde e por que o seu gato ataca.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato me morde e me chuta?

Índice

  1. Agressão por problemas de saúde
  2. Agressão por brincadeira
  3. Agressão ou mordida por medo
  4. Agressão territorial
  5. Agressão por dominância
  6. Agressão redirecionada
  7. Agressão porque já não quer ser acariciado
  8. Agressão maternal
  9. Meu gato me morde do nada por estar estressado
  10. O que fazer se o gato te morder?
Ver mais >>

Agressão por problemas de saúde

Se de repente o seu gato tem um comportamento agressivo, o gato te morde do nada após um ataque surpresa, a primeira coisa a fazer é levá-lo ao veterinário para verificar que não tem nenhum problema de saúde.

A raiva ou um problema hormonal podem causar comportamentos agressivos, mas se a causa é um problema de saúde, uma motivo muito frequente é a artrite. Alguns gatos com problemas neurológicos podem ter momentos repentinos de dor muito intensa.

Se o exame físico do seu gato feito pelo veterinário não conseguir isolar o problemas, é possível que uma radiografia o consiga fazer.

Porque meu gato me morde - Agressão por problemas de saúde

Agressão por brincadeira

Os gatos são predadores e é algo inato neles realizar brincadeiras quando são filhotes para treinarem a caça de presas reais quando forem adultos. Efetivamente não é raro ver um gatinho atacando e mordendo sem magoar os pés ou as mãos do tutor, e por muito lindo que pareça este tipo de comportamento, se continuar na idade adulta será um problema.

Os ataques e mordidas na brincadeira são comportamentos frequentes nos gatinhos jovens e quando se mantém na idade adulta é porque o gato "aprendeu" este comportamento.

Frequentemente são os próprios tutores do gato que o ensinam a atacar em tom de brincadeira. Quando o gato é pequeno brincam com ele movendo as suas mãos ou os seus pés como se fossem presas para o gatinho as atacar, porque quando o gatinho faz isso pode parecer gracioso e engraçado- No entanto, com este ato estamos ensinando um comportamento que manterá na idade adulta, não por maldade mas sim por diversão e porque realmente pensam que o podem fazer. Assim, será normal um gato te morder do nada.

Outra causa dos ataques em tom de brincadeira é o tédio. Brincar com o nosso gato com objetos desenhados para isso em vez de o fazer com as mãos ou pés é algo que deve fazer. Mas se estas sessões de brincadeira são pouco frequentes ou se o nosso gato passa o seu dia num recinto fechado sem fazer nada, é natural que fique muito excitado e acumule energia que pode ser libertada em um ataque como forma de chamar a atenção.

Muitas vezes, o gato lambe e depois morde. Leia o nosso artigo para entender esse comportamento.

Porque meu gato me morde - Agressão por brincadeira

Agressão ou mordida por medo

Um gato que tem medo adota tipicamente um posição agachada com as orelhas para trás e com o rabo curvado para dentro, inclinando o seu corpo para trás para se afastar da ameaça.

O gato assustado tem três opções: fugir, imobilizar-se ou atacar. Se um gato assustado não tem escapatória e a "ameaça" continua presente depois de se imobilizar por uns segundos, é muito provável que ataque.

Um gato que não tenha sido socializado adequadamente quando tinha entre 4 a 12 semanas pode ser medroso e desconfiado com os humanos e ter este comportamento. Mas também pode acontecer com um gato corretamente socializado que está num novo meio ambiente, ou com um desconhecido ou que está na presença de um objeto novo que o pode assustar como um secador em funcionamento. Assim, é normal que o gato te morda do nada, sem que você o entenda.

Porque meu gato me morde - Agressão ou mordida por medo

Agressão territorial

Por que meu gato me morde do nada num ataque surpresa? Bem, outro motivo para um felino atacar um humano é para defender uma zona da casa que considera sua: o humano é então considerado como uma ameaça que poderia roubar o seu território.

Este tipo de agressão ocorre geralmente com estranhos ou pessoas que não costumam vir muitas vezes a casa. Os gatos que têm esta conduta costumam urinar na zona que consideram como o seu território para o marcar. Descubra como evitar que o seu gato urine em casa.

Porque meu gato me morde - Agressão territorial

Agressão por dominância

Alguns gatos agem com os seus tutores como se fossem outros gatos e tentam dominá-los para ficar por cima na ordem hierárquica do lar. Os gatos começar a mostrar sinais sutis de agressão que no começo o dono pode interpretar, erradamente, como um jogo, mais à frente o gato grunhe ou sopra para os seus dono e pode morder ou arranhar.

Os gatos dominante costumam também ser muito territoriais, fazendo com que a agressão por dominância seja acompanhada com a agressão territorial.

Porque meu gato me morde - Agressão por dominância

Agressão redirecionada

A agressão redirecionada é um fenômeno peculiar que consiste em que um gato aborrecido ou estressado com alguma coisa ou alguém não ataca a pessoa ou o animal em causador do seu problema mais o seu dono, redirecionando a agressão para ele. A tensão devida a esse problema que o gato enfrentou pode ser retida por um longo período de tempo e só atacará mais tarde.

A vítima do ataque do gato não tem nada a ver com o motivo da sua raiva, mas pode acontecer que o gato volte a ver a sua vítima e se lembre do problema/tensão voltando a atacar novamente.

Porque meu gato me morde - Agressão redirecionada

Agressão porque já não quer ser acariciado

Um gato pode te morder do nada e atacar poque não quer que você dê mais carinhos, e isso pode acontecer por duas razões:

  • Uma das causas é que o gato não tenha sido socializado adequadamente e não entenda as intensões amistosas de um humano que o acaricia.
  • A outra causa é que simplesmente não está acostumado a receber mimos ou é muito sensível e ao fim de um tempo chateia-se e morde por estar irritado.
Porque meu gato me morde - Agressão porque já não quer ser acariciado

Agressão maternal

Todas as gatas que são mães de filhotes são muito protetoras com eles, e se perceberem uma ameaça podem atacar pessoas ou animais em quem normalmente confiam. Esta reação acontece devido aos hormônios do gato e é mais intensa durante a primeira semana depois do parto. Com o tempo esta atitude diminui progressivamente.

Porque meu gato me morde - Agressão maternal

Meu gato me morde do nada por estar estressado

Sabemos que os gatos são delicados e muito suscetíveis a mudanças. Portanto, outra razão pela qual os gatos mordem do nada e atacam sem razão aparente é o estresse. Não esqueçamos que eles são especialistas em esconder seu desconforto ou dor, portanto, se estiverem estressados, provavelmente tentarão escondê-lo. Sua frustração e estresse provocados por algum estímulo externo podem levá-los a atacá-lo brutalmente ou a snifar e atacá-lo depois.

Nós te falamos mais sobre o Estresse em gatos: sintomas e tratamento neste outro artigo.

Porque meu gato me morde - Meu gato me morde do nada por estar estressado

O que fazer se o gato te morder?

Deve-se notar que cada caso é diferente e requer um tratamento específico, mas agora que você leu este artigo você pode saber por que seu gato te morde do nada, te atacando repentina ou brutalmente e será mais fácil para você adaptar seu comportamento para lidar com a situação.

O importante é sempre ser paciente com o gato e não colocá-lo em uma situação de medo ou estresse que causará este tipo de reação agressiva. Você pode usar reforços positivos, como fazer festa ou dar um pestisco quando seu gato se comportar bem. Com paciência e compreensão das razões que o levam a fazer isso, você pode ajudá-lo a melhorar seu comportamento.

Também é muito importante que você mantenha uma rotina de brincadeiras junto com o estímulo ambiental, pois isto permitirá que ele desabafe e se divirta, além de atender às suas necessidades. O que você pode fazer é comprar brinquedos para que seu gato mantenha sua saúde mental e física em equilíbrio. Também é importante que sua dieta seja equilibrada.

Naturalmente, em nenhuma circunstância você deve punir fisicamente seu gato. Este é um comportamento que rejeitamos completamente no PeritoAnimal, por isso encorajamos uma boa educação e comunicação com o animal para evitar este tipo de situação.

Agora que você já sabe por que seu gato te morde do nada, não perca o vídeo no qual explicamos por que seu gato te dá mordidinhas:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque meu gato me morde, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
59 comentários
A sua avaliação:
Ana Luiza
meu gato que tava dormindo, levantou, me olhou enquanto eu chorava e me mordeu, pq?
A sua avaliação:
Luma Lopes
Oi, eu Acho que preciso de ajuda, Pq minha Gatinha, a Lily, ela Me morde toda hora, Eu sempre tento manter um pouco de distância dela, e ela me segue toda hora, até Mesmo quando vou tomar banho, O João Pedro, meu irmão, Ela também ataca, Eu tranco ela no quarto e ela fica Rosnando e miando, eu não sei mais o que fazer, Mas eu Não Queria doar ela , mas ela fica Miando Até de madrugada umas 4 da manhã, eu dou atenção, comida,brinquedos pra ela se distrair, só que nada parece que Não adianta, já foi no quarto dos meus pais, só que o pior é que ela sai pra rua e volta, rua e volta, rua e volta, Não sei mais o que fazer , pode me ajudar?
A sua avaliação:
Oz
estou com esse problema da agressão redirecionada. os gatos do vizinjo brigam e minha gata ataca meu companheiro. o que podemos fazer para ela parar de descontar nele?
A sua avaliação:
Fernanda Correa
Meu gato me morde todo dia E uma vez Ele me Mordeu quando eu tava dormindo 4:00 da manhã e ainda faz xixi em mim,o que Fazer?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Fernanda. Temos este outro artigo em que falamos o que significa quando um gato faz xixi na cama: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-significa-quando-um-gato-faz-xixi-na-cama-21207.html
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Carla
Minha mão foi arranhada pelo meu gato chegou á sair sangue,meu gato é Agressivo demais,me ajudem
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Carla! Tudo bem com você? Recomendamos a leitura deste artigo em que falamos sobre um gato agressivo - causas e soluções: https://www.peritoanimal.com.br/gato-agressivo-causas-e-solucoes-21337.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Julia carvalho
Esse gato aí é o meu Gato haru,ele tem 11 meses,Ele Não é um gato Briguento,mais sim estranho, Quando estou dormindo,ele Vai no meu quarto ás 2:00 da manhã;e começa á me Lamber e de repente ele Morde Meu joelho E não Larga,Eu tento aguentar ele morder,Aí tem hora que ele para,e Começa A Me dar cabeçadas,aí ele vai dormir;quando Eu acordo ás 7:00 da manhã,Vejo ele No banheiro Fazendo xixi Quando tiro ele,ele começa á miar,Coloco ele de novo,Ele sai,vai pro quintal,e faz Cocô na piscina,vem em mim,e me arranha e me Morde,Preciso de ajuda,tô começando á ter trauma dele.😟
A sua avaliação:
Taissa Martins
oi por favor me ajudem,Esse Gato aí que você(s) está(ão) vendo é Minha Gatinha,a Joana,ela não É Uma gata Boazinha,Ela é Ciumenta😞Toda vez que eu fico Conversando com a Vizinha Que se chama irene Ele Olha com um olhar quue não é normal,Vai perto de mim e me Arranha☹Tento até Acalmar ele mais não adianta,e outra coisa,ele É Briguento tambem,ele Dá Um monte De Arranhão no Gato da vizinha,POR FAVOR ME AJUDEM
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Taissa. Temos este artigo sobre ciúmes em gatos: https://www.peritoanimal.com.br/gatos-sentem-ciumes-22990.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Manoela
Oi tudo bem? Essa é a minha gata, Nara. Ela é super carinhosa, mesmo que um pouco reservada. Nas últimas semanas tenho tido problemas para dormir Por que ela criou o hábito de me morder todas as noites quando eu me deito ou à madrugada pelas 5:30. Durante várias e várias vezes durant à noite esse comportamento se repete, e depois ela mia sem parar em direção à minha porta, eu abro para ela sair, mas em vez disso ela não sai e apenas para de miar e fica me olhando. Logo eu tento dar comida à ela, levar à caixinha de areia, ou brincar, mas algumas vezes ela sequer tem interesse em alguma dessas atividades, ela apenas se tranquiliza, desce da minha cama, e quando eu volto para a cama para dormir ela repete essas atitudes. Ela é vacinada e castrada, dorme comigo todas as noites e me acompanha por toda a casa, por mais que agora haja esse problema quando eu estou inativa... Eu a retiro do quarto para me deixar dormir, coloco a caminha dela próxima ao sofá, com isso, minha mãe me contou que a Nara vai para o quarto dela, e começa a miar, minha mãe abre a janela e ela sai e depois volta, coisa que comigo, não está acontecendo. Quando eu acordo as 7:00, vejo a Nara me esperando na porta do quarto dos meus pais quando saio do banheiro, e assim ela me segue até o quarto de novo... Poderiam me dizer o que há de errado? Pode ser uma atitude minha, ou algo que ela queira e eu não esteja percebendo. Estou cansada e não durmo direito por causa das mordidas, e ela também dele estar estressada com algo que não consegui descobrir... Enfim, obrigada.
A sua avaliação:
Hiolanda barros
Gostaria de saber o que está acontecendo com meu gato ele era mais carinhoso comigo antes era mais carinhoso comigo mas agora já me atacou fas 3 meses e agora ele é com muita agressão por favor me ajudem
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Hiolanda. Tudo bem? Temos este post que talvez possa te ajudar, ele fala sobre gatos agressivos - causas e soluções.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Dalila mendes
Eu adotei o meu gato na loja de animais e ele me mordeu á 2 anos e ele está muito agresivo e me dão um artigo por que estou com medo que meu gato vá embora
Reliana Goncalves
😞😞😞
A sua avaliação:
Maria Eduarda da Silva Damasceno
Apareceu um gato de Rua aqui em frente á casa,o gato já me mordeu duas vezes e ele já ficou com medo de mim mas estou com medo que ele volte a não ter medo de mim,por favor me ajudem
A sua avaliação:
Meg Seixas
Olá
Peguei meu gatinho com dois meses de vida. Cuidei de toda parte clínica: exames, vacinas, vermifurgação e castração. Já estava informada sobre todas as causas q levam a mordidas. A última tentativa foi a castração. Ele é extremamente dominador e territorialista. Como houve muito stress no período da castração q já faz mais de um mês, ainda não conseguimos domá-lo. Resultado: Ninguém vem mais na minha casa, nem amigos nem parentes por medo dele. Ele ataca literalmente.
Hoje está com 1 ano e três meses. Moro num aptº mais meus dois filhos. Somos extremamente apaixonados por ele, dengamos bastante e tentamos oferecer o melhor ambiente possível, com harmonia, brinquedos e estímulos mas, também somos muito firmes. Aprendemos a não deixar ele nos acurralar. E nada adiantou. Ele detesta quando interferimos no q ele não pode fazer. Odeia ser contrariado nas suas vontades. O fato de não poder receber visita está impactando nossas vidas ao mesmo tempo q não sabemos o q fazer com ele.
Administrador PeritoAnimal
Oi Meg! Recomendamos que você procure um especialista em comportamento felino para orientar o caso do seu gatinho. Não desista!
Silvana
Qual cidade você mora?
A sua avaliação:
Patricia
Meu gato(a) por que não sei se é marcho ou fêmia ele vê que eu tô na rua conversando com a Zica ,minha vizinha tranco ele no quarto depois ele repete a agresão já se distráe com um brinquedo me ajudem estou com medo que ele vá embora
A sua avaliação:
Ana
Meu gato me morde chega á sangrar enfim me arrependo muito de ter adotado me ajudem
A sua avaliação:
Ana Clara da Silva Ferreira
Meu gato vai pra rua quando tem um coelho na rua ele entra em casa... bem... na verdade eu tenho dois gatos ! ele entra em casa e deita na cama ele vê que eu tô fazendo carinho no outro gato ele sai da cama pra me morder! não entendo por que ele tem essa man¡a! por favor me ajudem
A sua avaliação:
Maria de fátima Andrade
Oi! Estou sofrendo e com medo! Meu gato de 8 a 5 dias me arranha!aí que está o problema! meu gato
Vai atrás da cortina da janela ás 08:00 da manhã quando acordo ele me morde por isso estou sofrendo muito! Me arrependo muito de ter adotado queria doá-lo mas quando deixo na casa do vizinho agora ele fica com maaaaaaaaaaaais agresão ainda! por favor me ajude
Silvia S
Olá. Todo gato pequeno ataca. No seu caso ele quer brincar. Brinque bastante com ele, dê brinquedos para ele morder também. Que levado !! Já tive esse problema, boa sorte !
A sua avaliação:
Luciane Teixeira
Até o final de outubro tinha em meu apto dois machos não castrados, com idade de quase 4 anos. Nunca brigaram. Pote de comida e bebedouro de água cada um com o seu, porém próximas. Eles desde que chegaram eram ariscos, difícil de conseguir pegar. Mas outras vezes amorosos. Um até na hora de dormir corria para a cama. Num sábado por volta das 23 horas entraram em uma briga, separamos e um deles depois de um tempo me atacou. Passou um dia e no outro presenciei uma briga que nunca mais quero ver na vida, fora que eles não podiam mais se ver. O motivo maior pode ter sido a não castração? Sentia no olhar deles uma "raiva" e um pedido de "liberdade". Em resumo meu medo foi maior e achei prudente doar eles...Onde errei? Cada um foi para um sitio (lugar) aberto.
Marcia da Silva Ferreira
Meu gato me me ataca e me morde,ele já chegou a grudar no meu braço e mordeu quase não consigo tirar lo do meu braço..E agora a pouco ele me atacou de novo. Fui tirar as roupas do varal e não vi que tinha um outro gato no telhado do vizinho, quando ele viu me atacou mordeu meu pé tornozelo e mão e me arranjou.Quando ele vê outro gato ele me ataca não entendo porque ele faz isso.Me ajudem por favor estou sofrendo muito.
Luísa Savala
Oi Marcia! Temos um artigo sobre o que você pode fazer quando um gato está mordendo e arranhando, confira:https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-me-morde-e-arranha-o-que-fazer-20759.html
De qualquer forma, se ele permanecer com esse comportamento, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Nicolas
Quando vou dormir meu gato vai na minha cama e começa a morder o cobertor quando tiro da boca dele ele mia ou escolhe volar a morder o cobertor ou minha mão Por Que
Luísa Savala
Oi Nicolas! Temos um artigo sobre por que os gatos mamam no cobertor que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-os-gatos-mamam-no-cobertor-22293.html
De qualquer forma, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Vanessa
Estou sofrendo com agressão redirecionada. Meu gato de 3 meses me ataca toda hora , acho q ele se irrita com minha filha de 5 anos e me ataca mordendo forte. Estou com os pés e pernas machucados. Já falei c minha filha, já usei spray de água, agora não funciona mais, fecho ele no quarto p se acalmar , depois ele repete a agressão...já distraí com um brinquedo...enfim, me arrependo muito de ter adotado, queria doá-lo mas a criança não deixa. Por favor me ajude 😥
Luísa Savala
Oi Vanessa! Temos um artigo com algumas dicas sobre o que fazer: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-me-morde-e-arranha-o-que-fazer-20759.html
No entanto, se esse comportamento permanecer, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Marcela
Se a sua filha for muito "grudenta" e da carinho ou brinca em excesso com ele. Mesmo quando ele não quer isso pode deixar ele estressado e talvez até querer fugir de casa.... (falo isso porque minha sobrinha fazia o mesmo e o gato dela fugiu)
1 de 10
Porque meu gato me morde