Partilhar

Por que os gatos mamam no cobertor?

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 21 dezembro 2018
Por que os gatos mamam no cobertor?
Imagem: reddit

Ver fichas de  Gatos

Os gatos têm alguns hábitos muito estranhos para nós humanos. Nomeadamente, comer coisas estranhas ou lamber objetos estranhos. Se o comportamento aconteceu apenas uma vez, não tem porquê se preocupar mas, se por outro lado, é algo que acontece recorrentemente, o seu gato pode ter um problema.

Se você tem um gato com hábitos estranhos, nomeadamente ficar mamando na coberta, com certeza você já se questionou: por que os gatos mamam no cobertor? O PeritoAnimal preparou este artigo para responder às suas dúvidas.

Também lhe pode interessar: Por que os gatos jogam as coisas no chão?

Porque os gatos lambem cobertores

Quando os gatos mastigam, lambem ou sugam alguma coisa que não seja alimento, estamos perante um comportamento anômalo. Chamamos esse comportamento de "pica". A palavra Pica vem do latim e significa "pega", um pássaro da família dos corvos que é muito conhecido pelo seu comportamento alimentar: come tudo o que lhe aparece na frente! As pegas têm o habito de roubar e esconder os objetos mais estranhos.

A pica é uma síndrome que afeta muitos animais, desde humanos, ratos e claro, os nossos felinos. Os objetos favoritos dos felinos para este comportamento são: papelão, papel, sacos de plástico e tecidos, como a lã (por isso ele mama na coberta ou no pano). As raças mais predispostas a este problema concreto de "mamar no cobertor" são as raças orientais como o Siamês e o Birmanês.

Ainda não existem certezas quanto às causas desta síndrome. Porém, como ela afeta mais algumas raças do que outras, se acredita que possa ter uma forte componente genética. Durante muito tempo os especialistas acreditavam que esta síndrome era originada por uma separação precoce do gatinho da ninhada. Porém, hoje em dia acredita-se que essa não é a causa principal na maior parte das raças.

A causa mais provável é que seja um hábito (tal como acontece nas pessoas) que alivia o estresse e o promove uma sensação de bem-estar no gato. Por vezes, este comportamento vem associado a uma perda de apetite e/ou ingestão de itens alimentares estranhos.

Porém, é importante ter em conta que várias causas podem estar na origem do comportamento de Pica. Cada gato é um mundo diferente e perante qualquer alteração comportamental você deve visitar o médico veterinário para descartar mesmo as causas menos prováveis.

Estudo recente sobre gatos que mamam na coberta de lã

Recentemente, em 2015, um grupo de investigadores tentou perceber melhor este problema. Mais de 204 gatos Siameses e Birmanês estiveram envolvidos no estudo. Os resultados revelaram que não existia nenhuma relação entre as características físicas do animal e a o comportamento anômalo de mamar em tecidos. Porém, verificaram que na raça de gatos Siamês existia uma relação entre outros problemas médicos e este comportamento. Nos gatos Birmanês os resultados sugerem que o desmame precoce e uma caixa de areia pequena parecem promover este tipo de comportamento. Para além disso, nas duas raças, verificou-se que existia um aumento intenso do apetite[1].

Mais estudos são necessários para compreender este problema comportamental tão complexo dos nossos felinos. Por agora, você deve tentar fazer o que os especialistas indicam. Embora ainda não exista uma forma exata de contornar o problema.

Por que os gatos mamam no cobertor? - Porque os gatos lambem cobertores

Gato mama na coberta - Tratamento

Infelizmente, não existe uma solução 100% eficaz para este problema. De qualquer forma, você deve seguir estas indicações:

  • Leve o gato ao veterinário caso ele esteja ingerindo coisas estranhas. Embora não seja comum, pode tratar-se de uma carência nutricional e só o veterinário poderá fazer análises para descartar essa possibilidade.
  • Esconda os produtos caxemira ou outros materiais que sejam da preferência do seu felino. Feche a porta dos quartos quando você não está em casa, para evitar que o gato vá para lá e passe horas realizando este tipo de comportamento.
  • Promova o exercício físico do gato. Quanto mais tempo o gato estiver entretido, menos tempo vai passar mamando nos cobertores. Faça uns brinquedos caseiros com papelão ou material reciclável.
  • Casos muito graves de pica poderão necessitar de medicação psicoativa.
Por que os gatos mamam no cobertor? - Gato mama na coberta - Tratamento

Gato a amassar pão

Por vezes, os tutores se preocupam com os comportamentos do seu felino, principalmente por desconhecimento do comportamento normal desta raça tão incrível. Um dos comportamentos que suscita muitas dúvidas é o gato "amassar pão". Na verdade, este comportamento é perfeitamente normal e comum nos gatos. Fazer massagens com as patas relaxa e tranquiliza os gatos, por isso você vê tantas vezes o gato tendo esse comportamento.

Se tem curiosidade sobre o comportamento do seu companheiro felino, leia outros artigos do PeritoAnimal que respondem às duvidas mais comuns entre os tutores dos gatos:

Continue acompanhando o PeritoAnimal para ficar a conhecer tudo sobre o seu companheiro de quatro patas de bigodes longos! Não é por acaso que os gatos conquistaram os nossos corações. Os felinos domésticos são incríveis e enchem nossas casas de diversão e amor com os comportamentos caricatos e fofinhos deles!

Por que os gatos mamam no cobertor? - Gato a amassar pão

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos mamam no cobertor?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Referências
  1. Borns-Weil, S. et al (2015). A case-control study of compulsive wool-sucking in Siamese and Birman cats (n=204). Jornal of Veterinary Behavior. 1-6

Escrever comentário sobre Por que os gatos mamam no cobertor?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
28 comentários
Isadora
Tinha 4 gatos, recentemente adotei dois irmãos filhotes de três meses, o problema é que eles não mamam uma coberta, e sim num macho e uma fêmea (principalmente no macho, ele deixa tranquilamente) os dois são castrados e desde que os filhotes chegaram sempre deixam mamar neles
Evelen
Tenho dois gatos e os dois fazem isso, achei que não era normal pois as vezes eu tiro eles de cima da cama e o lençol fica todo babado, e eles voltam rapidamente pra cima da cama ou então vem em minha direção da minha roupa, parecem dois gatos loucos kkkkkkkk. MAS essa saliva faz mal para o ser humano?
Geisa
meu gato tem 7 Anos acho que ele é um birmanes pois tem as patinhas de luva... quando ele era pequeno ele amava tapete hoje em dia ele sobe na minha cama atrás de lençol ele é forte e saudável porém ele já tá grande e ainda faz isso é normal? O que eu posso fazer onde eu moro não tem clínica veterinária.
A sua avaliação:
Fernando
Ok mas tem algum efeito que pode afetar
Meu gato, ou só é um compotamento normal que não os afeta?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fernando! Como mencionamos no artigo: infelizmente, não existe uma solução 100% eficaz para este problema. De qualquer forma, você deve seguir estas indicações:
-Leve o gato ao veterinário caso ele esteja ingerindo coisas estranhas. Embora não seja comum, pode tratar-se de uma carência nutricional e só o veterinário poderá fazer análises para descartar essa possibilidade.
- Esconda os produtos caxemira ou outros materiais que sejam da preferência do seu felino. Feche a porta dos quartos quando você não está em casa, para evitar que o gato vá para lá e passe horas realizando este tipo de comportamento.
- Promova o exercício físico do gato. Quanto mais tempo o gato estiver entretido, menos tempo vai passar mamando nos cobertores. Faça uns brinquedos caseiros com papelão ou material reciclável.
- Casos muito graves de pica poderão necessitar de medicação psicoativa.
Lucas
Meu gato tem uma coberta própria no quarto da minha mãe em que ele fica mamando no tecido e amassando o pão ao mesmo tempo. Ele não pode ver minha mãe indo pro quarto e ficando uns minutos la que já começa a "cerimônia" kkkkk é até divertido de se ver
A sua avaliação:
Carol
Peguei uma gatinha ontem, tem entre 2 ou 3 meses, e hoje ela começou a subir no meu peito e fazer o "amassa pão" nos meus seios e mamar minha blusa... Será só a mudança pra uma nova casa?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Carol! Pode sim ter a ver com a mudança. Tal como referido no artigo: a causa mais provável é que seja um hábito (tal como acontece nas pessoas) que alivia o estresse e o promove uma sensação de bem-estar no gato.
De qualquer forma, se esse comportamento persistir o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Karen
Minha gata tem 4, 5 meses, ela mama no cobertor todo dia pela manhã, enquanto eu medito e leio na rede. Parece ser um momento bom pra ela e no restante do dia ela brinca, come, normalmente. Mesmo assim devo tirar o cobertor e não deixar ela fazer isso?
Obrigada!
Maria Rita
Bom dia queria saber se é normal e se pode deixar a minha gatinha eu peguei ela tinha 2 meses hj Está com 4 meses ela tem vezes que quer mamar na minha orelha fica ronronando e chupando minha orelha Boa sei o que fazer tiro ela mas sempre volta t
Bianca
Seu gatinho parou de mamar? O meu tem 3 meses e fica me mamando tbm
Diândra Evelyn
🙋Rs rs rs_Minha gata tbm faz isso, geralmente ela me procura pula no meu colo e aí pronto, começa a mamar e massagear o meu braço.
Eu tinha outra gatinha que minha mãe havia resgatado(ja foi adptada) e esta mamava somente no corbetor, kkkkk quando ela estava muito agitada e bagunçando era só dar o cobertor e ... thanram🤗 ficava quietinha
Brenda
Tenho uma gatinha de 5 meses ela "mama" no pescoço do Fred, outro gato, mas adulto, ela faz isso desde pequena, ele ja ta com o pescoço marrom e o pior é q ele deixa ela fazer, acho q isso pode acabar fazendo mal pro meu gato e nao sei o que fazer pra ela parar.

Por que os gatos mamam no cobertor?
Imagem: reddit
1 de 4
Por que os gatos mamam no cobertor?

Voltar ao topo da página