Problemas de comportamento

Cachorro latindo: o que fazer

 
Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 27 outubro 2020
Cachorro latindo: o que fazer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A vocalização excessiva é um dos problemas comportamentais mais complicados de tratar, no entanto, se for capaz de identificar as razões que causam esse comportamento em seu cachorro, você pode aprender a administrá-lo, seguindo sempre os conceitos de condicionamento operante e aplicando técnicas apropriadas que não prejudicam o bem-estar.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos te orientar para que você saiba o que fazer se tem um cachorro latindo muito, no entanto, se você não for capaz de resolver esse problema sozinho, aconselhamos que você consulte um especialista, como um veterinário especializado em etologia, um educador canino ou um treinador com experiência em modificação de comportamento.

Índice

  1. Porque os cachorros latem
  2. Cachorro chamando atenção
  3. Como fazer cachorro parar de latir
  4. Cachorro latindo: métodos que não funcionam
  5. Meu cachorro não para de latir: o que fazer

Porque os cachorros latem

Os cachorros são animais sociáveis que se comunicam constantemente com outros seres vivos e com o ambiente ao seu redor. A etologia, ciência que estuda o comportamento dos animais, revelou nos últimos anos alguns detalhes sobre a linguagem corporal canina, mais conhecida como "os sinais de calma", mas também foi revelado que canídeos usam uma ampla gama de vocalizações em suas relações sociais, que também podem ter múltiplos significados.

É importante que você saiba que o latido do cachorro é uma ferramenta de comunicação, e é totalmente normal que ele o utilize para expressar as emoções, que podem ser excitação, medo, raiva, mas que também é normal utilizá-lo para chamar a atenção ou como um comportamento compulsivo para aliviar o estresse.

Latido de cachorro: significados

Antes de começar a trabalhar para resolver os problemas do latido excessivo, você deve aprender a interpretar corretamente as diferentes vocalizações. Para saber o que significa latido de cachorro, te mostramos os pontos chave para que você consiga interpretar:

  • Latido: os latidos para chamar atenção costumam ter um tom médio e ser bem espaçados;
  • Uivo: se o latido se transforma em uivo, pode estar indicando solidão, ansiedade e medo;
  • Choro: os ganidos que costumam manifestar pedido de atenção devido ao medo, dor, cansaço, estresse ou ansiedade.
Cachorro latindo: o que fazer - Porque os cachorros latem

Cachorro chamando atenção

Os cachorros podem tentar chamar a nossa atenção por várias razões: pedir comida ou atenção, alertar sobre a presença de pessoas e animais desconhecidos, pedir para brincar, entre outras causas. Como tutor, você deve aprender a reconhecer as necessidades e preocupações do seu cachorro, o que te ajudará a determinar a causa que está fazendo o cachorro latir.

Lembre-se que, além dos latidos, existem outros sinais que os cachorros utilizam para chamar a atenção.

Como fazer cachorro parar de latir

Para resolver este problema comportamental de latido de cachorro, pode ser muito útil visitar um especialista em comportamento canino, como um veterinário especializado em etologia, um educador canino ou um treinador. Esses profissionais podem te ajudar a encontrar a causa e a origem do problema, além de oferecer diretrizes específicas para o caso do seu cachorro.

O ideal é trabalhar com a educação positiva, utilizando os seguintes reforços e castigos do condicionamento operante:

  • Reforço positivo: recompensar o cachorro com um reforço de alto valor para ele (comida, carinho, brinquedos, passeios, etc.) quando ele realizar um comportamento que te agrade, como chamar a sua atenção sem latir, para que ele repita esse comportamento e o aprenda mais facilmente. [1]
  • Castigo negativo: remover um estímulo agradável para o cachorro (sua atenção) quando ele realizar um comportamento que te desagrada, neste caso, o latido.

Portanto, para resolver esse problema de vocalização, você deve ignorar seu cachorro quando ele late, mas, ao mesmo tempo, deve atendê-lo quando ele pede sua atenção de forma calma e silenciosa. É muito importante que você seja constante e que toda a família trabalhe de acordo com as mesmas diretrizes, pois só assim o cachorro associará corretamente o ensinamento.

Uma vez que o cachorro entender que ao latir ele não recebe nenhuma resposta sua, ele vai parar de latir para chamar sua atenção e vai apostar em realizar outros comportamentos, como se aproximar em silêncio. Todo este procedimento é conhecido como a "curva de extinção".

Pode acontecer que você veja o cachorro latindo alto e mais intensamente quando começar a ignorá-lo, no entanto, se você for constante, a extinção ocorrerá com sucesso, embora possa demorar um pouco mais de tempo. Lembre-se de que cada caso é único e particular. Você não deve esquecer que, para manter um comportamento adequado para o resto da vida do cachorro, é necessário continuar a reforçá-lo sempre que estiver calmo e pedir atenção em silêncio.

Cachorro latindo: o que fazer - Como fazer cachorro parar de latir

Cachorro latindo: métodos que não funcionam

Infelizmente, é comum os tutores repreenderem ou punirem o cachorro por latidos excessivos, no entanto, é importante saber que quando você pune um cachorro por latir, está prestando atenção nele, o que arruina todo o trabalho feito com o uso do reforço positivo e do castigo negativo. Além disso, isso também causa medo, insegurança, confusão e até ruptura do vínculo com o cachorro.

Também existem pessoas que buscam uma solução fácil e rápida com o uso do coleiras anti-latidos, no entanto, a Sociedade Europeia de Etologia Clínica Veterinária (ESVCE) diz o seguinte: [2]

  • Não é possível determinar a intensidade adequada para um cachorro específico, o que pode causar o aparecimento de medo, agressividade, fobias e estresse. Tudo isso também faz com que o cachorro não aprenda.
  • O animal pode se acostumar à dor e continuar latindo.
  • Por se tratar de uma máquina, o timing pode ser incorreto, o que provoca resultados negativos.
  • Existe um risco de abuso quando o animal apresenta agressividade.
  • Pode haver um aumento na frequência cardíaca, queimaduras físicas e até necrose da pele.
  • Outras condutas e comportamentos negativos como estresse, roncos ou inibição, podem aparecer.

Além disso, nenhum estudo demonstrou que o colar anti-latidos tem uma eficiência maior que o uso de reforço positivo, portanto, não aconselhamos o uso dessa ferramenta.

Meu cachorro não para de latir: o que fazer

Existem alguns casos especialmente complexos que exigirão o acompanhamento de um profissional (preferencialmente um veterinário especializado em etologia) para resolver o problema definitivamente, já que algumas doenças ou certos problemas comportamentais podem impedir que o cachorro aprenda corretamente e em um ritmo normal. Um exemplo disso são os cachorros latindo muito que apresentam a síndrome de privação sensorial.

Nesses casos, é comum realizar sessões individualizadas de modificação do comportamento, a aplicação de diretrizes específicas e até mesmo o uso de medicamentos, algo que apenas um veterinário pode prescrever. Por isso, se você está lidando com um caso particularmente complexo ou com um indivíduo que não responde às diretrizes descritas acima, aconselhamos consultar um especialista.

Para finalizar, conheça latidos de cachorro fofos e engraçados no nosso vídeo do YouTube:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro latindo: o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Referências
  1. Deldalle, Stéphanie, and Florence Gaunet. "Effects of 2 training methods on stress-related behaviors of the dog (Canis familiaris) and on the dog–owner relationship." Journal of Veterinary Behavior: Clinical Applications and Research 9.2 (2014): 58-65.
  2. Masson, Sylvia, et al. "Electronic training devices: discussion on the pros and cons of their use in dogs as a basis for the position statement of the European Society of Veterinary Clinical Ethology (ESVCE)." Journal of Veterinary Behavior (2018).

Vídeos relacionados com Cachorro latindo: o que fazer

1 de 3
Vídeos relacionados com Cachorro latindo: o que fazer
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Cachorro latindo: o que fazer