menu
Partilhar

Remédios caseiros para gato com dor de estômago

 
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 20 dezembro 2021
Remédios caseiros para gato com dor de estômago

Ver fichas de  Gatos

Como tutores de gatos, devemos estar conscientes de que, em algumas ocasiões, o felino pode apresentar alguma alteração no funcionamento de seu trato digestivo. Há muitas causas, assim como os tratamentos recomendados.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar, em particular, sobre remédios caseiros para gato com dor de estômago que podemos oferecer a ele, a princípio, nos casos mais leves. Mas se observarmos vômitos, diarreias ou náuseas que não diminuam, teremos que ir ao veterinário. Boa leitura.

Sintomas e causas para um gato com dor de estômago

Existem múltiplas causas que podem estar por trás do desconforto intestinal em gatos. As mais comuns são as seguintes, assim como os sintomas de um gato com dor de estômago:

  • Parasitas intestinais, especialmente em gatos filhotes. Se o gato está com a barriga inchada, é provável que esteja infestado de parasitas que, em casos mais graves, podem levar a diarreia, vômitos ou anemia.
  • Doenças infecciosas como a panleucopenia, também mais comuns em gatos filhotes, são responsáveis por uma diarreia hemorrágica característica, acompanhada de vômitos, febre, anorexia e desidratação.
  • Qualquer circunstância que altere o funcionamento do sistema digestivo pode estar por trás de transtornos estomacais. Isto pode incluir corpos estranhos, bolas de cabelo e, em geral, qualquer substância ingerida que cause irritação. O gato vai ficar incomodado, te evitará, vai parar de comer, vomitar, etc. O estresse também pode causar a decomposição de fezes.
  • Os gatos podem sofrer de doença inflamatória intestinal, que causa vômitos crônicos e fezes macias, má aparência do pelo, emagrecimento, etc.
  • Uma intolerância ou alergia alimentar também desencadeia diarréia e vômitos. Uma simples mudança de sua comida habitual para outra pode levar à diarreia.
  • Finalmente, a intoxicação alimentar também pode causar sintomas digestivos como vômitos e diarreia, hipersalivação, sangramento ou sintomas neurológicos.

A seguir apresentaremos alguns remédios caseiros para gatos com dor de estômago, assim como vômitos ou diarreia.

Remédios caseiros para gato com dor de estômago

Em primeiro lugar, antes de oferecer remédios caseiros para gato com dor de estômago, devemos distinguir entre uma condição clínica leve e uma grave. Somente no primeiro caso podemos tentar melhorar a situação de forma caseira. No segundo, que descreveremos a seguir, a solução é visitar o veterinário, pois esta é uma emergência potencial.

Dieta leve para gatos com problemas estomacais

Se seu gato parece ter dor de estômago, diarreia ou vômito, mas aparentemente não tem mais sintomas, você pode começar retirando comida e água, pois se ele comer e ber, provavelmente vai voltar a vomitar. Se após meia hora ele não fizer nenhuma das duas coisas, podemos oferecer uma pequena quantidade de água. É importante que ele beba para que não fique desidratado. Se ele tolerar a água, aí sim poderemos dar-lhe comida. Nestes casos podemos optar por uma mudança de dieta, introduzindo algo que eles acham apetitoso e que fará bem para eles.

Presunto ou peru cozido e frango são bons alimentos para estas recuperações. É melhor oferecê-los sem sal e não é recomendado acrescentar molho ou dar restos de comida humana, ossos ou espinhas. O frango ou peru podem ser cozidos sozinhos em água e dado em pequenos pedaços, sem pele e à temperatura ambiente ou morno. O presunto cozido não deve ser oferecido frio. As quantidades devem ser sempre pequenas e podem ser aumentadas à medida que o gato melhora.

Camomila como remédio caseiro para gato com dor de estômago

Também é possível dar chá de camomila a gatos. Mas preste atenção: o ideal é servir à temperatura ambiente e podemos ajudar o gato a engoli-lo usando uma seringa sem agulha. Coloque a seringa na lateral da boca e administre uma pequena quantidade, desde que, como mencionado acima, o gato não tenha vomitado por algum tempo. Se o gato rejeitar o chá ativamente, não devemos forçá-lo. Neste caso, ofereça apenas água ou o caldo resultante do cozimento do frango, que é outro remédio altamente recomendado para um gato com dor de estômago.

A camomila tem importantes propriedades digestivas, calmantes e anti-inflamatórias, razão pela qual é boa e eficaz no tratamento de problemas estomacais como a dor de barriga com diarreia. Entretanto, como já dissemos, dependendo da causa e de sua gravidade, será essencial estabelecer um tratamento farmacológico.

Remédios caseiros para gato com dor de estômago - Remédios caseiros para gato com dor de estômago

Outros remédios caseiros para gato com dor de estômago

Entre os remédios caseiros para um gato com dor de estômago, também podemos falar sobre outras medidas como as seguintes:

  • Os gatos gostam de calor, portanto, poder descansar em nossos braços vai acalmá-los.
  • Alguns gatos apreciam uma massagem suave na área abdominal, mas lembre-se que esta é uma área particularmente sensível para eles, portanto nem todos eles a aceitarão. Nesses casos, simplesmente colocar as mãos para aquecê-las ou envolvê-los em um cobertor pode ser reconfortante.
  • Em qualquer caso, é melhor manter o gato em um ambiente tranquilo, onde seja fácil de observá-lo.
  • Mantenha sua caixa de areia limpa pois, sem marcas de sujeira de fezes ou vômito.

Como podemos ver, os remédios caseiros para um gato com dor de estômago envolvem principalmente fornecer uma dieta leve, facilmente digerível e um ambiente confortável e silencioso para encorajar uma rápida recuperação. Mais uma vez, enfatizamos que esses remédios são eficazes em condições clínicas leves, tais como gastrenterite leve, gastrite leve em gatos, etc. Em casos graves, como a panleucopenia, deve ser estabelecido um tratamento veterinário, que às vezes pode ser complementado por remédios que devem ser comprado em farmácias.

Da mesma forma, se a causa for uma infestação parasitária, é crucial administrar um antiparasitário adequado, enquanto que se o problema for o estresse, devemos encontrar o fator desencadeante para evitá-lo. Para fazer isso, você pode consultar este o artigo 11 coisas que deixam seu gato estressado.

Remédios caseiros para gato com dor de estômago - Outros remédios caseiros para gato com dor de estômago

Quando levar o gato com dor de estômago ao veterinário

A dor de estômago em gatos, como vimos, pode ter uma série de causas diferentes. Algumas delas são menores, portanto podem ser resolvidas simplesmente aplicando os remédios caseiros para gato com dor de estômago que descrevemos. Mas existem situações graves que requerem atenção veterinária, tais como as seguintes:

  • Hemorragia, o aparecimento de sangue em vômitos ou fezes.
  • Febre.
  • Vômitos ou diarreias que não diminuem, pioram ou outros sintomas aparecem.
  • Letargia e depressão.
  • A dor abdominal nem sempre é causada por dor de estômago. Problemas em outros órgãos internos podem causar desconforto ou inchaço na barriga.
  • No caso de gatinhos e gatos mais velhos ou doentes, devemos estar especialmente vigilantes, pois eles se desidratam rapidamente. Não devemos esperar muito tempo para contatar o veterinário.

Agora que você conheceu bons remédios caseiros para gato com dor de estômago, não perca o vídeo a seguir em que explicamos 8 motivos e o que fazer se o gato estiver vomitando:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para gato com dor de estômago, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Bibliografia
  • VEIT, Fernanda. Gastrite em cães e gatos associada a Helicobacter spp. 2009. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/22852>. Acesso em 13 de dezembro de 2021.
  • Harvey, A. and Tasker, S. (2013) BSAVA Manual of Feline Practice - A Foundation Manual. BSAVA, 1st Edition, 482pp
  • Little, S.E (2016) August's Consultations in Feline Internal Medicine, volume 7, 1st edition, Elsevier

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Remédios caseiros para gato com dor de estômago
1 de 3
Remédios caseiros para gato com dor de estômago

Voltar ao topo da página