Partilhar

Repelente caseiro para cachorro

 
Por Luísa Savala, Redatora especializada em animais. 26 agosto 2019
Repelente caseiro para cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Em algumas ocasiões, os cachorros podem ter acidentes e defecar ou urinar dentro de casa, o que pode gerar não apenas maus cheiros mas também, o problema de que ele volte a fazer. Pode acontecer também que os cachorros de outras pessoas costumam fazer as necessidades na sua porta ou no seu jardim, provocando mau cheiro e, inclusive, nervosismo nos seus animais.

Diante dessas situações, é necessário conhecer os diferentes repelentes caseiros para cachorro mas, sobre tudo, que não façam mal ao animal. Por isso, nesse artigo do PeritoAnimal recomendamos que você opte por remédios naturais que atuem como afugentadores de cachorro sem a necessidade de fazer mal à saúde dos pets. Continue lendo!

Repelente caseiro para cachorro: conselhos prévios

Antes de aplicar um repelente para cachorro, é importante limpar a área onde ele defecou ou urinou. Para isso, sempre utilize luvas, uma máscara e evite usar produtos como água sanitária ou amoníaco, uma vez que esses produtos fazem com que o animal volte a urinar nas mesmas regiões pois a urina do cachorro contém amoníaco. Ao invés disso, opte por produtos enzimáticos, que além de eficazes são muito mais sustentáveis.

Uma vez que você tenha os produtos de limpeza adequados, no caso da urina, seque com toalhas absorventes até limpar a maior parte do líquido, evite esfregar as toalhas se o cachorro urinou no tapete, cortinas ou carpete, uma vez que apenas irá impregnar o cheiro no tecido com maior profundidade. Quando você tiver secado a urina, desinfete a região com os produtos enzimáticos ou com uma toalha molhada em água e sabão neutro.

Se o cachorro tiver defecado, retire o lixo utilizando papel ou toalhas absorventes e se desfaça deles em uma bolsa fechada corretamente. Depois disso, limpe a área com toalhas molhadas com água e sabão ou com o produto enzimático, até retirar por completo as fezes.

Quando as áreas afetas estiverem limpas, é momento de aplicar os repelentes caseiros para cachorro não urinarem nem defecar na sua casa.

Repelente natural para cachorro

Ao pensar nos repelentes naturais para cachorro, é importante ter em conta aqueles ingredientes ou cheiros que são desagradáveis para os cachorros pois esse é o segredo para afastá-lo de certas áreas da casa.

Você deve lembrar, no entanto, que para afugentar um cachorro para que não urine ou defeque dentro de casa não significa fazer da convivência insuportável ou perigosa, por isso, evite aqueles métodos que sejam chatos, provoquem reações alérgicas ou cujo consumo possa ter qualquer risco de morte.

Os repelentes naturais para cachorro mais recomendados são:

Repelente natural para cachorro com limão

O limão é um dos ingrediente mais comuns em uma cozinha mas, os cachorros se sentem incomodados perto de alguns cítricos. Mas, a que se deve isso? O nariz dos cachorros apresenta cerca de 300 milhões de células olfativas, que são capazes de sentir cheiros 40 vezes melhor que os seres humanos. Devido a isso, o forte aroma do limão que as pessoas sentem são muito mais forte para eles.

O limão natural é uma boa opção como repelente caseiro para cachorro não urinar ou defecar em casa. Depois de limpar a região, faça um suco de limão de 100 mililitro, misture com 50 mililitros de água e uma colher de bicarbonato. Em seguida, pulverize essa solução nas áreas e deixe atuando pelo menos 30 minutos. Repita o procedimento quantas vezes sejam necessárias.

Repelente caseiro para cachorro - Repelente natural para cachorro com limão

Repelente natural para cachorro com laranja e outros citrinos

Se você não tiver limão em casa, outras frutas cítricas como a laranja, tangerina ou lima também servirão como repelentes caseiros para cachorro. O procedimento é o mesmo que para o limão, esprema a fruta até extrair 100 mililitros de suco, misture com 50 mililitros de água e uma colher de bicarbonato. Pulverize na área limpa e deixe atuar. Repita quantas vezes for necessário.

Repelente natural para cachorro com vinagre branco

O vinagre branco possui propriedades desinfetantes e tem um forte cheiro, por isso, comumente é utilizado como produto de limpeza caseiro. Entre suas funções está a de ser um excelente repelente natural para cachorros que fazem xixi em lugares inadequados.

O método de uso é fácil, misture uma parte de água quente com uma de vinagre dentro de um borrifador. Pulverize área afetada depois de limpá-la, deixe atuando por 30 minutos e repita o processo caso seja necessário.

Repelente caseiro para cachorro - Repelente natural para cachorro com vinagre branco

Repelente para cachorro com álcool antisséptico

O álcool antisséptico é utilizado para desinfetar feridas, já que possui potentes propriedades como antibacterianas. Além disso, apresenta um cheiro forte inclusive para os humanos, por isso, para os cachorros é ainda mais incômodo. É muito importante comprovar que o animal não tente lamber porque poderia provocar problemas digestivos.

Como afastar cachorros que urinam no seu jardim ou na sua porta? Borrifar álcool misturado com água é uma boa opção pois vai afastar os cachorros da sua casa. Se você tem plantas, borrife um pouco de álcool fora dos vasos, nunca nelas. Para isso, veja também nosso artigo com dicas para evitar que o cachorro coma as plantas.

Repelente caseiro para cachorro não urinar

Limpar o chão onde o cachorro fez as necessidades por acidente pode ser muito trabalhoso, mas o problema se complica se o acidente acontece sob superfícies de tecido, como o sofá ou a cama. No entanto, existem vários métodos que podem ajudar a eliminar o cheiro nesses casos e servir como repelentes naturais para cachorro.

Repelente caseiro para cachorro não urinar com água oxigenada

Apesar da água oxigenada não ter um aroma desagradável para os seres humanos, é um cheiro muito forte para os cachorros e pode irritar as fossas nasais deles. Por esse último motivo, a água oxigenada deve ser misturada com água. Assim, coloque uma parte de água oxigenada e outra parte igual de água em um borrifador. Borrife a solução caseira sob a cama ou sofá e retire com água depois de 30 minutos. Em tecidos escuros, é recomendável experimentar antes em uma área não visível para prevenir que se descolora.

Repelente caseiro para cachorro não urinar com pimenta cayena

A pimenta cayena é outro ingrediente que funciona como repelente caseiro para cachorro. Não servirá apenas para aqueles animais que urinem ou defequem pela casa mas também é um bom repelente caseiro para cachorro não morder móveis

Esse ingrediente pode irritar as mucosas do cachorro, por isso, é importante utilizá-lo com moderação e, depois de realizar uma limpeza completa da área para eliminar qualquer resto de cheiro. Você tem duas opções, esfregar a pimenta cayena moída sob a área afetada ou misturar uma colher de pimenta com água e borrifar a solução sob os móveis ou cama. O PeritoAnimal recomenda mais a segunda opção por ser menos agressiva ao seu pet.

Repelente caseiro para cachorro - Repelente caseiro para cachorro não urinar

Repelentes caseiros para cachorro NÃO recomendáveis

Independente do tipo de repelente caseiro para cachorro que você está buscando, é imprescindível que os métodos não sejam prejudiciais aos seus pets ou aos cachorros que você gostaria de afastar. Nesse sentido, você jamais deve utilizar como repelente para cachorro que defecam ou urinam os seguintes produtos:

  • Naftalina;
  • Pimenta picante;
  • Produtos com amoníaco;
  • Cloro.

A naftalina é tóxica para os cachorros, o consumo acidental significa a morte fatal do animal. A pimenta picante é altamente irritante para as mucosas pois contém capsaicinoides, componentes que dão o sabor picante. Por isso, ao utilizar pimenta picante você só vai criar um ambiente hostil para o seu pet ou para outro animal. Os produtos com amoníaco e cloro são tóxicos e poderiam ter um efeito contrário pois o cheiro do amoníaco é similar ao da urina, por isso, ao invés de afastar o cachorro, você fará com que ele acredite que outro cachorro invadiu seu território, reforçando assim sua atitude territorialista.

Meu cachorro marca território dentro de casa, como evitar?

Antes de começar a utilizar repelentes caseiros para cachorro é importante que você entenda o motivo que leva o seu animal a urinar ou defecar em um lugar diferente do que está acostumado. Estresse, doenças no trato urinário, tumores, problemas de comportamento, entre outros podem ser as razões principais. Uma visita ao veterinário é crucial para determinar a causa e executar a solução indicada.

Se o problema é que o seu cachorro não foi corretamente educado e sempre urinou ou defecou pela casa, você deve adestrá-lo para evitar que isso volte a acontecer. Para isso, veja algumas dicas de como educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa. Além disso, a castração costuma reduzir esse tipo de comportamento cerca de 40% nos cachorros machos.

Se, por outro lado é um cachorro alheio, tente localizar o dono para encontrar uma solução e lembre-se que existem métodos naturais eficientes que não causarão nenhum dano ao animal.

Repelente caseiro para cachorro - Meu cachorro marca território dentro de casa, como evitar?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Repelente caseiro para cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia
  • Yllera Fernández, M. M., Camiña García, M., Cantalapiedra Álvarez, J. Comportamiento y órganos de los sentidos de los animales. (2008). Lugo: Monografías do IBADER.
  • Connelly, N.; Damhus, T.; Hartshorn, R.; Hutton, A. (2005). Nomenclature of inorganic chemistry. International Union of Pure and Applied Chemistry, UK. Consulta: http://old.iupac.org/publications/books/rbook/Red_Book_2005.pdf
  • How to get ride of dog pee and car urine odors. The Balance. Consulta: https://www.thebalance.com/how-to-get-rid-of-dog-urine-and-cat-urine-odors-1799052

Vídeos de Repelente caseiro para cachorro

1 de 3
Vídeos de Repelente caseiro para cachorro

Escrever comentário sobre Repelente caseiro para cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Repelente caseiro para cachorro
1 de 5
Repelente caseiro para cachorro

Voltar ao topo da página