Problemas de comportamento

Gato agressivo - Causas e soluções

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 24 abril 2023
Gato agressivo - Causas e soluções
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Quando se trata de lidar com um gato agressivo, é essencial compreender que a agressividade é muitas vezes um sinal de que algo está errado. Alguns dos motivos pelos quais um gato pode se tornar agressivo incluem dor, estresse, medo ou até mesmo problemas comportamentais subjacentes. Identificar a causa que provoca a agressividade é fundamental para ajudar a tratar o comportamento problemático do gato e evitar ferimentos ou danos a você e sua família.

Se você está procurando maneiras eficazes de lidar com um gato agressivo, a chave é ser paciente e consistente em sua abordagem, e é sobre isso que falamos neste artigo do PeritoAnimal. Existem várias técnicas que você pode usar, incluindo redirecionamento, treinamento de obediência e terapia comportamental. Com o tratamento adequado, muitos gatos agressivos podem se tornar mais calmos e menos propensos a comportamentos agressivos. Certifique-se de trabalhar com um profissional experiente em comportamento animal para obter a ajuda necessária e garantir a segurança de todos os envolvidos.

Índice

  1. Por que meu gato é agressivo?
  2. Verifique o seu próprio comportamento
  3. Desviar a sua energia agressiva
  4. Um ambiente calmo
  5. Coloque-no seu lugar
  6. Porque no final, você o ama

Por que meu gato é agressivo?

O seu gato pode reagir de forma agressiva e te atacar do nada por muitos motivos. Ele pode até chegar a morder. Analise o seu dia a dia e determine se é um comportamento isolado ou se segue um padrão. Se a situação for persistente, o melhor será consultar o veterinário ou um especialista em comportamento felino para este lhe dar alguns conselhos que ajudem a melhorar o comportamento do seu gato a longo prazo.

Se o seu gato não costuma ser agressivo mas reagiu de forma violenta, pode ser devido a diferentes causas para um gato agressivo:

  • O gato está protegendo o seu território ou a si próprio porque se sente ameaçado ou com medo. Nestes casos é importante respeitar o seu espaço e tentar melhorar a sua confiança conosco com guloseimas e palavras amáveis.
  • Pode acontecer que, depois de uma longa aventura, o seu gato se tenha prejudicado. Perante uma doença, também é comum que os felinos se tornem mais agressivos. Essa é a sua forma de expressar a sua dor e incômodo.
  • Por último, e não menos importante, o tédio, a falta de atividade e o isolamento, podem ser as causas de um caráter agressivo e imprevisível.
Gato agressivo - Causas e soluções - Por que meu gato é agressivo?

Verifique o seu próprio comportamento

Às vezes quando o nosso gato reage com alguma atitude agressiva, inconscientemente, costumamos mexer as mãos de forma demasiado ativa, afastando-as, para evitarmos sair magoados. Sem saber, estamos incentivando o nosso pet a continuar com este tipo de comportamento. Eles podem vê-lo como uma estimulação para continuar dentro dessa mesma dinâmica.

O que devo fazer se isto acontecer?

Antes de mais, deve tentar manter a calma e separar as mãos da forma mais suave possível, sem sobressaltos. De seguida, responder com um não firme, tantas vezes quantas forem necessárias até que o felino faça a conexão entre os três comportamentos: agredir - separar - corrigir.

Também pode acontecer que, sem querer, tentemos mexer mais do que o gato está disposto a aceitar, incomodamos o gato enquanto dorme ou tentamos forçá-lo perante uma situação incômoda. Lembre-se que o gato é um ser vivo e tem uma personalidade própria e uma linguagem definida. Muitas vezes o ronronar ou os arranhões são uma forma simples de nos pedir que os deixemos em paz. Aprender a comunicar com ele e, o mais importante, a respeitá-lo, é uma boa forma de ajudar a acalmar um gato agressivo.

Gato agressivo - Causas e soluções - Verifique o seu próprio comportamento

Desviar a sua energia agressiva

Outra técnica que poderá funcionar muito bem é não dar demasiada importância ao assunto e desviar a energia agressiva. Distrair o gato da sua própria agressividade é por vezes uma ferramenta positiva. Quando o gato iniciar qualquer atitude violenta o melhor será redirecionar a sua atenção para algum brinquedo que goste muito. Pode lançá-lo e verá como o olhar e a atenção do felino irá se dispersar um pouco.

Outra opção é molhar os seus dedos e molhar o seu gato com um pouco de água, mandando-a. No entanto, seja assertivo com esse tipo de ações pois também não queremos que o gato veja isso como um modo de provocação e que o incite a atacar. A maioria dos gatos não reagem a menos que se sintam encurralados ou provocados.

Os gatos gostam de folhas de papel e de brincar com elas, experimente mandar-lhe uma folha de maneira a cair sobre ele. O gato irá sentir-se um pouco afastado de toda a situação e, ao mesmo tempo verá isso como um jogo.

Use alimentos e guloseimas para desviar a sua atenção através do paladar. Abra uma lata com a sua comida favorita, o cheiro irá ficar acima da sua raiva. Coloque-a em um recipiente, deixe-o ali e afaste-se, dê-lhe o seu tempo e espaço.

Gato agressivo - Causas e soluções - Desviar a sua energia agressiva

Um ambiente calmo

Não coloque à prova a tolerância do seu pet. Ofereça-lhe um espaço onde possa se refugiar e sentir-se calmo e relaxado sempre que se sentir mal ou afetado por algo. Dê-lhe tempo para si mesmo. Não o pressione nem o procure demasiado, se com a sua linguagem corporal ele lhe estiver indicando que não é o momento ideal para interagir.

Mais uma vez, não tente dar a um gato agressivo mais carinho do que aquele que ele quer e precisa. Baixe as luzes do cômodo (isto acalmará as emoções) e afaste-se por uns 15 ou 20 minutos. Aproveite o momento para relaxar a sua própria voz e postura corporal.

Gato agressivo - Causas e soluções - Um ambiente calmo

Coloque-no seu lugar

Os gatos são animais muito sensíveis e reagem também de acordo com a sua linguagem corporal e atitude. Quando o seu gato adotar uma posição agressiva e se encontrar agitado, não fique de pé à frente dele à espera que algo mude.

Isto será ameaçador para o seu felino porque irá vê-lo como uma figura autoritária mais do que uma figura de justiça. Se não estiver em uma situação de perigo imediato, deite-se no solo ou sente-se num banco baixo e coloque ao seu nível. Fique pequeno como o seu pet.

Gato agressivo - Causas e soluções - Coloque-no seu lugar

Porque no final, você o ama

Aceite com paciência que o seu gato poderá ter atitudes violentas de vez em quando, pois não estará de acordo sempre com tudo (continua sendo um animal). O que é preciso é reduzir o nível de agressividade para não chegar a um grau extremo. Nunca castigue o seu gato porque se se está comportando de forma agressiva, isto apenas irá piorar a situação e aumentará o seu medo e ansiedade.

Os animais não agem com agressividade porque sim. Lembre-se que esta é a sua forma de expressar que se sentem ameaçados perante algo ou alguém. A melhor forma de acalmar um gato agressivo será eliminando ou afastando a fonte que o deixa nesse estado.

Gato agressivo - Causas e soluções - Porque no final, você o ama

Agora que você já sabe as causas e o que fazer para lidar melhor com um gato agressivo, não perca o vídeo a seguir no qual continuamos falando sobre este tema:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato agressivo - Causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Ivonete Zanela Cardoso
Por favor me ajudem...peguei um gatinho de rua aparet 5 meses d idade....mandei castrar, dei vermífugo, preparei para adoção...infelizmente ainda n consegui adoção p ele. Já faz 5 meses que está comigo...só que se tornou agressivo...fui separar uma briga dos dois, e ele me mordeu muito nas pernas foi terrivel... essa semana me mordeu de novo. Tenho um gato idoso, os dois não podem se ver, quase se mataram numa briga...me ajudem...tenho pânico dele, medo, meu idoso é bonzinho. Eles tão dormindo em quarto separado...não podem se encontrar na casa, socorro.... Preciso de uma adoção p o gatinho que está com um ano de idade. Ele e brincalhão, carinhoso, só fica agressivo quando me aproximo do outro gato...se ele tá na porta do quarto onde está o outro gato, e eu me aproximo da porta ele me ataca. De resto ele e bonzinho... Estou em desespero, medo, e pânico...por favor me ajudem com uma adoção.
A sua avaliação:
Pedro Monteiro
Olá boa noite
Eu tenho um gato bebe, tem cerca de 2 meses.
Ele veio da rua e teve uma situação traumática.
Ele Ta comigo á cerca de 3 dias mas não me deixa nem chegar perto, sempre que tenho ele isola se, bufa me e arranha me..
O que devo fazer?
Quero muito lhe mostrar que sou de confiança, mas não tá nada fácil
Se me puderem ajudar agradecia 😊
Obrigado.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, tudo bem? Temos este artigo com dicas para adotar um gato de rua: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-adotar-um-gato-de-rua-6231.html.
Esperamos que possa ajudar!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Anny
Bom dia, tenho uma gatinha de 2 anos, peguei ela na rua quando tinha dias de vida ainda. Ela sempre foi de fazer brincadeiras de morder. Porém tivemos que nos mudar para casa da minha sogra e ela como nunca tinha visto um gato na vida e aqui tem vários gatos ela fica na porta do quarto super agressiva,entoa ela só fica dentro do quarto pq se eu soltar ela na casa ela vai brigar com os outros gatos. Ela antes deixava a gente colocar ela nos braços para da carinho,mas agora azunhar até nosso rosto, não sei mais o que fazer eu sei que ela não tá contente por estar aqui mas não temos outro canto para ir
A sua avaliação:
Jorge Elídio Alves da Silva
Ola ,vou adotar dois gatinhos filhotes que foram resgatados e a moça que está com eles me disse que eles estão bem agressivos e quando vc chega perto deles eles mostram os dentes e se escondem sempre, oq posso fazer para ajudá-
los ?
Administrador PeritoAnimal
A sua avaliação:
Raiza Gabriele
Minha gata deu cria no primeiro cio, antes de entrar no cio após ganhar os filhotes eu castrei ela, fiquei com os 3 filhotes, ela sempre foi muito dócil porém agr após 1 mês e meio que foi castrada ela está agressiva quando vê os filhotes que tem 5 meses fica fazendo um ruído e não deixa eles chegarem perto dela, da patadas e tmbm tem o mesmo comportamento com o macho, as filhotes são todas fêmeas, esse mês castrei duas das filhotes e mesmo elas estando presa na gaiola ela ataca efaz o ruído , e além disso ela quase não fica dentro de casa fica só no quintal isolada, não sei se é por território ou se ela pode estar com dor, fiz o teste de tentar pegava no colo pra ver se fica agressiva, e só quando passa a mão perto das tetinhas e da região perto de onde foi operado que ela se altera, já marquei vet pra ela, mas vai demora devido ao corona só semana que vem
Antónia Rebelo
Estou na mesma situação. A gata 1 mês e meio após a operação e os filhotes com 5 meses, está completamente alterada, agressiva, até para nós por vezes. Já não sei o que fazer.
A sua avaliação:
Anderson Marçal
Olá. Eu adotei duas gatinhas a mãe e a filha a uns 4 anos atrás. Quando eu adotei elas a mãe já era adulta e a filhote tinha uns 3 meses. Elas sempre foram desconfiadas mas nunca foram agressivas mas de uns dois meses pra cá a mais velha se tornou agressiva com a filha e com um outro gato que eu tinha. Ontem eu coloquei a ração no pote e quando eu fui colocar o pote perto dela ela me arranhou e me mordeu tbm e ela nunca havia feito isso. Quando eu entro no quarto ela fica acuada e em posição de defesa. Será que é por causa da idade? Seria algum outro problema?
Meus gatos não tem contato com nenhuma outra pessoa a não ser eu e esporadicamente minha noiva que foi quem pegou as duas gatinhas.
Obrigado.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Anderson! Existe possibilidade de ela estar grávida?
A agressividade repentina pode indicar problemas de saúde, pelo que recomendamos que você consulte um veterinário de confiança. Rápidas melhoras para a sua gatinha.
A sua avaliação:
Daniela
Eu adotei um novo gato faz pouco tempo e o antigo as vezes tem mostrado alguns comportamentos agressivos, ele não ataca na hora mas tenta me morder e fica com as patas levantadas pra arranhar caso eu me aproxime e mia. Ele também anda passando mais tempo sozinho. Faz três dias que eles estão juntos espero que isso melhore
Aline Cardoso
Olá. Tenho uma gatinha toda branca muito carinhosa e amável. Miáh tem 1 ano e se dá muito bem com a irmã de coração, Marie de 4 anos, rajadinha. Não está acostumada com visitas, mas geralmente fica mais acuada e curiosa com as visitas de os adultos que recebenos, inclusive pela primeira vez. Mas quando se trata da presença da minha sobrinha de 3 anos ela, não reaje bem. Ela nunca foi agressiva com a gatinha, muito pelo contrário, só quer dar carinho. Mas ao se aproximar começa a emitir um som de incômodo e mostra os dentes. Se eu tento pegar no sentido de evitar um ataque a criança, a Miáh se volta contra mim e tenta fugir do meu colo de forma muito agressiva, me arranha. Ela corre pra longe, mas logo depois volta e sorrateiramente se aproxima novamente fazendo o mesmo som e ficando em posição de ataque. Com o amiguinho do meu filho, 11 anos, que ignora ela e age normalmente, ela só observa, não demonstra nenhuma reação. Não sei o que fazer. Essa situação é muito chata e fico preocupada. Como posso melhorar essa relação?
Carolina
Bom dia, preciso de ajuda...
Tenho duas gatas de aproximadamente 3 anos, elas foram resgatadas juntas bem pequenas e sempre se deram muito bem,a quase 6 meses resgatei um gato idoso, deve ter uns 15 anos já... eles nunca brigaram, o inicio foi complicado porém nunca se agrediram.
Me mudei a umas duas semanas e uma das gatas a 2 dias está muito agressiva rosnando e atacando os outros, inclusive a maninha dela. só que ela tem medo eu acho,ela provoca,ataca e depois sai correndo e acaba fazendo xixi nesse processo. Estou muito preocupada e não sei como agir. Dei pestisco,sache... mas do nada ela se revolta rosna e tenta atacar os outros pra em seguida fugir.(a casa tem bastante espaço deixei caixas espalhadas pra que pudessem se defender ou se esconder caso aconteça algo... mas nao sei o que fazer.Obrigada
Luísa Savala
Oi Carolina! Os gatos são animais territoriais e controladores. Eles precisam sentir que têm controle total da situação e do ambiente circundante para estarem tranquilos e seguros. Logo, não é de estranhar que uma mudança de casa provoque um estado de estresse grave neles. Por essa razão, é importante que você tenha paciência pois eles estão em processo de adaptação.
Se você quiser saber mais sobre gato estressado por mudar de casa, confira nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/11-coisas-que-deixam-seu-gato-estressado-22596.html
Temos outro artigo sobre como reduzir o estresse em gatos que também pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/como-reduzir-o-estresse-em-gatos-21268.html
De qualquer maneira, se seu gato continuar com esse comportamento, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para eliminar qualquer possibilidade de doença e passar o tratamento mais adequado de acordo com as necessidades do seu bichano.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Gabriela
Tenho um gato de cerca de 1 ano e meio. Adotei ele quando tinha uns 6 meses e já veio castrado. É um gato que não tolera mt carinho. Sempre procurei acarinhá-lo em momentos em que ele estivesse mais tranquilo. De uns tempos para cá anda mais agressivo, tentando atacar diretamente no rosto da gente. Nunca senti um grande afeto por ele, até por ele não ser mt chegado a carinho. Então, não procuro mt por ele. Queria doá-lo para outra pessoa, pois nem o pouco carinho que aceitava antes ele parece tolerar mais. Ele ataca, eu brigo com ele e dps me sinto culpada por ter brigado e não querer mais ele na minha casa. Não sei mais o q fazer...
Luísa Savala
Oi Gabriela! Você tentou aplicar as dicas do artigo? É muito importante que você tenha paciência e seja constante, além disso, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Jessica
Tenho dois gatos (um macho e uma fêmea) de 4 anos que são irmãos. O macho é maior e mais gordo. Sempre dominou o espaço e a fêmea sempre ficou mais "na dela" e parecia não se importar. Os dois brincavam juntos e tinham momentos de carinho. Porém, faz uns dias que a gata não aceita mais ficar no mesmo ambiente que o macho, demonstrando comportamento agressivo, aparentando estar com medo, mesmo o macho não fazendo nada para atacá-la. Não consigo mais deixa-la no mesmo ambiente que o dele, pois ela só quer ficar sozinha em outros cômodos. O que pode ter acontecido? E o que eu posso fazer?
Luísa Savala
Oi Jessica! Temos um artigo sobre como fazer dois gatos se darem bem que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-dois-gatos-se-darem-bem-22690.html
De qualquer forma, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para eliminar qualquer possibilidade doença.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maria Eduarda Carrapa Macedo Oliveira
Tenho duas gatas que com 10 anos de convivências comigo e entre elas. Em setembro o meu filho trouxe um gatinho pequeno numa das suas visitas a minha casa. Quando foi embora, uma das minhas gatas passou a sua agressividade territorial para a outra gata e nunca mais deixou de a agredir. Tenho sempre as duas em partes diferentes da casa. Todos os dias coloco a gata agredida numa transportadora e trago-a para junto da outra que lhe bufa e rosna. Já falei com o veterinário que recomendou 2 cápsulas de Zylkene diária à gata territorial e um difusor Feliway. É o que tenho feito mas é uma situação que me desgasta emocionalmente. Recomenda qualquer outra prática para resolver o problema?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! O Veterinário que consultou é especialista em comportamento animal? Neste tipo de casos eu sempre recomendo que seja seguido por um especialista, pois é o profissional mais capacitado para ajudar.
1 de 7
Gato agressivo - Causas e soluções