Problemas de comportamento

Gato lambendo outro gato: causas e o que fazer

 
Miren Azurmendi
Por Miren Azurmendi. 15 janeiro 2026
Gato lambendo outro gato: causas e o que fazer
Gatos

Ver fichas de  Gatos

No PeritoAnimal, somos partidários de acolher vários gatos em casa, pois, desde que sejam corretamente apresentados e não existam rivalidades entre eles, estaremos contribuindo para que expressem comportamentos sociais inatos que os mantenham equilibrados. No entanto, nessa convivência, podemos nos deparar com pequenos desafios. Um deles é gato lambendo outro gato.

Como veremos, na maioria das vezes trata-se de um comportamento social positivo, que eles também reproduziriam em seu ambiente natural. A chave para diferenciar um comportamento saudável de um nocivo está, mais uma vez, no conjunto da linguagem corporal do felino que morde e na insistência e/ou intensidade dessas mordidas. Nas linhas a seguir, mostramos as três principais motivações dessa dinâmica social. Você nos acompanha? Se este tema lhe interessa, não deixe de ler o post "Quantos gatos posso ter em casa".

Também lhe pode interessar: Gato com ciúmes de outro gato
Índice
  1. Por familiaridade
  2. Por querer brincar
  3. Para estabelecer limites
  4. O que fazer em caso de gato lambendo outro gato e mordendo?

1. Por familiaridade

Você conhece o termo aloacicalamento? Quando explicamos por que os gatos se lambem entre si, vimos como esse comportamento faz parte de uma conduta social. Assim, quando você observa que o seu gato lambe o seu outro gato e o morde, mais do que higienizá-lo (o que também ocorre), o que ele está fazendo é criar um odor de grupo. Além do autocuidado entre indivíduos que convivem e mantêm seus vínculos saudáveis, por meio dessa dinâmica o que se busca é evidenciar essa familiaridade.

Em geral, de acordo com suas hierarquias internas, costuma ser o felino mais velho aquele que toma a iniciativa e lambe o rosto, as orelhas e o pescoço do mais jovem. As mordidas são suaves e repetidas, semelhantes às que ele pode reproduzir em você, para denotar essa familiaridade. trata-se de um gesto de amizade que evidencia que eles se apreciam e nutrem confiança mútua. Se quiser se aprofundar nesse tema, leia o post "Por que meu gato me morde"

Gato lambendo outro gato: causas e o que fazer - 1. Por familiaridade

2. Por querer brincar

Embora os gatos doméstico com os quais compartilhamos a nossa vida não aparentem isso (porque não precisam buscar o próprio sustento), em seu DNA continua impresso esse instinto predador, ligado à espreita, ao ataque e, em última instância, à caça. Por isso, especialmente os indivíduos mais jovens exploram e experimentam o ambiente por meio de brincadeira, na qual o instinto de caça está muito presente.

Se você tem dois gatos machos e de pouca idade, afirmar “meu gato lambe o meu outro gato e o morde” não deveria surpreendê-lo. Essas táticas de brincadeira permitem que eles aprendam a medir suas forças e, consequentemente, a socializar. Portanto, embora entre eles liberem muita energia, não custa reservar um tempo diário (ou quase diário) para brincar com eles, utilizando varinhas com brinquedos de pelúcia ou penas suspensas.

Gato lambendo outro gato: causas e o que fazer - 2. Por querer brincar

3. Para estabelecer limites

Assim como você pode se perguntar por que o seu gato morde seus pés, outro dos desencadeadores do comportamento que nos ocupa está relacionado à necessidade de estabelecer limites caso ele já não queira, ou não aceite, que o outro gato continue a lambê-lo. Os felinos nos fazem saber o seu desconforto ou a falta de disponibilidade emocional por meio de diversos mecanismos. Este é um deles e, como você vê, eles também o praticam entre iguais.

Nesse caso, a confiança mútua não é comprometida e o corpo permanecerá relaxado, apesar do caráter abrupto da mordida. No entanto, se o gato que recebeu a mordida tiver um temperamento dominante, ele pode se sentir ofendido e manifestar diversos sinais de irritação (diante dos quais você deve se afastar, pois há risco de briga). Suas pupilas se dilatarão, o pelo ficará eriçado e os bufidos e rosnados estarão prestes a surgir.

Gato lambendo outro gato: causas e o que fazer - 3. Para estabelecer limites

O que fazer em caso de gato lambendo outro gato e mordendo?

Sempre que esse comportamento seja realizado como uma demonstração de afeto e de pertencimento a um grupo, você não deve fazer nada, pois trata-se de uma dinâmica positiva para eles. No entanto, como sempre recomendamos no PeritoAnimal, quando você presenciar um comportamento inadequado ou que o incomoda por parte do seu gato, nunca deve repreendê-lo, bater nele ou castigá-lo.

Ele não entenderá por que você age dessa forma e sua confiança em você será inevitavelmente prejudicada. Portanto, se você não quiser desfazer o que já foi conquistado, concentre-se em recompensar as boas práticas e em redirecionar aquilo que pode ser melhorado. Essa é a abordagem mais eficaz com os felinos.

1. Procure o veterinário

Se você observar que um dos gatos está mais agressivo do que o habitual com o outro e essa dinâmica não diminui, procure o veterinário. Ele o submeterá a uma avaliação para descartar doenças e indicará o que fazer. O primeiro passo, caso não haja patologia física, costuma ser descartar o estresse e evitar a competição por recursos.

2. Use o reforço positivo e ferramentas calmantes

Caso, apesar de não ser agressivo, você não queira que esse comportamento continue a se repetir, o mais eficaz costuma ser recorrer ao reforço positivo para consolidar os avanços (por exemplo, quando ele lambe sem morder), aos feromônios apaziguadores e ao catnip, a fim de criar um ambiente mais relaxado e propício à aproximação ou à interação social.

3. Compreenda o comportamento social dos gatos

Em suma, diante da afirmação “meu gato lambe o meu outro gato e o morde”, sabemos, pela experiência, que em uma alta porcentagem dos casos trata-se de um comportamento social positivo, diante do qual não é necessário intervir. Os felinos se sentem confortáveis e seguros em sua convivência e, por meio dessa dinâmica, compartilham seus odores corporais para criar um odor de grupo. É a forma que eles têm de comunicar ao mundo esse vínculo.

As feromonas sintéticas não apenas ajudam a manter um ambiente tranquilo em um lar com vários gatos, como também permitem melhorar a convivência caso haja algum conflito ocasional. Elas podem ser encontradas nas versões spray ou difusor, sendo esta última a mais recomendada para esses casos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Gato lambendo outro gato: causas e o que fazer, recomendamos que entre na nossa categoria de Problemas de comportamento.

Bibliografia
  • Bradshaw, J. (2019). En la mente de un gato. RBA Libros.
  • Azurmendi, M. (2021). Conecta con tu gato: Descubre cómo convertirte en íntimo de tu gato. Editorial Tregolam Literatura.
  • Olivares, M.; Hernández, C. (2022). Miaulogía: Guía de comportamiento felino. Editorial Universo de Letras.
Artigos relacionados
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Gato lambendo outro gato: causas e o que fazer