Educação básica

Por que meu cachorro fica de barriga pra cima?

 
Ricardo Luis Bruno Cazeaux
Por Ricardo Luis Bruno Cazeaux, Veterinário e etólogo. Atualizado: 7 setembro 2023
Por que meu cachorro fica de barriga pra cima?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Imagine essa cena: seu melhor amigo peludo simplesmente deita perto de você mas não com a barriga colada no chão, mas ao contrário, virada para o teto.

Poucos comportamentos caninos geram tanto impacto na alma das pessoas como quando um cachorro, e especialmente um filhote, deita-se no chão com as quatro patas para cima e expõe completamente sua barriga. Uma mistura de ternura e afeto envolve a pessoa à qual este comportamento canino é dirigido. Você concorda?

Independentemente do que essa atitude de um cão gera na pessoa que o observa, a pergunta que geralmente vem à mente é: por que meu cachorro fica de barriga pra cima? O que fiz para ele fazer isso? É amor? É medo? É respeito? Neste artigo do PeritoAnimal, vamos te explicar os motivos que levam nosso amigo peludo a fazer isso. Se está curioso, continue lendo!

Índice

  1. Motivos para um cachorro de barriga pra cima
  2. Por que os filhotes ficam de barriga pra cima?
  3. Por que meu cachorro dorme de barriga pra cima?

Motivos para um cachorro de barriga pra cima

Já sabemos que os cachorros podem apresentar diferentes posições de acordo com seu estado de ânimo - como quando estão felizes - ou mesmo dormindo. E quando temos um cachorro de barriga pra cima, o que pode ser? Será que é porque o cachorro gosta de carinho e quer ser acariciado nessa região? Ou simplesmente porque quer coçar as costas? Aqui apresentamos alguns dos possíveis motivos que podem explicar essa posição:

Sinal de Submissão

Quando o cachorro fica de barriga pra cima isso pode ser um sinal de submissão, respeito e confiança. Nosso cão sabe que não lhe faremos nenhum mal, ele confia em nós e nos mostra isso expondo sua barriga, o que é um gesto de grande vulnerabilidade, já que é justo na barriga em que estão todos os seus órgãos vitais.

Sinal de medo

No entanto, nem sempre quando um cachorro nos mostra sua barriga é um sinal de que ele confia na gente. Também pode ser que ele faça isso porque tem medo de você. Nessas situações, você pode observar que, entre outros gestos, ele enfia o rabo entre as pernas e até tenta lamber sua mão.

Se você se encontrar nesta situação, é melhor não acariciar seu cachorro imediatamente, mas deixar que ele se acalme e ficar confortável. Em outras palavras, dar-lhe espaço para ver que não apresentamos nenhuma ameaça para ele.

Ele quer carinho

Quando temos um cachorro de barriga pra cima, também pode ser o caso de ele simplesmente querer ser mimado com muito carinho. Isso é especialmente verdade quando o cão relaciona o carinho nessa região como algo prazeroso e bem agradável. E claro que, se ele pede que você faça carinho nele nesta região, isso também significa que ele confia em você e quer aproveitar para relaxar com a ajuda de suas mãos.

E falando em coisas boas, talvez você possa se interessar por este outro artigo do PeritoAnimal com 46 maneiras de fazer o seu cachorro feliz.

Por que meu cachorro fica de barriga pra cima? - Motivos para um cachorro de barriga pra cima

Por que os filhotes ficam de barriga pra cima?

Nos primeiros meses de vida, os filhotes são absolutamente dependentes dos cuidados prestados por sua mãe em particular, mas também por todos os membros adultos do grupo em geral. Isso leva os filhotes a sentirem uma mistura de respeito e medo pelos indivíduos adultos de seu grupo.

Há momentos, como quando os filhotes têm cerca de dois meses de idade, em que eles começam a brincar, o que leva a situações em que o adulto se cansa e coloca-o no lugar deles. Essas situações são o que faz com que os filhotes de cachorro sintam aquela mistura de emoções mencionada acima.

A maneira como a evolução natural canina tem conseguido evitar que os filhotes de cachorro sejam feridos por um indivíduo adulto com raiva é fazendo com que o jovem filhote exiba um comportamento que sinaliza ao cão adulto que ele está na presença de um filhote. Assim, ao advertir o jovem animal, o adulto se acalma e não responde de forma tão agressiva como responderia a outro adulto.

Esse comportamento instintivo do filhote pode ser, nada mais, nada menos, que deixar-se cair, colocar suas patas para cima e ficar de barriga pra cima. A partir desses gestos os adultos percebem que se trata de um filhote.

Por que meu cachorro fica de barriga pra cima? - Por que os filhotes ficam de barriga pra cima?

Por que meu cachorro dorme de barriga pra cima?

Agora que você já sabe o que pode significar quando temos um cachorro de barriga pra cima, você pode se questionar sobre quando um cachorro fica de barriga pra cima enquanto dorme. A posição de dormir dos cães dizem muito sobre como eles se sentem em casa e, ainda, sobre seu humor.

Neste caso, quando um cachorro dorme de barriga pra cima isso significa, sem dúvida, que ele está bastante confortável em seu ambiente. O cachorro dorme de bruços porque está calmo, e esta é uma das diferentes posições de um cão feliz.

No seguinte vídeo do nosso canal você conhecerá 10 posições do cachorro que indicam que ele está feliz:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro fica de barriga pra cima?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Bibliografia
  • Beaver, Bonnie (2009) Canine Behavior: Insights and Answers. 2nd Edition, Elsevier Health Sciences. 2009, 315pp.
  • NOTÍCIAS AO MINUTO. Por que alguns cães adoram carinho na barriga? Disponível em: <https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1768783/por-que-alguns-caes-adoram-carinho-na-barriga>. Acesso em 18 de janeiro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que meu cachorro fica de barriga pra cima?